O Campeonato Mundial de Voleibol Masculino é uma competição de voleibol organizada pela
Federação Internacional de Voleibol (FIVB) a cada 💴 quatro anos. Foi a primeira
competição internacional promovida por esta entidade.
A história do Campeonato Mundial
remonta aos primórdios de voleibol 💴 como um esporte profissional de alto nível. Uma das
principais motivações para a criação da FIVB em jogo de aposta esporte 1947 foi 💴 a necessidade de fundar
uma instituição capaz de organizar torneios que envolvessem times de diversos
continentes. A primeira medida concreta 💴 neste sentido foi tomada já dois anos mais
tarde, com o estabelecimento da primeira edição desta competição, ainda restrita à
💴 Europa e contando apenas com times masculinos. Em jogo de aposta esporte 1952, foram incluídos times
asiáticos e uma versão feminina do torneio, 💴 que passou a ser disputado em jogo de aposta esporte ciclos
de quatro anos. Na edição seguinte, já participavam igualmente equipes dos três
💴 continentes americanos.
Em 1964, o voleibol foi incorporado ao programa dos Jogos
Olímpicos. Para evitar coincidência de datas, os ciclos do 💴 Campeonato Mundial foram
atrasados em jogo de aposta esporte dois anos após a quarta edição (1960), passando a alternar-se com as
Olimpíadas. A 💴 partir de 1970, times da África já disputavam o torneio, atingindo-se
assim o objetivo original de ter representantes das cinco 💴 confederações continentais
envolvidos nas disputas.
O número de participantes do torneio mudou diversas vezes ao
longo dos anos. Acompanhando o crescimento 💴 de popularidade do voleibol em jogo de aposta esporte escala
mundial, ele aumentou em jogo de aposta esporte passo constante até superar a marca das vinte 💴 equipes na
década de 1970 e em jogo de aposta esporte parte da década de 1980, foi reduzido então para apenas
dezesseis na 💴 década de 1990, sendo em jogo de aposta esporte seguida finalmente fixado em jogo de aposta esporte vinte e
quatro, a partir de 2002. Dentre as 💴 competições organizadas pela FIVB, o Campeonato
Mundial é hoje a mais abrangente, e uma das mais importantes, equiparando-se em jogo de aposta esporte
💴 prestigio ao Torneio Olímpico de Voleibol.
Até 1974, a nação sede organizava as duas
modalidades do torneio, tanto a masculina quanto 💴 a feminina - com uma única exceção em
jogo de aposta esporte 1966/1967, quando os eventos ocorreram em jogo de aposta esporte anos diferentes. A partir 💴 da década
de 1980, esta prática caiu em jogo de aposta esporte desuso. Nos últimos anos, todavia, ela voltou a ser
observada quando 💴 a competição foi realizada no Japão, o que ocorreu em jogo de aposta esporte 1998 e
2006.
A história do Campeonato Mundial mostra claramente 💴 como o voleibol foi um esporte
originalmente dominado por times europeus.
As primeiras duas edições do torneio foram
vencidas pela União 💴 Soviética. Após chegar duas vezes sem sucesso à final, a antiga
Checoslováquia conquistou finalmente o ouro em jogo de aposta esporte 1956. Seguiram-se 💴 mais duas
vitórias para os soviéticos, em jogo de aposta esporte ambos os casos sobre os checos, que obtiveram
então em jogo de aposta esporte 1966 💴 o seu segundo título na competição.
Em 1970, a Alemanha Oriental
bateu a Bulgária nas finais e obteve o seu primeiro 💴 e único Campeonato Mundial. Na
edição seguinte, a União Soviética ameaçou reassumir o lugar mais alto do pódio, mas
terminou 💴 derrotada pela Polônia nas finais. Os soviéticos, todavia, confirmaram a sua
liderança vencendo, pela terceira vez, duas edições consecutivas do 💴 torneio.
Em 1986,
teve lugar o primeiro confronto relevante entre os Estados Unidos e a União Soviética
após os boicotes olímpicos 💴 de 1980 e 1984. Como seria o caso dois anos mais tarde, nas
Olimpíadas de Seul, o resultado final favoreceu 💴 os americanos. A Itália dominou
completamente o torneio na década de 1990, vencendo todas as três edições que ocorreram
nesta 💴 década (1990, 1994 e 1998).
No início do século XXI, o Brasil tornou-se o maior
expoente do voleibol mundial. Em jogo de aposta esporte 💴 2002, os brasileiros retornaram à Argentina para
reclamar o ouro que haviam perdido vinte anos antes como vice-campeões de 1982.
💴 Defensor do título, mostrou força no torneio seguinte em jogo de aposta esporte 2006 e conquistou o
bicampeonato sobre a Polônia. Em jogo de aposta esporte 💴 2010 conquistou seu terceiro título consecutivo
com uma vitória sobre Cuba, igualando o feito da Itália na década anterior.[1] A
💴 sequência de títulos brasileiros foi quebrada em jogo de aposta esporte 2014, quando a Polônia
aproveitou-se do fato de sediar a competição para 💴 vencer o torneio pela segunda vez,[2]
repetindo a vitória na final sobre os brasileiros em jogo de aposta esporte 2024.
Até hoje, foram
disputadas 💴 20 edições do Campeonato Mundial: dezesseis foram vencidas por times
europeus (União Soviética 6 vezes; Itália 4; Polônia 3; Checoslováquia 💴 2; Alemanha
Oriental, 1), e apenas quatro por times de outros continentes (Brasil três vezes e
Estados Unidos uma).
Formato da 💴 competição [ editar | editar código-fonte ]
O formato
do Campeonato Mundial tem sido constantemente adaptado para ajustar-se ao número de
💴 participantes do torneio. Algumas das regras que são usualmente praticadas
incluem:
Contempla um total de 24 equipes participantes.
O processo de qualificação
💴 para o Campeonato Mundial é longo e difícil, durando em jogo de aposta esporte alguns continentes mais de
dois anos.
Os times que sediam 💴 o evento e os campeões da última edição estão
automaticamente qualificados.
O total de vagas concedido a cada confederação
continental é 💴 determinado pela FIVB: a Europa costuma ter o maior número, enquanto a
África e a América do Sul geralmente tem 💴 o menor número.
Para participar do Campeonato
Mundial, cada equipe deve classificar-se em jogo de aposta esporte uma série de torneios qualificatórios,
dependendo de 💴 jogo de aposta esporte posição no Ranking Mundial da FIVB. Times mal posicionados podem ter
de disputar até três torneios desta natureza para 💴 assegurarem uma vaga; times bem
posicionados usualmente disputam apenas um.
A competição é dividida em jogo de aposta esporte pelo menos
duas fases: uma 💴 preliminar e uma final. Conforme o número de equipes, pode ser
necessário disputar igualmente uma ou mais fases intermediárias.
Na fase 💴 preliminar, os
times são organizados em jogo de aposta esporte chaves. Cada time realiza uma partida contra todos os
outros times em jogo de aposta esporte 💴 jogo de aposta esporte chave.
Quando todas as partidas da fase preliminar foram
disputadas, os n melhores times em jogo de aposta esporte cada chave qualificam-se para 💴 a(s) fase(s)
seguinte(s), e o restante deixa a competição. O valor de n depende do número de times
participantes e 💴 do formato que será adotado nas finais.
melhores times em jogo de aposta esporte cada
chave qualificam-se para a(s) fase(s) seguinte(s), e o restante 💴 deixa a competição. O
valor de depende do número de times participantes e do formato que será adotado nas
finais. 💴 A FIVB já empregou diversos formatos diferentes para as finais. Há alguns anos,
parece haver consenso de que pelo menos 💴 as semifinais e as finais devem ser disputadas
em jogo de aposta esporte cruzamento olímpico.
Para as quartas de final, emprega-se usualmente uma de
💴 duas soluções: ou repete-se o modelo da preliminar, em jogo de aposta esporte que os times são
organizados em jogo de aposta esporte chaves e jogam 💴 todos contra todos; ou adota-se o confronto direto
por cruzamento olímpico. Neste caso, podem ser necessárias rodadas intermediárias
adicionais para 💴 reduzir o número de equipes para oito.
As regras para a convocação de
atletas são bastante rígidas. Cada time só pode 💴 indicar catorze atletas, e trocas fora
dos prazos legais não são permitidas nem mesmo no caso de acidentes.
Quadro de medalhas
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Notas e referências
Notas