O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associações rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos5️⃣ povos da Mesoamérica em tempos pré-colombianos.
Uma versão moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos5️⃣ habitantes ameríndios.
Os campos de jogo de bola pré-colombianos têm sido encontrados desde o Arizona até à Nicarágua e também em5️⃣ várias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.
Apesar de poder5️⃣ ser jogado casualmente como simples recreação, inclusivamente por mulheres e crianças, o jogo tinha também importantes aspectos rituais, e grandes5️⃣ jogos formais eram acontecimentos rituais..
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais5️⃣ antigos campos de jogo, bolas e figuras.
O jogo de bola mesoamericano é pelo menos tão antigo como a civilização olmeca.
De5️⃣ fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribuíam a5️⃣ origem do jogo de bola a este povo antigo.
Uma dúzia de bolas de borracha, com diâmetros entre 10 e 205️⃣ cm, foram encontradas em El Manatí, um local sacrificial olmeca.
As bolas mais antigas, que são também as menores, datam de5️⃣ 1600 a.C..
[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos tão remotos,5️⃣ o jogo já tinha conotações religiosas e rituais.
O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece, em Paso5️⃣ de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..
Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, está situado5️⃣ entre dois montículos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento5️⃣ dos montículos.[2]
Um campo de jogo de bola rudimentar foi também descoberto no sítio olmeca de San Lorenzo Tenochtitlán e existem5️⃣ provas significativas na forma de trabalhos artísticos olmecas.
Durante escavações efectuadas em San Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de5️⃣ bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..
Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com5️⃣ faixas acolchoadas nos braços e pernas.
Foram também encontradas figuras de jogadores femininos usando protecções almofadadas no abidomen e pernas.
Juntamente com5️⃣ estas figuras, foram encontradas peças relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associação entre o jogo de bola e5️⃣ rituais de fertilidadasde
Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanhóis em 1521, o próprio Hernán Cortés levou para a5️⃣ Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.
Ali levaram a cabo jogos de exibição para a5️⃣ corte espanhola.
Além de fascinados com os vistantes exóticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]
Neste detalhe do5️⃣ Códice Bórgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.
Cada uma das bolas de borracha5️⃣ está decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.
Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo5️⃣ por várias nações diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de5️⃣ bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma família de jogos semelhantes entre si.
Algumas versões do jogo eram disputadas entre5️⃣ dois indivíduos, outras entre duas equipas.
As provas arqueológicas sugerem que a borracha já era utilizada na Mesoamérica durante o período5️⃣ pré-clássico inicial (1600 a.C.).
À época da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoamérica.
A iconografia sugere que5️⃣ apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas em5️⃣ jogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.
Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens5️⃣ de divindades e no interior de pirâmides e santuários.
Para além do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram símbolos5️⃣ de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o látex que fluía do interior da árvore ao sangue5️⃣ e ao sémen.
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de látex obtido da5️⃣ árvore da borracha (Castilla elastica) nativa das áreas tropicais do sul do México e da América Central.
O látex era transformado5️⃣ em borracha após ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta5️⃣ no sítio olmeca de El Manatí, Veracruz, México.
O campo de jogo [ editar | editar código-fonte ]
Campo de jogo de5️⃣ bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoamérica
Os campos de jogo, em especial aqueles situados nas principais cidades maias5️⃣ do clássico tardio, eram espaços públicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da élite e para actividades rituais como actuações musicais5️⃣ e festivais, e claro, o jogo de bola.
Muitas vezes as representações pictóricas mostram músicos actuando nas partidas de jogo de5️⃣ bola.
As representações de jogadores mascarados sublinha os aspectos dramático e ritual do jogo de bola e a jogo 365 bet ligação com5️⃣ outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak,5️⃣ por exemplo.
A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita,5️⃣ flanqueada por paredes inclinadas (no período clássico) ou com degraus (no pós-clássico), estucadas e pintadas com cores fortes.
As extremidades do5️⃣ campo de jogo aparentemente suportavam estruturas temporárias onde os espectadores se sentavam.
Estima-se que o tamanho médio dos campos de jogo5️⃣ fosse 36.
5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.
O maior de todos os campos de jogo conhecidos é5️⃣ o campo principal de Chichén Itzá, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de5️⃣ futebol.
O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas em diferentes regiões da5️⃣ Mesoamérica:
Língua maia clássica: pitz
Língua maia k'iche': chaajNáuatle - tlachtli
Povos do México Central: tlaxtliSinaloa - ollama
O jogo propriamente dito era designado5️⃣ poc-ta-tok na língua iucateque e a acção do jogo Ti Pitziil em maia clássico.
Por toda a Mesoamérica foram construídos campos5️⃣ de jogo utilizados ao longo de muitas gerações, com formas e tamanhos variáveis.
Alguns locais tinham múltiplos campos de jogo, outros5️⃣ apenas um.
Podem ser encontrados na grande maioria dos principais sítios arqueológicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros,5️⃣ como Teotihuacan.
Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Copán, Iximche, Monte Albán, Yagul, Uxmal, Mixco5️⃣ Viejo, Zaculeu e Chichén Itzá.
Objetivos do jogo [ editar | editar código-fonte ]
O objectivo do jogo era enviar a bola5️⃣ para o lado do campo defendido pelo adversário; na época pós-clássica, o objectivo principal era enviar a bola através de5️⃣ um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha média do mesmo.
O aro5️⃣ surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da Área Maia durante o pós-clássico.
Cada jogador tinha muitas vezes um colega de5️⃣ equipa directamente atrás dele (ou dela), em apoio.
Na versão mais comum do jogo, a bola era atirada à mão para5️⃣ o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro5️⃣ do campo com as coxas, ancas e braços (sem chutar ou agarrar com as mãos) e através dos aros colocados5️⃣ nas paredes laterais do campo.
Em algumas versões do jogo, os pés eram usados como no futebol actual.
Noutras eram usados bastões,5️⃣ pás ou raquetes.
Não existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do período clássico, mas talvez o jogo praticado5️⃣ pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no século XVI possa ser comparável.
No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador5️⃣ ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao5️⃣ meio-campo adversário, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 35️⃣ a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados em cada parede lateral.
Na Área Maia existem aros semelhantes, alguns dos5️⃣ quais bastante altos, como em Chichén Itzá, onde se encontram a 6 metros do solo.
Os jogadores utilizavam protecções acolchoadas feitas5️⃣ de algodão, provavelmente recheadas com algodão por fiar, enroladas à volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas à cintura,5️⃣ mas certamente não feitas de pedra como as encontradas em alguns locais.
Cabeças esculpidas, e muitas vezes cabeças troféu, eram cravadas5️⃣ nas placas de madeira, como mostra uma figura de cerâmica de um jogador do clássico tardio usando uma placa com5️⃣ uma cabeça de pássaro esculpida.
Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas à volta das ancas proporcionando protecção adicional.
Além5️⃣ destas protecções, os jogadores utilizavam também almofadas nos joelhos e protecções nas pernas e antebraços.
Em certas ocasiões, os jogadores usavam5️⃣ elaborados ornamentos de cabeça, muitas vezes retratados em vasos de cerâmica pintada.
Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Copán,5️⃣ sublinhando a importância ritual do jogo de bola.
Tratava-se de um jogo extremamente violento.
Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola5️⃣ densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.
Algumas contusões sofridas durante o jogo eram tão5️⃣ severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.
Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrifício5️⃣ e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.
Não se sabe se era permitido o contacto físico entre os jogadores.
Rituais5️⃣ de sangue [ editar | editar código-fonte ]
Em algumas ocasiões as cerimónias pós-partida incluíam o sacrifício do capitão e de5️⃣ outros jogadores da equipa derrotada.
A associação do jogo com o sacrifício e a morte era particularmente vincada na costa do5️⃣ golfo.
O crânio de um perdedor podia ser utilizado como o núcleo à volta do qual se fazia uma nova bola.
Os5️⃣ sacrifícios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de5️⃣ cidades poderosas.
Os nobre maias do clássico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.
Um degrau duma escadaria hieroglífica5️⃣ em Yaxchilan, por exemplo, mostra o rei Pássaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe5️⃣ uma referência escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.
Os prisioneiros de guerra jogavam à bola com os5️⃣ vitoriosos, com um desfecho pré-determinado.
Após o jogo, que constituía uma reconstituição ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram5️⃣ muitas vezes decapitados ou os seus corações eram arrancados num sacrifício de sangue.
As paredes do principal campo de jogo de5️⃣ bola de Chichén Itzá, retrata equipes adversárias, com o líder da equipe vencedora segurando a cabeça decapitada do líder adversário,5️⃣ que se encontra de joelhos com sangue em forma de serpentes jorrando do seu pescoço.
O jogo de bola maia [5️⃣ editar | editar código-fonte ]
Um aro de campo de jogo de bola, Chichén Itzá
Os maias chamavam ao jogo de bola5️⃣ pitz, e a ação de jogar Ti Pitziil em Maia Clássico.
A jogo 365 bet associação à mitologia era central para a crença5️⃣ religiosa maia.
O mais antigo campo de jogo datado com precisão foi encontrado em Nakbé, Petén, na Guatemala, remontando a 5005️⃣ a.C.[carece de fontes].
O número de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protecções na5️⃣ cabeça (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.
As partes corporais referidas eram as5️⃣ únicas a poder entrar em contacto com a bola (kid), feita de uma mistura de látex e de seiva de5️⃣ uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo diâmetro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.
5 a 3 kg5️⃣ no período clássico.
Jogar o jogo de bola era participar na manutenção da ordem cósmica do universo e regeneração ritual da5️⃣ vida.
Era um jogo de sorte, perícia e batota reflectindo a vida.
O esforço de equipa levava à partilha de comportamento e5️⃣ cultura, apresentando, reforçando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem cósmica.
Nos tempos do5️⃣ clássico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado às guerras endémicas entre as várias cidades-estado da época.
O sucesso da5️⃣ conquista militar era recriado num jogo de bola público e ritual, em que prisioneiros de guerra de alta patente eram5️⃣ derrotados e sacrificados.
Por vezes eram mantidos presos, torturados e em exibição pública durante anos antes de serem sacrificados.
Relação com a5️⃣ mitologia e religião maias [ editar | editar código-fonte ]
O Popol Vuh define a importância do jogo de bola maia5️⃣ muito para além de um mero desporto.
Fornece ainda importantes analogias para a interpretação do jogo de bola desde uma perspectiva5️⃣ mitológica.
As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a relação entre as pessoas e os deuses.
A história começa5️⃣ com o pai e tio dos Gémeos Heróis, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucané.
Os5️⃣ senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ruído produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.
O campo de5️⃣ jogo situa-se na orla oriental da Terra próximo do grande abismo.
Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte,5️⃣ enviam corujas para atrair os dois irmãos a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.
Os irmãos5️⃣ adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de5️⃣ jogo de bola.
Esta história relaciona a prática do jogo de bola com os sacrifícios.
Hun Hanahpu é decapitado e a sua5️⃣ cabeça colocada numa planta de fruto, que dá cabaças pela primeira vez.
Isto está também relacionado com a proeminência de cabeças5️⃣ decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabeça.
A história continua após o nascimento dos Gémeos Heróis, Hunahpu e5️⃣ Ixbalanqué.
Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e começam a jogar, aborrecendo novamente os deuses5️⃣ de Xibalba.
Ao contrário de seu pai e tio, os gémeos sobrevivem a várias provas difíceis, com a ajuda de um5️⃣ mosquito (que morde as mãos dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).
Eventualmente, os gémeos acabam por defrontar os5️⃣ deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.
Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que estão5️⃣ mortos, após saltarem para um caldeirão de sopa.
Milagrosamente, os gémeos renascem como peixes-gato, regressam à jogo 365 bet forma humana e efectuam5️⃣ falsos sacrifícios em que a vítima supostamente ressuscita.
Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem5️⃣ para um destes falsos sacrifícios, os gémeos enganam-nos e levam a cabo um sacrifício verdadeiro.
Os gémeos poupam as vidas dos5️⃣ restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poderão ser oferecidos sacrifícios de sangue de5️⃣ animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham5️⃣ alguma culpa.
Os gémeos não conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.
Por esse5️⃣ motivo, as palavras para campo de jogo e cemitério são sinónimos.
Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com5️⃣ a morte.
O campo de jogo tornou-se um local de transição, um estádio entre a vida e a morte.
Ao longo da5️⃣ linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas míticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrifólio, que5️⃣ marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.
Uma lição que se pode obter do Popol Vuh é5️⃣ a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a única forma5️⃣ de superar os adversários.
O grande campo de jogo de bola de Chichén Itzá [ editar | editar código-fonte ]
O grande5️⃣ campo de jogo de bola de Chichén Itzá
O jogo aparece em vários mitos, às vezes como a luta entre os5️⃣ deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do céu e senhores do inframundo.
A bola simbolizava o5️⃣ sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e pôr-do-sol ou equinócios.
Com o aparecimento da cultura maia,5️⃣ o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.
Foram dedicados muito tempo e energia à construção de campos de5️⃣ jogo de bola.
Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram construídos em zonas baixas ou aos pés5️⃣ de grandes construções verticais.
O Grande Campo de Jogo de Bola de Chichén Itzá é o maior da Mesoamérica.
Uma gravura em5️⃣ seis paineis de Chichén Itzá, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmológico do jogo de bola na5️⃣ ideologia maia.
Outros vestígios maias [ editar | editar código-fonte ]
Evidências adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem em pinturas5️⃣ de vasos maias.
Muitas vezes estes vasos são pintados com cenas do jogo de bola ritual.
Os jogadores são mostrados usando protecções5️⃣ nos braços e joelhos e muitas vezes também são mostrados usando decorações elaboradas na cabeça, indicando a jogo 365 bet elevada posição5️⃣ e explicando o lugar dos homens no mundo.
O jogo de bola asteca [ editar | editar código-fonte ]
A versão asteca5️⃣ do jogo de bola é chamada ullamaliztli.
As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente vários campos de jogo de5️⃣ bola chamados tlachtli.
[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de5️⃣ jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do mês Panquetzaliztli, incluindo sacrifícios humanos de quatro5️⃣ cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.
Para os astecas o jogo de bola tinha também um significado5️⃣ religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus adversários terrenos, os astecas5️⃣ viam uma batalha entre as forças da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus5️⃣ filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.
[4] Mas para além de ter um importante significado religioso e ritual, para5️⃣ os astecas o jogo de bola era também um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes5️⃣ da sociedade asteca.
Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de5️⃣ poderem jogar profissionalmente.
As partidas eram disputadas em diferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas5️⃣ em grande escala.
Diego Durán mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam jóias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes5️⃣ de guerra e mesmo roupas e adereços para senhoras".
Também os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser5️⃣ apostados.
Também os senhores astecas jogavam à bola.
Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de5️⃣ Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.
Apostando a posse de um lago e de um mercado em Tenochtitlan contra um jardim de5️⃣ flores em Xochimilco Axayacatl foi derrotado.
No entanto, quando enviou os seus emissários para pagarem a dívida, eles assassinaram o senhor5️⃣ de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a jogo 365 bet honra.
A palavra nauatle para o jogo era5️⃣ ōllamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra ōlli (borracha) e do verbo ōllama (jogar à bola) e a bola propriamente dita5️⃣ era chamada ōllamaloni.
Uma vez que a árvore da borracha não existia nas terras altas do império asteca, os astecas obtinham5️⃣ bolas e borracha como parte dos tributos das regiões das terras baixas onde era cultivada - por exemplo em Veracruz.
O5️⃣ códice Mendocino refere 16 000 como sendo o número de pedaços de borracha virgem importados a cada seis meses para5️⃣ Tenochtitlan desde as províncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.
Em 1528 Hernán Cortés5️⃣ enviou um grupo de ōllamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados5️⃣ por Christophe Weiditz.[5]
O jogo de bola e a arte [ editar | editar código-fonte ]
Escultura em cerâmica encontrada num túmulo5️⃣ do México ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.
O jogo de bola e os seus praticantes5️⃣ são um tema recorrente na arte mesoamericana.
Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau estão muitas vezes decoradas com cenas detalhadas5️⃣ de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.
A noz de cacau simboliza um coração humano5️⃣ pois encontram-se igualmente divididos em vários câmaras.
A bebida preparada a partir da noz de cacau é escura e espessa como5️⃣ o sangue, sendo consumida em cerimónias rituais.
Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.
Pensa-se que os sacrifícios5️⃣ efectuados após um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abundância económica.
As5️⃣ bolas de borracha utilizadas no jogo de bola têm também um simbolismo económico, pois a borracha utilizada na jogo 365 bet produção5️⃣ era também fulcral na jogo 365 bet economia comercial.
Estas vasilhas estão muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.
Algumas das mais5️⃣ famosas figuras de cerâmica representando jogadores de bola, são os chamados "figurinos emparelhados" encontrados em Jaina, México datados de 6005️⃣ a 900 a.C.
Foram encontrados juntos durante escavações na ilha de Jaina no início da década de 1960.
Estes figurinos de jogadores5️⃣ de bola funcionavam juntos como um par.
Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o braço atrás,5️⃣ podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem em jogo perpétuo, com a bola na cabeça do observador.
O produtor destes5️⃣ figurinos dedicou grande atenção aos detalhes das vestes dos jogadores.
Tecidos de protecção cobrem apenas um braço, do pulso ao cotovelo,5️⃣ em conjunto com uma única joelheira.
Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem5️⃣ existir como par.
Mantos grosseiros de algodão, eram mantidos nas suas posições com cordas ou faixas.
A cobertura simples actualmente sobre as5️⃣ cabeças sugere que estes figurinos podem ter exibido chapéus (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.
Outros figurinos, encontrados sobretudo em Jalisco,5️⃣ México, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatlán de Jalisco, segurando uma grande bola.
A cerâmica escultórica de Jalisco era5️⃣ usada em oferendas funerárias nos túmulos de membros de famílias importantes.
Conjectura-se que as representações de jogadores de bola destinavam-se a5️⃣ acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador exímio.