Sporting Clube de Portugal, fundado Sporting Club de Portugal ( pronúncia em português: [ˈspɔɾtĩɡ(ɨ) ˈkluβ(ɨ) ðɨ puɾtuˈɣal]) ComC • MHIH 💴 • OB é um clube português, eclético e multidesportivo, fundado a 1 de julho de 1906, com sede em Lisboa 💴 no Complexo Alvalade XXI.
É um dos "Três Grandes" clubes em Portugal, juntamente com SL Benfica e FC Porto.
Conta com mais 💴 de 175 000 sócios registados e mais de dois milhões e 600 mil adeptos no território nacional e espalhados pelo 💴 mundo.
Os seus adeptos são apelidados de sportinguistas.
Foi campeão nacional em 19 ocasiões, 23 segundo o clube, e venceu a Taça 💴 das Taças 1 vez.
Até aos dias de hoje, transcorrido mais de um século de existência do clube, as equipas e 💴 atletas do Sporting ganharam nove medalhas olímpicas (duas de ouro, seis de prata e uma de bronze).
Foram conquistadas 42 taças 💴 europeias em sete modalidades distintas, bem como diversos títulos nacionais e distritais.
No Museu Sporting encontram-se em exposição mais de duas 💴 mil taças e troféus de trinta e duas modalidades desportivas, que refletem a riqueza do percurso do clube, com objetos 💴 históricos desde 1902 até à atualidade.[9]
Apesar de competir em vários desportos, o Sporting é conhecido sobretudo pela jogo que ganha dinheiro pelo pix equipa principal 💴 de futebol, que foi campeã nacional da Liga Portuguesa por 19 vezes,[10] (ou 23, de acordo com o clube),[11] sendo 💴 também detentor de 17 Taças de Portugal, 4 Campeonatos de Portugal, 9 Supertaças, 4 Taças da Liga e 1 Taça 💴 Império (total de 53 troféus nacionais), a que acrescem 19 Campeonatos de Lisboa.
[12] Internacionalmente, o Sporting venceu a Taça dos 💴 Vencedores de Taças 1963–64, caso único no panorama desportivo português, vice-campeão da Taça UEFA 2004–05, Taça Ibérica 2000 e a 💴 Intertoto Cup 1968.
Ocupa atualmente a 29.
ª posição do ranking de clubes da UEFA.
[13] A jogo que ganha dinheiro pelo pix campanha mais destacada na Taça 💴 dos Campeões da Europa foi quando chegou aos quartos-de-final na época de 1982–83[14]
História do SportingSímbolos do clubeEmblema e cores
O seu 💴 emblema, que ostenta um leão rampante de cor dourada (foi branco até 2001), sobre fundo verde, foi oficialmente adotado em 💴 1906, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube.Em 1907, 💴 D.
Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting.
Deveria ser 💴 de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores".
[15] O 💴 verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, Presidente honorário, simbolizando a jogo que ganha dinheiro pelo pix esperança no novo clube.
A partir de 1920 o 💴 emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante 💴 décadas.
Finalmente, no verão de 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida.
[16] O novo emblema é 💴 coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola 💴 do clube.
Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso.
O leão é apresentado de forma mais estilizada e com 💴 um impacto reforçado pela cor dourada.
Em coroa, a sigla SCP, obrigatória segundo os Estatutos, continua a perpetuar um nome com 💴 mais de um século de história.[17]
Em 2005, o Sporting apresentou um emblema oficial para comemorar o centenário do clube onde 💴 se misturavam o passado e o presente.
O novo escudo e leão do emblema atual, a branco, foi inserido num círculo 💴 com fundo Stromp ou bipartido onde se destacava o verde, as datas 1906 e 2006 e ainda a expressão: Sporting 💴 100.[18]
As camisolas iniciais eram brancas.
[19] A partir de 1908 apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais 💴 separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo.
Hoje este 💴 é o equipamento Stromp, usado em alternativa às actuais bem conhecidas listas horizontais alternadas de verde e branco.
Os calções brancos 💴 do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915.
O equipamento listado foi inicialmente usado pela equipa 💴 de Râguebi, tendo sido primeiro usado pela equipa de futebol a 27 de novembro de 1927, sendo definitivamente adotadas aquando 💴 de uma digressão ao Brasil em 1928.
[19] Até à época 1997/98, foram também usadas camisolas alternativas ou todas verdes ou 💴 todas brancas.
A partir de 1998/99, todos os anos são apresentadas camisolas alternativas diferentes de cores variadas.[20]
O lema do Sporting Clube 💴 de Portugal é "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Eis o Sporting" relembrando assim um passado de glórias ao nível de quase 💴 todos os desportos, só possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o clube durante os 💴 longos anos da jogo que ganha dinheiro pelo pix existência.
[21]Marcha do Sporting
A música Marcha do Sporting é reconhecida por todos os sportinguistas como o hino 💴 do clube há várias décadas.
A letra é da autoria de Eduardo Damas e a música de Manuel Paião, na voz 💴 de Maria José Valério.
Foi gravada pela primeira vez em 1960, sendo a cantora acompanhada pela Orquestra Ligeira da Emissora Nacional, 💴 dirigida pelo maestro João Nobre.[22]
Origens do Sporting Clube de PortugalJosé Alvalade
O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na 💴 fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Horta Gavazzo.
[23] Dois anos depois, 💴 tendo o Belas Football Clube sofrido várias divergências internas, alguns dos seus sócios fundadores criaram o Campo Grande Football Clube, 💴 onde José Alvalade era o tesoureiro e Francisco Horta Gavazzo o secretário.
Apesar do nome, esta associação dedicava-se às modalidades de 💴 futebol, ténis, corridas e saltos, mas também festas, bailes e piqueniques, o que gerou conflitos com alguns membros que entendiam 💴 que a prática desportiva deveria ser a jogo que ganha dinheiro pelo pix principal vocação.
Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as 💴 opiniões divergentes quanto ao objetivo da instituição levaram à saída de cinco membros.
Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção 💴 de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Dr.
Alfredo Augusto das Neves Holtreman, 1.
º Visconde 💴 de Alvalade, que tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na jogo que ganha dinheiro pelo pix 💴 própria quinta.
Durante o período de fundação, José Alvalade tinha o desejo de transformar o Sporting num "grande clube, tão grande 💴 como os maiores da Europa".
Guiados pela aspiração de abrir caminho para o desporto em Portugal, quando era ainda uma atividade 💴 em estágio embrionário de desenvolvimento, e de características muito elitistas, os primeiros "sportinguistas" fundaram o Sporting Clube de Portugal, perseguindo 💴 os ideais de "esforço, dedicação, devoção e glória".[24]
Queremos que o Sporting seja um grande Clube,
tão grande como os maiores da 💴 Europa.José Alvalade
Primeiras décadas (de 1906 a 1939)
Ao longo de 1907 realizam-se os primeiros jogos de futebol, tendo sido em fevereiro 💴 o primeiro jogo de futebol com a equipa ainda em formação, contra o Foot-ball Cruz Negra, perdendo por 5–1.
Esta derrota 💴 é vingada no mês seguinte, com uma vitória por 3–1.
[25] O primeiro campo e a primeira sede foram inaugurados no 💴 Sítio das Mouras, a 4 de julho de 1907, sendo as suas instalações consideradas uma das melhores do país, dispondo 💴 de amplo pavilhão, vestiários e armários pessoais, chuveiros e banhos de imersão, salão de jogos e estar, cozinha, duas quadras 💴 de ténis, campo de futebol e pista de atletismo.
No dia 1 de dezembro realiza-se o primeiro dérbi, que o SCP 💴 vence o Sport Lisboa por 2–1[26] e em 1907–1908, o Sporting sagrou-se vice-campeão regional.
[27] Inaugura-se uma rivalidade que perdura até 💴 aos dias de hoje.
Foi nesta competição, a 25 de outubro de 1908, que foi marcado por uma estreia: o equipamento 💴 bipartido de verde e branco com calções brancos, que só vieram a ser substituídos pelos atuais pretos em 1915.
Em 1910, 💴 ano em que José Alvalade assumiu a presidência, o Sporting destacou-se no Ténis por equipas e conquistou os títulos nacionais 💴 de salto à vara, lançamento do peso, salto em comprimento, e luta de tracção à corda.
[28] Por essa altura é 💴 fundado o Viana Taurino Club, em Viana do Castelo, a 10 de agosto de 1910, e torna-se na primeira Delegação 💴 do Sporting Clube de Portugal.
No ciclismo, o atleta sportinguista Laranjeira Guerra venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto.
Também no mesmo ano, 💴 o Sporting venceu o primeiro da longa série de Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e António Stromp participou nos Jogos Olímpicos 💴 de Estocolmo, tornando-se o primeiro atleta olímpico sportinguista.
Este foi o início do percurso que tornaria o Sporting a maior potência 💴 olímpica do país, tanto em número de representantes como de medalhas conquistadas.[carece de fontes]
No futebol, o clube vence o Campeonato 💴 de Lisboa de Futebol, na quarta categoria, em 1912, 1913 e 1914.
Em 1915 vence o mesmo campeonato já na categoria 💴 de Honra bem como a Taça de Honra, batendo o Benfica por 3–1.
No ano seguinte repete o feito, ganhando novamente 💴 as duas competições.
Nesta equipa leonina jogava um dos primeiros símbolos do clube, Jorge Vieira, atleta várias vezes campeão e agraciado 💴 com diversas medalhas nacionais e internacionais.
[29] O Sporting viria a ganhar 19 Campeonatos de Lisboa, seis consecutivos, até à extinção 💴 da prova em 1947.
A Equipa Sportinguista de 1922–23: Henrique Portela, Cipriano dos Santos, Jorge Vieira; José Leandro, Filipe dos Santos, 💴 Joaquim Ferreira; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, Francisco Stromp, João Francisco e Carlos Fernandes (da esquerda para direita, de cima para 💴 baixo)
Em 1922, o Sporting conquistou mais um Campeonato de Lisboa de futebol, e foi finalista vencido do primeiro Campeonato de 💴 Portugal.
No entanto, no ano seguinte viria a conquistar as duas provas, obtendo o primeiro título de Campeão de Portugal numa 💴 final frente à Académica de Coimbra, em Faro, no dia 24 de junho de 1923, jogo que venceu por 3–0.
Foi 💴 também naquele ano que as secções de natação, pólo aquático e râguebi iniciaram então a actividade.
Em 1928, na jogo que ganha dinheiro pelo pix primeira 💴 digressão ao Brasil, a equipa de futebol do Sporting estreou as novas camisolas com listas horizontais verdes e brancas.
Esta mudança 💴 ocorreu na partida frente ao Fluminense Football Club no Estádio de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a 15 de julho 💴 de 1928, ou pelo menos, a primeira vez fora de Portugal, visto haver outra tese de que teria sido em 💴 1927 em amigável contra o Casa Pia.
A escolha das novas camisolas foi completamente casual, ficando a dever-se ao facto de 💴 os equipamentos às listas usados pela equipa de râguebi serem mais frescos e estarem em melhor estado do que os 💴 do futebol.
Já em Portugal, em outubro de 1928, num jogo vitorioso frente ao Benfica, disputado sob intensa chuva, a equipa 💴 utilizou o equipamento listado que se manteve em uso daí para a frente.[30]
A 20 de fevereiro de 1932 o clube 💴 foi galardoado Comendador da Ordem Militar de Cristo, e a 5 de outubro de 1935 recebeu a condecoração de Oficial 💴 da Ordem de Benemerência.[31]
Hegemonia sportinguista (de 1934 a 1959)
As míticas camisolas listadas de verde e branco serviram para ganhar, desde 💴 finais da Década de 1930 até 1950, treze títulos de Campeão Nacional de Futebol e cinco Taças de Portugal.
Muito contribuiu 💴 a visão do Presidente Joaquim Oliveira Duarte, que contratou o treinador de futebol Joseph Szabo a 27 de fevereiro de 💴 1937 e encaminhou o clube para várias épocas gloriosas.
Na época de 1940/41, o Sporting Clube de Portugal é a primeira 💴 equipa portuguesa a conquistar uma dobradinha, ou seja, a alcançar o título de campeão nacional e vencer a Taça de 💴 Portugal na mesma época.
Também venceram o Campeonato de Lisboa, conquistando desta forma todos os títulos em disputa no futebol português 💴 da época.
Emblema do clube adotado em 1945, até ser substituído em 2001
António Ribeiro Ferreira, Presidente em funções de 1946 a 💴 1953, continua com um dos mandatos de grandes feitos, contando com Cândido de Oliveira na equipa técnica de futebol, e 💴 sagrando-se tricampeão de 1947 a 1949.
De 1950/51 a 1953/54 alcançam o tetra-campeonato, sob a orientação de Randolph Galloway.
[32] José Travassos, 💴 um verdadeiro estratega felino, é em 1955, o primeiro jogador português de futebol a envergar a camisola da Seleção da 💴 Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre a jogo que ganha dinheiro pelo pix alcunha de "Zé da Europa".[33][34]
A 10 de julho de 1956 💴 é inaugurado o Estádio José Alvalade,[35][36] ao Campo Grande, demolido em 2003 aquando da construção do novo complexo Alvalade XXI.[37]
Na 💴 época futebolística de 1957/58, o Sporting é a primeira equipa portuguesa a passar a primeira eliminatória da Taça dos Clubes 💴 Campeões Europeus, hoje conhecida como Liga dos Campeões da UEFA.
Em jogo contra o VV DOS Utrecht (atualmente Football Club Utrecht), 💴 venceram a primeira mão na Holanda por 3–4 e a segunda em Alvalade por 2–1.[38]
No atletismo, em 1957 e 1958, 💴 Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre.
Os Cinco Violinos
Não eram músicos mas jogavam com uma harmonia ímpar nos 💴 relvados portugueses.
Entre 1946 e 1949 os jogadores de futebol Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano ficaram conhecidos por serem 💴 uma máquina de golos e títulos.
Na época de 1946–47 a equipa artilhada com os Cinco Violinos marcou 123 golos em 💴 26 jogos, venceu 23 destes e obteve uma média de quase cinco golos por partida.
A sintonia entre eles, orquestrada pelo 💴 treinador Cândido de Oliveira, levou o Sporting a ser tricampeão em 1948–49.[39]
De 1960 a 1986 (e a Taça dos Vencedores 💴 de Taças)
O clube é declarado em 1960 "Instituição de Utilidade Pública", pelo estado português.
Nesse mesmo ano a equipa de futebol 💴 conquista a Taça dos Vencedores de Taças, contra o clube húngaro MTK Budapest.
Começa por empatar 3–3, mas no jogo decisivo 💴 o Sporting consegue um golo solitário através de canto direto, o célebre e eterno "cantinho do Morais", vencendo a partida 💴 por 1–0.
[40] A caminho da final, o Sporting venceu por 5–0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4–1 💴 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16–1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como 💴 resultado mais avultado numa competição europeia.[41]
O jogador Hector Yazalde, também conhecido como "Chirola", foi transferido para o Sporting do clube 💴 argentino Independiente em 1970, e ainda hoje detém o recorde de golos marcados numa época, no Campeonato Português, tendo apontado 💴 46 tentos em 30 jornadas.
Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se 💴 naturalmente Bota de Ouro europeu, o primeiro argentino a consegui-lo, e batendo a marca do húngaro Skoblar.
[42] O recorde português 💴 não foi ultrapassado até aos de hoje, sendo a quarta melhor marca europeia de todos os tempos.
[43][44] Como prémio recebeu 💴 um automóvel Toyota, que vendeu, dividindo o valor pelos companheiros de equipa.[45][46]
No Hóquei em Patins o Sporting foi uma equipa 💴 de grande destaque entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1980 com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), 💴 duas Taças dos Vencedores de Taças (1981, 1985), uma Taça CERS (1984), três Taças de Portugal (1977, 1978, 1984), e 💴 uma Supertaça António Livramento (1983).
Sagrou-se tetra-campeão nacional no ano de 1978 e novamente campeão em 1982.
No Ciclismo, o maior ciclista 💴 português de todos os tempos: Joaquim Agostinho, obteve excelentes resultados, ganhando por três vezes consecutivas a Volta a Portugal em 💴 Bicicleta, e conseguindo o terceiro lugar no pódio na Volta à França em Bicicleta por três vezes.
Também o atleta Marco 💴 Chagas conseguiu vários títulos para o clube, e o ciclista Paulo Ferreira conseguiu para o Sporting um feito único no 💴 mundo, ostentando no seu palmarés uma vitória em etapas na Volta à França em Bicicleta.[47]
O Ténis de Mesa sportinguista é 💴 dono de um recorde impressionante de 11 campeonatos nacionais consecutivos, entre 1984/85 e 1994/95, num total de 30 campeonatos conquistados, 💴 20 taças de Portugal e 5 supertaças, entre muitos outros troféus conquistados pelos seus atletas a título individual e de 💴 pares.
Carlos Lopes, do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro atleta português a ganhar uma medalha de ouro, feito outorgado 💴 na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
[48] Anteriormente já havia ganho uma medalha de prata na corrida de 10 💴 000 metros de Atletismo, nos Jogos Olímpicos de Montreal.[49]
A 2 de junho de 1981 o clube foi honrado como Membro-Honorário 💴 da Ordem do Infante D.
Henrique, e em 1986 com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo.[31][50]
O legado do Presidente João 💴 Rocha
João Rocha chegou ao cargo de Presidente em setembro de 1973 e tornou-se emblemático pelo relacionamento próximo com os atletas 💴 e as conquistas desportivas para o clube.
Em termos de infraestruturas fez diversas obras de melhoramento, que se destacam a reforma 💴 do Estádio José Alvalade e construção da Bancada Nova, bem como da pista de tartan, os pavilhões para as modalidades, 💴 e a criação do Bingo.[51]
No ano de 1984, a 9 de março, fez aprovar os décimos estatutos do clube que 💴 definiram três categorias de sócios, se estabeleceram várias distinções, e criaram-se os Núcleos do Sporting.
A 18 de outubro seria recebido 💴 pelo Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan na Casa Branca, acompanhado por Carlos Lopes, um encontro que serviu para demonstrar 💴 o prestígio que gozava o Sporting Clube de Portugal no estrangeiro.[52]
Existiu um crescimento meteórico do número de sócios durante o 💴 seu mandato, passando de 40 mil para mais de cem mil.
Deixaria a Presidência em 1986, alegando problemas de saúde.
[51] A 💴 nova "Casa das Modalidades" homenageia-o, com o nome Pavilhão João Rocha.[53]
Os anos de transição e a crise (de 1987 a 💴 1994)
Perdendo terreno para os rivais, os sócios elegem em 1988 Jorge Gonçalves, conhecido popularmente por "Bigodes", acreditando poder iniciar-se um 💴 ciclo de mudança.
No entanto o mandato foi curto, tumultuoso, e regido por uma aguda crise financeira, ocorrendo novas eleições no 💴 ano seguinte.
[54] Nessa altura o presidente demissionário foi copiosamente derrotado por José de Sousa Cintra que imprimiu um estilo popular 💴 pouco habitual.
Durante este novo período ganha protagonismo a jovem estrela Luís Figo, que consegue segurar até 1995, altura que se 💴 transfere para o Futbol Club Barcelona.
[55] Conseguirá manter outros atletas no clube, estacando um êxodo que se multiplicava.
Apesar da equipa 💴 principal de futebol nunca ter conseguido vingar, nas modalidades conquistou pela terceira vez a Taça das Taças de Hóquei em 💴 Patins, foi tricampeão Nacional em Voleibol, e ganhou seis vezes consecutivas a Taça dos Campeões Europeus de corta-mato, com protagonismo 💴 para os Gémeos Castro.
[56] No Hóquei em Patins o Sporting conquista a Taças dos Vencedores de Taças em 1991.[57]
Foi também 💴 Sousa Cintra quem inaugurou o Museu Sporting no Estádio José Alvalade.
Deixaria o cargo a 2 de junho de 1995.[58]
O "Projeto 💴 Roquette" e o Centenário (de 1995 a 2013)
O luso-brasileiro Liédson é um ídolo da história recente do Sporting
Continuando a lidar 💴 com problemas financeiros, os sócios votam em Pedro Santana Lopes em 1995 para segurar as rédeas do clube e instaurar 💴 o que ficou conhecido como Projeto Roquette.
Apesar das melhoras a nível financeiro, a década ficou marcada pelo fim das atividades 💴 das secções de basquetebol, de voleibol, do hóquei em patins e do futebol feminino do clube que se prolongou durante 💴 vinte anos.[59]
É inaugurada a inovadora Academia Sporting em Alcochete, primeira do género em Portugal, utilizada durante Campeonato Europeu de Futebol 💴 de 2004 como centro de estágio e preparação da Selecção Portuguesa de Futebol.[60][61]
A Academia Sporting é a primeira e única 💴 na Europa a receber o certificado de qualidade (ISO) que é atribuído pela Empresa Internacional de Certificação.
[62] A Academia é 💴 o resultado do esforço na aposta na formação de jovens.
O Sporting conta com a melhor escola de talentos europeia e 💴 uma das melhores do mundo,[63] na actualidade, sendo o clube que mais jogadores cedeu à Selecção Nacional em fases finais 💴 do Copa do Mundo de futebol (24 no total, contra 21 do Benfica e 18 do Porto).
[carece de fontes] Novos 💴 talentos despontam todos os anos, como os consagrados Luís Figo, Cristiano Ronaldo,[64] Nani ou Rui Patrício.
Conta já com cinco Bolas 💴 de Ouro da FIFA: 2000, 2008, 2013, 2014 e 2016.[65][66]
Luis Figo também formado na academia do Sporting
A equipa principal de 💴 futebol sagra-se campeã nacional em 2000, voltando a fazê-lo em 2002, e acumulando a Taça de Portugal e Supertaça Cândido 💴 de Oliveira no mesmo ano.
Simultaneamente, a equipa principal de andebol sagrou-se campeã nacional em 2001 pela primeira vez em 15 💴 anos.
O novo Estádio José Alvalade foi inaugurado a 6 de agosto de 2003, numa festa apadrinhada pelo clube inglês Manchester 💴 United, jogo que terminou 3–1, com a vitória do Sporting C.P.
Este estádio conta com 50 095 lugares todos sentados e 💴 cobertos, onde também foi jogado o Euro 2004, e a final da Taça UEFA que teve o Sporting Clube de 💴 Portugal como finalista na temporada 2004/05.[67]
Cristiano Ronaldo foi formado na Academia do Sporting
A 1 de julho de 2005 iniciaram-se as 💴 comemorações do Centenário, que se prolongaram durante um ano com muitíssimas atividades em agenda.[68]
Entre 2005 e 2009, Paulo Bento assumiu 💴 o cargo de treinador do clube, que fica para a história como o segundo treinador que mais tempo dirigiu os 💴 "leões", atrás de Joseph Szabo.
Conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças, chegando ainda a duas finais da Taça da 💴 Liga, mas nunca consegui o título de campeão, com o Sporting a alcançar o segundo lugar do campeonato por quatro 💴 vezes seguidas.
A conquista da Supertaça de 2008 viria a ser a última conquista do futebol do Sporting nessa década, seca 💴 que se prolongou até 2015.[69]
A 13 de outubro de 2009, um total de 1 066 sócios presentes votaram favoravelmente, no 💴 pavilhão do Multidesportivo, a passagem da Sporting - Comércio e Serviços, S.A.
, empresa que detinha os direitos televisivos do futebol, 💴 para a Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, S.A.D.[70]
Com o atribulado mandato de Luís Godinho Lopes termina o Projeto Roquette 💴 em 2013, já há muito contestado.
Bruno de Carvalho é então eleito como novo Presidente do Sporting Clube de Portugal, figura 💴 que se viria a tornar mediática a nível nacional, com 53,69% dos votos dos sócios do clube.
[71] Em 2015, o 💴 ex-Presidente acaba por ser alvo de expulsão de sócio por "infrações disciplinares muito graves para a imagem e património" do 💴 clube.[72]
De 2014 à atualidade
Após o término do mandado de Godinho Lopes, o Sporting acaba por registar a jogo que ganha dinheiro pelo pix pior época 💴 desportiva terminando o campeonato nacional em 7.
º lugar e continuando a jogo que ganha dinheiro pelo pix seca de títulos nas modalidades excluindo o futsal 💴 e o atletismo feminino.
Rui Patrício O Guardião Leonino
Em maio de 2013, o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de 💴 Carvalho, executa a contratação do treinador Leonardo Jardim para a preparação da nova época desportiva que iria ser marcada por 💴 diversas mudanças no clube a nível financeiro e desportivo e pela qualificação à Liga dos Campeões da UEFA pela primeira 💴 vez desde 2008.
Bruno de Carvalho anunciou o regresso da secção de hóquei em patins ao clube em junho de 2014 💴 depois de vários anos a funcionar de forma autónoma.
A equipa de hóquei do Sporting acabaria por conquistar a Taça CERS 💴 em 2015, título que escapava ao clube desde 1984.
[73] Em julho de 2014, é lançada a Sporting TV, canal televisivo 💴 oficial do clube, cumprindo-se uma promessa eleitoral do presidente do clube.
Após a saída de Jardim para o AS Monaco, Marco 💴 Silva foi contratado pelo clube em 2014 e acaba por terminar a seca de títulos de futebol do clube com 💴 a conquista da Taça de Portugal em 2015.
Acaba por ser despedido dias depois após deterioração da relação entre treinador e 💴 conselho desportivo que já se verificava desde dezembro de 2014.
[71] Numa das jogadas mais surpreendentes da jogo que ganha dinheiro pelo pix presidência, Bruno de 💴 Carvalho desvia o treinador Jorge Jesus do rival Benfica com um contrato milionário para trazer para Alvalade o treinador bicampeão 💴 nacional e roborar o leão.[74]
Com a chegada do treinador, o clube conquista a Supertaça Cândido de Oliveira a 9 de 💴 agosto de 2015, vencendo a equipa do SL Benfica por 1–0, em jogo realizado no Estádio do Algarve marcado pelo 💴 reencontro entre Jorge Jesus e o seu antigo clube.
[75] Apesar do investimento e da melhor performance de sempre no campeonato 💴 por parte da equipa principal de futebol, o clube acaba por não conquistar qualquer troféu nacional além da Supertaça e 💴 termina o campeonato em segundo lugar com um recorde (no clube) de 86 pontos alcançados.[76]
Vários jogadores foram reconhecidos pelo seu 💴 trabalho nos meses que se seguiram com Rui Patrício a ser considerado o melhor guarda-redes do Euro 2016 em julho 💴 do mesmo ano e, em dezembro, o terceiro melhor do mundo, e com Islam Slimani e João Mário a quebrarem 💴 os recordes de vendas do clube.[77][78]
Torcida do Sporting Clube de Portugal na final da Taça de Portugal de Futebol Feminino 💴 de 2017–18
Em 2016, o clube volta a apostar no futebol feminino após uma proposta da Federação Portuguesa de Futebol a 💴 todos os clubes da Primeira Liga.
[79] A equipa profissional do Sporting excedeu as expectativas e acabou por conquistar todas as 💴 competições nacionais em que participou nas suas duas primeiras épocas.[80]
Em 2018, o clube conquista a jogo que ganha dinheiro pelo pix primeira Taça da Liga 💴 numa reedição da final original.
Após empate no tempo regulamentar, a final foi decidida após desempate nas grandes penalidades e o 💴 Sporting tornava-se assim no segundo clube português a conquistar todos as competições a nível nacional.[81]
No dia 15 de maio de 💴 2018, 50 elementos identificados pela Polícia de Segurança Pública como sendo da claque da Juventude Leonina entre os adeptos (o 💴 ex-líder Fernando Mendes da claque Juve Leo) invadem as instalações da academia do sporting em Alcochete e agridem violentamente Bas 💴 Dost, Battaglia, Misic e Acuña, bem como o adjunto Mário Monteiro, vítimas de agressão.
O treinador Jorge Jesus também sofreu a 💴 fúria dos adeptos.
Estão presos preventivamente 37 arguidos.[82][83]
Protesto das claques leoninas contra Varandas, no Estádio José Alvalade, em 2019
Em novembro de 💴 2018 são constituídos 44 arguidos.
Incluindo ao ex-presidente do clube de Alvalade (Bruno de Carvalho e o atual líder da claque 💴 da juventude leonina Nuno Mendes (Mustafa) como autores morais desse ataque).[84]
Em outubro de 2019, a atual direção do Sporting Clube 💴 de Portugal, com a presidência de Frederico Varandas, rescinde os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação 💴 Juventude Leonina e com o Directivo Ultras XXI em virtude da escalada de violência que culminou com tentativas de agressões 💴 físicas a dirigentes e outros adeptos", durante a vitória no futsal do Sporting frente aos Leões de Porto Salvo (6–1), 💴 no Pavilhão João Rocha.[85][86]
As conquistas internacionais continuaram no andebol, onde a equipa profissional do Sporting conquistou a jogo que ganha dinheiro pelo pix segunda Taça 💴 Challenge (25.
º título europeu), no atletismo, onde o clube possui um palmarés verdadeiramente excepcional do qual fazem parte 215 títulos 💴 nacionais e 89 títulos e medalhas internacionais, e no judo, com a conquista da Liga dos Campeões (30.º título europeu).
Com 💴 a conquista de três Taças dos Clubes Campeões Europeus em 2018, o clube continuava a afirmar-se como a maior potência 💴 de Portugal e uma das maiores da Europa e do Mundo no atletismo.
[87][88] Em maio de 2019, o clube referia 💴 ter 35 títulos europeus conquistados em sete modalidades.[89]
Jogadores e equipa técnica do Sporting celebram título de campeão conquistado em 2020/2021
Após 💴 a secção de voleibol do clube voltar a entrar em atividade e o Pavilhão João Rocha, nova casa das modalidades 💴 do clube, ser inaugurado, o Sporting fez o pleno em todas as modalidades de pavilhão em que compete, conquistando os 💴 campeonatos nacionais de andebol, hóquei em patins, futsal e voleibol na mesma época, feito inédito no clube.
[90] Além de terminar 💴 o jejum de décadas que tinha no campeonato nacional de voleibol e no campeonato de hóquei em patins, o pleno 💴 foi alcançado após o futsal do clube, vice-campeão europeu, sagrar-se tricampeão nacional, conquistando o seu 15.º título.
[91] Também nas modalidades, 💴 em Bilhar, o clube tem o maior bilharista português de sempre: Jorge Theriaga.[carece de fontes]
Em maio de 2021, o Sporting 💴 volta a conquistar o Campeonato Nacional de Futebol Sénior Masculino, algo que não conseguia desde 2001/02.
Sob o comando técnico de 💴 Rúben Amorim, os leões ganhariam ainda uma Supertaça e uma Taça da Liga (2021/22).
Destes sucessos resultaram várias vendas recorde, como 💴 as de Nuno Mendes, Matheus Nunes ou de João Palhinha.
Infraestruturas desportivas
Estádio José Alvalade
O Estádio José Alvalade foi inaugurado a 10 💴 de junho de 1956 e o novo complexo Alvalade XXI foi inaugurado a 6 de agosto de 2003.
É pertença do 💴 Sporting Clube de Portugal e tem capacidade para 50 095 espectadores.
É um estádio classificado como 5 estrelas pela UEFA.
[92] É 💴 caracterizado pelo seu vasto leque de cores no exterior, tendo sido desenhado pelo arquiteto Tomás Taveira.[93]
A maior assistência de público 💴 foi registada no jogo do Sporting com o Real Madrid, a 22 de novembro de 2016, contando-se 50 046 espetadores.[94]
Interior 💴 do Estádio José Alvalade, em 2023
Estádio José Alvalade Assistência Média Anual
(Primeira Liga) Época Assistência1 2021–22 25 159 (afetado pela COVID-19) 💴 2020–21 0 (afetado pela COVID-19) 2019–20 21 342 (afetado pela COVID-19) 2018–19 33 691 2017–18 43 623 2016–17 42 772 💴 2015–16 39 988 2014–15 34 988 2013–14 33 703 2012–13 26 521 2011–12 34 494 2010–11 24 858 2009–10 24 💴 606
1Os números foram estabelecidos segundo o website oficial «ligaportugal.pt».www.ligaportugal.pt
Atualizado a 3 de julho de 2022Academia Sporting
A Academia Sporting, inaugurada a 💴 21 de junho de 2002, é um amplo espaço de propriedade do Sporting perto de Alcochete para formação de jovens 💴 atletas e treino de equipas profissionais de futebol.
É reconhecida internacionalmente como uma das melhores escolas de futebol da Europa,[95] tendo 💴 os jogadores aí formados arrecadado até hoje um total de 39 títulos a nível nacional, entre 15 da categoria Juniores, 💴 11 em Juvenis, 10 nos Iniciados e 3 nos Infantis.
Uma das únicas Academias do Mundo (sendo a outra o Ajax) 💴 a formar dois Bolas de Ouro: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
Pavilhão João Rocha
Pavilhão João Rocha (interior)
O Pavilhão João Rocha é 💴 o pavilhão gimnodesportivo do Sporting Clube de Portugal, em Lisboa.
Localizado junto ao Estádio José Alvalade, é a casa das modalidades 💴 do clube.
Em homenagem, o pavilhão recebeu o nome do antigo presidente do clube, João Rocha.
A jogo que ganha dinheiro pelo pix inauguração teve lugar no 💴 dia 21 de junho de 2017.
O pavilhão tem três mil lugares e acolhe todas as competições de andebol, futsal, hóquei 💴 em patins e voleibol e as competições internacionais de ténis de mesa e goalball, para lá de outros eventos desportivos 💴 e culturais, nomeadamente congressos.
Será também acondicionada uma extensão tecnológica do Museu Sporting junto ao espaço da nova Loja Verde com 💴 400 m2.[96]Multidesportivo
Ver artigo principal: Multidesportivo
Integrado no complexo do Estádio José Alvalade, o Edifício Multidesportivo é a casa dos treinos das 💴 principais modalidades do Sporting Clube de Portugal desde 4 de janeiro de 2004, data da jogo que ganha dinheiro pelo pix inauguração.
Futebol profissionalPlantel atual
Última atualização: 💴 13 de agosto de 2023.
[97]EquipamentosEquipamentos atuais
Equipamento Principal Equipamento Alternativo Terceiro Equipamento Equipamento Stromp
Material desportivo e patrocinadoresPalmarésLegendaCampeão invicto
Conquistas de torneios particularesConquistas 💴 notáveisOutras conquistas
Campanhas de destaqueEstatísticas
Dados estabelecidos de acordo com o website zerozero.
pt a 1 de julho de 2019.
[98] (Excluindo fases de 💴 qualificação)
Competições nacionais
Competições atuais Competição Temporadas Venceu Partidas Vitórias Empates Derrotas Golos a favor Golos contra Saldo de golos Última temporada 💴 Campeonato Nacional 87 19 2492 1548 517 429 5415 2358 +3050 2021–2022 Taça de Portugal 82 17 429 299 50 💴 80 1144 427 +717 2021–2022 Taça da Liga 15 3 61 34 14 13 101 55 +46 2021–2022 Supertaça 11 💴 9 18 9 5 2 32 17 +15 2021 Total 195 47 3000 1890 586 522 6692 2846 +3828 Competições 💴 antigas Competição Temporadas Venceu Partidas Vitórias Empates Derrotas Golos a favor Golos contra Saldo de golos Última temporada Campeonato de 💴 Portugal 14 4 72 48 7 17 249 106 +143 1937–38 Total 14 4 72 48 7 17 249 106 💴 +143 TOTAL 206 51 3034 1906 591 535 6863 2937 +3926
Competições europeiasRecordes
Maior goleada marcada para as competições europeias
Sporting 16 - 💴 1 APOEL | 13 de novembro de 1963 | Estádio José Alvalade, Lisboa
Jogo inaugural da Taça dos Campeões Europeus
Sporting 3 💴 - 3 Partizan de Belgrado | 4 de setembro de 1955 | Estádio Nacional, Jamor
Primeiro golo na Taça dos Campeões 💴 Europeus
João Martins aos 14 minutos contra o Partizan de Belgrado | 4 de setembro de 1955 | Estádio Nacional, JamorModalidades
O 💴 andebol de 11, a única variante praticada nos primórdios, chegou ao Sporting em 1932, tendo caído em desuso nos anos 💴 1960.
O andebol de 7 foi iniciado no Sporting em 1950 e rapidamente criou raízes profundas no Clube ao ver a 💴 conquista do Campeonato Nacional em 1952.
Transformou-se na grande potência do andebol português no período de 1966 a 1973, em que 💴 foram conquistados sete Campeonatos Nacionais em oito possíveis.
Em 1975–76 foi a primeira equipa portuguesa a disputar a Taça dos Vencedores 💴 de Taças.
Em 2010, o Sporting tornou-se no primeiro clube português a conquistar um troféu internacional, a Taça Challenge da EHF, 💴 voltando a repetir o feito em 2017.
É considerada uma das melhores equipas portuguesas, tendo conquistado dois troféus internacionais e 21 💴 campeonatos nacionais.
É a única equipa portuguesa que participou em duas fases de grupos consecutivas na Liga dos Campeões da EHF.
Praticado 💴 desde a fundação em 1906, o Sporting Clube de Portugal é atualmente o segundo clube mais premiado de toda a 💴 Europa, resultado de ser o clube português que mais apostou na modalidade.[carece de fontes]
Sendo o clube mais representado nos Jogos 💴 Olímpicos de Atenas, foi liderada pelo Prof.
Mário Moniz Pereira, sócio n.
º 2 do Sporting Clube de Portugal, até 2016, responsável 💴 por grande parte dos títulos conquistados pelo clube ao longo de mais de 100 anos de história.
O Basquetebol foi iniciado 💴 no Sporting em 1927, com o Clube a vencer o primeiro Campeonato de Lisboa, disputado em 1927/28.
Seguiram-se muitos anos de 💴 relativo apagamento, e os títulos só voltaram nos anos 1950.
Conquistou oito Campeonatos Nacionais e 5 Taças de Portugal entre 1953–54 💴 e 1981–82.
Em 1995 a secção foi extinta, ressurgindo em 2012 com uma equipa feminina a competir na II Divisão Nacional, 💴 que em 2015–16 chegou à Liga Feminina de Basquetebol, e em 2018 com uma equipa masculina que foi diretamente para 💴 a I Divisão Nacional, após uma reunião da liga que confirmou a aceitação por parte dos restantes clubes da presença 💴 do Sporting na principal liga da modalidade em Portugal.
No ano de 1933 já existem registos da prática desta modalidade na 💴 vertente de carambola, no clube, mas só se organizou como secção desportiva em 1953, por iniciativa de Agostinho Silveiro, Domingos 💴 Barreiros e António Santos.
A modalidade divide-se em três vertentes: a carambola, o pool e o snooker.
Pelo seu percurso desportivo, destaca-se 💴 a nível internacional o bilharista Jorge Theriaga, sócio desde os oito dias de vida e tendo conquistado diversas medalhas de 💴 ouro, prata e bronze em várias competições.
Com ele o Sporting sagrou-se Vice-Campeão da Taça dos Campeões Europeus de Bilhar às 💴 3 Tabelas em 1996, 2002 e 2005.
Apesar de ser conhecido que em 1923 o atleta sportinguista Albano Martins foi Campeão 💴 Regional de Meios-Médios, a modalidade não vingou e existiu um interregno até Maio de 1962, altura em que foi apresentada 💴 a nova sala de pugilismo do clube.
Mais recentemente, em 2007–08 venceu o campeonato nacional por equipas e no ano seguinte 💴 a Taça de Portugal.
O ciclismo existe no seio do clube desde o ano de 1911, tendo existido duas interrupções na 💴 jogo que ganha dinheiro pelo pix história: de 1914 a 1926 e de 1987 a 2020.
Existiu uma parceria com o Clube de Ciclismo de Tavira 💴 entre 2016 e 2019, sendo que a equipa tinha o nome de "Sporting-Tavira".
Praticado no seio do clube desde 2005, sofreu 💴 uma reestruturação em 2014.
A 21 de agosto de 2016 o Sporting tornou-se campeão nacional de Futebol de Praia pela segunda 💴 vez na jogo que ganha dinheiro pelo pix história.
O futsal foi iniciado no Sporting em 1985 ainda com a designação de Futebol de Salão e 💴 é hoje considerada uma das melhores equipas de futsal europeias, ocupando atualmente a terceira posição do ranking europeu de clubes, 💴 alcançando o estatuto de campeão europeu em 2018 e 2019.
O Sporting conquistou, até à data, 2 Liga dos Campeões, 16 💴 campeonatos nacionais, 8 Taças de Portugal, 10 Supertaças e 4 Taças da Liga.[carece de fontes]
Praticado desde 1924, o Sporting foi 💴 uma das melhores equipas do mundo entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1980 com uma Taça dos 💴 Campeões Europeus (1977), três Taça das Taças (1981, 1985 e 1991) e duas Taça CERS (1984 e 2015).
Em 2005, a 💴 modalidade extingiu-se, tendo sido retomada em 2010.
A época de 2011/12 foi marcada pela subida à 1.ª Divisão.
Na época 2014/15 o 💴 Sporting regressou às vitórias europeias, com a conquista da jogo que ganha dinheiro pelo pix segunda Taça CERS.
No início da temporada 2015/16, o Sporting conquista 💴 a Supertaça António Livramento após bater o Benfica por 4–2.
Em 2018, após uma época em que o clube voltou a 💴 estar presente nas meias finais da Liga Europeia, o Sporting Clube de Portugal voltou a conquistar o campeonato português terminando 💴 um jejum de 30 anos sem ser campeão nacional.
Embora sendo uma das mais recentes modalidades a chegar ao clube, rapidamente 💴 os atletas sportinguistas granjearam títulos nacionais desde 1993.
O Sporting foi campeão nacional por equipas (seniores masculinos) em 2011, 2012, 2013, 💴 2014 e 2016.
Nuno Paiva foi o dinamizador da modalidade no Sporting a partir de 2006, e conta no palmarés com 💴 vitórias em 2014 e 2015, nos campeonatos nacionais por Equipas em Seniores Masculinos
Criada com o impulso decisivo de Carlos Rodrigues 💴 em 1992, teve Joaquim Borges como primeiro diretor, seguido pouco tempo depois por José Neves Polido, e o seccionista Armando 💴 Coutinho.
A experiência do atleta-treinador Fernando Fernandes também viria a ser fundamental para o sucesso.
Destacam-se o título mundial, o título mundial, 💴 o título intercontinental e o título europeu de Fernando Fernandes, o título mundial e o título europeu de Diogo Neves, 💴 e os títulos europeus de Edson Santos, Pedro Kol, Bruno Susano, e Ricardo Fernandes.
A secção nasceu em 1921, promovendo as 💴 atividades aquáticas, tendo sido os primeiros medalhados Guilherme Coopers, campeão nacional de saltos em 1922, e Aníbal Felício, campeão regional 💴 e nacional dos 1500m em 1924.
Em dezembro de 2016 o Sporting sagrou-se Hexacampeão Campeão Nacional de Natação.
O Sporting Clube de 💴 Portugal foi o primeiro clube a vencer o Campeonato Nacional de Pólo aquático em 1922, logo um ano depois de 💴 introduzida a modalidade no clube.
Um feito que veio a repetir por quatro vezes, sempre na década de vinte do século 💴 passado.
Dessas equipas fez parte um atleta que viria a ser por duas ocasiões e durante 11 anos, presidente do clube, 💴 o Comandante Joaquim Oliveira Duarte.
Após um interregno de mais de 70 anos, em que esta modalidade esteve arredada da prática 💴 sportinguista, em 2002/2003 ressurgiu uma equipa sénior formada por jogadores maioritariamente provenientes das Escolas de Polo do Estádio Universitário de 💴 Lisboa.
Em simultâneo foi criada a escola de polo aquático do Sporting, ainda na piscina do antigo estádio José de Alvalade, 💴 dando saída desportiva aos jovens que não integravam as equipas de competição de natação e mostravam maior apetência para as 💴 modalidades coletivas.
O Sporting é responsável pela introdução do râguebi (ou rugby) em Portugal, sendo praticado no desde 1922, detendo cinco 💴 títulos de campeão regional da época 1926/27 até 1931/32.
O primeiro dérbi disputado com o Benfica, em 27 de março de 💴 1927, traduziu-se numa vitória sportinguista com o resultado 10–0.
Na época de 2012/13, a equipa masculina foi campeã da II Divisão 💴 (3º escalão nacional).
Atualmente, a equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal, criada em 2015, disputa o campeonato nacional 💴 e a taça de Portugal, tendo alcançando a dobradinha em 2017 e em 2018.
A equipa feminina joga no Estádio Universitário 💴 de Lisboa.
Em 1925 começou a praticar-se no clube como atividade de lazer sem estar organizada como secção desportiva.
A partir de 💴 1926 foram organizados torneios internos sem carácter competitivo e em 1932, fazendo jus à jogo que ganha dinheiro pelo pix qualidade de sócio fundador da 💴 Associação de Lisboa de Ténis de Mesa, o Sporting concorreu ao primeiro Campeonato de Lisboa.
Hoje em dia, o Sporting Clube 💴 de Portugal é o clube Português com maior curriculum de Ténis de Mesa com mais de 600 títulos nacionais conquistados 💴 entre os quais se destacam os 35 campeonatos nacionais, as 30 taças de Portugal e as 12 supertaças.
[carece de fontes]Tiro 💴 à bala
Apesar do nome, não é uma modalidade violenta e faz parte dos Jogos Olímpicos.
Existe no clube desde 1928, tendo 💴 sido fundada Francisco Rafael Rodrigues conjuntamente com Raul Bastos, António José Baptista e Alfredo da Costa Santos.
Ao longo dos anos 💴 obtiveram vários títulos nacionais e europeus, sendo os últimos em 2013, 2014, e 2015.
Tornou-se uma secção autónoma em 1959 pelas 💴 mãos do arqueiro internacional António Jorge Gomes.
Detém vários prémios nacionais e internacionais, a nível individual e coletivo, nas várias vertentes 💴 que são disputadas.
Triatlo
Trata-se de uma modalidade que combina três especialidades: natação, ciclismo e corrida.
Os desportistas sportinguistas detêm desde 2009 vários 💴 títulos nacionais e internacionais nas diversas especialidades.
O voleibol é uma das modalidades de alto rendimento praticadas no Sporting Clube de 💴 Portugal.
Após 22 anos de ausência no clube, entre 1995 e 2017, o voleibol voltou a estar presente no seio do 💴 clube na mesma época em que a nova casa das modalidades do Sporting, o Pavilhão João Rocha, foi inaugurado.
O Sporting, 💴 na jogo que ganha dinheiro pelo pix época de regresso, sagrou-se campeão nacional, batendo o rival SL Benfica na negra da final do campeonato.
A equipa 💴 masculina de voleibol do Sporting conquistou 6 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal e 2 Supertaças Portuguesas, num total de 💴 12 títulos nacionais.
No seu palmarés, o Sporting também conta com 2 Taças de Portugal de Voleibol Feminino e 1 Supertaça 💴 Feminina.
Inicia a jogo que ganha dinheiro pelo pix atividade em 1958 por iniciativa do Dr.
Victor Buescu, de origem romena e professor catedrático de Filologia Clássica 💴 da Universidade de Letras de Lisboa.
Conta atualmente com 11 títulos nacionais de clássicas, e 4 Taças de Portugal, sendo um 💴 dos clubes mais fortes da história da modalidade em Portugal.
Em janeiro de 2017 o xadrez do Sporting apurou-se para a 💴 final da Liga dos Campeões da modalidade.
Sporting Olympics
O Gabinete Olímpico do Sporting Clube de Portugal assumiu a denominação Sporting Olympics 💴 em 2016, tendo como principal objetivo dar apoio na preparação dos atletas com as melhores condições possíveis para as competições 💴 a disputar.
A história do Sporting Clube de Portugal está intimamente ligada aos Jogos Olímpicos, tendo o sócio-fundador António Stromp sido 💴 o primeiro atleta do clube a representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912.
É o clube nacional com o 💴 maior número de medalhas olímpicas (2 de Ouro, 6 de Prata, 1 de Bronze) - e ainda o 2º clube 💴 da Europa com o maior número de participações de atletas desde a formação do Movimento Olímpico.
Desporto Adaptado
O Sporting Clube de 💴 Portugal promove desde há anos a prática desportiva para pessoas portadoras de deficiência, tendo nos Jogos Paralímpicos de Verão de 💴 1992 Susana Barroso conquistado a medalha de bronze nos 50 metros costas S3–4.
Foi a primeira medalha de Portugal em natação 💴 nos Jogos Paralímpicos.
A equipa atual conta com doze atletas nas disciplinas de atletismo, goallball, natação, e paracanoagem, em preparação para 💴 os Jogos Paralímpicos de Verão de 2020.
O goalball do clube sagrou-se campeão europeu em 2018.[99]
Modalidades inativasSuperleague Fórmula
Atividades SubaquáticasAndebol 11BadmintonBaseballBridgeCricketCorfebolEsgrimaHalterofilismoHóquei em 💴 CampoHóquei em LinhaHorseballIogaJiu-jitsuJogo das DamasLutas amadoras
Luta de Tração à CordaMMAMotociclismoPatinagemPentatlo ModernoVela
Comunicação, memória e imagem
O Sporting Clube de Portugal como clube 💴 de dimensão internacional que é, dispõe de uma página web institucional, o mais antigo jornal europeu ligado a um clube, 💴 um canal de televisão, dois museus, perfis em diversas redes sociais e estruturas ligadas à gestão da marca, publicidade e 💴 eventos, como é o caso da Sporting Business.
O Jornal Sporting é publicado semanalmente e um instrumento extremamente importante não só 💴 na defesa dos interesses do Clube, como na divulgação de toda a jogo que ganha dinheiro pelo pix atividade e na perpetuação da jogo que ganha dinheiro pelo pix história.
Como 💴 órgão de imprensa ligado a um clube desportivo, trata-se do mais antigo da Europa.[carece de fontes]
Iniciando a jogo que ganha dinheiro pelo pix atividade como 💴 "Boletim do Sporting Club de Portugal" no dia 31 de Março de 1922, era inicialmente um quinzenário de oito páginas 💴 no formato de 20 x 28, com o pagamento facultativo de 2$00 semestrais.
Sob a direcção de Artur da Cunha Rosa, 💴 o boletim transforma-se em jornal em junho de 1952, prosseguindo na defesa dos mesmos ideais e com as mesmas dificuldades 💴 que voltaram a motivar algumas interrupções na jogo que ganha dinheiro pelo pix publicação, que no entanto acabou sempre por ser retomada.
Logótipo da Sporting TV
Sporting 💴 TV é o canal de televisão do Sporting Clube de Portugal.
De sinal aberto, o canal está presente nas operadoras MEO, 💴 NOS e Vodafone, nos canais 34 e 35, e em Angola, através do operador ZAP.
[100] O canal transmite diversos eventos 💴 desportivos ligados ao Sporting.
Museu Sporting
Inaugurado a 31 de agosto de 2004, o Museu Sporting está dividido em várias áreas temáticas 💴 que expressam a riqueza do património do clube e as suas conquistas desportivas ao longo de mais de um século 💴 de existência em trinta e duas modalidades diferentes.
Estão em exposição cerca de dois mil troféus, sendo que existem muito outros 💴 em armazém.
[101] É o único clube que está representado por um segundo museu, no caso sportinguista localizado na cidade de 💴 Leiria.[102]
A história do Museu remonta à Sala dos Troféus da antiga sede na Rua do Passadiço, onde em 1956 já 💴 se guardavam 1850 troféus.
Em 1994 foi inaugurado pelo Presidente Sousa Cintra uma nova Sala dos Troféus, onde se exibia menos 💴 de metade do acervo do clube.
No ano seguinte promove-se a remodelação e organização do Museu, e incorpora-se uma Conservadora para 💴 o mesmo.
Aquando da construção do novo Estádio de Alvalade inaugura-se um novo museu, culminando quatro anos de investigação.
Ao longo dos 💴 anos, através de doações com várias origens, para além dos troféus o património do clube nunca deixou de crescer.
[103] Em 💴 julho de 2016 existiu nova inauguração após reforma total.
[104][105]Redes Sociais
O Sporting Clube de Portugal tem as suas principais contas no 💴 Facebook, Instagram e Twitter.
Uma conta principal, dedicada ao clube em geral mas focando-se no futebol, uma conta dedicada às modalidades 💴 do clube, uma conta dedicada ao futebol feminino e uma conta dedicada aos eSports, estas quatro estão presentes nas três 💴 principais redes sociais, mas existem outras contas para além destas que estão na seguinte lista.
Também existem outras contas no YouTube, 💴 no TikTok e no Giphy.
OutrasSócios e adeptos
Com mais de 150 000 sócios registados em outubro de 2016,[106] e mais de 💴 três milhões e 500 mil simpatizantes mundialmente,[107] o Sporting Clube de Portugal conta ainda com uma ampla massa de apoio 💴 a nível nacional.
Núcleos, delegações e filiais
Representando a alma leonina em vários continentes, caracterizam-se por:
Os Núcleos distinguem-se como um grupo de 💴 sportinguistas que se une para promover, apoiar e divulgar o clube.
Nasceram na década de 1960, mas apenas foram regularizados pelos 💴 Estatutos de 1984.
O Sporting Clube de Portugal tem mais de 240 núcleos sportinguistas espalhados de norte a sul de Portugal 💴 Continental, nas ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, e também diversos outros espalhados por todo o mundo.
Podem ser 💴 geridos diversos assuntos relacionados com o clube, como emissão de bilhetes, inscrições ou pagamento de quotas, e muitos têm atividade 💴 desportiva que dinamizam.
As Delegações são instituições desportivas, recreativas e culturais que representam os interesses do clube na zona onde operam, 💴 existindo catorze dentro e fora do país.
A primeira delegação constituída foi a do "Viana Taurino Club", a 10 de agosto 💴 de 1910.
As Filiais existem desde a década de 1920 e caracterizam-se por serem clubes que se associaram para partilharem os 💴 mesmos valores leoninos.
Existem mais de 100 espalhadas por vários continentes.
Claques do SportingClaques organizadas
Os grupos organizados de adeptos, também conhecidos por 💴 claques ou torcidas, assinaram um protocolo com o Sporting Clube de Portugal que explícita os seus direitos e deveres e 💴 promoveu a jogo que ganha dinheiro pelo pix legalização junto do Conselho Nacional do Desporto (CND).
Apoiam as diversas equipas do clube, fora ou em casa, 💴 e aquando dos jogos de futebol estão agrupadas na Curva Sul do Estádio José Alvalade.
O Sporting conta com as seguintes 💴 claque
Símbolo do Directivo Ultras XXI Juventude Leonina - Sector A14 - A mais antiga claque organizada portuguesa e uma das 💴 maiores a nível nacional, fundada pelos dois filhos do presidente João Rocha em 1976, contando cerca 8000 membros.
Juventude Leonina - 💴 Sector A14 - A mais antiga claque organizada portuguesa e uma das maiores a nível nacional, fundada pelos dois filhos 💴 do presidente João Rocha em 1976, contando cerca 8000 membros.
Torcida Verde - Sector A20 - Formada em 1984, tem uma 💴 forte personalidade e iconografia própria.
Directivo Ultras XXI - Sector A18 - Também conhecido pelo acrónimo DUXXI, nasceu da cisão da 💴 Juventude Leonina em 2002, conta cerca de 3000 membros e tem por lema 'Coerência, Honra, Fidelidade, eis a nossa Mentalidade'.
Brigada 💴 Ultras Sporting - Sector A08 - Formou-se em 2004 a partir de ex-membros da Torcida Verde, com a intenção de 💴 "aumentar o apoio ao Sporting e dar ainda mais vida ao sector A8 do Estádio José Alvalade, com o intuito 💴 de puxar a equipa para a frente".
Ligações externas
Rivalidades desportivas
À conta da rivalidade gerada pela competição entre clubes, o Sporting tem 💴 na jogo que ganha dinheiro pelo pix agenda, principalmente, dois momentos habituais de tensão:
Organizações leoninasGrupo Stromp
Estabelecido em 1962 por vinte e dois ilustres sócios, tem 💴 como condições de admissão um mínimo de dez anos de associado com uma relevante atividade social, de dirigente ou atleta.
Instituiu 💴 os "Prémios Stromp", outorgados anualmente a individualidades do mundo sportinguista, e a "Taça Francisco Stromp" desde 2011.
O Presidente desta organização 💴 faz parte do Conselho Leonino.
Grupo Os Cinquentenários
Integra todos os associados com mais de cinquenta anos de filiação no clube e 💴 promove ações de divulgação dos valores sportinguistas.
O Presidente desta organização faz parte do Conselho Leonino.
Solidariedade Social
A alma leonina tem como 💴 valor fulcral a solidariedade e ação social.
Existem duas entidades independentes que exemplificam esses valores, os Leões de Portugal e a 💴 Fundação Sporting.
Leões de Portugal
Criado em 1984 como Grupo Leões de Portugal, esta entidade autónoma transformou-se em 1997 numa Instituição Particular 💴 de Solidariedade Social.
Fundação Sporting
Com origem na secção designada por "Sporting Solidário" em 2006, foi convertida em Fundação Sporting em 2011 💴 e trabalha com grupos de risco, mas também jovens e idosos.
Prémios e galardões do Universo SportinguistaPrémios Stromp
Atribuídos anualmente pelo Grupo 💴 Stromp desde 1963, são considerados como uma espécie de óscares leoninos.[111]
Leões Honoris Sporting
Evento associado ao aniversário do Sporting Clube de 💴 Portugal, principiou a atribuição de galardões nas comemorações do 108º aniversário do Clube, a 1 de julho de 2014.
Atualmente a 💴 escolha dos eleitos é feita anualmente por votação online dos sócios a partir de uma lista de nomeados, reconhecendo os 💴 que contribuíram para o prestígio do clube nas suas diversas vertentes.[112]Órgãos sociais
Composição no mandato atual
À data de julho de 2022.
[113]Conselho 💴 Diretivo
Presidente - Frederico Varandas
Vice-presidentes - André Bernardo, Francisco Salgado Zenha, Maria Serrano, Pedro Lencastre
Vogais - Alexandre Ferreira, André Cymbron, Gonçalo 💴 Albuquerque, Miguel Afonso, Miguel Nogueira Leite, Rodrigo Almeida, Vasco Matos
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - João Palma
Vice-presidente - Pedro Almeida Cabral
Secretários 💴 - João Almeida e Silva, José Costa Pinto, Miguel Vinagre
Suplentes: Ana Rita Calvão, André Sousa, Gabriel Catarino
Conselho Fiscal e Disciplinar
Presidente 💴 - João Teives Henriques
Vice-presidente - José Pedro Fezas Vital
Vogais: Frutuoso Mateus, João Cota Dias, Pedro do Ó Ramos, Pedro Cabral 💴 Nunes, Raul Mota Cerveira
Suplentes: Carlos da Cunha Ramalho, Francisco Batista, Gonçalo Sousa Uva
Sociedade Desportiva de Futebol, S.A.D.[114]
Conselho de Administração
Presidente - 💴 Frederico Varandas
Vogais executivos: Francisco Salgado Zenha, João Sampaio, André Bernardo
Vogais não executivos: Nuno Correia da Silva, Maria SerranoConselho Fiscal
Presidente - 💴 Fernando Ferreira Pinto
Vogais efetivos - Gonçalo Sousa Uva, Catarina Soares Cunha
Vogal suplente - Luís Pinto Durão
Sociedade de Revisores Oficiais de 💴 Contas
Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A.
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Bernardo Diniz de Ayala
Vice-presidente - Ana Diogo 💴 Pereira
Secretário - Manuel Cordeiro Ferreira
Secretário da Sociedade
Efetivo - Helena Lima
Suplente - Patrícia Silva Lopes
Representante para as Relações com o Mercado
Francisco 💴 Salgado Zenha
Treinadores, adjuntos e gerentes
Treinador - Rúben Amorim.
Adjuntos - Adélio Cândido, Carlos Fernandes, Emanuel Ferro.
Preparadores de guarda-redes - Jorge Vital 💴 e Tiago Ferreira.
Preparador físico - Gonçalo Álvaro.
Team Manager - Vasco Fernandes.
Diretor Desportivo - Hugo Viana.
PresidentesNotas e referênciasNotas
↑ Embora o clube 💴 utilize a palavra Clube em português por questões de simplificação, o seu nome de fundação é Sporting Club de Portugal, 💴 como presente em todos os seus símbolos, nunca tendo sofrido alterações formais em Assembleias-Gerais do Sporting.
ReferênciasLigações externas