The Sims 2 (Os Sims 2,jogo de aposta de jogo de futebolportuguês europeu) é um jogo eletrônico de simulação de vida de 2004 desenvolvido no estúdio da Maxisjogo de aposta de jogo de futebolRedwood City, Califórnia, e publicado pela Electronic Arts.
É a sequência do popular primeiro título da série, The Sims.
É a continuação muito vastajogo de aposta de jogo de futebolrelação à versão do anterior e com várias atualizações.
Diferentemente das versões anteriores, agora os personagens ficam velhos, têm personalidade própria e traços genéticos.
O jogo foi lançado oficialmentejogo de aposta de jogo de futebol14 de setembro a 2004 e vendeu 1,5 milhão de cópiasjogo de aposta de jogo de futebolapenas 6 dias, mantendo até hoje o recorde de mais vendas da franquia e o maior jogo para computador da história.
A versão para PC de The Sims 2 foi aclamado pela crítica.
Em 2008, a Tectoy lançou uma versão para Mega Drive 3.[1]
Os Sims envelhecem através de 7 estágios únicos de vida: recém-nascido, bebê, criança, adolescente, (jovem adulto apenas para quem tem a expansão The Sims 2 na Universidade ou Vida de Universitário), adulto e idoso.
Relacionamentos familiares são muito mais integrados nesta versão do The Sims do que na versão anterior.
Enquanto os Sims envelhecem, casam-se e têm filhos, estas relações são gravadas na árvore genealógica da família.
Neste volume da série, os Sims podem ter casamentos e festas mais realistas.
As Sims adultas ficam grávidas e, assim, tem os filhos (ao contrário da versão anterior, onde as crianças simplesmente apareciam milagrosamente dentro de um berço).
Outros acontecimentos únicos como mortes, funerais e o primeiro beijo também tomam lugar no tempo de vida do Sim.
Experiências boas e más são deixadas como memórias e podem afetar o comportamento do Sim.
Os gráficos e o design das casas melhoraram com mais escolhas para casas, design da vizinhança, comida e roupas.
O The Sims 2 Body Shop, uma ferramenta que permite o usuário projetar o corpo de um Sim, roupas ou características genéticas estava disponível já antes do lançamento do jogo.
O design está limitado a meshes 3D já disponíveis e não há a possibilidade de edição, sendo que nada foi feito para possibilitar isto.
The Sims 2 introduz um novo aspecto no jogo: o Medidor de Aspiração.
O Medidor vai de vermelho (mau), para verde (razoável) e dourado (bom) e também pode subir para platina (excelente).
O nível aumenta quando um Sim completa um "desejo" e reduz quando um "medo" se realiza.
Os temores e os desejos podem mudar numa base diária (depois de acordar, depois de ter realizado um medo ou um desejo, etc.
) e são mostrados graficamentejogo de aposta de jogo de futebolestilo de máquina de caça-niqueis na barra de ferramentas do jogo.
Quando o Medidor de Aspiração está alto, as recompensas de aspiração podem ser usadas.
Cada desejo permite-lhe ganhar pontos (quanto mais difícil for o desejo a realizar, mais pontos vale) e os medos realizados fazem com que perca pontos (quanto mais desgostoso for o medo realizado, mais pontos perde).
Há muitas recompensas de aspiração, desde a Árvore de Dinheiro (a que custa menos pontos) ao Elixir da Vida (a que custa mais pontos).
Por exemplo, qualquer Sim que beba o Elixir da Vida ficará mais bem disposto e viverá por mais alguns dias.
Se esta recompensa é usada antes do Medidor de Aspiração atingir o nível dourado - o que indica que o Sim não está muito feliz -, o Sim perde dias de vida.
O Medidor de Aspiração também afeta quanto tempo um idoso irá viver quando entrar nessa mesma fase dajogo de aposta de jogo de futebolvida.
Isto também significa que se o jogo não tiver nenhum desejo ou medo que possa ser realizado, há um novo problema atribuído à vida de um Sim, já que você tem um tempo limitado no qual tem que cumprir as Aspirações, manter as necessidadesjogo de aposta de jogo de futeboldia, progredir na carreira, socializar e possivelmente ter uma família.
Personalidade define o comportamento dos Sims de inúmeras maneiras.
Há 5 traços de personalidade, que os jogadores podem controlar através de "pontos de personalidade", por exemplo, um Sim pode ser um esportista, preguiçoso, ou ter uma personalidade algo entre os dois comportamentos.
Estas são as coisas que não consigo, mas as características determinam a velocidade de habilidades de aprendizagem, a velocidade de redução da necessidade, os tipos de interaçõesjogo de aposta de jogo de futebolque um Sim automaticamente envolvidos, a probabilidade de certas interações ocorrem e as possibilidades de trazer um amigo da escola ou trabalhojogo de aposta de jogo de futebolcasa.
A personalidade também pode ser determinado quando você cria um Sim,jogo de aposta de jogo de futebolparte, a Escolha de signos (como, por exemplo, Áries, Peixes, Leão, Gêmeos, Capricórnio, Câncer, Sagitário, etc.).
Recepção da crítica [ editar | editar código-fonte ]
A versão de PC foi aclamada, recebendo 90% de aprovação no Metacritic[2].
A versão de Nintendo DS teve recepção mista.
Já a versão de Playstation 2, Nintendo Gamecube e a de Xbox teve criticas favoráveis, mas foi duramente criticada por ter só a metade do conteúdo que tinha na versão de PC.[3][4][4]
Pacotes de expansão [ editar | editar código-fonte ]
Os pacotes de expansão do The Sims 2 fornecem funcionalidades adicionais e itens ao jogo.
Geralmente, o pacote de expansão adiciona vários novos elementos de jogabilidade, uma nova vizinhança, uma nova criatura (por exemplo, no Vida de Universitário, zumbis, ejogo de aposta de jogo de futebolVida Noturna, vampiros), e muitos objetos novos.
Foram lançados 8 pacotes de expansões para o jogo.
Coleções de Objetos [ editar | editar código-fonte ]
Ao contrário dos Pacotes de Expansão, as Coleções de Objetos não modificam nada no jogojogo de aposta de jogo de futebolsi, apenas buscam aumentar a quantidade de objetos, roupas e decorações.
Foram lançados, até agora, onze edições especiais do jogo.
Estas edições vêmjogo de aposta de jogo de futebolum box com dois ou mais títulos da linha The Sims 2.
No final de julho de 2014 a EA disponibilizou o jogo de graça comjogo de aposta de jogo de futebolexpansões e coleções de objetosjogo de aposta de jogo de futebolfunção do termino do suporte ao jogo.
Essa promoção foi valida até 31 de julho de 2014.
Requerimentos de sistema [ editar | editar código-fonte ]
Os requerimentos de sistema para o The Sims 2[1] são os seguintes:
Processador de 800 MHz ou superior (para placas de vídeo sem tecnologia T&L requer 2,0 GHz ou superior)Memória RAM 256 MB
Windows 98/ME/2000/XP/Vista/7/8/8.
1/10* (Windows 95/NT não suportados)3.
0 GB de espaço no disco para instalação e 500 MB para jogos salvos é recomendado
Os requerimentos variamjogo de aposta de jogo de futebolcada expansão e se houver mais de cinco expansões instaladas são os seguintes:
Processador de 2,5 GHz ou superior
Memória RAM 1 GB ou mais
NVIDIA GeForce FX 5200, ati radeon 9600 ou superiorWindows 7/8/8.1 e 10.
Espaço no disco depende das expansões e 5 GB para jogos salvos é recomendado Obs: Windows Vista requer um processador ou 3.
0 GHz 1 GB RAM (Dependendo das placas de video o processador precisa ser um Dual Core).
Já houve também vários casos de incompatibilidade e com o Windows 7.
Jogo eletrônico de futebol é um jogo eletrônico de PC, arcade, videogame, e mais recentemente smartphones, que simula uma partida de futebol.
Jogos do tipo manager são aqueles que o player gerencia um clube, podendo ser dirigente, técnico e até jornalista.
Mais recentemente, começaram a aparecer os primeiros Fantasy Games de futebol, como o Cartola FC.[1]
Década de 1970 e os Primeiros Jogos [ editar | editar código-fonte ]
Aquele que é considerado o primeiro jogo de futebol da história dos videogames foi Soccer, lançadojogo de aposta de jogo de futebol1973 pela japonesa Taito.
Criado por Tomohiro Nishikado, o jogo foi lançado para fliperama, com muitas limitações.
O jogador podia controlar apenas dois jogadores (representados por bastões verticais), que emulavam o atacante e o goleiro, tocando a bola sobre uma superfície verde que era o mais próximo de um gramado para os gráficos da época.
Era possível variar a direção e a velocidade dos "chutes".
Para isso, bastava tocar a "bola"jogo de aposta de jogo de futeboldiferentes pontos do bastão que simbolizava os jogadores.
Quem marcasse nove gols primeiro vencia.[2]
Antes de Soccer, já havia um jogo com a palavra "Soccer"jogo de aposta de jogo de futebolseu nome.
Crown Soccer Special, porém, era um pinball, e não um jogo de futebol.
Depois de Soccer, somentejogo de aposta de jogo de futebol1977 outro jogo do gênero viria a ser lançado.
Futebol do Telejogo I, da Philco, com 3 jogadores, ainda era muito parecido com Soccer.
Um ano mais tarde, veio o sucessor: Futebol do Telejogo II trazia 2 jogadores, sendo 1 goleiro, e mais parecida uma partida de futebol de totó
Em 1979, Intellivision Soccer - também chamado de NASL Soccer - foi criado pela Mattel para o console Intellivision.
Ele é considerado o primeiro jogo eletrônico de futebol para consoles, uma vez que ele foi o primeiro a, de fato, levar para a tela da TV algo mais parecido com o que era uma partida de futebol.
[3] O ponto de vista isométrico e o campo com scrolling criados pelo jogo dominariam os games de futebol a partir dos anos 90.
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1979, o jogo "Hockey!/Soccer!", lançado pela Magnavox para o console Odyssey².
Como o nome sugere, o jogo era um combo que trazia futebol e hóquei na mesma fita.[4]
Década de 1980 [ editar | editar código-fonte ]
A partir dos anos 80 o futebol se tornou um tema recorrente nos jogos eletrônicos, com dezenas de títulos lançados todos os anos.
Os consoles Atari, Commodore 64 e arcade foram o grande palco onde desembarcaram os jogos durante esta década.
Porém, a maioria dos títulos ainda trazia a visão com um scroll vertical e visão aérea.
A década começou com o lançamento de Atari Soccer,jogo de aposta de jogo de futebol1980, para o console Atari 2600.
Os gráficos eram simples, mas caprichados para a época, já sendo possível notar a movimentação de pernas dos jogadores.
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1980, aquele que parece ser o primeiro (e por enquanto único) videogame de totó da história.
Futebol Eletrônico, conhecido como Electronic Table Soccer nos EUA e Electronic Table Football na Europa, chegou ao Brasil somentejogo de aposta de jogo de futebol1983.
Em 1982, Football Manager, do console ZX Spectrum Sinclair iniciou um novo gênero de jogo de computador, a simulação do gerenciamento de futebol.
Tambémjogo de aposta de jogo de futebol1982, Pelé's Soccer, para Atari 2600, tornou-se o primeiro jogo do gênero patrocinado por um garoto-propaganda.
Embora o game seja colorido, os gráficos de Pelé's Soccer são bem simples e os jogadores (três de cada lado do campo) parecem pontos com cores diferentes na tela.[4]
Pelé deu o pontapé inicial, mas não foi o único a assinar um game.
O astro inglês Glen Hoddle ("Glen Hoodle Soccer", 1985, para Amstrad CPC) e o craque alemão Lothar Matthäus ("Lothar Matthäus - Die Interaktive Fußballsimulation",jogo de aposta de jogo de futebol1993, para Amiga e DOS, e depois "Lothar Matthäus Super Soccer",jogo de aposta de jogo de futebol1995, para SNES) são dois exemplos de destaque.
Outros nomes, como os britânicos Gary Lineker e Peter Beardsley e o espanhol Emilio Butragueño, também ganharam jogos com seus nomes.[4]
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1982, Soccer Raupisoft surgiu sem a visão por cima dos jogadores e oferecendo uma profundidade parecida com os gráficos 3D.
Os jogadores possuíam detalhes maiores e eram coloridos.
Um ano mais tarde, International Soccer (que recebeu versões não-oficiaisjogo de aposta de jogo de futebolvários territórios, com títulos diferentes), para o Commodore 64, inovou ao trazer nove níveis de dificuldade contra o computador e a possibilidade de dois gamers jogarem no mesmo time.
Neste game, os jogadores tinham traços mais realistas e, ainda que a jogabilidade pareça estranha hojejogo de aposta de jogo de futeboldia, era um notável avanço para a época.[3]
World Cup, para Commodore 64, lançadojogo de aposta de jogo de futebol1984 foi o primeiro a fazer referência a Copa do Mundo no seu título.
Tehkan World Cup, posteriormente conhecido como "Tecmo Cup", lançado para arcadejogo de aposta de jogo de futebol1985, foi o primeiro game que conseguiu produzir algo que lembrasse vagamente um jogo de futebol.
Sua jogabilidade vertical conseguiu tirar os primeiros gritos de gol da garganta dos gamers ao redor do mundo.
O game colocava dois jogadores frente a frente,jogo de aposta de jogo de futebolum gabinete com tela horizontal.
A visão de jogo era superior e o controle dos jogadores se dava por meio de uma trackball.[3]
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1985, Konami's Soccer, lançado para o computador MSX, da Microsoft, foi o primeiro jogo do gênero lançado pela Konami.
Uma curiosidade deste jogo, é que todos os jogadores tinham bigode.
1986 trouxe o primeiro jogo oficial licenciado de Copa do Mundo.
World Cup Carnival, da britânica US Gold, para os consoles Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX Spectrum.
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1986, o obscuro Peter Shilton's Handball Maradona foi lançado para Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX Spectrum.
Ao contrário do que o título pode dar a entender, não se trata de um jogo de handball, mas sim de um game de futebol no qual se controla um goleiro.
A missão do jogador é, claro, evitar gols e melhorar as habilidades do personagem controlado - o próprio Peter Shilton, ex-goleiro da seleção inglesa da Copa do Mundo de 1986, que ficou famoso ao levar um gol de mão (daí o "Handball do título) do craque argentino Diego Maradona.
O jogo foi desenvolvido por uma produtora britânica.[5]
Em 1987, Great Soccer (conhecido por Super Futebol no Brasil), inaugurou a era 8 bits e foi um dos jogos mais vendidos da plataforma.
Com um botão a mais do que seus antecessores, as coisas começaram a ficar mais interessante, como o fato de botões separados para passes rasteiros e altos.
1988 trouxe ao mercado Emlyn Hughes International Soccer, para computadores.
O jogo foi um dos mais desenvolvidos dejogo de aposta de jogo de futebolépoca, com diferenciação de passe, drible e chute.
Ainda era possível editar os nomes dos jogadores e uniformes das equipes.[6]
Goal! (NES, Jaleco, 1989), foi o pioneirojogo de aposta de jogo de futebolalguns aspectos: era possível regular quanto tempo duraria o jogo, faltas e impedimentos eram pela primeira vez adicionados ao jogo (e o juiz a maioria das vezes errava nas marcações) e um dos primeiros a incluir o cara-ou-coroa inicial, com a possibilidade de escolher bola ou campo.
Encerrando a década, World Cup Italia '90, da US Gold (conhecido no Brasil como Sega Soccer, de 1989, lançado para Master System e Mega Drive), o primeiro a permitir a seleção de jogadores antes de entrarjogo de aposta de jogo de futebolcampo e a trazer o goleiro controlado pelo jogador.
Além disso, ele trouxe como inovação a mudança de câmera quando dos chutes a gol, para que o player pudesse visualizar a bola entrando ou não na rede.
Outras coisas interessantes no jogo foram as animações nas cobranças de bola parada ou na comemoração do gol.
Simples telas que faziam a diferença na época.
Porém, nele ainda não havia faltas, nem impedimentos.
Porém, o melhor game de futebol da época é Kick Off, da britânica Anco Software.
Desenvolvido por Dino Dini, um dos maiores entusiastas dos jogos de futebol, a partir de um projeto de Steve Screech (que ficaria a cargo das sequências do jogo depois que Dini deixou a Anco,jogo de aposta de jogo de futebol1992), o game, lançado para os principais computadores domésticos do mercado europeu da época, como o Amiga e o Amstrad CPC, ganhou inúmeros prêmios e até mesmo uma sequência (Super Kick Off, Mega Drive/Super NES/Game Boy, US Gold, 1992).
O game marcou início da individualidade dos jogadores, com diferentes atributos, além de ter sido o primeiro a dar nome aos jogadores, mas retrocedeu no ângulo de visão (ele adotava uma visão do topo)[3].
Porém, com uma jogabilidade ágil e um campo de maiores proporções, ele deteve a supremacia durante alguns anos.
Década de 1990 - Primeiros Gamesjogo de aposta de jogo de futebol3D e Início da rivalidade "Konami x EA Sports" [ editar | editar código-fonte ]
De 1990 a 1993 - Primeiros "craques fictícios" [ editar | editar código-fonte ]
Na década de 1990, os atletas virtuais ganharam feições idênticas às suas contrapartes reais.
Juízes e torcida foram incorporados.
A tecnologia por trás do game (chamada de engine) incluiu dribles, chutes com efeito, carrinhos e até mesmo as comemorações após um gol.[7]
O primeiro jogo da década, World Championship Soccer (Sega, 1990, Mega Drive), foi baseado na Copa de 1990, e inaugurou a era 16 bits, mas manteve o ângulo de visão superior ao campo.
Super Formation Soccer, da Human, de 1991, trouxe uma visão bastante diferente de outros games de futebol – a câmera traseira afastava-se ou aproximava-se conforme o ataque chegava perto do gol, podendo mostrar o campo inteiro a partir da linha de fundo.
Em 1992, alguns games interessantes foram lançados: Primeiro Super Sidekicks, lançado pela SNK para o seu console, o Neo Geo, já mostra esta melhora gráfica dos anos 90 nos jogos de futebol.
Os jogadores possuem um desenho mais detalhado e o jogo é todo animado, mais estimulante do que outros games.
É possível fazer gols de bicicleta e de outras formas criativas, além de poder dar carrinhos, empurrões e até faltas mais violentas graças à jogabilidade de estilo puramente arcade.
Sem licenças oficiais, o jogo foi um sucesso também nos fliperamas e, a partir da terceira versão, já trazia alguns jogadores com nomes fictícios, mas bem parecidos com seu nome de verdade, como Roman, que deveria ser o Romário.
Depois, Sensible Soccer, da Sensible Software, diminuiu as mecânicas principais do futebol aos seus elementos mais puros, trazendo uma jogabilidade interessante para os aficcionados.
Foi o primeiro a desafiar a supremacia do Kick Off (apesar de apresentar jogabilidade praticamente idêntica ao mesmo), graças ao novo conceito de ligas, com um total de 168 equipes.
Versões futuras deste game, como "Sensible World of Soccer", de 1994, inovaram ao trazer um modo carreira e equipes dos seis continentes.
Em 2017, "Sensible World of Soccer" foi eleito o melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos pela revista inglesa Four-Four-Two, que fez o seguinte comentário: "A escolha de Sensible World of Soccerjogo de aposta de jogo de futebolprimeiro no lugar de PES e FIFA Soccer é que, ao contrário dos outros, que precisaram de anos de evolução, o Sensible trouxe uma evolução incrível.
Mais de 24 mil jogadores e 1,5 mil times estavam na base de dados desse jogo de Mega Drive".[6]
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1992, Championship Manager, criada por Paul e Oliver Collyer da Sports Interactive, iniciou uma série de jogos de simulação do gerenciamento de futebol que vive até os dias atuais, embora sob o novo nome de Football Manager depois que a Eidos Interactive (atual Square Enix Europe) desfez a parceria com a SI e ficou com os direitos da série (a SI manteve o código-fonte e encontrou uma nova distribuidora, a Sega, para dar continuidade à série sob o novo nome; a Eidos continuou a fazer jogos com o título Championship Manager, porém sem o mesmo sucesso de público ou crítica).
Tambémjogo de aposta de jogo de futebol1992 tem-se o lançamento do segundo jogo eletrônico de futebol lançado pela Konami, trazendo ainda mais expertise para empresajogo de aposta de jogo de futeboljogos deste gênero (o que faria diferença 10 anos depois).
Konami Hyper Soccer foi lançado para o Nintendinho.
Ele trazia um visual bastante detalhado, considerando as capacidades do console 8-bits.
Havia ainda requintes como a bola aumentar de tamanho conforme era chutada para o alto.[3]
No mesmo ano tem ainda Tecmo World Cup 92, aparentemente o primeiro a conter cartões amarelos e vermelhos.
Continuando no ano de 1992, "Striker" foi lançado para os principais sistemas da época.
Ele era um game de futebol com scroll horizontal.
Ao contrário de jogos como "Sensible Soccer", a câmera era posicionada como se estiver sobre um dos gols, dando uma falsa sensação de 3D.
O visual do jogo era detalhado e ele também contava com outras modalidades do esporte, como futebol de salão.[3]
Por fim, 1992 marca ainda o lançamento de World Trophy Soccer (Virgin Interactive/Krisalis Software, para Mega Drive; conhecido como European Club Soccer na Europa e contendo apenas os principais clubes desse continente), o primeiro a conter um craque fictício de renome: Jose Argot.
Ele também foi um dos primeiros a permitir a possibilidade de editar os uniformes das equipes.
Tanto camisa, quanto meiões e calções.
O jogo trocava quando uma (ou mais) dessas partes era repetida entre os timesjogo de aposta de jogo de futebolcampo.
Ou seja, dois times de meião da mesma cor, nem pensar! Além disso, ele foi o primeiro com a opção de substituição de jogadores e o primeiro no qual foram colocados números às costas das camisas dos jogadores.
Tony Meola's Sidekick Soccer (ElectroBrain, SNES, 1993) tinha placas a beira do campo com patrocínios reais.
Além disso, ele foi o primeiro a usar uma câmera traseira, dentro do campo, que girava constantemente para que o time que estava atacando ficasse sempre de frente para a meta.
Ele foi produzido utilizando os efeitos gráficos provenientes do Mode 7 do console da Nintendo - que simulava uma sensação de movimentosjogo de aposta de jogo de futebol3D.
Foi trazido para o mercado latino-americano com o nome de Super Copa.
Já no Japão, o título foi batizado de "Ramos Rui no World Wide Soccer",jogo de aposta de jogo de futebolhomenagem ao brasileiro naturalizado japonês, Ruy Ramos.[5]
1993-1994: Início da rivalidade "Konami x EA Sports" [ editar | editar código-fonte ]
O ano de 1993 é marcado pelo início da série FIFA International Soccer - franquia de sucesso produzida pela Eletronic Arts que se mantém como referênciajogo de aposta de jogo de futebolgames de futebol até hoje.
Fifa 94, baseado nas Eliminatórias da Copa de 1994, foi lançado para Mega Drive e SNES.
Ele rompeu a era de jogos de 16 bits, resgatando a câmera isométrica do Intellivision Soccer, e sendo o primeiro a ter uma licença oficial da entidade mundial do futebol.
1994 foi um ano que trouxe bons lançamentos.
Um deles é Pelé II: World Tournament Soccer, para Mega Drive.
Esse não foi o primeiro game a levar o nome de Pelé: a primazia coube a "Pelé's Soccer", lançado para Atari.
E, mesmo no Mega Drive, houve outro jogo que usou o nome do Rei do Futebol, "Pelé!", de 1993.
Ainda assim, "Pelé II: World Tournament Soccer" foi o mais conhecido deles.
O jogo tinha uma estranha característica de que a arbitragem possuía uma interpretação "própria" da regra do jogo e a jogabilidade bastante travada.
Não obteve muito sucesso.[5]
Outro bom jogo de 1994 é World Championship Soccer 2, jogo de Mega Drive que foi pouco vendido na época de seu lançamento.
Na década de 2010, porém, este jogo acabou virando uma febre entre os "adoradores de antiguidade" depois que foi divulgado que Jon Hare (um dos mais famosos desenvolvedores de jogos de futebol) participou da criação do jogo.[6]
Virtua Striker, também de 1994, para arcades, foi um dos inovou com os seus Passes longos, passes curtos, chutes diferenciados, e desarmes.
Jogado na horizontal (um dos primeiros a fazer isso), o jogo dava essas opções e ainda contava com 18 seleções mundiais jogáveis.[6]
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1994, a produtora japonesa Jaleco lança World PK Soccer, que vemjogo de aposta de jogo de futeboluma máquina de fliperama no mínimo inusitada, que simula uma cobrança de pênaltis, no qual o jogador deve chutar um objetojogo de aposta de jogo de futebolformato de bola.[8]
Tambémjogo de aposta de jogo de futebol1994, a Konami lançou aquele que é considerado o melhor jogo de futebol 2D de todos os tempos.
International Superstar Soccer trouxe várias inovações para a época:
Fisionomia dos jogadores: Primeiro jogojogo de aposta de jogo de futebolque se foi possível reconhecer os jogadores pela fisionomia.
Atributos como estilo de cabelo e cor da pele só passariam ser diferenciadosjogo de aposta de jogo de futeboloutras franquias a partir da geração 32 bits.
Narração: primeiro videogame de futebol a incluir comentáriosjogo de aposta de jogo de futeboláudio que fossem além do grito do gol.
Scenario Mode: A partida começa com o jogo jájogo de aposta de jogo de futebolandamento.
Assim, são apresentadas várias situações adversasjogo de aposta de jogo de futebolque o jogador deve conseguir a vitória para completar.
Este jogo definiu a jogabilidade dos games seguintes, além do campo de visão lateral.
Nesta época, porém, os games ainda não tinham a licença da FIFPro (entidade que representa os jogadores profissionais.
), e por isso os nomes dos jogadores eram fictícios.
Até hoje, nomes como Janco Tianno, Rico Salazar, Tito Mancuso, Roberto Favaro, H.
van Smeiter e Jose Pasualdo (todos do FIFA 94) e Allejo, Gomes, Beranco, Carboni, Galfano, Murillo (International Superstar Soccer) são inesquecíveis aos gamers dessa época.
Com o sucesso de Fifa 94, a EA Sports não demorou para lançar Fifa 95, o primeiro da série a contar com clubes, inclusive as novatas equipes brasileiras nos gramados virtuais.
O sucesso de International Superstar Soccer fez com que surgissem até versões crackeadas, como Campeonato Brasileiro 95, só com equipes brasileiras.
Por isso, pode-se dizer que ele se tornou o primeiro game de futebol a ter versões hackeadas realmente bem sucedidas.
Em 1996, a Konami lança o sucessor de International Superstar Soccer.
International Superstar Soccer Deluxe fez tanto sucesso quanto seu antecessor.
Em 1997, a EA lançou FIFA 98, que foi o primeiro jogo do gênero com uma trilha-sonora.
Depois dele, este item se tornou peça importante dos jogos.
Desde então, a EA tem uma divisão própriajogo de aposta de jogo de futebolLos Angeles, chamada EA Trax, responsável apenas por selecionar as canções que vão embalar o jogador durante as partidas.
O ano de 1998 marca o lançamento de International Superstar Soccer 64, da Konami, com jogadoresjogo de aposta de jogo de futebol3D, e World Cup 98, o primeiro jogo da EA dedicado às Copas do Mundo.
Ele iniciou uma tendência caça-níqueis da EA Sports: A cada ano de Copa ou de Eurocopa, os gamers são agraciados com novos jogos exclusivos para estes torneios.
Outros títulos além de "FIFA x International Superstar Soccer" [ editar | editar código-fonte ]
As franquias FIFA International Soccer e International Superstar Soccer fizeram com que, desde então, até os dias atuais, Konami e EA Sports passassem a dominar o mercado de jogos de futebol.
Por isso, títulos interessantes, seja no aspecto técnico, seja no aspecto de diversão, passaram quase que despercebidos nesta década[4].
Entre os títulos de destaque, estão:
Década de 2000 - Febre "Winning Eleven" e os primeiros "Simuladores de Futebol" [ editar | editar código-fonte ]
A Década de 2000 se inicia com o surgimento do PlayStation.
O console da Sony tornou-se o mais vendido da história e não houve jogo de futebol mais popular para ele que o Winning Eleven, franquia da Konami que se tornaria antecessora do PES.[7]
O primeiro Pro Evolution Soccer (conhecido como Winning Eleven 5 nos mercados japonês e norte-americano), trazia modelosjogo de aposta de jogo de futebol3D dos jogadores e uma jogabilidade até então nunca vista, bastante fluida e fácil de se adaptar.
Winning Eleven 5 foi um marco, e iniciou a chamada "febre Winning Eleven", que se alastraria durante toda uma década.
De 2000 a 2010, a Konami dominou o mercado.
O problema era que a EA Sports apostava somentejogo de aposta de jogo de futebolgráficos realistas, mas perdia muitojogo de aposta de jogo de futeboljogabilidade.
A Konami, porjogo de aposta de jogo de futebolvez, sufocavajogo de aposta de jogo de futebolrival com gráficos cada vez melhores e uma jogabilidade muito boa.
Não a toa, Pro Evolution Soccer 6, de 2006, foi eleito,jogo de aposta de jogo de futebol2017, pela revista inglesa FourFourTwo, como o segundo melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos, atrás apenas de Sensible World of Soccer.
A revista fez o seguinte comentário a respeito do jogo: "Melhor jogo da série PES, o jogo para PS2 revolucionou os games de futebol.
Além de passe e chute precisos, o jogo trouxe melhor movimentação dos jogadores sem a bola, estilos de corrida únicos para cada jogador, formas diferentes de cobranças de falta".[6]
Foi por volta de 2005 que a EA decidiu levar a série FIFA para o lado da simulação, que traz uma experiência mais fiel à realidade, ou seja, com dificuldades e peculiaridades que podem ser vistasjogo de aposta de jogo de futebolreais partidas de futebol.
Assim, a EA conseguiu alcançar a liderança deste mercado a partir de FIFA 10, estabelecendo um novo nicho nos games de futebol.
A Konami abriu espaço para a concorrente com a falta de inovação.[12]
Apenas no Brasil o PES foi o game de futebol mais vendido neste período.
Segundo Edivaldo Junior, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), as versões piratas do PES (entre as quais os populares "Bomba Patch") possuíam competições como o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, escalações semprejogo de aposta de jogo de futeboldia com as transações reais e narradores brasileiros, como Galvão Bueno, o que ajudou a Konami.
Para ele, "se hoje o Brasil é o mercado que mais vende cópias de PES no mundo, a Konami tem de agradecer à pirataria."[7]
Voltando alguns anos,jogo de aposta de jogo de futebol2000, Mia Hamm Soccer 64, da SouthPeak Interactive, para Nintendo 64, torna-se o primeiro jogo só com jogadoras de futebol feminino.
[13] Entretanto, o jogo foi convertido diretamente de um título de futebol masculino, Michael Owen's World League Soccer 2000, lançado somente na Europa.
Voltando ao ano de 2003, Pro Beach Soccer, desenvolvido pela "PAM Development", inovou ao ser o primeiro game de futebol de areia.
Novamentejogo de aposta de jogo de futebol2005, a EA Sports lança a série Fifa Street.
Com um enfoque mais voltado para os dribles (e não para uma partida de futeboljogo de aposta de jogo de futebolsi), o game chamou logo a atenção pelajogo de aposta de jogo de futebolabordagem mais descontraída do esporte.
O jogo colocava várias seleções famosas para disputarem partidas 4×4jogo de aposta de jogo de futebolcampos de rua.
Neste jogo, não era só gol que valia ponto: o "drible humilhante" também dava pontuação ao jogador.
Este enfoque de variação da linha dos jogos eletrônicos de futebol, buscando novos nichos, seria o ponto que marcaria a década seguinte.
Por fim, 2005 marca ainda o lançamento de Football Manager, que levou o 3D aos games de gerenciamento de equipes, que até então possuíam visual simplório.
Mais uma vez, esta polarização "Konami x EA Sports" deixou no anonimato alguns games inovadores, como Football Kingdom (Namco - 2004), que trouxe um sistema de passes mais completo do que tudo já visto até então, com opções de passar a bola pelo chão, por cima, com curva ou à frente do recebedor do passe, num lançamento, e inovador também nas animações e na física da bola; Sensible World of Soccer 02/03 (Sensible Software - 2002), que deu sequência a renomada franquia Sensible Soccer, de 1992]], com um visual renovado, e interessante para a época; e Red Card Soccer (Midway/Point of View - 2002) e seu futebol "mais pegado".
Em 2012, Este jogo foi eleito um dos 15 jogos esportivos mais violentos de todos os tempos.[14]
A década de 2010 é marcada pela presença - e busca - de alguns novos nichos no mercado.
É nesta década que começam a aparecer os primeiros Fantasy Games de futebol, como o Cartola FC.
[1] Além disso, é aqui também que aparecem os primeiros indie games para celulares e smartphones[15].
Dentre os quais, pode-se citar:
Score! World Goals - Seu objetivo é o de reproduzir jogadas reais de goos de jogos clássicos.
Para isso, antes de cada desafio, o usuário verá um mapa com a visão aérea do campo de jogo mostrando o trajeto da bola naquela jogada.
Head Soccer - é um jogo de futebol bem diferente.
São apenas dois jogadores, que jogam um contra o outro.
Só existem dois movimentos: ir para a direita, ir para a esquerda, pular e chutar.
Run Ronaldo Run - você controla o Ronaldo fenômeno emjogo de aposta de jogo de futebolforma mais redonda possível.
Nele você tem que desviar de obstáculos e chutar a bola antes que o argentino Crespo chute.
Em 2012, a EA lança FIFA 13, o primeiro game de futebol compatível com Kinect, PlayStation Move e Wii U GamePad.
Com o Kinect, por exemplo, é possível substituir jogadoresjogo de aposta de jogo de futebolcampo ou mudar táticas e formações do time apenas com a voz, sem parar a partidajogo de aposta de jogo de futebolnenhum momento.
[16] Já com o PS Move, é possível direcionar os passes e chutes, além de organizar movimentos de outros jogadores que não estão com a bola.
[17] Por fim, com o Wii U GamePad, os players podem ver a ação da perspetiva de quem estájogo de aposta de jogo de futebolcampo, fazer pontaria com exatidão nos remates à baliza, levar companheiros de equipa que estejam próximos de si a marcar ou retirar a posse da bola a adversários e muito mais.[18]
Em 2013, Futsal Manager torna-se o primeiro manager de futsal.[19]
Em 2014, a EA Sports criou o FIFA World, que é uma competição dos jogos da franquia FIFA no universo dos e-sports.[20]
Em 2014, a Konami inovou, e seu PES 2014 foi o primeiro jogo dos consoles domésticos a conter a variante do Futsal.[21]
Em 2015, a Konami mais uma vez largou na frente.
PES 2015 tonou-se o primeiro jogo eletrônico de futebol do serviço de streaming da Samsung chamado GameFly.[22]
Tambémjogo de aposta de jogo de futebol2015, FIFA 16 torna-se o primeiro a conter equipes masculinas e femininas.
[13] O futebol feminino é mais cadenciado e menos explosivo que o masculino, e essas características estão preservadas dentro do game, já que trata-se de um game que tem como características ser um Simulador.[23]
Em 2017, com o FIFA 18, foi-se usado pela primeira vez,jogo de aposta de jogo de futeboljogos eletrônicos de futebol, uma personagem feminina controláveljogo de aposta de jogo de futebolum modo História.[24]
Fora do oligopólio mantido pela EA e Konami, uma novidade de destaque foi Rocket League (2015), título inovador lançadojogo de aposta de jogo de futebolvárias plataformas no qual as partidas são disputadas por carros.
Tal proposta não é exatamente uma novidade no mundo dos jogos: Street Racer (1994), da Ubisoft, e Excitebike 64 (1999), da Nintendo/Left Field, já traziam modos de futebol motorizado; Rocket League, no entanto, foi o primeiro a ter esse modo de jogo como foco principal.
Lista com os Melhores de Todos os Tempos [ editar | editar código-fonte ]
Em fevereiro de 2017, a revista inglesa Four-Four-Two elegeu os 23 melhores Jogos eletrônico de futebol.
A lista, que conta como jogos de todas as épocas e todos os estilos, está abaixo[6]:
Lista de Jogos Oficiais da Copa do Mundo [ editar | editar código-fonte ]
O primeiro título licenciado pela Fifa foi World Cup Carnival, lançado para a Copa de 1986, no México.[25]
Desde 1997, a EA Sports detém os direitos de explorar a marca "Copa do Mundo FIFA"jogo de aposta de jogo de futeboljogos eletrônicos.[26]
Os primeiros jogos apresentavam apenas sons da estática quando havia um gol.
Mais tarde vieram os gritos das torcidas, o contato da bola com o pé do jogador (inicialmente "estático", ganhando depois contornos reais de um toque) e o apito do juiz.
Este quadro começou a mudar a partir da década de 1990.
Atualmente, esse processo evoluiu de tal forma que já há até um texto específico lido pelo narrador virtual, exaltando alguma das qualidades dos jogadores.[27]
Em Super Soccer (SNES, 1992) já era possível ouvir o grito da torcida, o grito de gol, o apito do arbitro e uma musica de fundo para animar mais os jogadores.
2 anos mais tarde, International Superstar Soccer inovou ao trazer mais falas do narrador.
Já era possível percebe-lo dizer "Yes!" "Gooool", "Kick off", "yellow card", "fault".
Em International Superstar Soccer Deluxe o progressojogo de aposta de jogo de futebolrelação à narração já é visível.
Nesta época, foram inseridos algumas falas na narração: "Long Ball" na hora de um passe logo, "Long shot!" pro arremate propriamente dito e algumas outras falas no andamento do jogo.
Mesmo as entradas mais violentas ganharam uma pergunta indignada do narrador: "No fault?"[27].
Super Sidekicks 3 - The Next Glory (Arcade - 1995) foi o primeiro a usar um narrador famoso do Brasil.
O escolhido foi Luís Alfredo, na época narrador do SBT
Campeonato Brasileiro 96, uma versão hackeada de International Superstar Soccer Deluxe trouxe uma narraçãojogo de aposta de jogo de futebolportunhol, com frases como "Grande jugada!", "Chutou, que lindo!"[27]
Em Winning Eleven 3, de 1998, já havia um narrador oficial.
Coube a John Kabira esta tarefa.
Porém, até aqui, os jogos de futebol que continham narrações, se baseavam apenasjogo de aposta de jogo de futebolpoucas falas, como nos nomes dos jogadores, no grito de gol ejogo de aposta de jogo de futebolalguns lances com pequenas falas como: fault, yellow card, off side, red card, free kick, corner kick.
Coube a FIFA 99, inserir um leque bem considerável de falas nas suas narrações deixando o jogo com uma característica mais envolvente com narrações mais fluidas e que na época muitos fãs ficavam mais empolgados e passavam a sentir-se como se realmente estivesse no jogo.
A narração ficou a cargo do inglês John Motson, e os comentários com Andy Gray.[27]
Um ano depois veio a primeira narração oficialjogo de aposta de jogo de futebolportuguês, com o FIFA 2000.
As vozes ficaram por conta de Milton Leite (narração) e Orlando Viggiani (comentários).
Já a trilha sonora começou com FIFA 98.
Depois dele, este item se tornou peça importante dos jogos.
Lista de Narrações e Comentários Oficiaisjogo de aposta de jogo de futebolPortuguês [ editar | editar código-fonte ]
Jogos de Futebol com Garoto Propaganda [ editar | editar código-fonte ]
Jogos de Futebol com Nomes de Clubes [ editar | editar código-fonte ]
Jogos de Futebol Alternativos [ editar | editar código-fonte ]
Serão aqui elencados os jogos de futeboljogo de aposta de jogo de futebolque os jogadores são personagens de filmes, animes e desenhos de sucesso.
Ou seja, esses jogos buscam o público infantil.
Nesses casos a jogabilidade é estilo arcade e os personagens possuem vários super poderes.
Em 1990, ProSoccer 2190 (produtora: Vulture), do console Amiga, é um jogo de futebol futurístico passado 200 anos no futuro.
Dois anos depois, a SNK lançou Soccer Brawl, com um apelo parecido.
Trata-se de um jogo de futebol futurístico, onde o campo é fechado, os jogadores são ciborgues e não há faltas.
É quase uma pelada aonde vale tudo.
O primeiro jogo de futebol para consoles domésticos com este "apreço" foi Battle Soccer: Field no Hasha (SNES, 1992).
Nele, era possível jogar com Ultraman, Kamen Rider, Gundam e Godzilla.
Em 1993 veio Kunio Kun no Nekketsu Soccer League protagonizado pelos personagens brigões da série "River City Ransom".
Este jogo é bem parecido com Nintendo World Cup, de 1990.
Depois veio Tiny Toon Adventure: ACME All Stars, lançado pela Konami para Mega Drive e SNES,jogo de aposta de jogo de futebol1994.
Tambémjogo de aposta de jogo de futebol1994, a Capcom lançou Mega Man Soccer.
Aindajogo de aposta de jogo de futebol1994, Wild Cup Soccer, cujo objetivo é marcar mais gols ou matar mais jogadores do time adversário.
Para encerrar o ano de 1994, Dolucky's A-League Soccer traz como jogadores gatinhos e bichinhos fofinhosjogo de aposta de jogo de futebolcampo.
Em 1996, a Mizuki lança o vídeo interativo para o Sega Saturn "Isto é Zico: Zico no Kangaeru Soccer".
Em 2002, a Sega lança Sega Soccer Slam, com os seus personagens.
Em 2006, veio Super Mario Strikers, lançado pela Next Level Games para Nintendo Game Cube.
Um ano mais tarde veio seu sucessor.
Mario Strikers Charged foi desenvolvido para Nintendo Wii.
Em 2008, Inazuma Eleven, do Nintendo DS, foi desenvolvido pela produtora Level-5
Por fim, pode-se citar:
Jogos de Outros Gêneros Cujo Tema é o Futebol [ editar | editar código-fonte ]
Os jogos da franquia Captain Tsubasa (o primeiro foi lançadojogo de aposta de jogo de futebol1990, para NES) são jogos de futebol com elementos de RPG.
Ou seja, além de jogar uma partida de futebol, você também faz as vezes de técnico, onde se diz aos jogadores o que devem fazer – chutar, passar, dar carrinho, etc.
X the Ball (Arcade, 1992) - Com uma ficha, o jogador pode fazer 5 palpites para adivinhar onde que está a bola, por análise detalhada da visão dos jogadores.
Jogo de futebol ao melhor estilo Carmen San Diego.
Soccer Kid (SNES, 1993) - É um jogo de plataforma cujo objetivo é guiar um garotinho através de vários níveis a procura dos 5 pedaços da taça da Copa do Mundo que foi roubada.
A bola é usada como arma para eliminar os inimigos.
O garoto faz embaixadinhas, dá bicicletas e cabeceia a bola entre outras jogadas típicas do futebol.
Marko's Magic Football - Versão para Mega Drive de Soccer Kid.
Neste jogo seu objetivo é derrotar o Coronel Brown e suas criaturas do esgoto com a ajuda dejogo de aposta de jogo de futebolbola de futebol mágica.
Go! Go! Beckham! Adventure on Soccer Island (GBA, 2002) - Jogo ao melhor estilo plataforma.
O personagem principal é o ex-jogador David Beckham, que usa seus superpoderes com a bola para derrotar os adversarios.
Jogos de Pinball com a Temática Futebol [ editar | editar código-fonte ]A.
G Soccer-Ball (1991) - Alvin G.
World Challenge Soccer (1994) - Gottlieb
World Cup Soccer (1994) - Midway
Flipper Football (1996) - CapcomReferências