Nota: Se procura o símbolo #, veja Se procura o símbolo #, veja Cerquilha
Imagem animada
de um jogo em jogo de ludo online que o xis (X) ganha.
O jogo da velha (português brasileiro) ou jogo
do galo (português europeu) ou três em jogo de ludo online linha é um jogo e/ou passatempo popular. É
um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus
jogadores e é facilmente aprendido. A origem é desconhecida, com indicações de que pode
ter começado no antigo Egito, onde foram encontrados tabuleiros esculpidos na rocha,
que teriam mais de 3.500 anos.[1] De alguma forma, é um jogo "aparentado" dos "Merels"
(ver Marel).
Algumas lendas urbanas contam que o jogo terá nascido em jogo de ludo online Portugal, na
cidade de Almada no ano 545. No entanto, só foi popularizado no ano 1500, pelo
descobridor Pedro Álvares Cabral, que adorava jogar este jogo durante as suas viagens.
Álvares Cabral terá decidido que este jogo seria o primeiro a ser ensinado ao povo
indígena no Brasil.
O jogo pode ser jogado sobre um tabuleiro ou mesmo sendo riscado
sobre um pedaço de papel ou mesa. O menor tabuleiro do mundo foi feito com
DNA.[2]
Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu
velha"):
Exemplo de um jogo da velha em jogo de ludo online que o círculo (O) ganha o jogo.
Analisando
o número de possibilidades de forma simplista, existem 362.880 (ou 9!) maneiras de se
dispor a cruz e o círculo no tabuleiro, sem considerar jogadas vencedoras. Quando
consideramos as combinações vencedoras, existem 255.168 jogos possíveis. Assumindo que
'X' inicia o jogo (se considerar que 'O' inicia, os resultados passam a ser inversos),
temos:
131.184 jogos finalizados são ganhos por 'X' 1.440 são ganhos por 'X' após 5
movimentos 47.952 são ganhos por 'X' após 7 movimentos 81.792 são ganhos por 'X' após 9
movimentos
77.904 jogos finalizados são ganhos por 'O' 5.328 são ganhos por 'O' após 6
movimentos 72.576 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
46.080 jogos finalizados
resultam em jogo de ludo online empate
Ignorando jogadas simétricas (outras jogadas rotacionadas ou
refletidas), existem apenas 138 resultados únicos. Assumindo novamente que 'X' sempre
inicia o jogos, temos:
91 resultados únicos são ganhos por 'X' 21 são ganhos por 'X'
após 5 movimentos 58 são ganhos por 'X' após 7 movimentos 12 são ganhos por 'X' após 9
movimentos
44 resultados únicos são ganhos por 'O' 21 são ganhos por 'O' após 6
movimentos 23 são ganhos por 'O' após 8 movimentos
3 resultados únicos são empates
Se
os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em jogo de ludo online
empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar
todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada - apesar de o número total de
possibilidades ser muito grande, a maioria delas é simétrica, além de que as regras são
simples. Por esse motivo, é muito comum que o jogo empate (ou "dê velha").
Um jogador
pode facilmente jogar um jogo perfeito seguindo as seguintes regras,[3] por ordem de
prioridade:
Em geral, é melhor jogar no centro e em jogo de ludo online seguida nos cantos pois há
maior possibilidade de bloquear ou vencer.
1. Ganhar: Se você tem duas peças numa
linha, ponha a terceira. 2. Bloquear: Se o oponente tiver duas peças em jogo de ludo online linha,
ponha a terceira para bloqueá-lo. 3. Triângulo: Crie uma oportunidade em jogo de ludo online que você
poderá ganhar de duas maneiras. 4. Bloquear o Triângulo do oponente: Opção 1: Crie 2
peças em jogo de ludo online linha para forçar o oponente a se defender, contanto que não resulte nele
criando um triângulo ou vencendo. Por exemplo, se 'X' tem dois cantos opostos do
tabuleiro e 'O' tem o centro, 'O' não pode jogar num canto (Jogar no canto nesse
cenário criaria um triângulo em jogo de ludo online que 'X' vence). Opção 2: Se existe uma
configuração em jogo de ludo online que o oponente pode formar um triângulo, bloqueiem-no. 5. Centro:
Jogue no centro. 6. Canto vazio: jogue num canto vazio.
Em suma, a não ser em jogo de ludo online
condições especiais, o jogador deve ter preferência pela posição central, seguida pelos
cantos, seguidos pelas bordas.
Como não existe estratégia vencedora no jogo da velha,
conquistar um triângulo depende de um erro do adversário. Entretanto, algumas delas são
definidas através de uma única jogada do adversário.
Triangulação através do
centro
Comece jogando no centro do tabuleiro. Se o adversário jogar na borda, jogue no
canto ao lado desta borda. O adversário será obrigado a se defender, jogando no canto
afastado. Estabeleça o triângulo, jogando no canto ou borda alinhados ao canto
conquistado.
Triangulação através do canto
Comece pelo canto. Se o adversário jogar
numa borda, jogue no canto que obrigue o adversário a jogar em jogo de ludo online outra borda. Quando
o adversário se defender jogando na borda, conquiste o centro. Ao conquistar o centro,
o triângulo estará formado.
Referências