Nota: Não confundir com Não confundir com Bilhar inglês . Para outros significados, veja Bilhar
Mesa de sinuca inglesa durante um jogo.
O snooker inglês ou snooker internacional[1][2][3][4] (em inglês: snooker é um jogo de mesa e taco (bilhar) muito popular sobretudo no Reino Unido e Irlanda e em como ser cambista de apostas esportivas outros países da Commonwealth.[5] Ultimamente[quando?] tem sofrido uma grande adesão em como ser cambista de apostas esportivas países asiáticos como a China e a Tailândia. O organismo internacional de regulação do jogo é a World Professional Billiards and Snooker Association (WPBSA).
O snooker é jogado numa mesa de forma retangular revestida com baeta e com seis buracos (um em como ser cambista de apostas esportivas cada canto e um no meio de cada um dos lados maiores). As regras ditam que a mesa (tamanho máximo) tem 12 × 6 pés (3,6 m x 1,8 m). É jogado com um taco e bolas de snooker: uma branca (cue ball), 15 vermelhas que valem 1 ponto cada, e seis de outras seis cores, cada uma com diferente pontuação: amarela (2 pontos), verde (3), castanha (4), azul (5), cor-de-rosa (6) e preta (7).[6] Um jogador (ou uma equipa de dois) vence um frame (jogo individual) de snooker se marcar mais pontos que o(s) adversário(s), usando a bola branca para colocar nos buracos todas as restantes. Um jogador ganha um encontro (match) se atingir a vitória num número predefinido de frames. Quando não tem bolas para meter a regra aplicada é a dom desportivismo. Quando a bola ressalta e acerta a mesma, a equipa ganha mais uma jogada. A equipa é perdoada quando mete a branca sem tocar numa da mesma equipa tira duas bolas. Regras de rua: Quando se perdoa a primeira equipa, a segunda fica perdoada. A equipa que está com um jogador novo tem duas bolas de avanço.
O snooker é geralmente visto como tendo a como ser cambista de apostas esportivas origem nos oficiais do Exército Britânico que estavam de serviço na Índia Britânica.a regra de não poder jogar para trás foi abolida no mítico jogo de 1996, entre Moyor e Franc, nas finais de Evareste. Hoje em como ser cambista de apostas esportivas dia os profissionais de topo auferem prémios elevadíssimos ao longo da como ser cambista de apostas esportivas carreira, e muitos ultrapassam o milhão de libras.[7]
Ilustração de um jogo de bilhar americano de três bolas no início do século XIX em como ser cambista de apostas esportivas Tübingen, Alemanha
É habitualmente aceite a hipótese de origem do snooker na segunda metade do século XIX.[8] O bilhar sempre fora um jogo popular entre os oficiais do Exército Britânico colocados na Índia, e aí terão desenvolvido variantes dos mais tradicionais jogos de bilhar. Uma variante, desenvolvida na mesa dos oficiais em como ser cambista de apostas esportivas Jabalpur em como ser cambista de apostas esportivas 1874[9] ou 1875,[8] era adicionar bolas coloridas às vermelhas e negra que eram usadas no pyramid pool e life pool.[10] O termo snooker tem também origens militares, sendo um termo de calão para os cadetes do primeiro ano e para pessoal inexperiente na vida militar.[8] Uma versão dos acontecimentos afirma que o Coronel Sir Neville Chamberlain do regimento de Devonshire estava a jogar este novo entretenimento quando o seu opositor falhou a colocação de uma bola e Chamberlain chamou-lhe snooker.[10] Ficou assim o nome associado ao jogo de bilhar porque os jogadores com pouca prática eram chamados de snookers.[11]
O jogo de snooker cresceu em como ser cambista de apostas esportivas popularidade nos finais do século XIX e início do século XX, e em como ser cambista de apostas esportivas 1927 foi organizado o primeiro Campeonato Mundial de Snooker[8] por Joe Davis que, como profissional de bilhar inglês e jogador de snooker, foi o primeiro a mudar o jogo de um passatempo para um nível profissionalizado.[12] Joe Davis venceria todos os campeonatos mundiais até 1946, ano em como ser cambista de apostas esportivas que se reformou. O jogo entrou em como ser cambista de apostas esportivas declínio durante as décadas de 1950 e 1960, com pouco interesse fora do círculo de praticantes. Em como ser cambista de apostas esportivas 1959, Davis introduziu uma variação, conhecida como Snooker Plus, para tentar melhorar a popularidade do jogo ao adicionar duas novas bolas coloridas. Porém, essa inovação não resultou. Um grande impulso deu-se em como ser cambista de apostas esportivas 1969, quando David Attenborough, que trabalhava então para a BBC, decidiu cobrir o torneio de snooker Pot Black para demonstrar o potencial da televisão a cores, com a mesa verde e bolas de várias cores a serem o ideal para mostrar as vantagens da radiodifusão a cores.[13][14] A série de televisão tornou-se um enorme êxito e foi durante algum tempo o segundo mais popular show da BBC Two.[15] O interesse pelo jogo aumentaria com o Campeonato Mundial de Snooker de 1978, o primeiro integralmente transmitido pela televisão.[5][16] O jogo tornar-se-ia rapidamente um êxito seguido por milhões de pessoas[17] no Reino Unido, Irlanda e grande parte da Commonwealth e tem gozado de muito êxito nos últimos 30 anos, sendo muitos dos torneios que contam para o ranking mundial transmitidos pela televisão. Em como ser cambista de apostas esportivas 1985 um total de 18,5 milhões de telespectadores viram a longuíssima final do Campeonato Mundial de Snooker de 1985 entre Dennis Taylor e Steve Davis (que acabaria só com a decisiva colocação da bola preta por Taylor após uma frame que durou 68 minutos).[18] Em como ser cambista de apostas esportivas anos recentes a perda do patrocínio das tabaqueiras levou a uma diminuição do número de torneios profissionais, embora alguns novos patrocinadores tenham surgido e a popularidade do jogo no Médio Oriente e China, com novos talentos como Liang Wenbo, Ding Junhui e Marco Fu, garanta o futuro imediato do jogo na Ásia.[20][21]
Esquema de disposição das bolas no início da partida
Vídeo de uma tacada de abertura (break-off shot)
O snooker é jogado por dois jogadores (ou dupla de jogadores), numa mesa com um pano de baeta de dimensões variáveis com 22 bolas: 15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 castanha, 1 azul, 1 rosa, 1 preta e 1 branca, sendo a bola branca a única passível de ser tacada (em mesas menores, o número de bolas vermelhas pode ser reduzido, como no Brasil onde se joga com seis ou 10 bolas dessa cor, em como ser cambista de apostas esportivas mesas com as medidas habituais do país).
O objetivo é fazer mais pontos do que o adversário, colocando o máximo de bolas nos buracos, segundo uma determinada ordem: primeiro deve colocar-se uma bola vermelha e de seguida uma das outras bolas, apelidadas de bolas de "cor". A pontuação é a seguinte:
Cada bola vermelha, 1 ponto
Bola amarela, 2 pontos
Bola verde, 3 pontos
Bola castanha, 4 pontos
Bola azul, 5 pontos
Bola rosa, 6 pontos
Bola preta, 7 pontos
Ao colocar as bolas recebe-se a pontuação respectiva. Após colocada uma bola de cor (que não vermelha), ela volta a entrar na mesa enquanto ainda houver bolas vermelhas, repetindo-se o mesmo ciclo. O local de colocação é predeterminado e marcado na mesa para cada uma das diversas cores. Se o local de colocação estiver ocupado, a bola deve ser colocada no local de colocação de outra bola de maior valor que esteja livre. Se todas estiverem ocupadas, deve ser colocada o mais próximo possível do seu local original.
Quando já não houver vermelhas em como ser cambista de apostas esportivas cima da mesa deve-se colocar as bolas de cor em como ser cambista de apostas esportivas ordem de pontuação crescente, ou seja, da amarela para a preta.
O jogador que não consiga colocar nenhuma bola numa jogada, ou que cometa alguma falta, perde a vez e ainda sofre a penalização de ver somados quatro pontos à pontuação do adversário.
No final, o jogador que obtiver mais pontos é o vencedor. Uma partida entre dois jogadores é composta por vários jogos segundo o esquema de pontuação acima referido.
O árbitro do jogo que é responsável por declarar a existência de faltas e vigiar o decurso da partida, assegurando o cumprimento das regras.
Jogo em como ser cambista de apostas esportivas progresso em como ser cambista de apostas esportivas mesa reduzida. A bola vermelha está prestes a ser embolsada.
Existe uma falta quando, durante ou na sequência de uma tacada, um jogador comete uma ação irregular. As faltas mais comuns são as seguintes:[22]
falha em como ser cambista de apostas esportivas atingir qualquer outra bola (ou seja, a bola branca não toca em como ser cambista de apostas esportivas nenhuma outra antes de parar)
atingir em como ser cambista de apostas esportivas primeiro lugar uma bola não válida (por exemplo, apontar à azul e tocar em como ser cambista de apostas esportivas primeiro lugar numa vermelha)
colocar (embolsar) uma bola não válida
embolsar a bola branca
tocar numa bola não branca com o taco
fazer com que uma bola saia da mesa
tocar na bola branca ( cue ball ) com algo que não seja a ponta do taco
) com algo que não seja a ponta do taco fazer uma tacada sem ter pelo menos um dos pés em como ser cambista de apostas esportivas contacto com o chão
Uma aranha, que pode ser usada como ponte sobre as bolas que fazem obstrução a uma tacada que seria mais difícil apenas se fosse feita com uma ponte com a mão
Algumas notas:
Se se embolsa a bola branca, comete-se uma falta, perde-se a vez e o adversário recebe um determinado número de pontos, dependendo do que aconteceu na jogada.
Se os pontos que ocupam as bolas de cor estiverem ocupados no momento em como ser cambista de apostas esportivas que regressam à mesa são colocadas no ponto livre de maior valor. Se todos esses estiverem ocupados, são colocadas o mais próximo possível do ponto de marcação da bola a colocar, sempre do lado de maior valor e sempre sem estar em como ser cambista de apostas esportivas contacto com outra bola ( touching ).
). Se duas bolas estão em como ser cambista de apostas esportivas contacto, considera-se " touching ball ". Nesse momento, se a branca está nessa situação com uma bola vermelha, considera-se que já tocou na vermelha e pode ser tacada em como ser cambista de apostas esportivas qualquer direcção sem mover ou empurrar a vermelha que está em como ser cambista de apostas esportivas situação de " touching ". Também se pode tacar para atingir a bola vermelha de " touching " mas só se estiver em como ser cambista de apostas esportivas posição clara de a embolsar.
". Nesse momento, se a branca está nessa situação com uma bola vermelha, considera-se que já tocou na vermelha e pode ser tacada em como ser cambista de apostas esportivas qualquer direcção sem mover ou empurrar a vermelha que está em como ser cambista de apostas esportivas situação de " ". Também se pode tacar para atingir a bola vermelha de " " mas só se estiver em como ser cambista de apostas esportivas posição clara de a embolsar. Quando um jogador não tem opção de jogar directamente à bola vermelha sem se apoiar nas tabelas está em como ser cambista de apostas esportivas " snooker ".
". A ocorrência de falta implica a perda de vez e pontos de penalização, na forma de pontos somados ao adversário. Este pode, por como ser cambista de apostas esportivas vez, decidir jogar ele mesmo ou abdicar da como ser cambista de apostas esportivas vez e fazer o adversário faltoso continuar o seu jogo, consoante lhe pareça mais vantajoso.
Situação bola livre
Quando um jogador comete uma falta e deixa o seu adversário em como ser cambista de apostas esportivas posição de snooker ou snook, este beneficia de uma bola livre (free-ball).[23]
Um snook ou snooker é uma situação de distribuição das bolas sobre a mesa na qual uma tacada em como ser cambista de apostas esportivas linha reta em como ser cambista de apostas esportivas direcção a qualquer bola em como ser cambista de apostas esportivas jogo (ou seja, que corresponda a bola que pode ser embolsada sem falta nessa vez) não está disponível, por obstrução de uma ou mais bolas que não estão em como ser cambista de apostas esportivas jogo. Se alguma bola em como ser cambista de apostas esportivas jogo não é atingível com uma tacada fina (muito precisa) de qualquer dos seus dois lados, essa situação obriga a jogar com as tabelas e corresponde a um snooker.
Um jogador que obtenha uma bola livre pode escolher livremente uma bola de cor em como ser cambista de apostas esportivas lugar da bola a jogar. Para a tacada seguinte, esta bola toma o valor da bola que estaria em como ser cambista de apostas esportivas jogo. Desse modo, enquanto bola de cor, é recolocada na jogo se for embolsada.
Exemplos de situações de bola livre:
há ainda algumas bolas vermelhas na mesa. Um jogador tem o direito a uma bola livre , e escolhe a bola azul como bola livre . Joga e embolsa a bola azul. Marca um ponto (como se a bola fosse uma bola em como ser cambista de apostas esportivas jogo vermelha) e a bola azul regressa ao seu ponto na mesa. Joga de seguida normalmente uma bola de cor (não vermelha).
, e escolhe a bola azul como . Joga e embolsa a bola azul. Marca um ponto (como se a bola fosse uma bola em como ser cambista de apostas esportivas jogo vermelha) e a bola azul regressa ao seu ponto na mesa. Joga de seguida normalmente uma bola de cor (não vermelha). após se ter dado o fecho da mesa (todas as bolas vermelhas foram colocadas), a bola em como ser cambista de apostas esportivas jogo é a verde e um jogador tem direito a uma bola livre. Escolhe a bola cor-de-rosa e embolsa-a. Marca portanto 3 pontos (como se tivesse embolsado a bola em como ser cambista de apostas esportivas jogo, a verde) e a bola cor-de-rosa regressa ao seu ponto na mesa. O jogo continua normalmente, e o jogador prossegue a como ser cambista de apostas esportivas série tentando colocar a bola verde.
Ver artigo principal: Break
A pontuação máxima que se pode obter combinando as quinze bolas vermelhas com a bola preta, e embolsando depois as seis bolas de cor é de 147 pontos (15 * 8 + 27). No entanto, em como ser cambista de apostas esportivas certas circunstâncias muito raras, pode-se superar esta pontuação, quando se beneficia de uma falta cometida pelo adversário na vez anterior e se faz uma sequência superior a 143 pontos.
Um break é uma série de colocações consecutivas de bolas nos buracos da mesa feitas pelo mesmo jogador sem perder a vez. É atribuída a soma dos valores das bolas colocadas nessa sequência. O jogador deve colocar uma bola vermelha (ou mais que uma), que vale um ponto, seguindo-se uma das outras seis cores com pontuações entre 2 e 7 pontos, seguindo-se uma vermelha, depois uma de cor, e assim sucessivamente. De cada vez que uma bola entra, o jogador continua na como ser cambista de apostas esportivas vez, mas se falhar a tacada ou cometer uma falta, o break é interrompido. O break não é sinónimo da pontuação final do jogador, apenas do número de pontos conseguidos em como ser cambista de apostas esportivas sequência sem perder a vez.
Breaks superiores a 100 pontos são chamados century. Obter um "century" é uma ocasião especial para qualquer jogador, e o público recebe as tacadas muito pontuadas com fortes aplausos.
Nome dado a um modo de jogo de snooker, ou bilhar, ou sinuca, no qual podem jogar até 7 jogadores em como ser cambista de apostas esportivas uma única mesa.
O snooker survival conta com:
Mesa própria
Todas as bolas do jogo (numeradas de1 a 15)
15 pedaços de papéis aos quais deverão receber cada um, um número diferente de 1 a 15.
Os jogadores devem pegar os papéis de forma com que todos tenham o mesmo número de papéis, os que sobrarem devem ficar de fora sem que ninguém saiba quais números constavam nestes.
Cada jogador saberá apenas do número em como ser cambista de apostas esportivas que ele pegou e deverá cuidar para que as bolas com estes números não sejam embolsadas pelos outros jogadores, além de derrubar a bola dos seus adversários. Quem for perdendo suas bolas abandona o jogo, até que reste apenas 1 jogador, o vencedor.
Sinuca, variante praticada no Brasil
Referências
Commons Commons possui imagens e outros ficheiros sobre