Uma mulher jogando bingo
O bingo é um jogo de azar[1] onde bolas numeradas são colocadas dentro de um globo e 🫰 sorteadas uma a uma.
O jogo é comum em cassinos, casas de bingo, quermesses e festas juninas (no Brasil), além de 🫰 servir como diversão caseira entre famíliares e amigos.
O jogo do bingo, tal como hoje o conhecemos, foi divulgado por Edwin 🫰 Lowe, fabricante de brinquedos nos Estados Unidos da América [2].
Os números devem ser marcados em cartelas aleatórias, geralmente com 24 🫰 números, dispostos no formato de 5 colunas por 5 linhas, para facilitar a localização dos mesmos, quando sorteados.
Uma coluna para 🫰 os números de 1 a 9, uma outra para os números de 10 a 19, outra para os números de 🫰 20 a 29, e dai por diante, até o número 99, na maioria dos bingos.
Tradicionalmente, os vencedores são aqueles que 🫰 completam primeiramente uma linha, uma coluna ou na transversal ou aquele que fechar (ou seja, completar todos os números) a 🫰 cartela.
Em algumas casas de bingo, a cada rodada são acertadas as regras, podendo assim, valer as 3 linhas, também as 🫰 colunas.
Os ganhadores devem alertar que ganharam, a linha com a palavra "linha!" e se fecharem a cartela devem gritar "bingo".
Assim 🫰 o sorteio é parado e o chefe de mesa vem conferir a cartela.
Outra modalidade muito semelhante ao bingo comum é 🫰 o keno, jogado em cassinos.
Neste tipo de jogo as regras são basicamente as mesmas, mas ao contrário de ter os 🫰 números pré-definidos na cartela, é o jogador que escolhe os números com os quais deseja jogar.
Casas de bingo no Brasil 🫰 [ editar | editar código-fonte ]
Casas de bingo (que oferecem o jogo de bingo e caça-níqueis) voltaram a ser proibidas 🫰 no Brasil em 2004.
O jogo estava proíbido desde 1946 através de decreto-lei do presidente Eurico Gaspar Dutra e foi readmitido 🫰 pela Lei Zico (Lei 8672/93), de 1993, e reafirmada cinco anos depois pela Lei Pelé (9615/98), que destinava 7% do 🫰 faturamento das casas de bingo às entidades que representavam as modalidades olímpicas e paraolímpicas.
[3] A nova proibição foi decretada pelo 🫰 Presidente Lula através de Medida Provisória 168/04 em fevereiro de 2004, após o Escândalo dos bingos.
O Governo Federal argumentou seguir 🫰 determinação da Lei Maguito que - aprovada em 2000 - revogava todas as autorizações para bingos a partir de 31 🫰 de dezembro de 2002.
No dia 16 de setembro de 2009, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos 🫰 Deputados havia aprovado o projeto de lei Nº 2944/2004, que legalizaria a exploração dos bingos e dos caça-níqueis no Brasil.
No 🫰 entanto, em 14 de dezembro de 2010, tal projeto de lei foi barrado pelos deputados por 212 votos contra, 144 🫰 a favor e 5 abstenções[4].
Com a decisão, os jogos de bingo seguem proibidos em todo o território brasileiro.
Existe a possibilidade 🫰 de jogos de bingo no Brasil.A Lei 13.
019 / 2014 autoriza organizações do terceiro setor (entidades sem fins lucrativos, entidades 🫰 cooperativas, organizações religiosas etc.
) a realizar sorteios e promoções como forma de obter recursos complementares para financiar suas próprias atividades.[5]
Casas 🫰 de bingo em Portugal [ editar | editar código-fonte ]
Em Portugal o jogo é comum em casinos ou casas de 🫰 bingo administradas por clubes desportivos, foi legalizado em 1982.
O negócio do bingo tem vindo a perder peso a um ritmo 🫰 significativo em Portugal desde 2002, ano em que o setor (na altura 31 salas) atingiu o pico de 128 milhões 🫰 de euros de faturação.
Desde então, tem sido sempre a descer.
Em 2013, representou apenas 44,9 milhões de euros.[6]
Em 2002 havia 30 🫰 salas de bingo, em 2016 eram 15 salas de bingo, 10 delas localizadas na grande Lisboa.Em 2023 há 6 salas.
Buzzword 🫰 bingo (também chamado de bullshit bingo [ 7 ] )
) Bingo bovino (também chamado de Bossy bingo), no qual a 🫰 defecação de um bovino é usada para desenhar os números [ 8 ]
National Bingo Night, um game show de participação 🫰 do espectador baseado em bingo na ABC que terminou em 2007 [ 9 ]
Facebook bingo difere dos tradicionais jogos de 🫰 bingo online ou terrestres.
A maioria dos jogos apresenta 'power-ups' que dão aos jogadores individuais uma vantagem em ganhar o jogo 🫰 ao usar tais power-ups [ 10 ]
Variantes temáticas do jogo tradicional incluem bingo drag queen, bingo punk rock e bingo 🫰 cobertor de praia.[11]
Nota: Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja Se procura jogos nos quais há 🫰 a prática de apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo de azar comum em cassinos
Um jogo de azar um jogo 🫰 cujo resultado é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas 🫰 numeradas ou, no caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um jogo de azar pode ser jogado como um jogo 🫰 de apostas se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em quase todas as 🫰 sociedades humanas, embora muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros povos usavam os nós dos dedos das ovelhas como 🫰 dados.
Algumas pessoas desenvolvem um vício psicológico em jogos de azar e arriscam até comida e abrigo para continuar a jogar.
Jogo 🫰 de senet no Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no fundo, os dados em forma de hastes no canto 🫰 superior direito.
Os dados mais antigos que se conhecem, em forma de pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard Woolley 🫰 ao pesquisar em túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do 🫰 faraó Tutankamon dados em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam 🫰 uma forma antiga de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, 🫰 e que o moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época 🫰 romana, embora não se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e francês 🫰 significa "risco" ou "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe 🫰 "al-azar", que significa "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles praticam o jogo de dados, em que um irá, 🫰 naturalmente, se maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia em ganhar e perder em que, 🫰 quando eles não têm nada mais a jogar, eles apostam a jogo bingo paga mesmo liberdade e jogo bingo paga mesmo pessoa na última queda do 🫰 dado.
O perdedor resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e mais forte do que seu adversário, 🫰 ele se permite ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a jogo bingo paga mesmo firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos chamam 🫰 isso de "manter a jogo bingo paga mesmo palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por volta do século IX na China[4] e no século 🫰 XIV na Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 205 🫰 e 187 aC.
Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras loterias 🫰 europeias conhecidas foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, 🫰 muitas vezes consistiam de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo de 🫰 loteria, no entanto, não era mais do que a distribuição de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros 🫰 registros de uma oferta de bilhetes de loteria para a venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os 🫰 recursos foram usados para reparos na cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor 🫰 desigual.
No século XVI, surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em jogo bingo paga mesmo notável 🫰 Summa estuda um problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos 🫰 jogos de azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, 🫰 só veio a ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em jogo bingo paga mesmo autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos.
Escreve 🫰 que havia jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas de 🫰 seu livro General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o Sopra 🫰 le Scoperte dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como o pôquer e a roleta, apareceram 🫰 no século XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma variedade 🫰 cada vez maior de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em 🫰 um jogo de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") 🫰 de uma aposta.
[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de 🫰 "EV": imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o que 🫰 aconteceria, matematicamente falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos 🫰 nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que 🫰 a CADA APOSTA o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava 🫰 na verdade ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse 🫰 esse jogo milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino.
Todos 🫰 jogos de azar de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende do 🫰 jogo).
Essa % de vantagem para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera 🫰 lucro...Depois de 10.000, 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está 🫰 criando uma aposta de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou 🫰 não um jogo de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera 🫰 um "EV".
Se é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta e 🫰 perder, é claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, 🫰 fazendo decisões corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, 🫰 anulando o fator "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" 🫰 positivo, e esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro 🫰 azar.
Muitos destes jogos são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras e cada jogador tem uma chance 🫰 igual de vencer.
Os outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como mesas 🫰 de roleta, o lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais dados etc.
), mas os jogadores podem 🫰 escolher a partir de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar código-fonte 🫰 ]
Jogo de apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, referido 🫰 como "os riscos") em um evento com um resultado incerto com a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou bens 🫰 materiais.
Normalmente, o resultado da aposta é evidente dentro de um curto período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere a 🫰 instâncias em que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O jogo a dinheiro é também uma actividade internacional comercial 🫰 importante, com o mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas 🫰 [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de puro azar A batalha é um jogo de 🫰 cartas que é jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e a 🫰 compara com a do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação de cartas.
Os jogadores então não tem nada a decidir.
O 🫰 bacará em jogo bingo paga mesmo variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade 🫰 ou estratégia envolvida.[ 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo de pôquer é jogado com um baralho de 52 🫰 cartas.
A distribuição das cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha 🫰 do jogador.
O jogo de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um baralho de 52 cartas e envolve 🫰 estratégias por parte dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para 🫰 jogo de pôquer de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um jogo de tabuleiro que contém um 🫰 caminho de casas e se joga com dois dados.
Regras são fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar 🫰 com habilidade O gamão é jogado em um tabuleiro com quinze peões e dados.
O movimento dos peões sobre o tabuleiro 🫰 é feito com base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher quais peças avançar.
O pôquer de dados é um jogo 🫰 semelhante ao pôquer que utiliza cinco dados em cujas faces são estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 9 🫰 , 10 , J , Q , K e ♠ ).
Algumas das diferenças entre o pôquer de dados e o 🫰 pôquer são: não é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou royal straight flush ) e é 🫰 possível se fazer quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos cassinos, 🫰 é jogado com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção 🫰 é um excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", 🫰 se refere ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial 🫰 e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.