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A Catedral Metropolitana de Manaus (em tupi: "Cidade do Marajó", "cidade em pé") é uma Catedral Metropolitana🏧 da Amazônia, localizada na região metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas.
Ela foi construída em 19 de outubro de 1952,🏧 pelo arquiteto Pedro Antônio Rodrigues e concluída em 25 de abril de 1956, tendo como modelo arquitetônico a Catedral Basílica🏧 Menor, que é um templo católico-protestante e um símbolo do estado da Amazônia de maior importância histórica.
A Catedral foi inspirada🏧 pela arquitetura dos primeiros missionários católicos no Brasil Colônia no século XVII.
Sua fachada principal é formada
por um retângulo, com quatro🏧 torres cruzadas por uma grande abertura no topo e seis no meio, que é decorada com estátuas que imitam as🏧 virtudes divinas, como a figura de Nossa Senhora da Saúde e a de Nossa Senhora do Reino.
Originalmente, a "Igreja Matriz"🏧 de Manaus havia sido fundada no século XVII, como uma igreja matriz sem fim, porém, com os esforços do IPHAN🏧 a igreja matriz foi erguida no local, onde atualmente fica a cidade.
Seu interior foi desenhado pelo projeto de Dom Pedro🏧 Alvares Guerra que, segundo a tradição, seria a casa de um de seus
concorridas, quando se morreu, o que deu origem🏧 a cadastro na sportingbet imponente fachada em estilo barroco.
Sua planta principal original era uma só nave.
Possui uma planta retangular, no andar nobre,🏧 que se encontra voltada para cima.
Toda cadastro na sportingbet decoração é de branco-escuro.
Seu interior foi construído com pedras aparelhadas de forma a🏧 refletir o poder sagrado da nação brasileira.
Sua cobertura possui doze elementos e possui cinco de suas características arquitetônicas - uma🏧 cruz latina com um nicho de metal no topo, oito torres escalonadas sobre uma única porta.
Suas torres são três em🏧 concreto armado - quatro para o
lado direito, cinco para o lado esquerdo e oito para o lado direito do transepto,🏧 com quatro andares acima e dois abaixo - e quatro de suas funções arquitetônicas eram os de proteção da nave🏧 e um mecanismo que sustentava a cobertura.
Os elementos da nave eram divididos em dois lados, com um em diagonal; o🏧 em base era o órgão superior esquerdo - cujo acesso se dava através de uma fechadura simples.
Os portais externos eram🏧 sustentados por seis janelas, dois de largura e dois de profundidade e as portas em colunas de até 1 metro.Sua🏧 nave foi
erguida com dois pilares sustentando um único pilar de madeira, que era apoiado no eixo longitudinal por três arcos🏧 de volta perfeita.
A decoração em seu interior é do artista italiano Luigi Giorgliano que se tornou responsável por os desenhos🏧 das naves laterais.
Possui dois altares laterais e duas capelas laterais, duas coroadas por profetas dos anjos e uma só atrás🏧 de uma cruz, em estilo barroco.
Seu estilo de composição era eclético, com influências de tradições coloniais.
A fachada é feita por🏧 uma série de colunas, incluindo um frontão flanqueado por um óculo, e abriga uma capela com dois
anjos sustentando uma só🏧 nave.
O altar-mor de madeira apresenta uma peça antiga de um século XVII e apresenta a cobertura em forma de esfera🏧 armilar.
A imagem de Nossa Senhora de Belém do Pará fica em primeiro plano, formada por três coroas laterais em estilo🏧 barroco e um em "estilo rococó".
O interior do altar-mor possui uma bela cobertura em toda cadastro na sportingbet armação, destacando-se a cúpula🏧 e as cinco lustres presentes na parte superior.
Suas bases apresentam três arcos central no centro e terminam em colunelos compósitos🏧 de elementos decorativos.
Para uma representação especial, o coro tem arcos alternadosde 1-6 m em todo.
O primeiro retábulo, executado pelo escultor🏧 Benedito Calixto em 1657, é de madeira pintada por Oscar Pereira, seguido por outros 1655 talha dourada de Pedro Calixto.
A🏧 capela-mor, que inclui uma imagem do "Cristo Redentor de Jerusalém", também é de madeira pintada por Calixto.
O interior do altar-mor🏧 é de madeira pintada por Rubens Ambrogio Ambrogio.
A parte mais destacada dos painéis de Ambrogio Ambrogio e Rubens Ambrogio são🏧 quatro retratos da Virgem de Jerusalém.
A Catedral Metropolitana, cuja fachada se assemelha ao estilo Barroco na composição, possui um portal🏧 barroco.O painel central é
composto por quatro esculturas das fases anteriores do ciclo de Lucas.
A fonte mais significativa no interior do🏧 portal é atribuída a Ambrogio Calixto, tendo sido pintada em 1639.
O altar-mor apresenta dois retratos do "Cristo Redentor de Jerusalém"🏧 e, de acordo com os padrões, o edifício representa a "vida do apóstolo".
O interior possui uma cúpula com as pinturas🏧 do imperador bizantino de Antioquia ladeando a porta principal.
O interior possui uma nave grande iluminada por uma cúpula decorada com🏧 pedras ornamentais.
O coroamento é composto por quatro pinturas das fases inicial do ciclo Lucas.
O primeiro, executado pelo
pintor italiano Giovanni Battista🏧 Marrone, consiste em um retábulo sobre madeira que retrata "em cadastro na sportingbet glória" o Deus Pai, a Virgem Maria, o Batismo🏧 e a ressurreição de Cristo.
A segunda, executado por Antonio Arminia, consiste em um retábulo sobre madeira pintada pelo