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Paciência Spider
Olá, seja bem-vindo(a) ao Paciência Spider App! Paciência
Spider é um jogo de paciência popular, principalmente devido a seu🌈 nível de
dificuldade, o que o torna um quebra-cabeça lógico bastante interessante. Esta versão
do jogo está disponível online e🌈 é grátis para todos.
Visão geral
Como a maioria dos
outros jogos de paciência, Paciência Spider é um jogo de um jogador,🌈 cujo objetivo é
organizar as cartas conforme o naipe e colocá-las nas pilhas presentes na parte
superior do tabuleiro. O🌈 que distingue a Paciência Spider de outras versões do jogo é
que nessa variante, o jogador precisa organizar montes de🌈 cartas ordenadas no tabuleiro
do jogo, e esses montes só pode ser movidos para as pilhas superiores se estiverem
completos,🌈 de Ás a Rei. Isso a difere de outras versões de paciência (como Klondike ou
Freecell), nas quais o jogador🌈 move as cartas para as pilhas de uma a uma, começando
com os Ases. Além disso, a Paciência Spider é🌈 jogada com dois baralhos, ao contrário
das variantes, jogadas com apenas um.
O tabuleiro é formado por dez montes em jogo casimba
🌈 leque, nos quais as cartas são colocadas com a face voltada para baixo, exceto aquela
no topo (ou seja, aquela🌈 não coberta por nenhuma outra, que, quando no tabuleiro, está
embaixo). O jogador deve organizar as cartas por naipe e🌈 ordená-las movendo-as entre os
montes. Apenas os montes de cartas organizados por naipe e ordenados podem ser movidos
de uma🌈 vez. Além da regra acima, não há limites de movimento (ao contrário do Freecell,
por exemplo, no qual o tamanho🌈 do monte que pode ser movido depende do número de
células livres disponíveis). Juntamente com os dez montes, o tabuleiro🌈 também traz oito
pilhas, posicionadas no canto superior direito do tabuleiro, e um monte de compra,
localizado no canto superior🌈 esquerdo do tabuleiro.
Instruções
Regras gerais
Sempre que
não houver movimentos adequados disponíveis, o jogador pode virar cartas do monte de
compra. Virar🌈 cartas do monte de compra acontece da seguinte forma: o jogador precisa
se certificar de que não há montes de🌈 jogo vazios. Se houver um monte vazio, as cartas
não podem ser viradas do monte de compra. Isso significa que🌈 é possível ficar preso em
jogo casimba uma situação em jogo casimba que não haja cartas suficientes no tabuleiro para distribuir
pelo🌈 menos uma em jogo casimba cada monte, e você não pode virar mais cartas do monte de compra
se montes de🌈 jogo estiverem vazios. Tente evitar essa situação e nunca deixe o número
de cartas na mesa cair para menos de🌈 dez. Se não houver montes vazios, o jogador vira
dez cartas do monte de compras e coloca uma carta virada🌈 para cima no topo de cada
monte de jogo. Uma carta (ou monte de cartas) só pode ser movida de🌈 um monte para outro
se a carta movida (ou a carta na parte inferior do monte) for de uma ordem🌈 menor do que
a carta sobre a qual está sendo colocada. O naipe dessas duas cartas não importa; no
entanto,🌈 se as cartas tiverem naipes diferentes, você não poderá movê-las juntas
posteriormente. Você pode colocar qualquer carta em jogo casimba um🌈 monte vazio. Para que um
monte possa ser movido, todas as cartas precisam estar em jogo casimba sequência e ter o🌈 mesmo
naipe. Quando você cria um monte de treze cartas do mesmo naipe, de Ás a Rei, você deve
coletar🌈 essas cartas e movê-las para uma pilha no topo do tabuleiro de jogo. O jogo faz
isso automaticamente. O jogo🌈 é jogado com dois baralhos, ou seja, com 104 cartas.
Paciência Spider traz um sistema de pontuação distinto. Você começa🌈 com 500 pontos, e
cada movimento (incluindo desfazer) subtrai 1 ponto de jogo casimba contagem. Além disso, sempre
que você montar🌈 um monte completo e as cartas forem transferidas para uma pilha no topo
do tabuleiro, você recebe 100 pontos. Como🌈 resultado, o objetivo do jogo é organizar
todas as cartas nas pilhas com o menor número possível de movimentos. Desfazer🌈 um
movimento é permitido e tratado da mesma forma que qualquer outro movimento. Desfazer
movimentos é especialmente útil quando você🌈 desbrava níveis de dificuldade mais
avançados. É importante sempre construir montes sequenciais, especialmente com cartas
do mesmo naipe. Também é🌈 importante abrir o máximo de cartas possível - mesmo que isso
possa criar montes com vários naipes. Compre cartas do🌈 monte de compra apenas quando
não houver mais movimentos úteis disponíveis, ou quando os movimentos restantes irão te
atrapalhar ao🌈 invés de ajudar. Por fim - e isso é muito importante para níveis
avançados - limpe um dos montes o🌈 mais rápido possível. Ter um monte vazio aumenta
muito jogo casimba capacidade de organizar as cartas em jogo casimba outros montes, pois🌈 você pode
usá-lo para armazenar temporariamente qualquer carta ou monte de cartas.
O jogo é
jogado em jogo casimba três variantes e🌈 com vários níveis de dificuldade.
O Paciência Spider de
1 naipe é jogado apenas com cartas de um mesmo naipe. Esta🌈 é a dificuldade mais fácil,
pois cada monte sequencial construído pelo jogador pode ser movido, e é quase sempre
solucionável.🌈 O Paciência Spider de 2 naipes é mais difícil, pois é jogado com dois
naipes. Normalmente, são dois naipes de🌈 cores opostas. Ou seja, um naipe é preto (paus
ou espadas) e o outro é vermelho (copas ou ouros). Nesta🌈 variante do jogo, você pode
organizar montes com os dois naipes disponíveis; no entanto, os montes só podem ser
movidos🌈 se forem de um único naipe. Embora seja consideravelmente mais difíceis do que
os jogos com apenas um naipe, jogar🌈 com dois naipes não é impossível, desde que você
dedique bastante atenção e esforço. Já o Paciência Spider com 4🌈 naipes é o mais
difícil, podendo até parecer impossível - mas, eventualmente, com muita paciência e
determinação, você vencerá algumas🌈 partidas. A dificuldade é proveniente do uso de dois
baralhos completos, de forma que há quatro naipes para jogar. Assim🌈 como nas
dificuldades mais baixas, você pode colocar uma carta, independentemente do naipe,
sobre outra carta, desde que a carta🌈 de destino seja um número maior. No entanto, para
construir montes móveis, você ainda precisa de cartas do mesmo naipe.🌈 Isso significa
que, para qualquer carta, há apenas duas cartas dentre as 104 em jogo casimba jogo nas quais
você pode🌈 colocá-la para construir um monte móvel. E há pouca chance de que uma dessas
duas cartas esteja disponível no tabuleiro.🌈 Como resultado, um jogador perfeito só pode
vencer cerca de 1 em jogo casimba cada 3 partidas.
Exemplo de solução
Paciência Spider tem🌈 três
níveis de dificuldade. Veja um exemplo de como começar o nível de dificuldade mais
fácil com sucesso, Paciência Spider🌈 de 1 naipe. Esta variante do jogo usa dois baralhos
com cartas do mesmo naipe.
Com apenas 1 naipe, muitas vezes🌈 é possível fazer diversos
movimentos desde o início. Neste exemplo, podemos fazer três movimentos imediatamente.
Vamos mover o 4 sobre🌈 o 5, o 2 mais à esquerda sobre o 3 e o 6 mais à direita sobre o
7.
Na segunda🌈 rodada, podemos mover o monte de 2 e 3 localizados no quarto monte sobre
o 4 no oitavo monte. Vamos🌈 também mover o 9 sobre o 10.
Agora, moveremos o 10 do quarto
monte sobre o Valete do quinto monte. Também🌈 moveremos o monte de 9 e 10 do sexto monte
sobre o Valete do sétimo monte. Por fim, vamos mover🌈 o monte de 4 cartas do oitavo
monte sobre o 6 do nono monte.
Continuamos organizando as cartas. 10 do quarto🌈 monte
sobre o Valete. Em jogo casimba seguida, movemos o 8 sobre o 9 no sétimo monte. Finalmente,
movemos o 9🌈 do oitavo monte sobre o 10 no quinto monte.
Agora, podemos fazer um grande
movimento e pegar o monte inteira no🌈 nono monte e colocá-lo sobre o 8 do sétimo
monte.
Infelizmente, agora já não há movimentos úteis que possamos fazer. A🌈 única coisa
que resta é virar cartas do monte de compra.
Vamos limpar a bagunça criada pelas cartas
recém-chegadas. O 4🌈 do segundo monte vai sobre o 5 do décimo monte. O Valete do oitavo
monte vai sobre a Dama do🌈 quarto monte. Por fim, movemos o 7 do sexto monte sobre o 8
do quinto monte.
Movemos a Dama e o🌈 Valete do quarto monte sobre o Rei do oitavo monte.
Movemos também o 6 do sexto monte sobre o 7🌈 do quinto monte.
Podemos, agora, mover a
última carta do sexto monte - o Ás - e colocá-la sobre o 2🌈 do primeiro monte. A seguir,
pegamos o 10 do quinto monte e o restante das cartas acima dele e colocamos🌈 sobre o
Valete do oitavo monte. Acabamos de começar a construir nossa primeira pilha completa -
do Rei ao Ás.
Neste🌈 movimento, continuamos a construir nossa primeira pilha completa,
colocando 5 e 4 do último monte sobre o 6 do oitavo🌈 monte. Vamos também mover o 4 do
quarto monte sobre o sexto monte vazio.
Infelizmente, não é possível continuar a
construir🌈 a primeira pilha completa, pois não temos um 3 disponível. Em jogo casimba vez disso,
podemos mover o 5 do quarto🌈 monte e colocá-lo sobre o 6 do segundo monte.
Assim,
podemos mover o 4 do sexto monte sobre o 5 do🌈 segundo monte. Agora, mais uma vez, há um
monte vazio.
Podemos usá-lo para guardar o 2 do sétimo monte. Este 2🌈 estava bloqueando
muitos movimentos muito úteis.
Agora, podemos continuar construindo nossa primeira
pilha completa. Vamos mover o 3 do sétimo monte🌈 sobre o 4 do oitavo monte.
E,
finalmente, para completar nossa primeira pilha, movemos o Ás sobre o 2 do oitavo
🌈 monte. O monte todo se moverá para a pilha acima.
Agora, não há movimentos úteis que
possamos fazer e, portanto, a🌈 única coisa que resta é virar as cartas do monte de
compras.
Agora, podemos ordenar as novas cartas. Vamos colocar o🌈 5 do quarto monte
sobre o 6 do terceiro monte. Agora, movemos o Valete e o 10 do oitavo monte🌈 sobre a
Dama do décimo monte. E, finalmente, movemos o 7 do nono monte sobre o 8 do sétimo
monte.
O🌈 6 e o 5 do terceiro monte vão sobre o 7 do sétimo monte. Em jogo casimba seguida,
movemos o monte🌈 com a Dama da décima posição sobre o Rei no quarto monte. Por fim,
movemos o 2 que estava embaixo🌈 da Dama sobre o 3 do quinto monte.
Agora, o 7 do oitavo
monte vai sobre o 8 do terceiro monte.
Vamos🌈 desmontar o sexto monte. Podemos colocar o
Rei no monte vazio de posição oito e o 2 no monte um.
Então,🌈 concentramo-nos no monte
dois. Podemos mover o Valete para o monte vazio seis, e a monte começando com o 6🌈 para
o 7 na terceira posição.
Continuamos ordenando as cartas no tabuleiro. O 2 e 3 do monte
cinco vão sobre🌈 o 4 e, em jogo casimba seguida, movemos o 6 do segundo monte sobre o 7.
Desta
vez, podemos colocar o Valete🌈 do sexto monte sobre a Dama do segundo monte e movê-los
juntos sobre o Rei no monte oito.
O 6 e🌈 o 7 do décimo monte vão sobre o monte dois, e
pegamos a monte da posição sete, começando com o🌈 8, e colocamos sobre o monte vazio na
posição seis.
Finalmente, podemos mover o 2 e o 3 do monte um🌈 para sobre monte sete.
Observe que o tabuleiro agora parece estar ordenado. Tudo o que precisamos é um Ás para
🌈 completar uma pilha. Até agora, parece que teremos um jogo fácil!
O segundo nível de
dificuldade é jogado com dois baralhos:🌈 um de naipe vermelho e um de naipe preto. O
nome do nível é, em jogo casimba geral, Paciência Spider de🌈 2 naipes. Abaixo, um exemplo de
como começar com sucesso esse jogo:
Começamos ordenando as cartas da mesma cor. Mova o
🌈 6 de Copas para o segundo monte, o 7 de Espadas sobre o 8, o Valete de Copas sobre a
🌈 Dama de Copas mais à direita e o Valete de Espadas sobre a Dama de Espadas.
Agora, que
o Rei de🌈 Copas foi revelado, podemos colocar a Dama e o Valete sobre ele.
Infelizmente,
não há mais movimentos que organizem cartas da🌈 mesma cor, mas ainda precisamos revelar
mais cartas para que tenhamos um pouco mais com o que trabalhar. Vamos guardar🌈 o 2 de
Espadas no 3 de Copas no oitavo monte.
O 10 de Copas foi revelado, podemos então
movê-lo imediatamente🌈 sobre o Valete de Copas no primeiro monte.
Infelizmente, não há
nada útil que possamos fazer no tabuleiro agora. A única🌈 coisa que resta é virar cartas
do monte de compra.
Agora, temos muitas cartas novas e muitos movimentos possíveis.
Primeiro, colocaremos🌈 o 2 de Copas do monte quatro sobre o 3 de Copas adjacente. Isso
libera a pilha de duas cartas🌈 de 7 e 8 de Espadas, que podemos mover sobre o 9 de
Espadas no sexto monte. Em jogo casimba seguida,🌈 podemos mover o monte recém-criado de 7, 8 e 9
sobre o 10 no nono monte. Além disso, vamos mover🌈 o 9 de Copas do quinto monte para o
segundo monte.
Agora que a Dama foi liberada, podemos colocá-la sobre o🌈 Rei de
Copas.
Novamente, não há mais movimentos úteis restantes no tabuleiro, então precisamos
virar mais cartas do monte de compras.
O🌈 tabuleiro fica um pouco confuso, mas não tenha
medo! Resolveremos essa bagunça. Vamos começar movendo o 7 de Espadas do🌈 quinto monte
sobre o 8 de Espadas adjacente, e então mover ambos sobre o 9 de Espadas no segundo
monte.🌈 O 5 de Copas no monte quatro acaba de ser liberado, então podemos movê-lo para o
monte 3 e colocá-lo🌈 sobre o 6 de Copas que está ali. Finalmente, vamos mover a Dama do
sexto monte sobre o Rei no🌈 oitavo monte.
Nesse momento, podemos colocar o 6 do quarto
monte sobre o 7 do segundo monte. Em jogo casimba seguida, moveremos🌈 toda o monte de quatro
cartas sobre o 10 de Espadas no sexto monte.
Um movimento possível é mover o 5🌈 de Copas
do monte nove para o monte seis, e então mover todas as cartas, começando com a Dama de
🌈 Espadas, do monte nove para o quatro. Isso revelará uma carta, mas também desordenará o
monte seis. É totalmente válido🌈 fazer esses movimentos para descobrir o que acontece -
se eles não forem úteis, podemos desfazê-los. Isso ocorre porque a🌈 pontuação na
Paciência Spider depende do número de movimentos, e o número de desfazer utilizado é
contado como movimento -🌈 portanto, são completamente legítimos. Nesse caso, a melhor
coisa a fazer é retirar cartas do monte de compra.
Novas cartas e🌈 novos movimentos!
Vamos começar coletando o 3 de Espadas e o 4 de Espadas dos montes três e cinco, e
🌈 então colocá-los sobre 5 do monte um. Similarmente, podemos pegar o Ás e o 2 do sexto e
sétimo montes🌈 e colocá-los sobre o 3 do monte oito. Isso libera o 5 no monte 7, que
podemos então colocar sobre🌈 o 6 do quarto monte.
Agora, podemos colocar o 5 e o 6 do
monte quatro sobre o 7 do monte🌈 sete. Além disso, vamos mover o conjunto de cartas
começando com 10 no sexto monte sobre o Valete de Espadas🌈 no monte nove. Como agora
estamos sem opção de movimentos da mesma cor, podemos tentar revelar algumas cartas
colocando o🌈 3 de Copas do monte cinco sobre o 4 do monte dois.
Coloque o 3, 4 e 5 do
monte um🌈 sobre o 6 do nono monte. Mova o 8 sobre o 9 no monte dez.
E, agora, há outra
combinação de🌈 movimentos! Primeiro, vamos mover o 5, 6 e 7 do sétimo monte sobre o 8 do
monte cinco, coletá-lo e,🌈 em jogo casimba seguida, mover o conjunto todo sobre o 9 do monte
seis. Usaremos o outro 7 no sétimo monte🌈 para colocar o 5 e o 6 do monte três. Em jogo casimba
seguida, moveremos essas três cartas para o 8🌈 de Espadas no monte dez.
Finalmente,
teremos uma coluna vazia! Isso é muito importante, pois uma coluna vazia pode ser
extremamente🌈 útil, já que podemos colocar qualquer carta sobre ela. Em jogo casimba breve,
vamos utilizá-la para organizar mais cartas como quisermos.🌈 Mas primeiro, temos que
chegar lá. Então, vamos colocar a Dama sobre o Rei no monte um. Vamos também mover🌈 o Ás
do monte sete para o 2 no terceiro monte.
Primeiro, usamos nosso monte recém-vazio para
fazer outro monte vazio.🌈 Ou seja, moveremos o 5 de Espadas.
Vamos nos concentrar no
segundo monte. Primeiro, movemos o 3 para o 4 do🌈 monte sete, coletamos as duas cartas e
as movemos para o 5 do monte seis. Em jogo casimba seguida, mova o🌈 4 recém-liberado para o 5 no
monte cinco.
Agora, vamos nos concentrar no monte nove. Primeiro, podemos mover o
conjunto, começando🌈 com o Valete de Espadas, sobre a Dama no primeiro monte. Em jogo casimba
seguida, movemos o 5 de Copas para🌈 o monte vazio sete. Finalmente, vamos mover o
conjunto, começando com a Dama de Espadas, sobre o Rei no monte🌈 quatro.
Queremos
construir uma pilha completa no monte quatro. Para fazer isso, vamos pegar 4 e 5 do
monte cinco, colocá-los🌈 no 6 do nono monte, coletar toda o conjunto de três cartas e
colocá-las no 7 do monte quatro.
Mova o🌈 conjunto do monte quatro para o quinto monte.
Além disso, mova o 5 do monte sete para o 6 do🌈 monte nove e, a seguir, mova ambas as
cartas de volta para o monte sete.
Finalmente, podemos terminar de construir nossa
🌈 primeira pilha completa. Para isso, precisamos pegar o Ás recém-liberados no monte
quatro e colocá-lo sobre o 2 do monte🌈 nove, coletar as duas cartas e movê-las para o
primeiro monte e, em jogo casimba seguida, pegar o subconjunto de Ás,🌈 2 e 3 e movê-los para o
monte cinco. Nossa primeira pilha completa está pronta!
Agora, podemos mover o 8 do
🌈 monte quatro e colocá-lo sobre o 9 do monte dois. Em jogo casimba seguida, podemos pegar o 8, 9
e 10🌈 do monte dois e colocá-lo sobre o Valete do monte nove.
Observe que agora temos
dois montes vazios! Estamos virtualmente indestrutíveis🌈 e será difícil perder o jogo
agora. Podemos continuar movendo o 6 e o 7 do segundo monte para o🌈 8 do nono
monte.
Olha que lindo esse tabuleiro! Você tem ideia do que fazer a seguir? Você
consegue descobrir como🌈 conseguir três montes vazios?
O modo de jogo mais difícil é
jogar com dois decks completos - ou seja, com quatro🌈 naipes. Este nível de dificuldade
é para jogadores realmente bons, então decidimos não incluí-lo neste tutorial para
principiantes. Você terá🌈 que descobrir como jogar Paciência Spider de 4 naipes
sozinho!
Histórico
A Paciência Spider surgiu em jogo casimba 1947, quando foi jogada pela
🌈 primeira vez com (advinha, advinha!) cartas de verdade, e não em jogo casimba um computador. Há
rumores de que a Paciência🌈 Spider era o jogo de paciência favorito do presidente
Roosevelt. O jogo sempre foi muito popular graças à jogo casimba dificuldade🌈 e potencial de
pensamento e análise estratégica. Suas primeiras implementações em jogo casimba computador
apareceram no início de 1990 com o🌈 sistema operacional Microsoft Windows 3. Uma versão
Unix foi desenvolvida ainda antes (em 1989), mas não ficou tão popular. Desde🌈 então, a
Paciência Spider vem com a maioria das principais distribuições de sistemas
operacionais, com as versões mais populares sendo🌈 aquelas que vêm incluídas no Windows
7 e XP. Esta versão online da Paciência Solitaire é inspirada por essas
iterações.
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