Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, publicado pela BMG Interactive e distribuído pela ♣️ Take-Two Interactive.
É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado em novembro de 1997 para MS-DOS e ♣️ Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para Game Boy Color.
O jogo segue a história ♣️ de um criminoso que começa jogo estrela bet aviator carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de ♣️ grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.
Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados, ♣️ enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva aérea e coloca o ♣️ jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para ♣️ desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' Chase em que ♣️ o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.
Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi ♣️ adotada.
Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse.
Grand Theft Auto ♣️ criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara ♣️ dos Lordes sobre proibir a jogo estrela bet aviator venda.
Toda jogo estrela bet aviator campanha de divulgação, organizada pelo publicitário Max Clifford, foi baseada na criação ♣️ de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.
Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles, ♣️ Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade de jogo estrela bet aviator jogabilidade e o nível de ♣️ entretenimento que proporcionava aos jogadores.
Duas expansões se passando na Inglaterra da década de 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e ♣️ veículos totalmente novos.
Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos e o protagonista ao centro.
Grand Theft Auto ♣️ se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.
As três são baseadas em locais reais dos ♣️ Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.
Cada localidade é bem distinta da outra, com suas principais características também ♣️ sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras ♣️ e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.
[1] As três cidades são povoadas por diferentes pedestres e ♣️ mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.
Dentro dos veículos é possível sintonizar estações de rádio que transmitem ♣️ músicas e notícias.[2]
É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a partir de uma perspectiva aérea.
[3] A câmera ♣️ se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim de lhe proporcionar uma melhor visão de ♣️ seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo devagar, para que ele possa melhor visualizar ♣️ os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]
Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e ♣️ lança-granadas-foguete.
Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ele ganha pontos que são mostrados no ♣️ canto superior direito da tela.
Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" que é simbolizado por estrelas, e quanto ♣️ o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.
[2][5][6] Outro meio de conseguir pontos é através das ♣️ missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são necessárias para desbloquear as novas cidades.
Grand Theft ♣️ Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de jogar: como quer navegar pelas cidades, como ♣️ quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]
Ao iniciar Grand Theft Auto os jogadores têm oito ♣️ opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika.
Entretanto, não havia ♣️ nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse escolhido em detrimento de outro.
[7] Além do ♣️ protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage no decorrer da história, que são Robert ♣️ "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.
Seragliano é um mafioso chefe da família Vercotti e um ♣️ homem obcecado em vingar a morte do pai.
Fu é o chefe de uma gangue asiática e que lendariamente possui 130 ♣️ anos de idade.
El Burro é o líder de uma gangue latina que está em conflito com a gangue de Fu.
Deever ♣️ é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.
E por fim Marcus é o líder da ♣️ gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]
O protagonista começa jogo estrela bet aviator carreira em Liberty City realizando trabalhos ♣️ para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.
Depois de completar um número de serviços, ele é avisado por uma gangue rival ♣️ que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.
O protagonista mesmo assim continua trabalhando para Seragliano e mata ♣️ Sonetti.
Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que a polícia está cercando a gangue e ♣️ seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]
Assim que o protagonista chega em San Andreas ele é contatado pela gangue ♣️ de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.
Depois de fazer alguns trabalhos para a gangue, ele se encontra pessoalmente com ♣️ Fu, que expressa jogo estrela bet aviator gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram honra para a família.
Em seguida o protagonista ♣️ entra no serviço de El Burro.
Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu grato chefe pessoalmente, que o manda para ♣️ a cidade de Vice City.[5]
As ações do protagonista chamaram a atenção do policial corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências ♣️ que podem colocá-lo na cadeia.
Ele começa a trabalhar para o policial.
O ciclo se repete e os dois se encontram pessoalmente, ♣️ com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.
Em seguida ele passa a trabalhar para os Rastafaris até ♣️ se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez um excelente trabalho, porém que eles não ♣️ vão se ver mais.[5]
David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand Theft Auto.
Grand Theft Auto foi originalmente concebido ♣️ e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 por David Jones.
A companhia ganhou proeminência ao ♣️ longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série Lemmings.
Após o lançamento de três títulos da ♣️ série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um novo projeto por já terem em mãos ♣️ "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]
A DMA havia se mudado para Dundee, Escócia, possuindo na época os melhores computadores ♣️ disponíveis para o desenvolvimento de jogos.
Suas instalações eram as maiores e mais potentes do Reino Unido.
Jones viu a possibilidade de ♣️ realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.
Ele tinha uma "fascinação com o quão viva ♣️ e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade de processamento".
Jones pediu para jogo estrela bet aviator equipe encontrar ♣️ ideias para tornar isso possível.
Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto outro pegou esse mesmo mapa e colocou ♣️ carros correndo pelas ruas.
[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo a partir disso; para ele, o movimento ♣️ dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de velocidade e altura.
[6][9] A ideia que foi ♣️ formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos em perseguições de alta velocidade, um conceito ♣️ simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura natural que todo mundo conhece".
O jogo foi ♣️ chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam pelas ruas e semáforos que faziam os ♣️ outros carros pararem.[11]
Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para a publicadora BMG Interactive, que há muito ♣️ desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.
Ele conseguiu um contrato de 3,4 milhões de libras esterlinas e um ♣️ prazo de treze meses para desenvolver o título.
[11] Entretanto, logo ficou claro tanto para a equipe da DMA quanto para ♣️ a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era impossível dirigir em alta velocidade atrás dos ♣️ criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, como o jogador estava no controle de ♣️ um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.
[12] A equipe decidiu então inverter os papéis e transformar o jogador ♣️ no criminoso.
Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao invés de perdê-los.
[13] Como o roteirista Brian ♣️ Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma recompensa!".
As missões mudaram e passaram a envolver ♣️ o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.
A mudança era radical pois, até então na história dos ♣️ jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".
Essa alteração foi bem recebida e aprovada pela ♣️ BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo "cartunesco e absurdo".[14][15]
A equipe de desenvolvimento começou ♣️ a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além de várias referências a filmes como Reservoir ♣️ Dogs, James Bond e The French Connection.
[16] Houser via o jogo como um mundo ficcional e queria uma grande ênfase ♣️ na liberdade do jogador.
Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades distintas onde o jogo se passaria, todas ♣️ baseadas em cidades reais.
Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: Miami, que foi transformada na cidade de ♣️ Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova Iorque, que virou Liberty City.[1]
Essa grande liberdade ♣️ dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos de testes: muitas pessoas não se interessavam ♣️ em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.
Até então, as missões eram passadas aos jogadores através ♣️ de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para que todos os telefones pudessem passar missões ♣️ ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar uma missão.
[17] Mesmo assim, Jones estava cético ♣️ sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam de um objetivo.
Para resolver esse problema ele ♣️ estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para passar de nível, comparando a ideia com ♣️ um pinball.[18]
Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés ♣️ dos gráficos, uma contratendência do mercado.
Eles se focaram em usar a limitada capacidade de processamento dos computadores da época para ♣️ aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial dos pedestres e dos inimigos.
Essa atitude foi ♣️ apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ao conferirem o resultado final: "O visual ♣️ é o de menos.
Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão jogar".[19]
Porém, no final de 1996 foi lançado ♣️ Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.
O título tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para ♣️ a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.
Os executivos da BMG passaram a temer que Race 'n' Chase, com ♣️ gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público e crítica especializada, que costumavam priorizar a ♣️ aparência de um jogo na hora de julgá-lo.
A companhia quis abandonar o projeto, pressionando a DMA todos os meses.
Uma pesquisa ♣️ interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como o jogo mais provável de fracassar.
Houser e ♣️ seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento ♣️ que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]
A DMA tinha originalmente recebido da BMG um prazo de treze meses para o ♣️ desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.
[6] Ao final do ciclo de produção, a BMG achou que ♣️ o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para Grand Theft Auto.[21]
A liberdade no mundo do ♣️ jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim ♣️ criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos mais variados gêneros.
A composição de todas as ♣️ músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.
Eles compunham ♣️ as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios da empresa.[18][22]
Grand Theft Auto tem sete emissoras ♣️ de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 77.
7, It's Unleashed on 93.
5 FM e ♣️ The Fergus Buckner Show.
Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.
Todas podem ser ouvidas quando o jogador entra em ♣️ algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
[23] Os jogadores de PC e PlayStation podem ♣️ retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por outro com suas próprias músicas.
Quando o personagem ♣️ entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]
O tema principal de Grand Theft Auto é "Gangster ♣️ Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na estação N-CT FM.
Com a exceção da Head ♣️ Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados durante o jogo.[23]
Divulgação e controvérsias [ editar ♣️ | editar código-fonte ]
Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover Grand Theft Auto.
A BMG ainda estava temerosa ♣️ sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.
Dessa maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário ♣️ Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.
Clifford tinha um histórico de manipular tabloides e criar escândalos para divulgar seus ♣️ clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.
Gary Dale, o chefe da BMG, disse ao publicitário que ♣️ eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da maneira correta.[...
] precisamos garantir o posicionamento correto ♣️ tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]
Clifford pensou diferente e conseguiu convencer os executivos da BMG a abraçar a ♣️ violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.
Para ele a violência era parte integral do produto ♣️ e não se podia escapar dela.
Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito criticado por algumas pessoas, mas disse que ♣️ não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.
O publicitário então baseou a divulgação do jogo na criação ♣️ de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos encorajar as pessoas certas a acreditar que ♣️ seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".
O plano era gerar uma divulgação gratuita que acabaria ♣️ encorajando o público jovem a comprar o produto.
A ideia foi bem recebida pelos irmãos Houser, porém Jones e a DMA ♣️ ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]
Clifford foi atrás dos seus contatos no governo ♣️ e plantou informações sobre o jogo.
[26] Algum tempo depois em 20 de maio de 1997, cinco meses antes do lançamento ♣️ de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à Câmara dos Lordes do Reino Unido falar ♣️ sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era um perigo para as "crianças" e "jovens" ♣️ do país.
A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo não deveria receber permissão para ser vendido ♣️ em território britânico.
[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão responsável pela classificação de entretenimento no Reino ♣️ Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]
As discussões na Câmara dos Lordes chamaram a ♣️ atenção da mídia.
O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a assaltantes", também listando as atividades que o ♣️ jogador podia realizar: "Imagine-se [...
] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e ♣️ até exterminando imigrantes ilegais!".
[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, todos enfantizando a má influência que Grand ♣️ Theft Auto poderia ser para os jovens.
O porta-voz da Scottish Motor Trade Association afirmou que "expor as mentes da juventude ♣️ para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".
A BMG ficou feliz com a repercussão e os resultados, e aos poucos ♣️ até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]
A fim de aumentar ainda mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos ♣️ rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com o logotipo do jogo por estacionamentos de ♣️ convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que o jogador podia realizar.
Quando Baglow ralou seu ♣️ carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores de Grand Theft Auto havia sofrido um ♣️ enorme acidente automobilístico e teve jogo estrela bet aviator carteira de motorista apreendida.
Apesar de Baglow ter gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente ♣️ e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]
A British Board of Film Classification havia contratado ♣️ um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o veredito final foi emitido pouco antes do ♣️ lançamento.
O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", porém não proibiu jogo estrela bet aviator venda e o ♣️ classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.
A BMG ficou muito satisfeita com a classificação e o resultado ♣️ da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões de pessoas apenas com as controvérsias.
[31] Mesmo ♣️ tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu polêmicas semelhantes em países como a Alemanha ♣️ e França, enquanto o Brasil proibiu completamente jogo estrela bet aviator venda em território nacional.[6]
O plano da BMG era iniciar o lançamento de ♣️ Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e em seguida expandir para outros mercados.
Suas plataformas ♣️ originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi lançado para PlayStation.
O jogo estreou em território ♣️ britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista David Kushner, "o lançamento de GTA parecia ♣️ secundário perto do próprio hype".
[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro de 1998.
A ASC Games de Connecticut ficou ♣️ encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento para PlayStation.
A ASC seguiu o mesmo plano ♣️ de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas ♣️ correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]
Grand ♣️ Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e ♣️ nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.
Junto com isso existiram certas discussões sobre a possibilidade ♣️ da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.
[34] Entretanto, a versão foi cancelada antes mesmo de ♣️ qualquer material ter sido divulgado.
[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color foi lançada em outubro de 1999 na ♣️ Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado encarregada da conversão.[36]
A primeira expansão de Grand ♣️ Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões de computadores e de PlayStation, sendo a ♣️ primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.
[6] O jogo se passa em uma recriação da cidade de Londres ♣️ no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre oito personagens principais assim que começa.
[37] A ♣️ história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para vários chefões a fim de subir no ♣️ submundo do crime.
Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do final da década de 1960 e as ♣️ ruas seguem a mão inglesa.
As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos ♣️ e nos controles.[37][38]
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de London, 1969 apenas por download para computadores, ♣️ sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.
[6] London, 1961 era na verdade uma expansão da primeira expansão, necessitando jogo estrela bet aviator ♣️ instalação para poder ser jogável.
[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um novo modo multijogador em um mapa inspirado ♣️ na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]
A decisão de colocar as duas expansões se ♣️ passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante muitos anos na cidade antes de se ♣️ mudar para os Estados Unidos.
Ele queria realizar uma versão digital do filme policial Get Carter de 1971, que por acaso ♣️ tinha no elenco jogo estrela bet aviator mãe, a atriz Geraldine Moffat.
De acordo com Houser: "Nos anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e ♣️ popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]
Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas e medianas para suas versões no PC ♣️ e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito piores quando comparada às outras plataformas.
As análises ♣️ elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, porém criticavam os controles e os gráficos ♣️ inferiores.
No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma média de aprovação de 78.
50%,[42] a versão ♣️ para PlayStation ficou com 68.
33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma classificação de apenas 57.33%.[47]
A Computer Games Magazine ♣️ elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com o qual o jogo aceitou a anarquia ♣️ é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria dos jogos", dando uma nota 9/10 e ♣️ definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".
[carece de fontes] A PlayStation Magazine também gostou muito do jogo e o ♣️ chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da história do PlayStation".[48]
A GameSpot foi mais contida ♣️ em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para a de computadores.
Ryan Mac Donald avaliou o ♣️ jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música ♣️ e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.
Mac Donald concluiu jogo estrela bet aviator resenha com uma nota 8/10 escrevendo que ♣️ "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas com violência ou linguagem adulta".
[2] Tasos Kaiafas ♣️ realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ele disse que Grand Theft Auto era ♣️ divertido, porém necessitava de paciência.
Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou os controles, concluindo seu texto com "ele ♣️ não vai ganhar nenhum prêmio.
Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos vão se divertir muito".[46]
A Computer Gaming World ♣️ teve uma análise negativa das versões para computador.
Na opinião deles a "ASC Games [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso ♣️ no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.
É uma diversão deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo ♣️ jogo estrela bet aviator significância".
Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem um pouco divertido, com a segunda dizendo ♣️ que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".
[carece de fontes] Similarmente a Digital Press deu uma nota 5/10 criticando os controles ♣️ e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do jogo seria ver quantas pessoas ainda o ♣️ acham divertido sem a violência em massa".[49]
As versões para Game Boy Color foram as mais criticadas.
Craig Harris da IGN achou ♣️ que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda criticou a falta de carros nas ruas, ♣️ "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar carros para roubá-los"; ele concluiu jogo estrela bet aviator resenha ♣️ com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a menos que gostassem da versão para console.
[36] ♣️ A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, porém também criticou os controles e afirmou ♣️ que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a operação do botão de ligar e desligar".[carece ♣️ de fontes]
A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ♣️ ofensivo [...
] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com seu mafioso, porém), deixa o jogador à ♣️ mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas nenhum prazer".[44]
A equipe da DMA e da ♣️ BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam que seriam citadas frequentemente, esperando que a ♣️ jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte do foco.
Como Dan Houser colocou: "Se é ♣️ legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]
Grand Theft Auto permaneceu durante 26 semanas na lista dos mais vendidos do ♣️ Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar para novos lançamentos.
[51] As vendas mesmo assim ♣️ foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.
Isso ocorreu muito por conta do boca a boca ♣️ de diversos jogadores recomendando o título a outros.
[52] Ele vendeu por volta de quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando ♣️ uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total do jogo, que consistiu principalmente nos salários ♣️ da equipe.
[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão de cópias mundialmente e gerou milhões em ♣️ receita para suas companhias envolvidas.[53]
Logotipo da série usado a partir de Grand Theft Auto III.
Grand Theft Auto foi um dos ♣️ jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.
Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava o jogador apenas em situações que o ♣️ obrigavam a realizar atividades positivas.
[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda permaneciam um pouco obscuras e limitadas.
A visão ♣️ muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos principalmente para crianças e seus conteúdos deviam ♣️ estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um grande mercado disponível para satisfazer adultos que ♣️ desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.
[54] A decisão de contratar Clifford para realizar a divulgação, um ♣️ publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.
As controvérsias geradas por Clifford sobre o conteúdo e seu possível ♣️ efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se apenas a crianças, fazendo com que a ♣️ campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]
Grand Theft Auto foi o primeiro jogo de grande destaque e impacto a ♣️ incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.
[14] Apesar de não ter sido o primeiro jogo ♣️ a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda já fazia isso há muito tempo, por ♣️ exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo incentivando-os para ganhar benefícios.
Era possível para o ♣️ jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]
Apesar do sucesso do jogo e a repercussão que ♣️ teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado por títulos voltados para o público mais ♣️ infantil.
Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência fosse encomendada.
Sua produção começou na mesma época ♣️ de London, 1969.
[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de 1999 com uma nova história e cidade, ♣️ além de gráficos e jogabilidade aprimorada.
No meio tempo entre os dois jogos a BMG virou uma subsidiária da Take Two, ♣️ Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.
[6] ♣️ Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em Dundee.[57]
Jones deixou a produção dos jogos da ♣️ série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de produtor executivo e Dan Houser virou o ♣️ roteirista.
Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente alcançou grande sucesso.
Com gráficos tridimensionais graças a ♣️ plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os personagens, o título se tornou o jogo ♣️ mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados da história dos jogos eletrônicos.
A violência foi ♣️ aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado ♣️ Jack Thompson.
Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido com aclamação de crítica e recordes de ♣️ vendas.
[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do entretenimento mundial, já tendo vendido mais de ♣️ 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.
[59] O décimo primeiro título da série, Grand Theft ♣️ Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos milhões de dólares em receita nas primeiras ♣️ 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o maior lançamento da história do entretenimento e ♣️ o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências
Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, ♣️ publicado pela BMG Interactive e distribuído pela Take-Two Interactive.
É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado ♣️ em novembro de 1997 para MS-DOS e Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para ♣️ Game Boy Color.
O jogo segue a história de um criminoso que começa jogo estrela bet aviator carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e ♣️ aos poucos vai chamando a atenção de grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.
Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada ♣️ uma com seus próprios inimigos e aliados, enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
A jogabilidade é apresentada a partir ♣️ de uma perspectiva aérea e coloca o jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar ♣️ missões, apesar de elas serem necessárias para desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ♣️ ladrão chamado Race 'n' Chase em que o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.
Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ♣️ ideia de jogar como o criminoso foi adotada.
Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de ♣️ jogar da maneira que desejasse.
Grand Theft Auto criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo ♣️ violento, com discussões ocorrendo até na Câmara dos Lordes sobre proibir a jogo estrela bet aviator venda.
Toda jogo estrela bet aviator campanha de divulgação, organizada pelo ♣️ publicitário Max Clifford, foi baseada na criação de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.
Apesar de críticas quanto ♣️ à qualidade dos gráficos e dos controles, Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade ♣️ de jogo estrela bet aviator jogabilidade e o nível de entretenimento que proporcionava aos jogadores.
Duas expansões se passando na Inglaterra da década de ♣️ 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e veículos totalmente novos.
Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos ♣️ e o protagonista ao centro.
Grand Theft Auto se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.
As ♣️ três são baseadas em locais reais dos Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.
Cada localidade é bem distinta ♣️ da outra, com suas principais características também sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de ♣️ arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.
[1] As três ♣️ cidades são povoadas por diferentes pedestres e mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.
Dentro dos veículos é ♣️ possível sintonizar estações de rádio que transmitem músicas e notícias.[2]
É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a ♣️ partir de uma perspectiva aérea.
[3] A câmera se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim ♣️ de lhe proporcionar uma melhor visão de seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo ♣️ devagar, para que ele possa melhor visualizar os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]
Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para ♣️ o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e lança-granadas-foguete.
Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ♣️ ele ganha pontos que são mostrados no canto superior direito da tela.
Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" ♣️ que é simbolizado por estrelas, e quanto o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.
[2][5][6] Outro ♣️ meio de conseguir pontos é através das missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são ♣️ necessárias para desbloquear as novas cidades.
Grand Theft Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de ♣️ jogar: como quer navegar pelas cidades, como quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]
Ao iniciar ♣️ Grand Theft Auto os jogadores têm oito opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, ♣️ Mikki, Travis, Troy e Ulrika.
Entretanto, não havia nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse ♣️ escolhido em detrimento de outro.
[7] Além do protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage ♣️ no decorrer da história, que são Robert "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.
Seragliano é um ♣️ mafioso chefe da família Vercotti e um homem obcecado em vingar a morte do pai.
Fu é o chefe de uma ♣️ gangue asiática e que lendariamente possui 130 anos de idade.
El Burro é o líder de uma gangue latina que está ♣️ em conflito com a gangue de Fu.
Deever é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.
E ♣️ por fim Marcus é o líder da gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]
O protagonista começa ♣️ jogo estrela bet aviator carreira em Liberty City realizando trabalhos para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.
Depois de completar um número de serviços, ♣️ ele é avisado por uma gangue rival que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.
O protagonista mesmo ♣️ assim continua trabalhando para Seragliano e mata Sonetti.
Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que ♣️ a polícia está cercando a gangue e seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]
Assim que o protagonista chega em ♣️ San Andreas ele é contatado pela gangue de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.
Depois de fazer alguns trabalhos para ♣️ a gangue, ele se encontra pessoalmente com Fu, que expressa jogo estrela bet aviator gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram ♣️ honra para a família.
Em seguida o protagonista entra no serviço de El Burro.
Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu ♣️ grato chefe pessoalmente, que o manda para a cidade de Vice City.[5]
As ações do protagonista chamaram a atenção do policial ♣️ corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências que podem colocá-lo na cadeia.
Ele começa a trabalhar para o policial.
O ciclo se ♣️ repete e os dois se encontram pessoalmente, com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.
Em seguida ele ♣️ passa a trabalhar para os Rastafaris até se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez ♣️ um excelente trabalho, porém que eles não vão se ver mais.[5]
David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand ♣️ Theft Auto.
Grand Theft Auto foi originalmente concebido e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 ♣️ por David Jones.
A companhia ganhou proeminência ao longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série ♣️ Lemmings.
Após o lançamento de três títulos da série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um ♣️ novo projeto por já terem em mãos "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]
A DMA havia se mudado para Dundee, ♣️ Escócia, possuindo na época os melhores computadores disponíveis para o desenvolvimento de jogos.
Suas instalações eram as maiores e mais potentes ♣️ do Reino Unido.
Jones viu a possibilidade de realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.
Ele ♣️ tinha uma "fascinação com o quão viva e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade ♣️ de processamento".
Jones pediu para jogo estrela bet aviator equipe encontrar ideias para tornar isso possível.
Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto ♣️ outro pegou esse mesmo mapa e colocou carros correndo pelas ruas.
[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo ♣️ a partir disso; para ele, o movimento dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de ♣️ velocidade e altura.
[6][9] A ideia que foi formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos ♣️ em perseguições de alta velocidade, um conceito simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura ♣️ natural que todo mundo conhece".
O jogo foi chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam ♣️ pelas ruas e semáforos que faziam os outros carros pararem.[11]
Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para ♣️ a publicadora BMG Interactive, que há muito desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.
Ele conseguiu um contrato de ♣️ 3,4 milhões de libras esterlinas e um prazo de treze meses para desenvolver o título.
[11] Entretanto, logo ficou claro tanto ♣️ para a equipe da DMA quanto para a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era ♣️ impossível dirigir em alta velocidade atrás dos criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, ♣️ como o jogador estava no controle de um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.
[12] A equipe decidiu então ♣️ inverter os papéis e transformar o jogador no criminoso.
Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao ♣️ invés de perdê-los.
[13] Como o roteirista Brian Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma ♣️ recompensa!".
As missões mudaram e passaram a envolver o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.
A mudança era ♣️ radical pois, até então na história dos jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".
Essa ♣️ alteração foi bem recebida e aprovada pela BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo ♣️ "cartunesco e absurdo".[14][15]
A equipe de desenvolvimento começou a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além ♣️ de várias referências a filmes como Reservoir Dogs, James Bond e The French Connection.
[16] Houser via o jogo como um ♣️ mundo ficcional e queria uma grande ênfase na liberdade do jogador.
Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades ♣️ distintas onde o jogo se passaria, todas baseadas em cidades reais.
Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: ♣️ Miami, que foi transformada na cidade de Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova ♣️ Iorque, que virou Liberty City.[1]
Essa grande liberdade dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos ♣️ de testes: muitas pessoas não se interessavam em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.
Até então, ♣️ as missões eram passadas aos jogadores através de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para ♣️ que todos os telefones pudessem passar missões ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar ♣️ uma missão.
[17] Mesmo assim, Jones estava cético sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam ♣️ de um objetivo.
Para resolver esse problema ele estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para ♣️ passar de nível, comparando a ideia com um pinball.[18]
Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe ♣️ da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés dos gráficos, uma contratendência do mercado.
Eles se focaram em usar a limitada capacidade ♣️ de processamento dos computadores da época para aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial ♣️ dos pedestres e dos inimigos.
Essa atitude foi apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ♣️ ao conferirem o resultado final: "O visual é o de menos.
Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão ♣️ jogar".[19]
Porém, no final de 1996 foi lançado Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.
O título ♣️ tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.
Os executivos da BMG passaram ♣️ a temer que Race 'n' Chase, com gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público ♣️ e crítica especializada, que costumavam priorizar a aparência de um jogo na hora de julgá-lo.
A companhia quis abandonar o projeto, ♣️ pressionando a DMA todos os meses.
Uma pesquisa interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como ♣️ o jogo mais provável de fracassar.
Houser e seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao ♣️ mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]
A DMA tinha originalmente recebido da BMG ♣️ um prazo de treze meses para o desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.
[6] Ao final do ♣️ ciclo de produção, a BMG achou que o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para ♣️ Grand Theft Auto.[21]
A liberdade no mundo do jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir ♣️ diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos ♣️ mais variados gêneros.
A composição de todas as músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin ♣️ Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.
Eles compunham as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios ♣️ da empresa.[18][22]
Grand Theft Auto tem sete emissoras de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground ♣️ 77.
7, It's Unleashed on 93.
5 FM e The Fergus Buckner Show.
Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.
Todas podem ♣️ ser ouvidas quando o jogador entra em algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
[23] ♣️ Os jogadores de PC e PlayStation podem retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por ♣️ outro com suas próprias músicas.
Quando o personagem entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]
O tema ♣️ principal de Grand Theft Auto é "Gangster Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na ♣️ estação N-CT FM.
Com a exceção da Head Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados ♣️ durante o jogo.[23]
Divulgação e controvérsias [ editar | editar código-fonte ]
Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover ♣️ Grand Theft Auto.
A BMG ainda estava temerosa sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.
Dessa ♣️ maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.
Clifford tinha um histórico de manipular ♣️ tabloides e criar escândalos para divulgar seus clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.
Gary Dale, o ♣️ chefe da BMG, disse ao publicitário que eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da ♣️ maneira correta.[...
] precisamos garantir o posicionamento correto tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]
Clifford pensou diferente e conseguiu convencer ♣️ os executivos da BMG a abraçar a violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.
Para ele ♣️ a violência era parte integral do produto e não se podia escapar dela.
Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito ♣️ criticado por algumas pessoas, mas disse que não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.
O publicitário então ♣️ baseou a divulgação do jogo na criação de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos ♣️ encorajar as pessoas certas a acreditar que seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".
O plano ♣️ era gerar uma divulgação gratuita que acabaria encorajando o público jovem a comprar o produto.
A ideia foi bem recebida pelos ♣️ irmãos Houser, porém Jones e a DMA ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]
Clifford ♣️ foi atrás dos seus contatos no governo e plantou informações sobre o jogo.
[26] Algum tempo depois em 20 de maio ♣️ de 1997, cinco meses antes do lançamento de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à ♣️ Câmara dos Lordes do Reino Unido falar sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era ♣️ um perigo para as "crianças" e "jovens" do país.
A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo ♣️ não deveria receber permissão para ser vendido em território britânico.
[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão ♣️ responsável pela classificação de entretenimento no Reino Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]
As ♣️ discussões na Câmara dos Lordes chamaram a atenção da mídia.
O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a ♣️ assaltantes", também listando as atividades que o jogador podia realizar: "Imagine-se [...
] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, ♣️ matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e até exterminando imigrantes ilegais!".
[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, ♣️ todos enfantizando a má influência que Grand Theft Auto poderia ser para os jovens.
O porta-voz da Scottish Motor Trade Association ♣️ afirmou que "expor as mentes da juventude para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".
A BMG ficou feliz com a ♣️ repercussão e os resultados, e aos poucos até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]
A fim de aumentar ainda ♣️ mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com ♣️ o logotipo do jogo por estacionamentos de convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que ♣️ o jogador podia realizar.
Quando Baglow ralou seu carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores ♣️ de Grand Theft Auto havia sofrido um enorme acidente automobilístico e teve jogo estrela bet aviator carteira de motorista apreendida.
Apesar de Baglow ter ♣️ gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]
A ♣️ British Board of Film Classification havia contratado um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o ♣️ veredito final foi emitido pouco antes do lançamento.
O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", ♣️ porém não proibiu jogo estrela bet aviator venda e o classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.
A BMG ficou muito ♣️ satisfeita com a classificação e o resultado da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões ♣️ de pessoas apenas com as controvérsias.
[31] Mesmo tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu ♣️ polêmicas semelhantes em países como a Alemanha e França, enquanto o Brasil proibiu completamente jogo estrela bet aviator venda em território nacional.[6]
O plano ♣️ da BMG era iniciar o lançamento de Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e ♣️ em seguida expandir para outros mercados.
Suas plataformas originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi ♣️ lançado para PlayStation.
O jogo estreou em território britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista ♣️ David Kushner, "o lançamento de GTA parecia secundário perto do próprio hype".
[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro ♣️ de 1998.
A ASC Games de Connecticut ficou encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento ♣️ para PlayStation.
A ASC seguiu o mesmo plano de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de ♣️ controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade ♣️ dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]
Grand Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de ♣️ 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.
Junto com ♣️ isso existiram certas discussões sobre a possibilidade da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.
[34] Entretanto, ♣️ a versão foi cancelada antes mesmo de qualquer material ter sido divulgado.
[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color ♣️ foi lançada em outubro de 1999 na Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado ♣️ encarregada da conversão.[36]
A primeira expansão de Grand Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões ♣️ de computadores e de PlayStation, sendo a primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.
[6] O jogo se passa ♣️ em uma recriação da cidade de Londres no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre ♣️ oito personagens principais assim que começa.
[37] A história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para ♣️ vários chefões a fim de subir no submundo do crime.
Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do ♣️ final da década de 1960 e as ruas seguem a mão inglesa.
As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, ♣️ porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos e nos controles.[37][38]
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de ♣️ London, 1969 apenas por download para computadores, sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.
[6] London, 1961 era na verdade ♣️ uma expansão da primeira expansão, necessitando jogo estrela bet aviator instalação para poder ser jogável.
[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um ♣️ novo modo multijogador em um mapa inspirado na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]
A ♣️ decisão de colocar as duas expansões se passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante ♣️ muitos anos na cidade antes de se mudar para os Estados Unidos.
Ele queria realizar uma versão digital do filme policial ♣️ Get Carter de 1971, que por acaso tinha no elenco jogo estrela bet aviator mãe, a atriz Geraldine Moffat.
De acordo com Houser: "Nos ♣️ anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]
Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas ♣️ e medianas para suas versões no PC e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito ♣️ piores quando comparada às outras plataformas.
As análises elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, ♣️ porém criticavam os controles e os gráficos inferiores.
No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma ♣️ média de aprovação de 78.
50%,[42] a versão para PlayStation ficou com 68.
33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma ♣️ classificação de apenas 57.33%.[47]
A Computer Games Magazine elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com ♣️ o qual o jogo aceitou a anarquia é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria ♣️ dos jogos", dando uma nota 9/10 e definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".
[carece de fontes] A PlayStation Magazine ♣️ também gostou muito do jogo e o chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da ♣️ história do PlayStation".[48]
A GameSpot foi mais contida em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para ♣️ a de computadores.
Ryan Mac Donald avaliou o jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente ♣️ difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.
Mac Donald concluiu jogo estrela bet aviator ♣️ resenha com uma nota 8/10 escrevendo que "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas ♣️ com violência ou linguagem adulta".
[2] Tasos Kaiafas realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ♣️ ele disse que Grand Theft Auto era divertido, porém necessitava de paciência.
Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou ♣️ os controles, concluindo seu texto com "ele não vai ganhar nenhum prêmio.
Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos ♣️ vão se divertir muito".[46]
A Computer Gaming World teve uma análise negativa das versões para computador.
Na opinião deles a "ASC Games ♣️ [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.
É uma diversão ♣️ deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo jogo estrela bet aviator significância".
Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem ♣️ um pouco divertido, com a segunda dizendo que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".
[carece de fontes] Similarmente a Digital Press ♣️ deu uma nota 5/10 criticando os controles e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do ♣️ jogo seria ver quantas pessoas ainda o acham divertido sem a violência em massa".[49]
As versões para Game Boy Color foram ♣️ as mais criticadas.
Craig Harris da IGN achou que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda ♣️ criticou a falta de carros nas ruas, "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar ♣️ carros para roubá-los"; ele concluiu jogo estrela bet aviator resenha com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a ♣️ menos que gostassem da versão para console.
[36] A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, ♣️ porém também criticou os controles e afirmou que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a ♣️ operação do botão de ligar e desligar".[carece de fontes]
A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao ♣️ jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ofensivo [...
] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com ♣️ seu mafioso, porém), deixa o jogador à mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas ♣️ nenhum prazer".[44]
A equipe da DMA e da BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam ♣️ que seriam citadas frequentemente, esperando que a jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte ♣️ do foco.
Como Dan Houser colocou: "Se é legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]
Grand Theft Auto permaneceu durante 26 ♣️ semanas na lista dos mais vendidos do Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar ♣️ para novos lançamentos.
[51] As vendas mesmo assim foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.
Isso ocorreu ♣️ muito por conta do boca a boca de diversos jogadores recomendando o título a outros.
[52] Ele vendeu por volta de ♣️ quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total ♣️ do jogo, que consistiu principalmente nos salários da equipe.
[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão ♣️ de cópias mundialmente e gerou milhões em receita para suas companhias envolvidas.[53]
Logotipo da série usado a partir de Grand Theft ♣️ Auto III.
Grand Theft Auto foi um dos jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.
Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava ♣️ o jogador apenas em situações que o obrigavam a realizar atividades positivas.
[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda ♣️ permaneciam um pouco obscuras e limitadas.
A visão muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos ♣️ principalmente para crianças e seus conteúdos deviam estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um ♣️ grande mercado disponível para satisfazer adultos que desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.
[54] A decisão de ♣️ contratar Clifford para realizar a divulgação, um publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.
As controvérsias geradas por ♣️ Clifford sobre o conteúdo e seu possível efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se ♣️ apenas a crianças, fazendo com que a campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]
Grand Theft Auto foi o primeiro ♣️ jogo de grande destaque e impacto a incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.
[14] Apesar ♣️ de não ter sido o primeiro jogo a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda ♣️ já fazia isso há muito tempo, por exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo ♣️ incentivando-os para ganhar benefícios.
Era possível para o jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]
Apesar do ♣️ sucesso do jogo e a repercussão que teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado ♣️ por títulos voltados para o público mais infantil.
Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência ♣️ fosse encomendada.
Sua produção começou na mesma época de London, 1969.
[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de ♣️ 1999 com uma nova história e cidade, além de gráficos e jogabilidade aprimorada.
No meio tempo entre os dois jogos a ♣️ BMG virou uma subsidiária da Take Two, Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova ♣️ Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.
[6] Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em ♣️ Dundee.[57]
Jones deixou a produção dos jogos da série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de ♣️ produtor executivo e Dan Houser virou o roteirista.
Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente ♣️ alcançou grande sucesso.
Com gráficos tridimensionais graças a plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os ♣️ personagens, o título se tornou o jogo mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados ♣️ da história dos jogos eletrônicos.
A violência foi aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários ♣️ processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado Jack Thompson.
Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido ♣️ com aclamação de crítica e recordes de vendas.
[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do ♣️ entretenimento mundial, já tendo vendido mais de 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.
[59] O ♣️ décimo primeiro título da série, Grand Theft Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos ♣️ milhões de dólares em receita nas primeiras 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o ♣️ maior lançamento da história do entretenimento e o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências