RED Canids Kalunga é uma organização de esportes eletrônicos brasileira criada com a aquisição da equipe da INTZ Red pelo ♣ empresário Felippe Corradini em 2015.
Fundado somente como RED Canids, a organização tem um foco maior em competições de League of ♣ Legends, onde atua desde 2016 no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), tendo conquistado três vezes o campeonato.
[1] A ♣ equipe representou o Brasil no único evento de League of Legends a nível mundial realizado em solo brasileiro, o Mid-Season ♣ Invitational de 2017.
[2] Em 2018, a RED Canids realizou a parceria com a empresa de comércio Kalunga, adotando a marca ♣ ao nome do time.
[3] Em 6 de dezembro de 2022, o empresário e influenciador digital Pedro Rezende se juntou à ♣ sociedade da empresa.[4]
League of Legends [ editar | editar código-fonte ]
Após anúncio da Riot Games informando que nenhuma organização poderia ♣ ter mais de uma equipe no CBLOL, a INTZ, uma das organizações a possuir 2 equipes no torneio, opta por ♣ vender joguinho que ganha dinheiro segunda equipe, a INTZ Red, a um "grupo de investidores" que modificam o nome desta para RED Canids.
Depois ♣ que algumas notícias revelaram que os donos da equipe ainda estavam relacionados à INTZ, a Riot ordenou que a organização ♣ INTZ vendesse/transferisse uma das equipes, ou perderia joguinho que ganha dinheiro vaga no CBLOL de 2016.
[5][6] Finalmente, antes do início do torneio, a ♣ INTZ vendeu a RED Canids para o proprietário da Brasil Mega Arena, Felippe Corradini.[7]
Após seu primeiro ano figurando entre as ♣ últimas colocações do CBLOL, a RED Canids decide reunir jogadores que estavam sendo largados por outras equipes, o elenco ficou ♣ conhecido como "time dos renegados" e possuía nomes hoje grandes no cenário brasileiro, como:
- brTT, jogador com mais títulos, largado ♣ pela paiN Gaming na época;[8]
- YoDa, querendo se provar como jogador profissional, era visto somente como criador de conteúdo pela ♣ comunidade;
- Tockers, o campeão do CBLOL na época, porém ofuscado pelos seus ex-companheiros, largado pela INTZ;[9]
- Robo e Nappon, ambos ♣ largados pela Keyd Stars em meio a um bootcamp para dar lugar a Yang e Revolta, atuais campeões pela INTZ ♣ na época;[10]
- Dioud, largado no final de 2015 pela paiN Gaming, passou o ano de 2016 ajudando a RED Canids;
- ♣ Sacy, novato no cenário, iria se tornar campeão mundial de Valorant.
Com a experiência de brTT, Robo, Nappon e principalmente, Tockers, ♣ o time conquista a primeira etapa do CBLOL de 2017 em cima da Keyd Stars, garantindo a vaga no Mid-Season ♣ Invitational de 2017, ocorrido em São Paulo e no Rio de Janeiro e no Rift Rivals da América do Sul, ♣ onde venceram o torneio.
[11][12] Após perderem a segunda etapa nas semifinais e diversas discussões, a equipe é desfeita, só restando ♣ Sacy, Dioud e Nappon, estes dois últimos que saem no ano seguinte.
Ao final de 2017, a RED Canids fechou uma ♣ parceria com o Corinthians, passando então a se chamar RED Canids Corinthians, sofrendo alterações apenas em seu nome, permanecendo com ♣ o mesmo escudo.
[13] A parceria durou somente na primeira etapa do CBLOL de 2018, onde terminaram em terceiro lugar.
Na segunda ♣ etapa, a equipe ocupa a última posição da tabela, onde é rebaixada diretamente para o Circuito Desafiante de 2019.
No final ♣ do ano, realizaram a parceria com a Kalunga, passando a se chamar RED Canids Kalunga.
Após dois anos tentando voltar a ♣ elite brasileira do League of Legends, a equipe vence a segunda etapa do Circuito Desafiante de 2020, este que seria ♣ o último Circuito Desafiante e o único a não valer vaga para o CBLOL devido às mudanças de formato do ♣ campeonato para 2021 proposto antes pela Riot Games, onde a liga passaria a contar com equipes franquias ao invés de ♣ ter rebaixamentos e promoções.
[14] No entanto, a RED Canids Kalunga foi uma das equipes selecionadas pela Riot para participarem da ♣ liga.[15]
Na primeira etapa de 2021, a equipe aposta em nomes da base para disputarem o campeonato, onde acabam sendo eliminados ♣ nas quartas de final.
Já na segunda etapa, a organização mantém o mesmo elenco e quase ficam sem disputar os playoffs, ♣ porém, de maneira surpreendente, as jovens promessas passam eliminando todos os times favoritos à conquistarem a competição e a RED ♣ garante seu segundo título nacional, além da vaga no Campeonato Mundial de 2021.
[16] Naquele ano a equipe também recebeu seis ♣ prêmios na liga: TitaN como Melhor Atirador, JoJo como Melhor Suporte, Coelho como Melhor Técnico e Aegis como Melhor Caçador, ♣ Jogador do Ano e Jogador Revelação.[17]
Centro de treinamento e sede da Red Canids Kalunga, em São Paulo
Já em 2022, a ♣ equipe continuou com seu elenco vindo como uma das favoritas a conquistar o CBLOL.
Com a mudança no formato dos playoffs ♣ do CBLOL de 2022, a equipe caiu para a chave inferior das eliminatórias e depois, foi ganhando de todas as ♣ equipes até se consagrarem tricampeões nacionais e conquistarem a vaga para o Mid-Season Invitational de 2021.
[18] Esta foi a primeira ♣ vez na história que uma equipe vence dois CBLOL seguidos em anos diferentes.
Já na segunda etapa, a equipe não conseguiu ♣ repetir o feito na chave inferior e foi eliminada pela FURIA.[19]
Elenco atual de League of Legends da RED Canids Kalunga ♣ Pseudônimo Nome Nacionalidade Posição fNb Francisco Natanael Brasil Topo Aegis Gabriel Lemos Brasil Selva Envy Bruno Farias Brasil Meio TitaN ♣ Alexandre Lima Brasil Atirador frostyy José Leal Brasil Suporte Coelho Calisto Rabaiolli Brasil Treinador Kalec Rodrigo Rodrigues Brasil Treinador