Caixa de Skinner
Uma caixa de Skinner (também conhecida como câmara de condicionamento operante) é um aparato de laboratório usado para3️⃣ estudar o comportamento animal.
A câmara de condicionamento operante foi criada por B.F.
Skinner enquanto ele era estudante de pós-graduação na Universidade3️⃣ de Harvard.
A câmara pode ser usada para estudar tanto o condicionamento operante quanto o condicionamento clássico.[1] [2]
Skinner criou a câmara3️⃣ de condicionamento operante como uma variação da caixa de quebra-cabeça originalmente criada por Edward L.Thorndike.
[3] Enquanto os primeiros estudos de3️⃣ Skinner foram feitos com ratos, mais tarde ele passou a estudar pombos.
[4] [5] A câmara de condicionamento operante pode ser3️⃣ usada para observar ou manipular o comportamento.
Um animal é colocado na caixa onde deve aprender a ativar alavancas ou responder3️⃣ a estímulos de luz ou som para recompensa.
A recompensa pode ser comida ou a remoção de estímulos nocivos, como um3️⃣ alarme alto.
A câmara é usada para testar hipóteses específicas em um ambiente controlado.
Alunos usando uma caixa de Skinner
Skinner foi notado3️⃣ por ter expressado seu desagrado em se tornar um epônimo.
[6] Acredita-se que Clark Hull e seus alunos de Yale cunharam3️⃣ a expressão "caixa de Skinner".
Skinner afirmou que ele próprio não usava o termo, e chegou a pedir a Howard Hunt3️⃣ para usar "caixa de alavanca" em vez de "caixa de Skinner" em um documento publicado.[7]
Caixa de quebra-cabeça original projetada por3️⃣ Edward Thorndike
Em 1898, o psicólogo americano Edward Thorndike propôs a 'lei do efeito', que formou a base do condicionamento operante.
[8]3️⃣ Thorndike conduziu experimentos para descobrir como os gatos aprendem novos comportamentos.
Seu trabalho envolvia monitorar gatos enquanto eles tentavam escapar de3️⃣ caixas de quebra-cabeça.
A caixa de quebra-cabeça prendeu os animais até que eles movessem uma alavanca ou realizassem uma ação que3️⃣ desencadeasse jogo milionária caixa libertação.
[9] Thorndike fez vários testes e registrou o tempo que os animais levaram para realizar as ações necessárias3️⃣ para escapar.
Ele descobriu que os gatos pareciam aprender com um processo de tentativa e erro, em vez de inspeções perspicazes3️⃣ de seu ambiente.
Os animais aprenderam que suas ações levavam a um efeito, o tipo de efeito influenciava se o comportamento3️⃣ seria repetido.
A "lei do efeito" de Thorndike continha os elementos centrais do que se tornaria conhecido como condicionamento operante.B.F.
Skinner expandiu3️⃣ o trabalho existente de Thorndike.
[9] Skinner teorizou que, se um comportamento for seguido por uma recompensa, é mais provável que3️⃣ esse comportamento seja repetido, mas acrescentou que, se for seguido por algum tipo de punição, é menos provável que seja3️⃣ repetido.
Ele introduziu a palavra reforço na lei do efeito de Thorndike.
[10] Através de seus experimentos, Skinner descobriu a lei do3️⃣ aprendizado operante que incluía extinção, punição e generalização.[10]
Uma câmara de condicionamento operante permite aos pesquisadores estudar o comportamento animal e3️⃣ a resposta ao condicionamento.
Eles fazem isso ensinando um animal a realizar certas ações (como pressionar uma alavanca) em resposta a3️⃣ estímulos específicos.
Quando a ação correta é realizada, o animal recebe reforço positivo na forma de comida ou outra recompensa.
Em alguns3️⃣ casos, a câmara pode fornecer reforço negativo para desencorajar respostas incorretas.
Por exemplo, pesquisadores testaram a reação de certos invertebrados ao3️⃣ condicionamento operante usando uma "caixa de calor".
[11] Esta caixa possui duas paredes utilizadas para manipulação; uma parede pode sofrer mudança3️⃣ de temperatura, enquanto a outra não.
Assim que o invertebrado cruzar para o lado que pode sofrer mudança de temperatura, o3️⃣ pesquisador aumentará a temperatura.
Eventualmente, o invertebrado será condicionado a ficar do lado que não sofre mudança de temperatura.
Após o condicionamento,3️⃣ mesmo quando a temperatura estiver no mínimo, o invertebrado evitará aquele lado da caixa.[10]
Os estudos com pombos de Skinner envolviam3️⃣ uma série de alavancas.
Quando a alavanca era pressionada, o pombo recebia uma recompensa em comida.
[5] Isso se tornou mais complexo3️⃣ à medida que os pesquisadores estudavam os comportamentos de aprendizagem dos animais.
Um pombo seria colocado na câmara de condicionamento e3️⃣ outro seria colocado em uma caixa adjacente separada por uma parede de acrílico.
O pombo na câmara aprenderia a pressionar a3️⃣ alavanca para receber comida enquanto o outro pombo observava.
Os pombos seriam então trocados e os pesquisadores os observariam em busca3️⃣ de sinais de aprendizado cultural.
À esquerda estão dois mecanismos, incluindo duas alavancas e sinais luminosos.
Há uma fonte de luz e3️⃣ alto-falante acima da caixa e um piso eletrificado na parte inferior.
A parte externa de uma câmara de condicionamento operante é3️⃣ uma caixa grande o suficiente para acomodar facilmente o animal que está sendo usado como sujeito.
Os animais comumente usados incluem3️⃣ roedores - geralmente ratos de laboratório -, pombos e primatas.
A câmara é muitas vezes à prova de som e luz3️⃣ para evitar estímulos de distração.
Um pombo que oferece a resposta correta aos estímulos é recompensado com pellets de comida
Uma configuração3️⃣ simples, como um mecanismo de resposta e um alimentador, pode ser usada para investigar uma variedade de fenômenos psicológicos.
As câmaras3️⃣ de condicionamento operante modernas podem ter vários mecanismos, como várias alavancas de resposta, dois ou mais alimentadores e uma variedade3️⃣ de dispositivos capazes de gerar diferentes estímulos, incluindo luzes, sons, música, figuras e desenhos.
Algumas configurações utilizam um painel LCD para3️⃣ a geração computadorizada de uma variedade de estímulos visuais ou um conjunto de luzes LED para criar padrões que desejam3️⃣ replicar.[12]
Máquinas caça-níqueis e jogos online são às vezes citados como exemplos de dispositivos humanos que usam sofisticados esquemas de reforço3️⃣ operante para recompensar ações repetitivas.[13] [14]