Nota: Para outros significados de Bete, veja Para outros significados de Bete, veja Bete (desambiguação)
Jogadores de bete-ombro com garrafas plásticas 💱 representando os wickets.
O bete-ombro, também conhecido como bete, bets, tacobol, bets-lombo[1], taco, jogo de taco ou pau na lata[2], é 💱 um esporte que descende do críquete. O objetivo principal do jogo para a equipe rebatedora é fazer pontos cruzando os 💱 tacos no meio do campo, enquanto para a equipe lançadora é tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária, assim 💱 se trocando de posição com a equipe lançadora.[3] Existem várias versões sobre a origem do taco. Uma é que o 💱 jogo foi criado por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra é que ele era praticado por ingleses que 💱 jogavam críquete nos porões do navio durante suas viagens pelos oceanos. Uma possível origem do nome betes seria quando a 💱 expressão "at bat". Para "bente-altas", como é chamado em jogo das cartas online partes de Minas Gerais, a expressão seria derivada de "bat's 💱 out".
O certo é que a expressão inglesa bet on bro (de i bet on brother) significa aposto no irmão que 💱 no caso é o companheiro de equipe de quem brada advertencia.
Para jogar betes, são necessários dois tacos, dois alvos e 💱 uma bola pequena.[4] Os tacos, também chamados de bets, são geralmente feitos de madeira e são planos, seu tamanho varia, 💱 tendo aproximadamente entre 70 e 80 cm de comprimento. Os alvos são constituídos de um tripé de madeira que é 💱 facilmente derrubado com o impacto da bola. Popularmente os alvos de madeira são substituídas por garrafas ou latas em jogo das cartas online 💱 caso de perda ou desgaste do material. A bola é feita de borracha e tem o tamanho próximo ao da 💱 bola de tênis. Assim como os alvos pode ser substituídos por objetos do cotidiano, a bola pode ser trocada por 💱 uma bola de tênis ou uma "bola de meia". Não existe equipamento de proteção próprio para este esporte.
Não existe tamanho 💱 padrão para o campo, podendo esse possuir ou não limites. É comum que o campo tenha dimensões delimitadas por obstáculos 💱 físicos, que dificultariam o jogo desnecessariamente, como muros e rios. O terreno do campo pode variar dependendo da localização, sendo 💱 comum o esporte ser praticado na grama, asfalto e areia.
Na região central do campo se dispõem as bases, distantes uma 💱 da outra. A distancia entre base varia conforme o campo, normalmente sendo entre 2 e 10 metros. No centro da 💱 base é colocado o alvo. Existem regiões onde é desenhado uma circunferência de 60 centímetros de diâmetro em jogo das cartas online volta 💱 do alvo para indicar a base.
Este jogo é praticado por duas duplas, sendo que uma detém os tacos (os rebatedores) 💱 e a outra a bola (os lançadores). Cada rebatedor fica posicionado perto de um alvo, com o taco tocando o 💱 chão dentro da base. Esta posição é referenciada como "taco no chão". Os lançadores se posicionam fora do espaço entre 💱 as bases, normalmente atrás dos alvos. Eles podem entrar no espaço entre as bases para pegar a bola, mas os 💱 lançamentos devem sempre ser efetuados de trás da base de seu lado do campo.
Desenvolvimento do jogo [ editar | editar 💱 código-fonte ]
A dupla de lançadores tem por objetivo derrubar o alvo do lado oposto do campo através do lançamento da 💱 bola. Ao conseguir derrubar o alvo adversário, alternam-se os papéis, os lançadores tornam-se rebatedores, conquistando a oportunidade de pontuar, e 💱 os rebatedores tornam-se lançadores.
A dupla de rebatedores procura defender o alvo dos arremessos adversários, podendo rebater a bola o mais 💱 longe possível. Quando a bola é rebatida, um dos arremessadores deve pegar a bola e voltar para trás do alvo, 💱 continuando o jogo. Durante o tempo em jogo das cartas online que a dupla adversária corre atrás da bola, a dupla de rebatedores 💱 pode alternar de lado no campo, batendo os tacos no meio da quadra, para marcar o ponto, e encostando o 💱 taco na base oposta. Pode se repetir o processo até que um arremessador volte para trás do alvo com a 💱 bola. Se os lançadores chegarem antes dos rebatedores na base, podem tentar atingir o alvo com a bola.[4]
Entre as regras 💱 mais comuns estão:
Enquanto um rebatedor mantiver o taco encostado na área da base, a base está "protegida", impedindo o lançador 💱 que está atrás da base de derrubar este alvo. Tirar o taco da área da base enquanto a bola não 💱 for arremessada permite que o lançador derrube o alvo de seu próprio lado do campo usando a bola. [ 3 💱 ] Quando os lançadores derrubam o alvo o jogo para e as equipes trocam os papéis. [ 3 ] O 💱 jogo acaba quando uma das duplas conseguir marcar um determinado número de pontos, e cruzar os tacos no meio do 💱 campo. A contagem final é geralmente de 10 pontos, ou 5 pontos para jogos mais curtos. Em jogo das cartas online algumas regiões 💱 cada ponto ou corrida equivale a 2 ou 10 pontos e a pontuação necessária para a vitória sobe para 12 💱 ou 24 e 100 pontos. [ 3 ] Você pode tirar o taco do chão desde que peça licença para 💱 realizar essa ação. [ 3 ] Quando o jogador pegar a bola no alto sem ela quicar no chão, os 💱 adversários perdem o taco ou perdem o jogo (dependendo das regras combinadas). [ 3 ] Regra da Vitória. A regra 💱 consiste em jogo das cartas online pegar a bola rebatida no ar e dá vitória automática à dupla de lançadores. [ 4 ] 💱 Se a bola rebatida cair em jogo das cartas online local de difícil acesso (pátio de prédio com portão trancado ou com cão 💱 ou ainda terreno baldio com mato fechado), a dupla de rebatedores só poderá marcar pontos até que a outra dupla 💱 grite "pátio" ou "bolinha perdida" e haja, claro, comum acordo quanto à dificuldade de acesso. Em jogo das cartas online geral, quando a 💱 bola é isolada a um local de difícil acesso, a dupla de rebatedores ganha pontos adicionais por causa da interrupção 💱 ou até mesmo decreta-se jogo das cartas online vitória. [ 4 ]
Como o esporte é amplamente difundido entre diversas regiões , é inevitável 💱 que exista discrepância entre as regras de uma região para outra,alguns exemplos são:
Quem começa no taco [ editar | editar 💱 código-fonte ]
Para decidir quem começa com os tacos, pode-se tirar "par ou ímpar", ou "molhado ou seco" (onde um dos 💱 participantes molha um lado do taco e deixa o outro lado seco, cada time escolhe se quer molhado ou seco, 💱 e joga-se o taco para cima para saber quem começa). No interior de São Paulo também é utilizado o "último 💱 palmo". Para este artifício, basta pegar um dos tacos e um integrante de cada dupla. Um por vez deve fechar 💱 a mão em jogo das cartas online volta do taco, uma mão em jogo das cartas online cima da outra. O integrante que conseguir segurar o 💱 taco por último, não dando chances para o adversário segura-lo mais, deve balança-lo, como se fosse um pêndulo, para o 💱 lado por 10 segundos utilizando apenas a mão que segura o taco da maneira em jogo das cartas online que o obteve direito. 💱 Se conseguir ficar os 10 segundos, a dupla começa com os tacos.
A contagem de pontos pode ser feita de 10 💱 em jogo das cartas online 10, com o máximo de pontos sendo 100, ou menos, ou até mais, e quando os rebatedores completam 💱 o máximo de pontos, e rebatem a bola, eles devem cruzar os tacos e ficar de pé sobre eles, e 💱 os lançadores devem tentar queimá-los antes de cruzarem os tacos, se não terá de lançar a bola de onde ela 💱 parou, com a finalidade de acertar os rebatedores que estarão de pé em jogo das cartas online cima dos tacos, se acertarem o 💱 jogo continua, e os rebatedores perdem 50, mas continuam rebatendo, porém se o lançador errar, seu time perde.
Regra da Vitória 💱 [ editar | editar código-fonte ]
Também conhecida como "Pedro Vitória", "Maria Vitória", "contar vitória", "vitória 1, 2, 3" ou simplesmente 💱 "vitória". No interior de São Paulo, quando a equipe consegue apanhar a bola no ar, deve gritar "vitória bete, entregue 💱 o taco", porém a equipe da bola não recebe a vitória e sim, somente o taco para continuar a jogar. 💱 No interior de Goiás esse artifício é conhecido como "caju". No sul de Minas Gerais, era também popular a palavra-chave 💱 "escabada", onde a equipe jogando atrás da casinha ao espalmar ou pegar a bola no ar, deve gritar "Vitória Escabada!" 💱 e assim ter o direito de pegar o taco (ou bet como é chamado em jogo das cartas online Minas Gerais).
E em jogo das cartas online 💱 muitos lugares de São Paulo a dupla que pegar a bolinha no alto além de ganhar a posse do taco, 💱 ganha também 2 pontos, assim como o "cruza", cada cruzada de taco que a dupla rebatedora conquista, ganha 2 pontos.
No 💱 Distrito Federal, mais precisamente na cidade de Sobradinho, é aceito como regra de vitória total à dupla cujo lançador conseguir 💱 pegar a bola no ar, sem deixar que a mesma escape e toque ao chão. Esta regra também é muito 💱 usada no Paraná, principalmente em jogo das cartas online Curitiba e em jogo das cartas online Cascavel, em jogo das cartas online Fortaleza, e também em jogo das cartas online algumas partes 💱 do Rio Grande do Sul.
O jogo encerra-se imediatamente após o cruzamento dos tacos mesmo que o lançador já tenha lançado 💱 a bola e esta derrube a casinha.[4]
Regra da reta [ editar | editar código-fonte ]
Se a bolinha for rebatida e 💱 não passar da casinha do outro rebatedor, ou seja, ficar entre as duas casinhas os lançadores podem pedir "reta" ou 💱 "tudo": O que arremessou a bola pode pegar a bolinha e arremessar de onde ela parou. Se antes disso o 💱 rebatedor pedir "nada", o arremessador terá que pegar a bola e voltar para trás da base e lançar a bola 💱 normalmente.[4]
Regra da lancha (ou carne) [ editar | editar código-fonte ]
Se o rebatedor do lado oposto do lançador encostar na 💱 bolinha com o pé (ou outra parte do corpo) conta "uma na lancha".Também pode ser chamado de "shot" ("um/uma shot", 💱 "2 shot", "3 shot"), e se a bola atingir e machucar o rebatedor, a vítima pode ter um tempo de 💱 recuperação ou descanso infinito, ou finito, dependendo a regra.
Se os rebatedores marcarem "3 na lancha" eles perdem os tacos. No 💱 Paraná, principalmente no sudoeste do estado, se for marcado "3 na lancha" a equipe não perde os tacos, perdem apenas 💱 4 pontos.
Uma estratégia usada para conseguir os tacos é em jogo das cartas online vez de tentar acertar a casinha tentar acertar o 💱 rebatedor com um tiro direto. Esta estratégia tem a desvantagem de facilitar uma rebatida. No sul, principalmente no Rio Grande 💱 do Sul, existe ainda uma variação em jogo das cartas online que se a bola toca no pé do rebatedor é cobrada uma 💱 espécie de pênalti, onde o arremessador pode tentar acertar a casinha a alguns passos de distância do rebatedor.
Às vezes, ainda 💱 se a bolinha encostar no rebatedor, seja ele, o oposto ou o que está rebatendo, os batedores podem até perder 💱 o taco.[4]
Se a bolinha encostar no taco e for para trás do círculo do rebatedor, é contado "uma para trás".
Quando 💱 for contado "3 para trás" os rebatedores perdem os tacos.
Se a dupla estiver com duas para trás, por exemplo, e 💱 marcar pontos, são descontadas as vezes que a bolinha foi para trás.
Exemplo: se a dupla estava com 10 pontos e 💱 marcou mais 2 e tinham duas para trás, as vezes que foi para trás contam como 12 pontos e nenhum 💱 para trás.
Quando os batedores estiverem com 24 pontos e fizer 3 para trás, os batedores perdem os tacos, assim os 💱 rivais vão para os tacos.[4]
Pedido de time, tempo ou "bete morto" [ editar | editar código-fonte ]
No interior de São 💱 Paulo, o jogo só pode ser paralisado se houver pedido de tempo, ou time (em inglês), também conhecido como "licença 💱 bets" ou "bets-tempo", como também "bets-empacotado" e "licença para um". Caso contrário, os jogadores podem derrubar a casinha adversária se 💱 um dos jogadores se ausentar da partida sem solicitar time. No sudoeste do Paraná, também é conhecido como "frio-bets".
Time-para-dois é 💱 a expressão utilizada quando é necessário pausar o jogo. Assim que for solicitado o Time-para-dois, conta-se até 100. Se o 💱 jogador ausente não voltar nesse período, os adversários podem começar a contar os betes até que o jogador volte. Quando 💱 uma dupla solicita time-para-dois, ele recebe "uma para trás". Em jogo das cartas online Brasília, chama-se LB2("licença bet dois").
Em Vicentinópolis SP, diz-se "Licença 💱 para 1", ou "Pra 1", "Licença para 2", ou "Pra 2".
No Rio de Janeiro, a regra de descanso é falado 💱 "taco-para-dois" se for para os dois jogadores ou todos eles, e "taco-para-um" se só for um jogador com o taco.
Na 💱 Bahia, para pausar o jogo é dito "Licença bets", não tem contagem de tempo, na maioria das vezes a pausa 💱 do jogo é solicitada quando o taco quebra, escapole ou algo que impeça o andamento da partida aconteça(como sumir a 💱 bola).[4]
Quando a bola tocar no taco e ela for para trás é contado "uma para trás". Caso isso ocorra três 💱 vezes seguidas, perde-se a posse dos tacos.
Ao chegar no limite dos pontos, dependendo das regras, não se tem trás, sendo 💱 assim permitido rebater para trás na pontuação máxima.
Se o time que estiver com a pontuação máxima e perder o taco, 💱 a contagem dos pontos da dupla cai para a metade.
Quando atingir os pontos necessários deverá derrubar a casinha em jogo das cartas online 💱 que seu parceiro está e cruzar os tacos. Mas se você estiver usando garrafas ou algo que pode ser destruído 💱 não é obrigatório "estourar" ou "derrubar" o objeto em jogo das cartas online questão.
Uma expressão comum no estado do Paraná é "largar os 💱 betes" ou "entregar os betes", que significa desistir de algo ou indignação.[5] Por exemplo: "Se Tropa de elite não ganhar 💱 o Oscar, bom, aí eu largo os betes."
Referências