Esgrima
Esgrima é um esporte olímpico disputado com espada, florete e sabre, que tem como objetivo tocar o adversário com uma 🤶 dessas armas brancas - de acordo com a modalidade da disputa - sem que haja contato corporal.
Sua origem remonta à 🤶 pré-história, uma vez que a arte da caça dá indícios do que viriam a se tornar as práticas esportivas.
A esgrima 🤶 começou a ser disputada nas olimpíadas em 1896, em Atenas, na primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna.
História da 🤶 esgrima
De acordo com os registros históricos, a esgrima teria surgido como esporte na Europa no século XVI.
Mas a jogo de ganhar dinheiro real prática 🤶 é muito antiga, afinal a humanidade a utilizou como um meio de sobrevivência - para caçar, para combater e se 🤶 defender do inimigo.
Existem indícios de que a esgrima era praticada há milhares de anos, tanto no Egito como na Grécia.
Em 🤶 muitos países, antes de se tornar esporte, era uma forma de combate muito comum.
Os gladiadores, por exemplo, a usavam em 🤶 combates, mas também como entretenimento para o povo.
A história da evolução da esgrima se confunde com a da evolução das 🤶 armas e com as formas de combater.
Um pedaço de madeira era uma arma, a qual foi substituído por pedaços de 🤶 metal, dando lugar aos arqueiros a cavalo, depois homens a cavalo munidos com as suas espadas, e armas de fogo.
Na 🤶 época do feudalismo, a forma de guerrear começou a mudar e, com isso, as espadas também sofreram alterações, tornando-se mais 🤶 fortes e também mais finas nas pontas, que passaram a ser mais utilizadas.
Cavaleiros dirigiam-se para outras vilas a fim de 🤶 disputar torneios, uma prática que era muito comum até o Papa proibi-la.
A proibição aconteceu na sequência da morte do rei 🤶 Henrique II da França, num torneio de justa, que é um esporte em que dois cavaleiros montados a cavalo desafiam-se 🤶 utilizando armas como espadas, lanças e machados.
Apesar de o estudo da esgrima ter iniciado na Itália, as primeiras escolas de 🤶 esgrima são francesas.
Nessa altura, em que as pistas eram desenhadas no chão, tentaram averiguar - entre a espada e o 🤶 sabre - qual era a melhor arma para a prática da esgrima, mas não se chegou a nenhuma conclusão.
Com o 🤶 passar do tempo, os equipamentos utilizados na prática da esgrima evoluíram, sendo acrescentados coletes, luvas e máscaras.
No século XVIII tem 🤶 início a esgrima moderna e as máscaras cobrem os olhos protegendo-os.
Assim, a esgrima assume-se como esportiva, com benefícios mentais e 🤶 físicos para os seus praticantes, dentre os quais: aumento da acuidade visual, auditiva e tátil, desenvolvimento da agilidade, concentração, desenvolvimento 🤶 de reflexos e aumento da autoconfiança.
Em 1913 é fundada a Federação Internacional de Esgrima, responsável por organizar a prática e 🤶 gestão do esporte a nível internacional.
Esgrima no Brasil
No Brasil, a prática da esgrima data do período imperial, graças a Dom 🤶 Pedro II.
As tropas faziam uso dela, motivo pelo qual foi introduzida nos cursos da Escola Militar em 1858.
Depois disso, em 🤶 1906 surge o Curso de Formação em Ginástica e, com a criação do Centro Militar de Educação Física, o mestre 🤶 d'arma francês Lucien de Merignac é incentivado a vir para o Brasil.
O Mestre Gauthier é outro francês contratado pelo exército 🤶 Brasileiro para ensinar esgrima aos seus militares.
Com o apoio do Exército e da Marinha, em 1927, surge a União Brasileira 🤶 de Esgrima.
A primeira participação do Brasil com esgrima nos jogos olímpicos ocorreu em 1936.
Regras da esgrima
A esgrima é disputada em 🤶 uma pista que mede 14 x 2 m e tem duas fases: classificatória e eliminatória.
Na classificatória, os combates são feitos 🤶 entre todos os atletas até que alguém consiga marcar cinco pontos.
Na fase seguinte, a disputa é feita num intervalo de 🤶 três saltos de três minutos cada.
A cada salto, há uma pausa de 1 minuto.
Ganha a disputa o esgrimista que tiver 🤶 mais pontos, num total de 15.
Os pontos são computados de forma eletrônica.
Isso acontece porque a roupa dos esgrimistas têm sensores.
Antes 🤶 de ser adotada essa forma, as armas traziam vestígios de giz que marcavam a roupa do adversário, o que dificultava 🤶 a votação feita pelos juízes.
O objetivo é atingir o tronco do esgrimista adversário com a ponta do florete.
No caso da 🤶 espada, a jogo de ganhar dinheiro real ponta pode atingir qualquer parte do corpo.
Enquanto isso, a ponta do sabre e mais ⅓ da arma 🤶 (medida a partir da ponta), pode atingir a cintura ou a região em torno dela.
Equipamentos de esgrima
Na esgrima são utilizadas 🤶 as seguintes armas brancas: espada, florete e sabre.
São elas que determinam as modalidades da esgrima.
Além do formato, as armas diferenciam-se 🤶 pelo papel que desempenham na disputa (zona de pontuação).
Espada: com 0,90 m e 770 g, é a arma mais pesada.
Na 🤶 esgrima de espada, a espada pode tocar qualquer parte do corpo e, ao contrário das outras modalidades, os toques simultâneos 🤶 dos adversários são permitidos.
Era a arma utilizada entre o fim do século XIX e início do século XX.
Florete: Com 0,90 🤶 e 500 g é uma arma sem ponta, considerada a mais difícil da esgrima.
Leve, ela exige movimentos elegantes.
Com o florete, 🤶 apenas o tronco pode ser tocado com a ponta da espada.
Era a arma utilizada no século XVIII.
Sabre: com 0,88 e 🤶 500 g, é a arma mais pequena utilizada na esgrima.
Com ela, é permitido tocar o adversário com a ponta ou 🤶 com a lateral da lâmina - a espada e o florete tocam apenas com a ponta.
No sabre de esgrima, a 🤶 arma pode tocar cabeça, tronco, ombros, braços e antebraços.
Roupas de esgrima
Além das armas, a roupa dos praticantes desse esporte são 🤶 muito importantes, afinal, elas garantem a segurança dos esgrimistas.
O vestuário do esgrimista é geralmente todo branco e, obrigatoriamente, são usados 🤶 os seguintes acessórios: colete protetor, luvas e máscara de metal.
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Referências Bibliográficas CBE - Confederação Brasileira de Esgrima