Muito se diz sobre o pilates e seus benefícios para o Triathlon, mas o que dizem os especialistas.
Nesta matéria convidamos 👍 duas fisioterapeutas especializadas em Pilates para discutir o assunto e ajudá-lo a avaliar se vale a pena encarar mais uma 👍 atividade em jogos de apostar a partir de 1 real rotina.
O Pilates e o esporte
Por Silvia Guedes – Fisioterapeuta formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas 👍 Gerais / Especialista em Fisioterapia Esportiva pela PUC-MG e em Osteopatia pela Escola Brasileira de Osteopatia.
Fisioterapeuta da OCE – Consultoria 👍 Esportiva.
O Pilates é um método de condicionamento físico e reabilitação que pode trazer grandes benefícios aos atletas das diversas modalidades 👍 esportivas.
Fala-se muito sobre treinamento funcional, e o pilates, feito direcionado para determinada modalidade, é um treinamento funcional, porém bem mais 👍 completo.
Além de trabalhar o tempo todo a musculatura estabilizadora do tronco, trabalha também a respiração, coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade, alinhamento 👍 e consciência corporal, força muscular do corpo como um todo, além de ajudar a reduzir o stress.
Joseph Pilates, criador do 👍 método, nasceu na Alemanha, mas durante a Primeira Guerra Mundial, vivia na Inglaterra, ficando recluso em um campo de concentração 👍 de Lancaster..
Lá atuou como enfermeiro, ajudando na recuperação dos feridos de guerra e treinando outros internos com os exercícios que 👍 criou.
O recurso que encontrou foi a resistência das molas das camas hospitalares, criando os aparelhos que são utilizados até hoje.
As 👍 experiências com os enfermos, feridos e mutilados e as amplas influências de outras técnicas tornaram-se a base de seu método.
Joseph, 👍 desde adolescente, estudava anatomia, fisiologia, biomecânica, e sempre procurou conhecer e praticar uma variedade enorme de atividades, como o Yoga, 👍 as artes marcias, já tendo sido boxeador profissional, trabalhado como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard) 👍 e já foi até mesmo artista de circo.
Os benefícios do método para os atletas são vários.
A prevenção de lesões vem 👍 em primeiro lugar.
Além dos já citados, a correção de desequilíbrios musculares, o ganho de força muscular específica em determinados gestos 👍 da atividade, o aumento da capacidade respiratória e eficiência do diafragma e conseqüente aumento da performance também são observados.
Como reabilitação, 👍 o método também apresenta excelentes resultados.
Um deles é promover a recuperação mais rápida das lesões.
Por trabalhar muito a musculatura abdominal, 👍 lombar e pélvica, este é muito indicado para dores lombares crônicas, além de várias outras lesões, como cervicalgia, lesões de 👍 ligamento, dor na região entre as escápulas, entorse de tornozelo, estiramentos musculares, dores inespecíficas do joelho, síndrome do trato iliotibial, 👍 dentre outras.
Um exemplo prático: Frederico Giovanardi, ciclista, apresenta história prévia de protusão discal e lombalgia crônica.
Costumava sentir dor frequentemente, e 👍 procurou o pilates há 3 meses com o objetivo de se livrar deste incômodo, que chegava a ser incapacitante.
No começo, 👍 seu tratamento era bastante limitado, pois os movimentos que ele podia fazer eram bem restritos, e tínhamos que respeitar o 👍 limite de jogos de apostar a partir de 1 real dor.
Agora, 3 meses depois, Fred relata que jogos de apostar a partir de 1 real dor melhorou consideravelmente, principalmente as fisgadas nas pernas e 👍 na região lombar que o incomodavam constantemente.
Já está fazendo exercícios bem avançados, direcionados para a prática do ciclismo, e está 👍 se sentindo bem mais forte no pedal.
____________________________Pilates no esporte
Por Beatriz Magalhães Pereira – Fisioterapeuta da Dr.Fisio.
O desempenho atlético depende não 👍 somente do treinamento esportivo, mas também da prevenção de lesões que possam prejudicar o treinamento do atleta e promover seu 👍 afastamento de competições.
Um dos fatores de risco para lesões no esporte estão relacionadas aos desequilíbrios musculares que podem estar presente 👍 no atleta devido à diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares que atuam sobre uma mesma articulação.
O tratamento dos 👍 desequilíbrios musculares consiste em promover o reequilíbrio das cadeias musculares, alongando-se a musculatura que está encurtada e fortalecendo a que 👍 está fraca.
Um dos recursos utilizado com a proposta de promover o reequilíbrio muscular é o método Pilates®.
A reabilitação e prevenção 👍 de lesões através do método Pilates® visam à modificação no padrão de movimentos através do treinamento de toda cadeia cinética, 👍 em todos os planos motores, em vez de isolar um músculo.
O treinamento de estabilização dinâmica do CORE, constitui a base 👍 do método, desenvolvendo os músculos necessários para a estabilização da pelve e da coluna vertebral.
O CORE também conhecido como o 👍 "centro de força", é constituído pelo grupo de músculos do tronco que ficam ao redor da coluna e abdome.
A estabilização 👍 do CORE é essencial para a distribuição da carga entre a coluna, pelve e cadeia cinética e importante para os 👍 movimentos funcionais dos membros nas atividades esportivas.
As técnicas de fortalecimento do CORE são utilizadas na prática esportiva com o objetivo 👍 de aumentar o desempenho e prevenir lesões.
O treinamento através do método Pilates® pretende melhorar a flexibilidade geral do corpo e 👍 busca a saúde através do fortalecimento do CORE, melhora da postura e coordenação da respiração com os movimentos realizados.
Visando o 👍 movimento consciente sem fadiga e dor, o método baseia-se em seis princípios: a concentração, a respiração, a centralização, o controle, 👍 a precisão e o fluxo de movimento
Para se obter um bom resultado através do treinamento com o método Pilates® é 👍 necessário realizar inicialmente uma avaliação física com profissionais especializados, composta por análise postural completa, testes de flexibilidade, testes de força 👍 muscular e de desequilíbrio muscular.
A partir daí, é possível identificar os grupos musculares comprometidos, assim com suas causas e possíveis 👍 conseqüências.
Após a avaliação física do atleta, é possível selecionar os exercícios adequados para promover o fortalecimento dos músculos com déficit 👍 de força muscular e o alongamento da musculatura que se encontra encurtada, prevenindo desta forma desequilíbrios que poderiam causar lesões 👍 e reduzir seu desempenho.
Composto por exercícios que podem ser realizados no solo (Matt), bola e aparelhos especialmente desenvolvidos para o 👍 método, é possível, através da simulação de gestos esportivos, tais como a pedalada e braçada, realizar o treinamento funcional do 👍 CORE, essencial para o desempenho atlético.
Comentárioscomentários