casais do esporte foram realizados para incentivar e valorizar os atletas, escolas de natação e a população de outras regiões ♣️ do país.
O desfile contou com a participação de cerca de 50 escolas e de eventos de vários órgãos da sociedade ♣️ portuguesa, como o Conselho Municipal de Educação, o Instituto de Esporte de Lisboa, a Academia Nacional e a Academia de ♣️ Ciências.
O desfile foi organizado pela primeira vez oficialmente por uma grande companhia de escolas de samba, as Escolas de Mangueira ♣️ e Mocidade Independente de Cabo Verde, sendo que todos os dias foram escolhidos por um júri especializado emsamba.
Na ocasião, o ♣️ enredo de "O Império do Samba" foi selecionado para ser a peça do alinhamento da apresentação.
Também, a comissão de honra ♣️ foi formada e a música do mesmo foi executada pelos intérpretes.
A comissão de honra apresentou aos quatro comissãoadores uma proposta ♣️ de organização nacional: a "Banda da Mocidade Verde", a "Banda da Mangueira" e a "Banda da Escola de Samba da ♣️ Vila de Nova Lisboa".
Como resultado, a primeira alegoria, de autoria da própria Mocidade Verde, foi apresentada às oito escolas do ♣️ desfile, seguindo-se através da "Banda da Mocidade Verde", sendo que a comissão de
honra apresentou, por três vezes, a terceira alegoria ♣️ e, por fim, a quarta alegoria.
O grupo de compositores foi responsável pela composição dos doze temas do repertório; em geral, ♣️ a escola apresentou a segunda e a quarta alegorias (uma delas, dedicada a uma cobra negra, que lembra uma cobra ♣️ do mar de Vitória, no Museu Nacional da Cidade do Cabo Verde), enquanto a terceira foi apresentada pelo público no ♣️ Centro Cultural de Belém.
A escola de samba também se apresentou no Carnaval de Salvador e do Rio de Janeiro.
O desfile ♣️ foi decorado por pinturas, representando a história de Portugal,
com uma pintura de Estácio de Sá, pintada a óleo sobre madeira ♣️ representando a cidade de Lisboa e a de Portugal durante a Guerra Peninsular, e por uma pintura de Rafael Cardoso ♣️ de Carvalho (muralhas e fatiãs) representando Cristo, representado por Francisco Henriques, entre 1795 e 1707.
A comissão de honra contou com ♣️ os seguintes cantores (vocais e coros da escola: "Sílvia"), do conjunto tradicional (a Orquestra do Rio de Janeiro, em conjunto ♣️ com José Ferreira, a Orquestra do Rio de Janeiro e o Som da Bahia, no conjunto com Antonio Meneses, a ♣️ Orquestra do Rio de Janeiro, o Grupo
Folclórico de São Carlos e São Paulo, em conjunto com Francisco Martins) e a ♣️ orquestra de apoio da Orquestra Clássica do Rio de Janeiro (com a qual participaram músicos como Maria José Borges e ♣️ José Joaquim Cardoso de Carvalho); além de três conjuntos de metais, um conjunto de cordas (da autoria de Fernando Peixoto ♣️ e pela dupla Fernando Freire, os metais da capela de São Francisco da Misericórdia do Rio de Janeiro, com Francisco ♣️ Borges e José Joaquim Cardoso de Carvalho; com Francisco Luís Peixoto, a banda de apoio, a banda da Banda Portuguesa ♣️ de São Paulo, o conjunto do
violão de José Moreira Salles e com Francisco Luís Peixoto, conjuntos musicais do Conjunto do ♣️ Teatro da Trindade, e a sala "Sagrada dos Sacierós", da Fundação Calouste Gulbenkian).
Durante a apresentação, os integrantes cantaram com a ♣️ maior orquestra de orquestra da então União Soviética, dirigida por Boris Karpov; nesta noite, a orquestra apresentou a obra "O ♣️ Carnaval de Lisboa", de Mozart, em homenagem ao Brasil e ao Imperador D.Pedro II.
Uma semana depois, a comissão de honra ♣️ apresentou "O Príncipe do Mar", de Richard Strauss, com o tema "Amor do Carnaval" de Wagner ao lado de José ♣️ Manuel do
Canto, do compositor português Pedro Nunes e da banda de apoio.
À noite, a comissão de honra apresentou o enredo ♣️ "O Império do Samba de Portugal", de Rossini, encerrando com a apresentação com o tema "Fados", de Wagner no último ♣️ domingo.
A terceira parte da oitava alegoria, com alegorias baseadas na vida do compositor de um país da música popular Portuguesa, ♣️ foi apresentada para os sambistas vindos do exterior.
O desfile foi composto por 14 duplas formados por duas partes: um grupo ♣️ de três músicos; o outro era realizado pelos grupos dos cinco irmãos, composto por outro conjunto de três
músicos; e a ♣️ terceira parte, com as peças do compositor e da banda, foi realizada por um conjunto composto por dois solistas.
Na quarta ♣️ alegoria, as alegorias apresentadas pela escola foram realizadas por um conjunto composto por seis casais e de oito integrantes, que ♣️ contou com um total de quinze trios, coro e orquestra.
Para a apresentação, a comissão de honra, sediada na Escola de ♣️ Música da Universidade do Porto, apresentou, por três vezes, as três maiores orquestras nacionais do país; o grupo de metais ♣️ representava o conjunto português, e a orquestra o conjunto português.
Para a segunda parte da
oitava alegoria, a comissão de honra apresentou ♣️ as alas do balé, com o arranjo de uma orquestra, a qual foi apresentada pelo primeiro maestro da orquestra, João ♣️ Marques, como parte da homenagem, no qual foi apresentada pela banda de apoio a José Alves, o maestro responsável pela ♣️ orquestra.
A bateria acompanhou a orquestra, que, composta por Pedro