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Foto de uma máquina de pinball.

O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.

Pinball, flipper,[1]4️⃣ fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que4️⃣ uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo") caiam no espaço existente na4️⃣ parte inferior da área de jogo.

A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta4️⃣ a pontuação do jogador.

As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando.

Na segunda metade dos anos4️⃣ 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes4️⃣ e maior complexidade de jogo.

No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.

A Taito foi uma notável fabricante de4️⃣ máquinas de pinball.

São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan,4️⃣ Vortex, Rally, em meio a tantas outras.

Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que4️⃣ mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.

Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma4️⃣ coqueluche nos centros das grandes cidades.

Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings4️⃣ centers e endereços mais nobres.

Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e4️⃣ têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.

No bairro do Tatuapé em São Paulo, na Rua Coelho4️⃣ Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.

É o famoso há décadas Lords4️⃣ Tatuapé.

Funciona todos os dias de manhã até à noite.

Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias inteiras, várias gerações incluindo as4️⃣ meninas que também curtem Fliperama.

Máquina de 1750.

A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar código-fonte ]

As origens do pinball4️⃣ se misturam com a história de muitos outros jogos.

Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em4️⃣ ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo de lança-las contra obstáculos.

O críquete4️⃣ e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.

Com o tempo, surgiram versões destes jogos que eram praticadas em mesas, como4️⃣ o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.

Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas máquinas4️⃣ de pinball modernas.

Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.

Ao mesmo tempo que alguns jogos4️⃣ transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram em tamanho e os buracos4️⃣ foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa.

Na França, durante o reinado de Luís XIV, alguém criou uma mesa4️⃣ de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na4️⃣ outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.

Os pinos levavam muito tempo para serem4️⃣ reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os4️⃣ alvos.

Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de se alcançar.

Em 1777 houve uma4️⃣ festa para o rei e jogo casino 777 esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.

A sensação da festa era um4️⃣ novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam4️⃣ bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.

O irmão do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que4️⃣ em pouco tempo se difundiu pela França.

Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a América enquanto ajudavam4️⃣ a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.

O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos a ponto de se ver4️⃣ a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.

O nascimento do Pinball [ editar | editar código-fonte4️⃣ ]

Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de bagatelle em jogo casino 777 fábrica na4️⃣ cidade de Cincinnati, Ohio.

Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam4️⃣ o taco por um lançador com mola.

O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lançador, algo que existe4️⃣ nas máquinas de pinball até hoje.

Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.

O jogo também diminuiu de tamanho e4️⃣ passou a caber em cima de balcões de bar.

As inovações de Redgrave no design do jogo são reconhecidas como o4️⃣ nascimento do pinball em jogo casino 777 forma moderna.

A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]

Em 1930, estavam sendo fabricadas versões4️⃣ de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".

A mesa ficava debaixo de um vidro e4️⃣ usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.

Em 1931, "Baffle Ball" de David4️⃣ Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.

Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao4️⃣ jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.

O jogo conquistou um público sedento por diversão barata em uma época de4️⃣ depressão econômica.

A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o4️⃣ retorno financeiro para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de diversão de seus clientes.

Baffle Ball4️⃣ vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de máquinas de pinball.

Em 1932, Ray4️⃣ Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.

Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para4️⃣ produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da época.

O jogo também foi um4️⃣ grande sucesso.

Com jogo casino 777 mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.

000 unidades em 74️⃣ meses.

Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.

Estas primeiras máquinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples4️⃣ e desenhadas para caber no topo de um balcão.

Nos anos 30 viram muitas inovações no design do pinball com a4️⃣ introdução da eletricidade.

Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".

A máquina tinha4️⃣ um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.

Outro solenoide tocava um sino.

O4️⃣ designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 jogo casino 777 própria companhia, a Williams.

Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades4️⃣ similares.

Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com a intenção de atrair a4️⃣ atenção das pessoas para as mesas.

Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas de pinball, a maioria delas4️⃣ na cidade de Chicago, Illinois.

Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.

A competição entre as companhias era brutal,4️⃣ entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.

Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por4️⃣ fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos EUA.

Algumas companhias como a Williams4️⃣ compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.

Ao fim da guerra, uma geração de norte americanos procurava por diversão4️⃣ em bares e cervejarias.

O pinball viveu outra era de ouro.

Surgiram inovações como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos,4️⃣ conhecidos como "replays".

A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador4️⃣ adicionando um fator de habilidade ao pinball.

Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que também4️⃣ recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963),4️⃣ conceitos que são considerados fundamentais no pinball.

Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importação direta por um empresário4️⃣ do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.

Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a4️⃣ operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, como caça-níqueis.

Em 1969 empresários de4️⃣ São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados dos Estados Unidos de forma4️⃣ independente e capilar.

Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu a jogo casino 777 participação em um4️⃣ hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região da rua Santa Efigênia, centro4️⃣ antigo de São Paulo.

Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou eram montadas no Brasil (regime4️⃣ conhecido como CKD).

Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente4️⃣ instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.

O elevado custo4️⃣ de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de máquinas e leva a Taito4️⃣ a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se concentrava em operação de lojas4️⃣ de diversões eletrônicas.

Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, embora digital, não utilizava microprocessador,4️⃣ fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.

Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção em campo, dificuldade de treinar4️⃣ uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas fortes próximas à porta da4️⃣ máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).

No final dos anos 70 um novo4️⃣ projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as máquinas da Taito no mesmo4️⃣ nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.

Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e4️⃣ apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados (tempo médio de jogo, tempo4️⃣ total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.

) Até o final das atividades4️⃣ da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas últimas4️⃣ máquinas da linha de produção, provavelmente para testes em campo.

Os avanços principais na parte eletrônica praticamente se concentraram na placa4️⃣ de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz4️⃣ Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.

Externamente a Taito basicamente reproduzia as máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente4️⃣ da Willians e da Bally.

A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das máquinas americanas Williams, Bally e4️⃣ Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas4️⃣ primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas últimas máquinas, de meados dos4️⃣ anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da Gottlieb Haunted House).

O curioso é4️⃣ que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a4️⃣ clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a LTD Zephy.

Nos anos 80 surgiram4️⃣ mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).

Referências

Nitrini, Dácio (10 de julho4️⃣ de 1977).

«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas

categoria com imagens e outros ficheiros sobre Commons possui4️⃣ umacom imagens e outros ficheiros sobre

Foto de uma máquina de pinball.

O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o4️⃣ gabinete ao lado direito.

Pinball, flipper,[1] fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas'4️⃣ de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo")4️⃣ caiam no espaço existente na parte inferior da área de jogo.

A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados4️⃣ pela área de jogo, aumenta a pontuação do jogador.

As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se4️⃣ sofisticando.

Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos4️⃣ sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo.

No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.

A Taito4️⃣ foi uma notável fabricante de máquinas de pinball.

São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure4️⃣ Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally, em meio a tantas outras.

Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a4️⃣ Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.

Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas4️⃣ de jogos eletrônicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades.

Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando4️⃣ e elas invadiram os shoppings centers e endereços mais nobres.

Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour,4️⃣ as máquinas ainda existem e têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.

No bairro do Tatuapé em4️⃣ São Paulo, na Rua Coelho Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.

É4️⃣ o famoso há décadas Lords Tatuapé.

Funciona todos os dias de manhã até à noite.

Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias4️⃣ inteiras, várias gerações incluindo as meninas que também curtem Fliperama.

Máquina de 1750.

A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar4️⃣ código-fonte ]

As origens do pinball se misturam com a história de muitos outros jogos.

Jogos de arremessar bolas em um campo4️⃣ como a bocha, praticados em ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo4️⃣ de lança-las contra obstáculos.

O críquete e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.

Com o tempo, surgiram versões destes jogos que4️⃣ eram praticadas em mesas, como o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.

Estes jogos de mesa acabaram4️⃣ por se transformar nas máquinas de pinball modernas.

Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.

Ao4️⃣ mesmo tempo que alguns jogos transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram4️⃣ em tamanho e os buracos foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa.

Na França, durante o reinado de Luís4️⃣ XIV, alguém criou uma mesa de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa4️⃣ enquanto o jogador ficava na outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.

Os pinos4️⃣ levavam muito tempo para serem reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos4️⃣ na mesa se tornaram os alvos.

Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de4️⃣ se alcançar.

Em 1777 houve uma festa para o rei e jogo casino 777 esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.

A4️⃣ sensação da festa era um novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com4️⃣ os quais os jogadores atiravam bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.

O irmão do rei deu o4️⃣ apelido "Bagatelle" ao jogo que em pouco tempo se difundiu pela França.

Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas4️⃣ para a América enquanto ajudavam a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.

O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos4️⃣ a ponto de se ver a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.

O nascimento do Pinball4️⃣ [ editar | editar código-fonte ]

Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de4️⃣ bagatelle em jogo casino 777 fábrica na cidade de Cincinnati, Ohio.

Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus4️⃣ "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam o taco por um lançador com mola.

O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando4️⃣ o lançador, algo que existe nas máquinas de pinball até hoje.

Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.

O jogo4️⃣ também diminuiu de tamanho e passou a caber em cima de balcões de bar.

As inovações de Redgrave no design do4️⃣ jogo são reconhecidas como o nascimento do pinball em jogo casino 777 forma moderna.

A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]

Em4️⃣ 1930, estavam sendo fabricadas versões de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".

A mesa ficava4️⃣ debaixo de um vidro e usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.

Em4️⃣ 1931, "Baffle Ball" de David Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.

Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a4️⃣ mesa), o jogo liberava ao jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.

O jogo conquistou um público sedento por diversão4️⃣ barata em uma época de depressão econômica.

A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e4️⃣ muitos destes lugares conseguiam o retorno financeiro para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de4️⃣ diversão de seus clientes.

Baffle Ball vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de4️⃣ máquinas de pinball.

Em 1932, Ray Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.

Frustrado, ele4️⃣ fundou a Lion Manufacturing para produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da4️⃣ época.

O jogo também foi um grande sucesso.

Com jogo casino 777 mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball",4️⃣ vendeu 50.

000 unidades em 7 meses.

Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.

Estas primeiras máquinas4️⃣ eram relativamente pequenas, mecanicamente simples e desenhadas para caber no topo de um balcão.

Nos anos 30 viram muitas inovações no4️⃣ design do pinball com a introdução da eletricidade.

Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um4️⃣ jogo chamado "Contact".

A máquina tinha um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da4️⃣ mesa.

Outro solenoide tocava um sino.

O designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 jogo casino 777 própria companhia, a Williams.

Outros fabricantes logo4️⃣ seguiram a moda com funcionalidades similares.

Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com4️⃣ a intenção de atrair a atenção das pessoas para as mesas.

Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas4️⃣ de pinball, a maioria delas na cidade de Chicago, Illinois.

Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.

A competição4️⃣ entre as companhias era brutal, entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.

Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes4️⃣ companhias de jogos operados por fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos4️⃣ EUA.

Algumas companhias como a Williams compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.

Ao fim da guerra, uma geração de4️⃣ norte americanos procurava por diversão em bares e cervejarias.

O pinball viveu outra era de ouro.

Surgiram inovações como o mecanismo de4️⃣ tilt e os jogos gratuitos, conhecidos como "replays".

A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a4️⃣ ter flippers controlados pelo jogador adicionando um fator de habilidade ao pinball.

Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo4️⃣ designer Steve Kordek, que também recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball"4️⃣ (em "Beat The Clock" 1963), conceitos que são considerados fundamentais no pinball.

Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de4️⃣ importação direta por um empresário do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.

Em 1946 o Presidente Dutra proibiu4️⃣ o jogo e consequentemente a operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar,4️⃣ como caça-níqueis.

Em 1969 empresários de São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados4️⃣ dos Estados Unidos de forma independente e capilar.

Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu4️⃣ a jogo casino 777 participação em um hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região4️⃣ da rua Santa Efigênia, centro antigo de São Paulo.

Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou4️⃣ eram montadas no Brasil (regime conhecido como CKD).

Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e4️⃣ comprando empresas concorrentes e posteriormente instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez4️⃣ mil metros quadrados.

O elevado custo de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de4️⃣ máquinas e leva a Taito a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se4️⃣ concentrava em operação de lojas de diversões eletrônicas.

Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é,4️⃣ embora digital, não utilizava microprocessador, fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.

Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção4️⃣ em campo, dificuldade de treinar uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas4️⃣ fortes próximas à porta da máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).

No final4️⃣ dos anos 70 um novo projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as4️⃣ máquinas da Taito no mesmo nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.

Este sistema usava um4️⃣ microprocessador 8080 da Intel e apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados4️⃣ (tempo médio de jogo, tempo total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.

)4️⃣ Até o final das atividades da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou4️⃣ a ser implantado nas últimas máquinas da linha de produção, provavelmente para testes em campo.

Os avanços principais na parte eletrônica4️⃣ praticamente se concentraram na placa de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador4️⃣ Motorola 6800, Sintetizador de voz Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.

Externamente a Taito basicamente reproduzia as4️⃣ máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente da Willians e da Bally.

A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das4️⃣ máquinas americanas Williams, Bally e Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando4️⃣ um microprocessador Motorola 6802 nas primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas4️⃣ últimas máquinas, de meados dos anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da4️⃣ Gottlieb Haunted House).

O curioso é que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito4️⃣ e da LTD, como a clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a4️⃣ LTD Zephy.

Nos anos 80 surgiram mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de4️⃣ SP).

Referências

Nitrini, Dácio (10 de julho de 1977).

«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas

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Para isso, em Porto Rico, jogo casino 777 primeira🌞 Miss América foi uma de Porto Rico, com cinco Misses, dentre elas, a mineira e a espanhola Carla, as outras🌞 favoritas a coroa veio da Colômbia, Miss Colômbia e o ex-ditador argentino Carlos Vives, as outras favoritas eram a Miss🌞 Venezuela e a Miss Colômbia.

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