Os jogos digitais são com certeza uma das melhores invenções das últimas décadas. Atualmente existe jogo de todo tipo, para 💷 todo tipo de pessoa, e eles se tornam melhores a cada dia. É muito fácil entrar de cabeça no mundo 💷 de um jogo e perder horas e horas se divertindo das mais variadas formas.
A experiência que o jogo proporciona é 💷 única: vários jogos são como um livro ou filme, mas em jogos que estão pagando no pix que você tem controle sobre o protagonista e 💷 pode interagir com esse mundo novo e as pessoas presentes nele.
Esse nível de interatividade impactou muitas pessoas ao longo da 💷 história do desenvolvimento de jogos, e inspirou muitas delas a entrar no mundo da programação e a desenvolver seus próprios 💷 jogos. Se você também deseja criar seu próprio jogo, deve estar procurando qual seria a melhor plataforma para criar jogos.
E 💷 é sobre isso que vamos falar nesse artigo.
Melhor plataforma para criar jogos
Não existe isso de “melhor plataforma”. Existem diversos programas 💷 para criar jogos, e o ideal é que você encontre a que mais se encaixa com a ideia de jogo 💷 que você tem. Cada uma apresenta suas próprias características, vantagens e desvantagens, e com isso você consegue descobrir qual se 💷 encaixaria mais.
Existem diversas plataformas para criar jogos e as melhores são as chamadas game engines, coleções de bibliotecas e softwares 💷 de desenvolvimento que facilitam o desenvolvimento de jogos. Vamos a seguir falar sobre as game engines mais usadas para você 💷 conhecê-las um pouco melhor.
Unity
A Unity é atualmente umas das engines mais populares. Foi criada com o objetivo de facilitar o 💷 desenvolvimento de jogos e é praticamente totalmente gratuita, inclusive ao vender seu jogo. Devido a essas características, formou-se uma grande 💷 comunidade de desenvolvedores independentes em jogos que estão pagando no pix volta dela.
Ela é ótima tanto para jogos 2D quanto 3D, e apresenta a possibilidade 💷 de usar plugins e add-ons e de importar e utilizar recursos facilmente.
Unreal Engine
A Unreal Engine é uma das engines mais 💷 antigas ainda em jogos que estão pagando no pix uso, especialmente dentre as disponíveis para uso por parte do público. É também praticamente gratuita, o 💷 que facilita muito seu uso por desenvolvedores de todo tipo.
É possível criar jogos 2D nela, mas seu foco principal é 💷 o 3D. A Unreal Engine se especializa em jogos que estão pagando no pix criar gráficos fotorrealistas com uma coleção de shaders especiais. Por isso, 💷 é bastante usada tanto por estúdios grandes quanto por pessoas de outras áreas, como de arquitetura e da indústria automotiva.
Godot
A 💷 Godot é uma engine completamente gratuita e de código aberto, desenvolvida por uma comunidade internacional de voluntários. Por isso, não 💷 apresenta tantos recursos quanto as engines maiores e pagas, mas ainda assim é extremamente potente e flexível para quem pretende 💷 começar a criar jogos.
Ela suporta a criação tanto de jogos 2D quanto 3D, mas tende a ser mais usada para 💷 jogos 2D por parte de desenvolvedores independentes, visto que apresenta ótimo suporte ao desenvolvimento de jogos com estilo pixel art.
GameMaker
A 💷 GameMaker é outra engine antiga, que já está há bastante tempo no mercado e é considerada um clássico do ramo. 💷 Mesmo assim, continua melhorando e se reinventando.
Essa engine se especializa no desenvolvimento de jogos 2D, não apresentando suporte para jogos 💷 3D. Embora seja menos flexível nesse aspecto, essa especialização também facilita muito o desenvolvimento de jogos, pois torna muito mais 💷 fácil criar jogos em jogos que estão pagando no pix 2 dimensões.
A desvantagem é que, embora você possa baixar a engine e desenvolver seu jogo 💷 gratuitamente, precisa adquirir uma assinatura para poder exportá-lo e vendê-lo.
CryEngine
A CryEngine é outra engine clássica e bastante usada, ainda que 💷 não seja tão famosa quanto as outras.
Ela é também uma engine clássica. Foi lançada e popularizada pelo jogo Crysis que, 💷 na época de lançamento, era o jogo mais tecnologicamente avançado da época, tanto em jogos que estão pagando no pix termos de gráficos quanto de 💷 física e mecânica de jogos.
Atualmente, ela perdeu um pouco de espaço para a Unreal, mas ainda se mantém um importante 💷 concorrente, sendo utilizada para jogos como Prey e Star Citizen.
Ela se especializa em jogos que estão pagando no pix jogos 3D e é gratuita para 💷 utilizar e vender seu jogo, só sendo necessário pagar royalties após os primeiros 5.000 dólares por ano.
RPG Maker
O RPG Maker 💷 é uma poderosa plataforma de criação de jogos, amplamente reconhecida por jogos que estão pagando no pix popularidade e facilidade de uso. Com uma interface 💷 intuitiva e recursos avançados, essa ferramenta oferece aos desenvolvedores de todos os níveis de habilidade a oportunidade de criar seus 💷 próprios jogos de RPG em jogos que estão pagando no pix 2D de maneira acessível.
Uma das características mais destacadas do RPG Maker é a jogos que estão pagando no pix 💷 capacidade de personalização. Os criadores têm total controle sobre cada aspecto do jogo, desde a criação dos personagens até a 💷 construção de mapas, diálogos, efeitos sonoros e música. Essa flexibilidade permite que os desenvolvedores transformem suas ideias em jogos que estão pagando no pix realidade 💷 e adicionem uma camada única de criatividade aos seus jogos.
Além disso, o RPG Maker vem com uma vasta biblioteca de 💷 gráficos, personagens e elementos de mapa pré-configurados, que facilitam o início rápido do desenvolvimento. No entanto, para aqueles que desejam 💷 ir além, a plataforma suporta a criação de gráficos personalizados, utilizando softwares de edição de imagens populares como o Photoshop 💷 ou o GIMP.
Open 3D Engine (antigo Lumberyard)
A Open 3D Engine é uma engine de código aberto criada pela Amazon. Inicialmente 💷 conhecida como Lumberyard, a Amazon resolveu abrir o código da engine e desenvolvê-la em jogos que estão pagando no pix cooperação com várias outras empresas 💷 de tecnologia, como forma de criar uma engine definitiva para jogos e animações 3D.
Ela ainda é bem nova em jogos que estão pagando no pix 💷 comparação às outras engines. Porém, o fato de ser totalmente gratuita e desenvolvida a partir de uma colaboração internacional com 💷 gigantes da tecnologia torna ela uma engine bem atraente para o futuro próximo. Por isso, pode valer a pena aprender 💷 a usar ela.
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Escolher e aprender a usar uma engine pode ser bem demorado e difícil. 💷 Se você só quer poder jogar o jogo dos seus sonhos, existe um jeito mais fácil.
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