John Charles Layfield (Sweetwater, 29 de novembro de 1966) é um ex-lutador e comentarista de wrestling profissional, que atualmente trabalha 🛡 para a WWE e para a Fox News, como analista financeiro.
Layfield é também conhecido como Justin "Hawk" Bradshaw, Blackjack Bradshaw, 🛡 Bradshaw e John "Bradshaw" Layfield (JBL).
O principal personagem de Layfield - JBL – um rico, falastrão e explosivo homem de 🛡 negócios, foi inspirado nas reais conquistas de Layfield como investidor na bolsa de valores.
Layfield é um comentarista do programa The 🛡 Cost of Freedom na Fox News Channel, apareceu em diversos programas na CNBC e escreveu um livro best-seller chamado Have 🛡 More Money Now.
(ISBN 0-7434-6633-0).
Layfield também apresenta um programa de rádio na Talk Radio Network, onde discute políticas conservadoras.
[4] Layfield é, 🛡 também, vice-presidente sênior na Northeast Securities.[5]
Na WWE, Layfield conquistou um total de 24 títulos, incluindo um reinado como Campeão da 🛡 WWE, um reinado como Campeão dos Estados Unidos, um reinado como Campeão Europeu, dezessete reinados como Campeão Hardcore, um reinado 🛡 como Campeão Intercontinental e três reinados como Campeão Mundial de Duplas com Faarooq, como parte da Acolytes Protection Agency (APA).
[6] 🛡 Ele também é reconhecido como o vigésimo Campeão da Tríplice Coroa e décimo segundo Campeão do Grand Slam.
Carreira no futebol 🛡 americano [ editar | editar código-fonte ]
Antes de jogo de bacará carreira no wrestling profissional, Layfield foi técnico de futebol americano universitário, 🛡 treinando o time da Trinity Valley Community College, e jogador da Abilene Christian University.
[7] Em Abilene, Layfield jogou como offensive 🛡 line por dois anos, sendo nomeado first-team All-Lone Star Conference como calouro e veterano.
Layfield foi contratado pelos Los Angeles Raiders, 🛡 mas acabou demitido antes do início da temporada de 1990.
Layfield jogou na World League of American Football, começando todos os 🛡 dez jogos da temporada de 1991 como right tackle pelos San Antonio Riders, vestido a camisa 61.
Carreira no wrestling profissional 🛡 [ editar | editar código-fonte ]
Global Wrestling Federation (1992-1994) [ editar | editar código-fonte ]
Layfield foi treinado inicialmente por Brad 🛡 Rheingans, lutando na Global Wrestling Federation (GWF) no Texas.
Seu primeiro personagem foi "Johnny Hawk", primo dos irmãos Windham.
Ele formou a 🛡 dupla "Texas Mustangs" com Bobby Duncum, Jr.
; eles rapidamente conquistaram o Campeonato de Duplas da GWF de Rough Riders (Black 🛡 Bart e Johnny Mantelle) em 27 de novembro,[8] mas perderam o título para Bad Breed (Ian e Axl Rotten) em 🛡 29 de janeiro de 1993.
Mais tarde naquele ano, Hawk ganhou seu segundo Campeonato de Duplas, com Black Bart, em 15 🛡 de dezembro, derrotando Steve Dane e Chaz Taylor.
[8] Eles mantiveram o título por um longo tempo, até o perderem para 🛡 The Fabulous Freebirds (Jimmy Garvin e Terry Gordy) em 3 de junho de 1994.
Layfield também conquistou o Campeonato Norte-Americano dos 🛡 Pesos-Pesados em 14 de janeiro de 1995, derrotando Kevin Von Erich.
[9] Dois meses depois, ele perdeu o título para Greg 🛡 "The Hammer" Valentine.
World Wrestling Federation/Entertainment / WWE (1995-2012) [ editar | editar código-fonte ]
Estreia e New Blackjacks (1996-1998) [ editar 🛡 | editar código-fonte ]
Após três anos lutando no circuito independente, Layfield foi contratado pela World Wrestling Federation (WWF) no fim 🛡 de 1995, estreando em janeiro de 1996 como Justin "Hawk" Bradshaw.
[1] Seu personagem inicial era um cowboy durão.
[10] Após vencer 🛡 combates, ele marcava seus oponentes com o símbolo "JB" em tinta.
Com Uncle Zebekiah como manager, o personagem desapareceu gradualmente.
Layfield aliou-se 🛡 a seu primo (na história) Barry Windham para formar The New Blackjacks, completo com o guidão, bigodes, calças e cabelos 🛡 negros.[11]
Devido à lesões de Windham ao fim de 1997, a dupla separou-se e Layfield passou a lutar ocasionalmente como "Blackjack 🛡 Bradshaw", às vezes com o também texano Terry Funk.
[12] Ele ganhou o direito por um combate pelo Campeonato Norte Americano 🛡 dos Pesos-Pesados da NWA contra Jeff Jarrett no No Way Out of Texas: In Your House, vencendo por desqualificação.
[13] Em 🛡 1998, ele enfrentou lutadores como Marc Mero no Mayhem in Manchester,[14] Kaientai (Funaki, Dick Togo e Men's Teioh) com Taka 🛡 Michinoku no Over the Edge,[15] e Vader no Breakdown.[16]
The Acolytes / Acolytes Protection Agency (1998-2002) [ editar | editar código-fonte 🛡 ]
Bradshaw durante seu tempo com a Acolytes Protection Agency
No final de 1998, Bradshaw aliou-se ao ex-membro da Nation of Domination 🛡 Faarooq, formando a dupla Hell's Henchmen, com Jackyl como manager.
Após Jackyl deixar a WWF, Faarooq e Bradshaw aliaram-se ao Ministry 🛡 of Darkness de The Undertaker sob o nome de The Acolytes.
[17] O Ministry manteve uma rivalidade com a Corporation.
Como parte 🛡 do Ministry, Bradshaw manteve uma rivalidade com Ken Shamrock.
Depois de um tempo, os dois grupos se uniram, formando o Corporate 🛡 Ministry, mas separaram-se quando Stone Cold Steve Austin derrotou Undertaker no Fully Loaded.
Quando Undertaker entrou em um hiato em setembro, 🛡 Bradshaw e Faarooq deixaram os personagens soturnos de lado.
No Raw is War de 31 de maio de 1999, os Acolytes 🛡 (ainda com o Corporate Ministry) ganharam o primeiro Campeonato de Duplas da WWF ao derrotar Kane e X-Pac.
[18] No Raw 🛡 is War de 5 de julho, eles perderam o título para os Hardy Boyz (Matt e Jeff)[19] antes de derrotar 🛡 os Hardys e Michael "P.S.
" Hayes no Fully Loaded para reconquistar o título.
[20] No Raw is War de 9 de 🛡 agosto, eles perderam o título para Kane e X-Pac.
Os dois tornaram-se mocinhos e mudaram de personagens, interpretando brigões de bar 🛡 que aceitavam proteger lutadores para ganhar dinheiro.
[17] Faarooq e Bradshaw tornaram-se a Acolytes Protection Agency (APA), com o ditado que 🛡 dizia "porque precisamos de dinheiro para cerveja."
Os Acolytes ganharam o direito por uma luta pelo Campeonato de Duplas no Royal 🛡 Rumble, ao derrotar os New Age Outlaws (Road Dogg e Billy Gunn), mas foram derrotados na luta.
[21] A próxima luta 🛡 por título aconteceria no Fully Loaded, quando enfrentaram Edge e Christian.
Os Acolytes venceram a luta por desqualificação, não conquistando o 🛡 título.
[22] Após novamente deixar de ganhar o título em 2000, a APA venceu o terceiro Campeonato de Duplas da WWF 🛡 em 9 de julho de 2001, no Raw is War ao derrotar Dudley Boyz (Bubba Ray e D-Von).
[23] No SmackDown! 🛡 de 9 de agosto, eles perderam o título para Diamond Dallas Page e Chris Kanyon.[24]
No Raw is War de 22 🛡 de outubro, Bradshaw derrotou The Hurricane para vencer o Campeonato Europeu, seu primeiro título individual na WWF.
[25] Ele perdeu o 🛡 título para Christian no SmackDown! de 1 de novembro.
[26] No No Way Out de 2002, APA venceu uma luta Tag 🛡 Team Turmoil[27] e como resultado, eles tiveram uma luta no WrestleMania X8 com os Hardys e os Dudleys, em uma 🛡 luta de eliminação.
Os campeões Billy e Chuck mativeram o título.[28]
Layfield em um evento não-televisionado em 2002
Logo após o WrestleMania, Faarooq 🛡 e Bradshaw se separaram graças ao Draft de 2002.
Layfield foi transferido para o Raw, onde suas raízes texanas foram enfatizadas 🛡 em seu personagem.
Ele se tornou parte da divisão hardcore, conquistando o Campeonato Hardcore dezessete vezes, com jogo de bacará primeira vitória se 🛡 dando após derrotar Steven Richards.
[29] Ele renomeou o título "Campeonato do Texas".
Durante essa época, seu movimento de finalização, "Clothesline From 🛡 Hell", foi renomeado "Clothesline From Texas" e "Clothesline From Deep in the Heart of Texas".
Na divisão hardcore, Bradshaw manteve rivalidades 🛡 e trocou o título em séries de lutas com Richards, Shawn Stasiak, Raven, Christopher Nowinski, Big Show, Justin Credible, Johnny 🛡 Stamboli, Crash Holly, Jeff Hardy e Tommy Dreamer,[29] antes do título ser unificado ao Campeonato Intercontinental por Rob Van Dam 🛡 em agosto de 2002.
Em setembro de 2002, Layfield lesionou seu bíceps, deixando às lutas por seis meses até retornar ao 🛡 Ohio Valley Wrestling e, semanas depois, ao elenco principal da WWE.
Reunião da APA (2003-2004) [ editar | editar código-fonte ]
Bradshaw 🛡 retornou no SmackDown! em 2003, aliando-se a Farooq para salvar Undertaker de Chuck Palumbo e Johnny Stamboli.
Layfield retornou com um 🛡 novo visual, de cabelos curtos e sem barba.
Bradshaw e Farooq voltariam a jogar pôquer, beber cerveja e subornar lutadores.
Diferentemente de 🛡 antes, os dois não aceitariam contratos de proteção de outros lutadores.
No Vengeance, Bradshaw venceu uma luta de bar que também 🛡 envolvia Farooq e diversos outros empregados da WWE.
[30] Os dois enfrentariam os Basham Brothers (Doug e Danny) no No Mercy[31] 🛡 e The World's Greatest Tag Team (Charlie Haas e Shelton Benjamin) no No Way Out.
[32] No WrestleMania XX em 2004, 🛡 eles participaram de uma luta pelo Campeonato de Duplas da WWE.
[33] No SmackDown! de 18 de março, os dois foram 🛡 derrotados por Rikishi e Scotty 2 Hotty.
Como estipulação, Bradshaw e Farooq deveriam deixar o SmackDown!.
[34] O Gerente Geral Paul Heyman, 🛡 frustrado por um insulto da APA, anunciou que apenas Farooq estaria demitido, enquanto Bradshaw continuaria empregado.
Farooq decidiu abandonar a dupla 🛡 quando Bradshaw hesitou em deixar o SmackDown! com ele.
JBL, Campeão da WWE e The Cabinet (2004-2005) [ editar | editar 🛡 código-fonte ]
John "Bradshaw" Layfield durante seu reinado como Campeão da WWE.
Após o personagem Faarooq deixar a televisão, Bradshaw assumiu um 🛡 personagem vilanesco, trajando terno, gravata e chapéu de cowboy.
[35] Ele passou a referir-se a si mesmo como John "Bradshaw" Layfield, 🛡 ou simplesmente "JBL".
Seu movimento de finalização tornou-se Clothesline From Wall Street por um curto período de tempo.
[36] Em jogo de bacará primeira 🛡 aparição como este novo personagem, JBL "caçou" imigrantes ilegais na fronteira entre Texas e México para ganhar o "Grande Prêmio 🛡 Americano", que dava direito a uma luta pelo Campeonato da WWE.
Ele venceu com a ajuda do Gerente Geral Kurt Angle, 🛡 imediatamente desafiando Eddie Guerrero pelo título.
Na história, JBL teria causado um ataque cardíaco na mãe de Eddie, ao ameaçá-la em 🛡 um evento não televisionado.
No Judgment Day, JBL derrotou Guerrero por desqualificação.
[37] JBL conquistou o título de Guerrero em uma luta 🛡 na qual os dois estavam amarrados um ao outro no The Great American Bash.
[38] Angle reverteu a decisão original do 🛡 árbitro, dando a vitório e o título para JBL.
[38][39] JBL venceu uma revanche duas semanas depois, em uma luta em 🛡 uma jaula de ferro, com a ajuda de Angle.[40]
Após afirmar que não defenderia o título no SummerSlam, JBL foi desafiado 🛡 por The Undertaker.
Nesta época, JBL contratou Orlando Jordan para ajudá-lo em lutas por títulos.
No SummerSlam, JBL venceu a luta por 🛡 desqualificação.
[41] Após a luta, Undertaker aplicou um chokeslam em JBL no teto de jogo de bacará limosine.
[41] Theodore Long marcou uma luta 🛡 entre Undertaker e JBL no No Mercy.
O vencedor seria quem colocasse o outro em um caixão e em um carro 🛡 fúnebre.
JBL manteve o título com ajuda de Heidenreich.
[38][39][42] No Survivor Series, JBL derrotou Booker T para manter o título após 🛡 nocautear Booker com o cinturão enquanto o árbitro estava desacordado.
[43] JBL derrotou Eddie Guerrero, The Undertaker e Booker T no 🛡 Armageddon após nova interferência de Heidenreich.[44]
The Cabinet: "Chefe de Estado" Orlando Jordan e Layfield, Campeão da WWE
Durante seu tempo como 🛡 Campeão da WWE, JBL contratou empregados, formando o grupo ("stable") The Cabinet.
[45] Em seu auge, faziam parte do grupo Orlando 🛡 Jordan, "Chefe de Estado" de JBL e Doug e Danny Basham, os "Co-Secretários de Defesa", até deixarem o grupo no 🛡 SmackDown! de 16 de junho de 2005.
[45] Amy Weber também fez parte da aliança, sendo a consultora de imagem de 🛡 JBL, até deixar a WWE, que explicou a ausência de Weber dizendo que ela havia sido demitida por JBL após 🛡 um evento no Japão.
Durante o evento, Weber teria acertado JBL com uma arma tranquilizante acidentalmente.[45]
No Royal Rumble, ele derrotou Big 🛡 Show e Kurt Angle para manter o título.
[46] Ele manteve novamente o título contra Big Show na primeira luta em 🛡 uma jaula de ferro com arame farpado no No Way Out: ele conseguiu escapar por debaixo do ringue, após Big 🛡 Show quebrar o mesmo aplicando em JBL um chokeslam.
[47][47] No SmackDown! seguinte, JBL realizou uma festa em celebração ao seu 🛡 reinado, mas foi interrompido por Show e pelo recém nomeado desafiante pelo Campeonato da WWE, John Cena.[48]
JBL perdeu seu título 🛡 para John Cena no WrestleMania 21.
[49] O reinado de Layfield, que durou nove meses, foi anunciado como o mais longo 🛡 da década, durando 280 dias.
No SmackDown! de 28 de abril, JBL derrotou Big Show, Booker T e Kurt Angle em 🛡 uma luta de eliminação para tornar-se o desafiante pelo título,[50] mas foi novamente derrotado por Cena no Judgment Day, em 🛡 uma luta "I Quit."[51]
Várias rivalidades e Campeão dos Estados Unidos (2005-2006) [ editar | editar código-fonte ]
Em 12 de junho, 🛡 Layfield apareceu no ECW One Night Stand como antiECW.
Durante a noite, ele atacou The Blue Meanie em um discurso.
WWE capitalizou 🛡 no acontecimento, recontratando Meanie, que reuniu-se à Blue World Order no SmackDown! de 7 de julho, com Nova e Stevie 🛡 Richards, derrotando Layfield com a ajuda do Campeão Mundial dos Pesos-Pesados Batista, que havia sido transferido para o SmackDown! algumas 🛡 semanas após Cena ser transferido para o Raw.[52]
Layfield no Tribute to Troops
Layfield e Batista se enfrentaram no The Great American 🛡 Bash pelo Campeonato Mundial.
JBL venceu a luta por desqualificação e Batista manteve o título.
[53] No SummerSlam, Batista derrotou Layfield em 🛡 uma revanche.
[54] JBL foi derrotado em outra revanche no SmackDown! de 9 de setembro, em uma luta durante o qual 🛡 os Batista e JBL foram amarrados por uma corda.[55]
No SmackDown! de 16 de setembro, JBL foi derrotado por Rey Mysterio,[56] 🛡 o que iniciou uma rivalidade entre os dois que durou quase oito meses.
Layfield, então, contratou Jillian Hall para "concertar" jogo de bacará 🛡 carreira.
No No Mercy, JBL derrotou Mysterio em uma revanche.[57]
No início de 2006, JBL começou uma rivalidade com The Boogeyman, que 🛡 o assustou diversas vezes.
Boogeyman derrotou JBL no Royal Rumble.
[58] Seu próximo oponente foi Bobby Lashley, quem Layfield derrotou no No 🛡 Way Out.
[59] No SmackDown! de 24 de fevereiro, JBL teve uma mão quebrada por Chris Benoit durante uma luta de 🛡 trios.
[60] Layfield retornou e manteve uma rivalidade com Benoit, o derrotando para conquistar o Campeonato dos Estados Unidos no WrestleMania 🛡 22.
[61][62] No SmackDown! de 21 de abril, JBL demitiu Jillian Hall por um erro cometido por ela durante uma luta 🛡 em uma jaula de ferro entre JBL e Benoit na semana anterior.[63][64]
JBL, enquanto ainda Campeão dos Estados Unidos, tornou-se um 🛡 desafiante pelo Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados, tentando enfraquecer o então-campeão Rey Mysterio nas semanas anteriores a uma defesa de título 🛡 contra um oponente escolhido por JBL.
Mysterio foi derrotado por Mark Henry e The Great Khali, antes de enfrentar Kane em 🛡 uma luta sem vencedor.
No Judgment Day, Mysterio derrotou JBL para manter o título.
[65] No SmackDown! de 26 de maio, Layfield 🛡 perdeu o Campeonato dos Estados Unidos para Lashley.
[66] Ele foi novamente derrotado por Mysterio, no SmackDown!.
Antes da luta, ele afirmou 🛡 que deixaria o programa caso fosse derrotado.
[66] JBL, mais tarde, afirmou não ter assinado um contrato com Theodore Long, recusando-se 🛡 a deixar o programa.
No One Night Stand, Layfield anunciou que substituiria Tazz como comentarista do SmackDown!.
[67] Ele fez jogo de bacará estreia 🛡 como comentarista vilanesco no SmackDown! de 16 de junho.
[68] Layfield escreveu um artigo no TheStreet.
com, anunciando que estava se aposentando 🛡 das lutas.
Ele escreveu "Eu acredito que não se pode lutar contra o tempo.
Costas quebradas em uma luta na Inglaterra, aliadas 🛡 a uma hérnia de disco inchada, finalmente me fez perceber que minha carreira como lutador profissional estava acabada.
Eu finalmente me 🛡 tornei um comentarista, como Jesse Ventura fez antes de mim."[69]
JBL retornou ao ringue em 13 de novembro de 2006, na 🛡 luta principal em um evento não-televisionado em Dublin.JBL aliou-se a Mr.
Kennedy e King Booker contra os Brothers of Destruction (Kane 🛡 e The Undertaker) e Batista.
[70] No SmackDown! de 22 de dezembro, JBL xingou Theodore Long e os fãs por torcerem 🛡 durante a luta Inferno no Armageddon.[71]
No SmackDown! de 12 de outubro de 2007, Layfield foi anunciado como uma das opções 🛡 em quem os fãs poderiam votar para escolher o árbitro da luta pelo Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados entre Batista e 🛡 The Undertaker no Cyber Sunday.
Stone Cold Steve Austin venceu a votação.
[72] No Cyber Sunday, ele brigou com os outros candidatos, 🛡 recebendo um Stone Cold Stunner de Austin.
Nas semanas anteriores ao evento, Layfield atacou e foi atacado por Batista e Undertaker, 🛡 dizendo estar aposentado, não morto, e que ele deveria ser respeitado.[73]
Busca por títulos e aposentadoria (2007-2009) [ editar | editar 🛡 código-fonte ]
JBL estava presente na mesa de comentaristas do SmackDown durante a luta pelo Campeonato da WWE entre Randy Orton 🛡 e Chris Jericho no Armageddon.
Durante a luta, Orton jogou Jericho na mesa dos comentaristas.
Jericho empurrou JBL para fora do caminho.
Minutos 🛡 depois, Layfield atacou Jericho, causando uma desqualificação e fazendo Orton manter o título.[74]
No Raw de 17 de dezembro de 2007, 🛡 JBL anunciou que voltaria a lutar, em resposta a um desafio feito por Jericho.
[75] No SmackDown! de 21 de dezembro, 🛡 JBL fez seu anúncio de despedida do programa,[76] marcando oficialmente seu retorno ao Raw para 31 de dezembro.
Jericho foi desqualificado 🛡 durante a luta dos dois no Royal Rumble.
[77] Os dois se enfrentaram em uma revanche no Raw de 11 de 🛡 fevereiro, com Jericho vencendo.[78]
No Raw de 18 de fevereiro, JBL interferiu na luta em uma jaula de ferro entre Mr.
McMahon 🛡 e seu (na história) filho bastardo, Hornswoggle.
Após McMahon atacar Hornswoggle com seu cinto, JBL atacou Finlay, que tentava salvar Hornswoggle, 🛡 o algemando às cordas do ringue.
Após McMahon deixar o ringue, JBL atirou Hornswoggle nas paredes da jaula.
[79] JBL later revealed 🛡 to McMahon that Hornswoggle was Finlay's storyline son, not McMahon's.
[80] Em 29 de março, JBL introduziu Jack e Gerald Brisco 🛡 ao Hall da Fama da WWE.
[81][82] Em 30 de março, JBL derrotou Finlay em um Belfast Brawl no WrestleMania XXIV.[83]
JBL 🛡 no Raw em novembro de 2008.
A primeira luta por título de JBL desde seu retorno foi uma luta de eliminação 🛡 no Backlash pelo Campeonato da WWE de Orton, também incluindo John Cena e Triple H.
JBL foi eliminado da luta por 🛡 Cena, reiniciando a rivalidade entre os dois.
[84] Cena derrotou JBL no Judgment Day e no One Night Stand em uma 🛡 luta First Blood.
Ele conseguiu derrotar Cena em uma New York City Parking Lot Brawl no The Great American Bash.[85]
JBL manteria 🛡 uma rivalidade com CM Punk, o então Campeão Mundial dos Pesos-Pesados.
Durante a rivalidade, JBL criticou o estilo de vida straight 🛡 edge de Punk, o desafiando para um confronto que ele não poderia vencer.
O desafio era um concurso de bebidas alcoólicas.
Durante 🛡 o concurso, Punk jogou jogo de bacará bebida no rosto de JBL.
No SummerSlam, JBL foi derrotado por Punk.
No Unforgiven, JBL enfrentou Batista, 🛡 Kane, Rey Mysterio e Chris Jericho (substituindo Punk, que havia sido atacado por Orton) em uma Championship Scramble pelo Campeonato 🛡 Mundial.
Jericho venceria o combate, no entanto.
No No Mercy, JBL foi derrotado por Batista em uma luta que definiria o desafiante 🛡 pelo Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados.
Em novembro de 2008, JBL começou uma rivalidade com Shawn Michaels.
Michaels teria perdido as economias de 🛡 jogo de bacará família devido a crise financeira, tornando-se empregado de Layfield.
Após falhar em ajudar JBL a conquistar o Campeonato Mundial dos 🛡 Pesos-Pesados de John Cena no Royal Rumble, Michaels aceitou participar de uma luta "Tudo ou Nada" no No Way Out 🛡 contra JBL.
Após um soco da esposa de Michaels na plateia, JBL foi derrotado.
Com isso, Michaels libertou-se de qualquer obrigação contratual 🛡 com JBL.
No Raw de 9 de março, JBL derrotou CM Punk para conquistar o Campeonato Intercontinental, tornando-se o vigésimo Campeão 🛡 do Grand Slam e da Tríplice Coroa.
[86] Ele manteve o título por um mês, o perdendo no WrestleMania XXV para 🛡 Rey Mysterio em 21 segundos.
[87] Após a luta, JBL anunciou jogo de bacará aposentadoria, confirmada em um blog no dia seguinte.[88]
Retorno como 🛡 comentarista (2011-2017) [ editar | editar código-fonte ]
Layfield retornou a WWE no Raw de 7 de março de 2011, escolhido 🛡 por Michael Cole para ser o árbitro de jogo de bacará luta contra Jerry Lawler no WrestleMania XXVII.
Antes que JBL pudesse assinar 🛡 o contrato, Stone Cold Steve Austin interrompeu, aplicando-lhe um Stone Cold Stunner e assinando o contrato em seu lugar.
Em 31 🛡 de março de 2012, Layfield introduziu seu amigo Ron Simmons ao Hall da Fama da WWE.
[89] Em 23 de julho, 🛡 Layfield retornou como um mocinho, no Raw 1000, reformando a APA com Simmons, ajudando Lita em uma luta contra Heath 🛡 Slater.
No Night of Champions de 2012, Layfield retornou como comentarista ocasional, substituindo Jerry Lawler, que havia sofrido um ataque cardíaco.
Layfield 🛡 foi recontratado pela WWE, tornando-se comentarista do SmackDown com Josh Mathews.
[90] A partir de 1 de abril de 2013, Layfield 🛡 passou a comentar o Raw com Michael Cole e Jerry Lawler.
Nas gravações do WWE NXT, JBL foi nomeado Gerente Geral 🛡 por Triple H.
JBL participou do Royal Rumble de 2014, sendo eliminado por Roman Reigns.
Em julho, foi retirado do cargo de 🛡 gerente geral.[91]
Em abril de 2017, Layfield se envolveu em uma controvérsia sobre suposta intimidação de outros funcionários da WWE.
[92][93][94] A 🛡 controvérsia surgiu na época devido a alegações de bullying contra Justin Roberts e Mauro Ranallo;[95] Em 2010, Layfield tinha admitido 🛡 a realização de assédio na WWE, e se recusou a pedir desculpas por isso.[96][97]
Carreira nas artes marciais mistas [ editar 🛡 | editar código-fonte ]
Vyper Fight League (2009-2010) [ editar | editar código-fonte ]
Em abril de 2009, após Layfield deixar a 🛡 WWE, o dono da Ohio Valley Wrestling (OVW), Danny Davis, anunciou que Layfield se tornaria comentarista e apresentador da Vyper 🛡 Fight League, empresa de artes marciais mistas afilhada à OVW.
A Vyper Fighting League acabou em 2010.
Em novembro de 2012, Layfield 🛡 começou a apresentar um programa sobre esportes no canal da WWE no YouTube, com Michael Cole, chamado The JBL & 🛡 Cole Show.
Seus pais são Lavelle Layfield, um ministro cristão, e Mary Layfield.[98]
Layfield realizou aparições regulares no programa de televisão de 🛡 negócios da Fox News Channel, Cashin' In.
Sua empresa, Layfield Energy, lançou uma bebida chamada MamaJuana Energy.
[35] Em março de 2009, 🛡 Layfield Energy tornou-se a principal patrocinadora da Ohio Valley Wrestling, um antigo território de desenvolvimento da WWE em Louisville, Kentucky.
Durante 🛡 um evento da WWE em Munique, Alemanha, em junho de 2004, para conquistar vaias da plateia, Layfield fez diversas saudações 🛡 nazistas.
[100] Estas ações são ilegais na Alemanha se usadas por motivos políticos.
[101] Em uma entrevista ao The Washington Post, Layfield 🛡 explicou "Eu sou mal [na WWE].
Eu tenho que incitar a plateia.
Eu tenho feito isto há décadas.
Eu realmente não gosto [da 🛡 saudação nazista] - eu sei como é ruim, eu morei [na Alemanha].
Eu estive em Dachau, vi os lugares onde exterminaram 🛡 milhões de judeus.
Eu desenhei uma linha entre eu e meu personagem.
É o mesmo que dizer que Anthony Hopkins (que interpretou 🛡 Hannibal Lecter) realmente é canibal."[102]
Layfield se casou com Meredith Whitney em 12 de fevereiro de 2005, em Key West, Flórida.[98]
Títulos 🛡 e prêmios [ editar | editar código-fonte ]
JBL durante seu reinado como Campeão dos Estados Unidos da WWE
Futebol americano universitário 🛡 [ editar | editar código-fonte ]Referências
John Charles Layfield (Sweetwater, 29 de novembro de 1966) é um ex-lutador e comentarista de 🛡 wrestling profissional, que atualmente trabalha para a WWE e para a Fox News, como analista financeiro.
Layfield é também conhecido como 🛡 Justin "Hawk" Bradshaw, Blackjack Bradshaw, Bradshaw e John "Bradshaw" Layfield (JBL).
O principal personagem de Layfield - JBL – um rico, 🛡 falastrão e explosivo homem de negócios, foi inspirado nas reais conquistas de Layfield como investidor na bolsa de valores.
Layfield é 🛡 um comentarista do programa The Cost of Freedom na Fox News Channel, apareceu em diversos programas na CNBC e escreveu 🛡 um livro best-seller chamado Have More Money Now.
(ISBN 0-7434-6633-0).
Layfield também apresenta um programa de rádio na Talk Radio Network, onde 🛡 discute políticas conservadoras.
[4] Layfield é, também, vice-presidente sênior na Northeast Securities.[5]
Na WWE, Layfield conquistou um total de 24 títulos, incluindo 🛡 um reinado como Campeão da WWE, um reinado como Campeão dos Estados Unidos, um reinado como Campeão Europeu, dezessete reinados 🛡 como Campeão Hardcore, um reinado como Campeão Intercontinental e três reinados como Campeão Mundial de Duplas com Faarooq, como parte 🛡 da Acolytes Protection Agency (APA).
[6] Ele também é reconhecido como o vigésimo Campeão da Tríplice Coroa e décimo segundo Campeão 🛡 do Grand Slam.
Carreira no futebol americano [ editar | editar código-fonte ]
Antes de jogo de bacará carreira no wrestling profissional, Layfield foi 🛡 técnico de futebol americano universitário, treinando o time da Trinity Valley Community College, e jogador da Abilene Christian University.
[7] Em 🛡 Abilene, Layfield jogou como offensive line por dois anos, sendo nomeado first-team All-Lone Star Conference como calouro e veterano.
Layfield foi 🛡 contratado pelos Los Angeles Raiders, mas acabou demitido antes do início da temporada de 1990.
Layfield jogou na World League of 🛡 American Football, começando todos os dez jogos da temporada de 1991 como right tackle pelos San Antonio Riders, vestido a 🛡 camisa 61.
Carreira no wrestling profissional [ editar | editar código-fonte ]
Global Wrestling Federation (1992-1994) [ editar | editar código-fonte ]
Layfield 🛡 foi treinado inicialmente por Brad Rheingans, lutando na Global Wrestling Federation (GWF) no Texas.
Seu primeiro personagem foi "Johnny Hawk", primo 🛡 dos irmãos Windham.
Ele formou a dupla "Texas Mustangs" com Bobby Duncum, Jr.
; eles rapidamente conquistaram o Campeonato de Duplas da 🛡 GWF de Rough Riders (Black Bart e Johnny Mantelle) em 27 de novembro,[8] mas perderam o título para Bad Breed 🛡 (Ian e Axl Rotten) em 29 de janeiro de 1993.
Mais tarde naquele ano, Hawk ganhou seu segundo Campeonato de Duplas, 🛡 com Black Bart, em 15 de dezembro, derrotando Steve Dane e Chaz Taylor.
[8] Eles mantiveram o título por um longo 🛡 tempo, até o perderem para The Fabulous Freebirds (Jimmy Garvin e Terry Gordy) em 3 de junho de 1994.
Layfield também 🛡 conquistou o Campeonato Norte-Americano dos Pesos-Pesados em 14 de janeiro de 1995, derrotando Kevin Von Erich.
[9] Dois meses depois, ele 🛡 perdeu o título para Greg "The Hammer" Valentine.
World Wrestling Federation/Entertainment / WWE (1995-2012) [ editar | editar código-fonte ]
Estreia e 🛡 New Blackjacks (1996-1998) [ editar | editar código-fonte ]
Após três anos lutando no circuito independente, Layfield foi contratado pela World 🛡 Wrestling Federation (WWF) no fim de 1995, estreando em janeiro de 1996 como Justin "Hawk" Bradshaw.
[1] Seu personagem inicial era 🛡 um cowboy durão.
[10] Após vencer combates, ele marcava seus oponentes com o símbolo "JB" em tinta.
Com Uncle Zebekiah como manager, 🛡 o personagem desapareceu gradualmente.
Layfield aliou-se a seu primo (na história) Barry Windham para formar The New Blackjacks, completo com o 🛡 guidão, bigodes, calças e cabelos negros.[11]
Devido à lesões de Windham ao fim de 1997, a dupla separou-se e Layfield passou 🛡 a lutar ocasionalmente como "Blackjack Bradshaw", às vezes com o também texano Terry Funk.
[12] Ele ganhou o direito por um 🛡 combate pelo Campeonato Norte Americano dos Pesos-Pesados da NWA contra Jeff Jarrett no No Way Out of Texas: In Your 🛡 House, vencendo por desqualificação.
[13] Em 1998, ele enfrentou lutadores como Marc Mero no Mayhem in Manchester,[14] Kaientai (Funaki, Dick Togo 🛡 e Men's Teioh) com Taka Michinoku no Over the Edge,[15] e Vader no Breakdown.[16]
The Acolytes / Acolytes Protection Agency (1998-2002) 🛡 [ editar | editar código-fonte ]
Bradshaw durante seu tempo com a Acolytes Protection Agency
No final de 1998, Bradshaw aliou-se ao 🛡 ex-membro da Nation of Domination Faarooq, formando a dupla Hell's Henchmen, com Jackyl como manager.
Após Jackyl deixar a WWF, Faarooq 🛡 e Bradshaw aliaram-se ao Ministry of Darkness de The Undertaker sob o nome de The Acolytes.
[17] O Ministry manteve uma 🛡 rivalidade com a Corporation.
Como parte do Ministry, Bradshaw manteve uma rivalidade com Ken Shamrock.
Depois de um tempo, os dois grupos 🛡 se uniram, formando o Corporate Ministry, mas separaram-se quando Stone Cold Steve Austin derrotou Undertaker no Fully Loaded.
Quando Undertaker entrou 🛡 em um hiato em setembro, Bradshaw e Faarooq deixaram os personagens soturnos de lado.
No Raw is War de 31 de 🛡 maio de 1999, os Acolytes (ainda com o Corporate Ministry) ganharam o primeiro Campeonato de Duplas da WWF ao derrotar 🛡 Kane e X-Pac.
[18] No Raw is War de 5 de julho, eles perderam o título para os Hardy Boyz (Matt 🛡 e Jeff)[19] antes de derrotar os Hardys e Michael "P.S.
" Hayes no Fully Loaded para reconquistar o título.
[20] No Raw 🛡 is War de 9 de agosto, eles perderam o título para Kane e X-Pac.
Os dois tornaram-se mocinhos e mudaram de 🛡 personagens, interpretando brigões de bar que aceitavam proteger lutadores para ganhar dinheiro.
[17] Faarooq e Bradshaw tornaram-se a Acolytes Protection Agency 🛡 (APA), com o ditado que dizia "porque precisamos de dinheiro para cerveja."
Os Acolytes ganharam o direito por uma luta pelo 🛡 Campeonato de Duplas no Royal Rumble, ao derrotar os New Age Outlaws (Road Dogg e Billy Gunn), mas foram derrotados 🛡 na luta.
[21] A próxima luta por título aconteceria no Fully Loaded, quando enfrentaram Edge e Christian.
Os Acolytes venceram a luta 🛡 por desqualificação, não conquistando o título.
[22] Após novamente deixar de ganhar o título em 2000, a APA venceu o terceiro 🛡 Campeonato de Duplas da WWF em 9 de julho de 2001, no Raw is War ao derrotar Dudley Boyz (Bubba 🛡 Ray e D-Von).
[23] No SmackDown! de 9 de agosto, eles perderam o título para Diamond Dallas Page e Chris Kanyon.[24]
No 🛡 Raw is War de 22 de outubro, Bradshaw derrotou The Hurricane para vencer o Campeonato Europeu, seu primeiro título individual 🛡 na WWF.
[25] Ele perdeu o título para Christian no SmackDown! de 1 de novembro.
[26] No No Way Out de 2002, 🛡 APA venceu uma luta Tag Team Turmoil[27] e como resultado, eles tiveram uma luta no WrestleMania X8 com os Hardys 🛡 e os Dudleys, em uma luta de eliminação.
Os campeões Billy e Chuck mativeram o título.[28]
Layfield em um evento não-televisionado em 🛡 2002
Logo após o WrestleMania, Faarooq e Bradshaw se separaram graças ao Draft de 2002.
Layfield foi transferido para o Raw, onde 🛡 suas raízes texanas foram enfatizadas em seu personagem.
Ele se tornou parte da divisão hardcore, conquistando o Campeonato Hardcore dezessete vezes, 🛡 com jogo de bacará primeira vitória se dando após derrotar Steven Richards.
[29] Ele renomeou o título "Campeonato do Texas".
Durante essa época, seu 🛡 movimento de finalização, "Clothesline From Hell", foi renomeado "Clothesline From Texas" e "Clothesline From Deep in the Heart of Texas".
Na 🛡 divisão hardcore, Bradshaw manteve rivalidades e trocou o título em séries de lutas com Richards, Shawn Stasiak, Raven, Christopher Nowinski, 🛡 Big Show, Justin Credible, Johnny Stamboli, Crash Holly, Jeff Hardy e Tommy Dreamer,[29] antes do título ser unificado ao Campeonato 🛡 Intercontinental por Rob Van Dam em agosto de 2002.
Em setembro de 2002, Layfield lesionou seu bíceps, deixando às lutas por 🛡 seis meses até retornar ao Ohio Valley Wrestling e, semanas depois, ao elenco principal da WWE.
Reunião da APA (2003-2004) [ 🛡 editar | editar código-fonte ]
Bradshaw retornou no SmackDown! em 2003, aliando-se a Farooq para salvar Undertaker de Chuck Palumbo e 🛡 Johnny Stamboli.
Layfield retornou com um novo visual, de cabelos curtos e sem barba.
Bradshaw e Farooq voltariam a jogar pôquer, beber 🛡 cerveja e subornar lutadores.
Diferentemente de antes, os dois não aceitariam contratos de proteção de outros lutadores.
No Vengeance, Bradshaw venceu uma 🛡 luta de bar que também envolvia Farooq e diversos outros empregados da WWE.
[30] Os dois enfrentariam os Basham Brothers (Doug 🛡 e Danny) no No Mercy[31] e The World's Greatest Tag Team (Charlie Haas e Shelton Benjamin) no No Way Out.
[32] 🛡 No WrestleMania XX em 2004, eles participaram de uma luta pelo Campeonato de Duplas da WWE.
[33] No SmackDown! de 18 🛡 de março, os dois foram derrotados por Rikishi e Scotty 2 Hotty.
Como estipulação, Bradshaw e Farooq deveriam deixar o SmackDown!.
[34] 🛡 O Gerente Geral Paul Heyman, frustrado por um insulto da APA, anunciou que apenas Farooq estaria demitido, enquanto Bradshaw continuaria 🛡 empregado.
Farooq decidiu abandonar a dupla quando Bradshaw hesitou em deixar o SmackDown! com ele.
JBL, Campeão da WWE e The Cabinet 🛡 (2004-2005) [ editar | editar código-fonte ]
John "Bradshaw" Layfield durante seu reinado como Campeão da WWE.
Após o personagem Faarooq deixar 🛡 a televisão, Bradshaw assumiu um personagem vilanesco, trajando terno, gravata e chapéu de cowboy.
[35] Ele passou a referir-se a si 🛡 mesmo como John "Bradshaw" Layfield, ou simplesmente "JBL".
Seu movimento de finalização tornou-se Clothesline From Wall Street por um curto período 🛡 de tempo.
[36] Em jogo de bacará primeira aparição como este novo personagem, JBL "caçou" imigrantes ilegais na fronteira entre Texas e México 🛡 para ganhar o "Grande Prêmio Americano", que dava direito a uma luta pelo Campeonato da WWE.
Ele venceu com a ajuda 🛡 do Gerente Geral Kurt Angle, imediatamente desafiando Eddie Guerrero pelo título.
Na história, JBL teria causado um ataque cardíaco na mãe 🛡 de Eddie, ao ameaçá-la em um evento não televisionado.
No Judgment Day, JBL derrotou Guerrero por desqualificação.
[37] JBL conquistou o título 🛡 de Guerrero em uma luta na qual os dois estavam amarrados um ao outro no The Great American Bash.
[38] Angle 🛡 reverteu a decisão original do árbitro, dando a vitório e o título para JBL.
[38][39] JBL venceu uma revanche duas semanas 🛡 depois, em uma luta em uma jaula de ferro, com a ajuda de Angle.[40]
Após afirmar que não defenderia o título 🛡 no SummerSlam, JBL foi desafiado por The Undertaker.
Nesta época, JBL contratou Orlando Jordan para ajudá-lo em lutas por títulos.
No SummerSlam, 🛡 JBL venceu a luta por desqualificação.
[41] Após a luta, Undertaker aplicou um chokeslam em JBL no teto de jogo de bacará limosine.
[41] 🛡 Theodore Long marcou uma luta entre Undertaker e JBL no No Mercy.
O vencedor seria quem colocasse o outro em um 🛡 caixão e em um carro fúnebre.
JBL manteve o título com ajuda de Heidenreich.
[38][39][42] No Survivor Series, JBL derrotou Booker T 🛡 para manter o título após nocautear Booker com o cinturão enquanto o árbitro estava desacordado.
[43] JBL derrotou Eddie Guerrero, The 🛡 Undertaker e Booker T no Armageddon após nova interferência de Heidenreich.[44]
The Cabinet: "Chefe de Estado" Orlando Jordan e Layfield, Campeão 🛡 da WWE
Durante seu tempo como Campeão da WWE, JBL contratou empregados, formando o grupo ("stable") The Cabinet.
[45] Em seu auge, 🛡 faziam parte do grupo Orlando Jordan, "Chefe de Estado" de JBL e Doug e Danny Basham, os "Co-Secretários de Defesa", 🛡 até deixarem o grupo no SmackDown! de 16 de junho de 2005.
[45] Amy Weber também fez parte da aliança, sendo 🛡 a consultora de imagem de JBL, até deixar a WWE, que explicou a ausência de Weber dizendo que ela havia 🛡 sido demitida por JBL após um evento no Japão.
Durante o evento, Weber teria acertado JBL com uma arma tranquilizante acidentalmente.[45]
No 🛡 Royal Rumble, ele derrotou Big Show e Kurt Angle para manter o título.
[46] Ele manteve novamente o título contra Big 🛡 Show na primeira luta em uma jaula de ferro com arame farpado no No Way Out: ele conseguiu escapar por 🛡 debaixo do ringue, após Big Show quebrar o mesmo aplicando em JBL um chokeslam.
[47][47] No SmackDown! seguinte, JBL realizou uma 🛡 festa em celebração ao seu reinado, mas foi interrompido por Show e pelo recém nomeado desafiante pelo Campeonato da WWE, 🛡 John Cena.[48]
JBL perdeu seu título para John Cena no WrestleMania 21.
[49] O reinado de Layfield, que durou nove meses, foi 🛡 anunciado como o mais longo da década, durando 280 dias.
No SmackDown! de 28 de abril, JBL derrotou Big Show, Booker 🛡 T e Kurt Angle em uma luta de eliminação para tornar-se o desafiante pelo título,[50] mas foi novamente derrotado por 🛡 Cena no Judgment Day, em uma luta "I Quit."[51]
Várias rivalidades e Campeão dos Estados Unidos (2005-2006) [ editar | editar 🛡 código-fonte ]
Em 12 de junho, Layfield apareceu no ECW One Night Stand como antiECW.
Durante a noite, ele atacou The Blue 🛡 Meanie em um discurso.
WWE capitalizou no acontecimento, recontratando Meanie, que reuniu-se à Blue World Order no SmackDown! de 7 de 🛡 julho, com Nova e Stevie Richards, derrotando Layfield com a ajuda do Campeão Mundial dos Pesos-Pesados Batista, que havia sido 🛡 transferido para o SmackDown! algumas semanas após Cena ser transferido para o Raw.[52]
Layfield no Tribute to Troops
Layfield e Batista se 🛡 enfrentaram no The Great American Bash pelo Campeonato Mundial.
JBL venceu a luta por desqualificação e Batista manteve o título.
[53] No 🛡 SummerSlam, Batista derrotou Layfield em uma revanche.
[54] JBL foi derrotado em outra revanche no SmackDown! de 9 de setembro, em 🛡 uma luta durante o qual os Batista e JBL foram amarrados por uma corda.[55]
No SmackDown! de 16 de setembro, JBL 🛡 foi derrotado por Rey Mysterio,[56] o que iniciou uma rivalidade entre os dois que durou quase oito meses.
Layfield, então, contratou 🛡 Jillian Hall para "concertar" jogo de bacará carreira.
No No Mercy, JBL derrotou Mysterio em uma revanche.[57]
No início de 2006, JBL começou uma 🛡 rivalidade com The Boogeyman, que o assustou diversas vezes.
Boogeyman derrotou JBL no Royal Rumble.
[58] Seu próximo oponente foi Bobby Lashley, 🛡 quem Layfield derrotou no No Way Out.
[59] No SmackDown! de 24 de fevereiro, JBL teve uma mão quebrada por Chris 🛡 Benoit durante uma luta de trios.
[60] Layfield retornou e manteve uma rivalidade com Benoit, o derrotando para conquistar o Campeonato 🛡 dos Estados Unidos no WrestleMania 22.
[61][62] No SmackDown! de 21 de abril, JBL demitiu Jillian Hall por um erro cometido 🛡 por ela durante uma luta em uma jaula de ferro entre JBL e Benoit na semana anterior.[63][64]
JBL, enquanto ainda Campeão 🛡 dos Estados Unidos, tornou-se um desafiante pelo Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados, tentando enfraquecer o então-campeão Rey Mysterio nas semanas anteriores 🛡 a uma defesa de título contra um oponente escolhido por JBL.
Mysterio foi derrotado por Mark Henry e The Great Khali, 🛡 antes de enfrentar Kane em uma luta sem vencedor.
No Judgment Day, Mysterio derrotou JBL para manter o título.
[65] No SmackDown! 🛡 de 26 de maio, Layfield perdeu o Campeonato dos Estados Unidos para Lashley.
[66] Ele foi novamente derrotado por Mysterio, no 🛡 SmackDown!.
Antes da luta, ele afirmou que deixaria o programa caso fosse derrotado.
[66] JBL, mais tarde, afirmou não ter assinado um 🛡 contrato com Theodore Long, recusando-se a deixar o programa.
No One Night Stand, Layfield anunciou que substituiria Tazz como comentarista do 🛡 SmackDown!.
[67] Ele fez jogo de bacará estreia como comentarista vilanesco no SmackDown! de 16 de junho.
[68] Layfield escreveu um artigo no TheStreet.
com, 🛡 anunciando que estava se aposentando das lutas.
Ele escreveu "Eu acredito que não se pode lutar contra o tempo.
Costas quebradas em 🛡 uma luta na Inglaterra, aliadas a uma hérnia de disco inchada, finalmente me fez perceber que minha carreira como lutador 🛡 profissional estava acabada.
Eu finalmente me tornei um comentarista, como Jesse Ventura fez antes de mim."[69]
JBL retornou ao ringue em 13 🛡 de novembro de 2006, na luta principal em um evento não-televisionado em Dublin.JBL aliou-se a Mr.
Kennedy e King Booker contra 🛡 os Brothers of Destruction (Kane e The Undertaker) e Batista.
[70] No SmackDown! de 22 de dezembro, JBL xingou Theodore Long 🛡 e os fãs por torcerem durante a luta Inferno no Armageddon.[71]
No SmackDown! de 12 de outubro de 2007, Layfield foi 🛡 anunciado como uma das opções em quem os fãs poderiam votar para escolher o árbitro da luta pelo Campeonato Mundial 🛡 dos Pesos-Pesados entre Batista e The Undertaker no Cyber Sunday.
Stone Cold Steve Austin venceu a votação.
[72] No Cyber Sunday, ele 🛡 brigou com os outros candidatos, recebendo um Stone Cold Stunner de Austin.
Nas semanas anteriores ao evento, Layfield atacou e foi 🛡 atacado por Batista e Undertaker, dizendo estar aposentado, não morto, e que ele deveria ser respeitado.[73]
Busca por títulos e aposentadoria 🛡 (2007-2009) [ editar | editar código-fonte ]
JBL estava presente na mesa de comentaristas do SmackDown durante a luta pelo Campeonato 🛡 da WWE entre Randy Orton e Chris Jericho no Armageddon.
Durante a luta, Orton jogou Jericho na mesa dos comentaristas.
Jericho empurrou 🛡 JBL para fora do caminho.
Minutos depois, Layfield atacou Jericho, causando uma desqualificação e fazendo Orton manter o título.[74]
No Raw de 🛡 17 de dezembro de 2007, JBL anunciou que voltaria a lutar, em resposta a um desafio feito por Jericho.
[75] No 🛡 SmackDown! de 21 de dezembro, JBL fez seu anúncio de despedida do programa,[76] marcando oficialmente seu retorno ao Raw para 🛡 31 de dezembro.
Jericho foi desqualificado durante a luta dos dois no Royal Rumble.
[77] Os dois se enfrentaram em uma revanche 🛡 no Raw de 11 de fevereiro, com Jericho vencendo.[78]
No Raw de 18 de fevereiro, JBL interferiu na luta em uma 🛡 jaula de ferro entre Mr.
McMahon e seu (na história) filho bastardo, Hornswoggle.
Após McMahon atacar Hornswoggle com seu cinto, JBL atacou 🛡 Finlay, que tentava salvar Hornswoggle, o algemando às cordas do ringue.
Após McMahon deixar o ringue, JBL atirou Hornswoggle nas paredes 🛡 da jaula.
[79] JBL later revealed to McMahon that Hornswoggle was Finlay's storyline son, not McMahon's.
[80] Em 29 de março, JBL 🛡 introduziu Jack e Gerald Brisco ao Hall da Fama da WWE.
[81][82] Em 30 de março, JBL derrotou Finlay em um 🛡 Belfast Brawl no WrestleMania XXIV.[83]
JBL no Raw em novembro de 2008.
A primeira luta por título de JBL desde seu retorno 🛡 foi uma luta de eliminação no Backlash pelo Campeonato da WWE de Orton, também incluindo John Cena e Triple H.
JBL 🛡 foi eliminado da luta por Cena, reiniciando a rivalidade entre os dois.
[84] Cena derrotou JBL no Judgment Day e no 🛡 One Night Stand em uma luta First Blood.
Ele conseguiu derrotar Cena em uma New York City Parking Lot Brawl no 🛡 The Great American Bash.[85]
JBL manteria uma rivalidade com CM Punk, o então Campeão Mundial dos Pesos-Pesados.
Durante a rivalidade, JBL criticou 🛡 o estilo de vida straight edge de Punk, o desafiando para um confronto que ele não poderia vencer.
O desafio era 🛡 um concurso de bebidas alcoólicas.
Durante o concurso, Punk jogou jogo de bacará bebida no rosto de JBL.
No SummerSlam, JBL foi derrotado por 🛡 Punk.
No Unforgiven, JBL enfrentou Batista, Kane, Rey Mysterio e Chris Jericho (substituindo Punk, que havia sido atacado por Orton) em 🛡 uma Championship Scramble pelo Campeonato Mundial.
Jericho venceria o combate, no entanto.
No No Mercy, JBL foi derrotado por Batista em uma 🛡 luta que definiria o desafiante pelo Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados.
Em novembro de 2008, JBL começou uma rivalidade com Shawn Michaels.
Michaels 🛡 teria perdido as economias de jogo de bacará família devido a crise financeira, tornando-se empregado de Layfield.
Após falhar em ajudar JBL a 🛡 conquistar o Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados de John Cena no Royal Rumble, Michaels aceitou participar de uma luta "Tudo ou 🛡 Nada" no No Way Out contra JBL.
Após um soco da esposa de Michaels na plateia, JBL foi derrotado.
Com isso, Michaels 🛡 libertou-se de qualquer obrigação contratual com JBL.
No Raw de 9 de março, JBL derrotou CM Punk para conquistar o Campeonato 🛡 Intercontinental, tornando-se o vigésimo Campeão do Grand Slam e da Tríplice Coroa.
[86] Ele manteve o título por um mês, o 🛡 perdendo no WrestleMania XXV para Rey Mysterio em 21 segundos.
[87] Após a luta, JBL anunciou jogo de bacará aposentadoria, confirmada em um 🛡 blog no dia seguinte.[88]
Retorno como comentarista (2011-2017) [ editar | editar código-fonte ]
Layfield retornou a WWE no Raw de 7 🛡 de março de 2011, escolhido por Michael Cole para ser o árbitro de jogo de bacará luta contra Jerry Lawler no WrestleMania 🛡 XXVII.
Antes que JBL pudesse assinar o contrato, Stone Cold Steve Austin interrompeu, aplicando-lhe um Stone Cold Stunner e assinando o 🛡 contrato em seu lugar.
Em 31 de março de 2012, Layfield introduziu seu amigo Ron Simmons ao Hall da Fama da 🛡 WWE.
[89] Em 23 de julho, Layfield retornou como um mocinho, no Raw 1000, reformando a APA com Simmons, ajudando Lita 🛡 em uma luta contra Heath Slater.
No Night of Champions de 2012, Layfield retornou como comentarista ocasional, substituindo Jerry Lawler, que 🛡 havia sofrido um ataque cardíaco.
Layfield foi recontratado pela WWE, tornando-se comentarista do SmackDown com Josh Mathews.
[90] A partir de 1 🛡 de abril de 2013, Layfield passou a comentar o Raw com Michael Cole e Jerry Lawler.
Nas gravações do WWE NXT, 🛡 JBL foi nomeado Gerente Geral por Triple H.
JBL participou do Royal Rumble de 2014, sendo eliminado por Roman Reigns.
Em julho, 🛡 foi retirado do cargo de gerente geral.[91]
Em abril de 2017, Layfield se envolveu em uma controvérsia sobre suposta intimidação de 🛡 outros funcionários da WWE.
[92][93][94] A controvérsia surgiu na época devido a alegações de bullying contra Justin Roberts e Mauro Ranallo;[95] 🛡 Em 2010, Layfield tinha admitido a realização de assédio na WWE, e se recusou a pedir desculpas por isso.[96][97]
Carreira nas 🛡 artes marciais mistas [ editar | editar código-fonte ]
Vyper Fight League (2009-2010) [ editar | editar código-fonte ]
Em abril de 🛡 2009, após Layfield deixar a WWE, o dono da Ohio Valley Wrestling (OVW), Danny Davis, anunciou que Layfield se tornaria 🛡 comentarista e apresentador da Vyper Fight League, empresa de artes marciais mistas afilhada à OVW.
A Vyper Fighting League acabou em 🛡 2010.
Em novembro de 2012, Layfield começou a apresentar um programa sobre esportes no canal da WWE no YouTube, com Michael 🛡 Cole, chamado The JBL & Cole Show.
Seus pais são Lavelle Layfield, um ministro cristão, e Mary Layfield.[98]
Layfield realizou aparições regulares 🛡 no programa de televisão de negócios da Fox News Channel, Cashin' In.
Sua empresa, Layfield Energy, lançou uma bebida chamada MamaJuana 🛡 Energy.
[35] Em março de 2009, Layfield Energy tornou-se a principal patrocinadora da Ohio Valley Wrestling, um antigo território de desenvolvimento 🛡 da WWE em Louisville, Kentucky.
Durante um evento da WWE em Munique, Alemanha, em junho de 2004, para conquistar vaias da 🛡 plateia, Layfield fez diversas saudações nazistas.
[100] Estas ações são ilegais na Alemanha se usadas por motivos políticos.
[101] Em uma entrevista 🛡 ao The Washington Post, Layfield explicou "Eu sou mal [na WWE].
Eu tenho que incitar a plateia.
Eu tenho feito isto há 🛡 décadas.
Eu realmente não gosto [da saudação nazista] - eu sei como é ruim, eu morei [na Alemanha].
Eu estive em Dachau, 🛡 vi os lugares onde exterminaram milhões de judeus.
Eu desenhei uma linha entre eu e meu personagem.
É o mesmo que dizer 🛡 que Anthony Hopkins (que interpretou Hannibal Lecter) realmente é canibal."[102]
Layfield se casou com Meredith Whitney em 12 de fevereiro de 🛡 2005, em Key West, Flórida.[98]
Títulos e prêmios [ editar | editar código-fonte ]
JBL durante seu reinado como Campeão dos Estados 🛡 Unidos da WWE
Futebol americano universitário [ editar | editar código-fonte ]Referências