Sugerimos a produção de bolinhas de papel e bolinhas de meia para que os estudantes possam realizar as atividades propostas.
Sabemos 4️⃣ que essa produção e adaptação de materiais desenvolve a aprendizagem criativa e colaborativa, então, a seguir trazemos alguns vídeos para 4️⃣ ajudar nessa produção.
Peça aos estudantes que construam bolas de papel e bolas de meia, além do taco e do disco, 4️⃣ que podem servir como objetos a serem lançados, golpeados e/ou projetados.
Observação Bola: é interessante que os estudantes produzam bolas de 4️⃣ papel e de meia de tamanhos variados.
Para finalizar essas bolas pode-se usar sacolinhas para revestimento e fitas adesivas para uma 4️⃣ maior fixação.
Tacos: os tacos podem ser construídos com garrafas pet e cabo de vassoura, canos de PVC, caixa de leite, 4️⃣ entre outros materiais.
Disco: pode ser construído a partir de tampas de produtos de limpeza e rodelas de madeira e rodelas 4️⃣ de papelão agrupadas com fita adesiva.
Alvo: pode ser feito de giz no chão ou por meio de cartolina, com canetinhas 4️⃣ coloridas, ou pode-se utilizar um objeto como alvo, não há formato específico, deixe a imaginação dos estudantes fluir.
A seguir sugerimos 4️⃣ alguns vídeos para uma melhor visualização dessa produção.
Bolas de meia e de papel (de 0'30 a 3'57): Tacos construção (do 4️⃣ início até 2100): o vídeo aborda a construção de um taco de floorball mas esse taco também serve para trabalhar 4️⃣ o golfe ou outro esporte de precisão que utilize tacos.
Inicie propondo a seguinte atividade: Vivenciando a precisão e reconhecendo os 4️⃣ alvos Comente com os estudantes que eles irão vivenciar dois tipos de situações que acontecem nos esportes de precisão, o 4️⃣ alvo localizado no chão e o alvo localizado no alto.
Organize o espaço disponível em duas estações: em uma ficará o 4️⃣ alvo no chão e na outra o alvo no alto (sugerimos amarrar um bambolê).
Como na imagem a seguir: Peça aos 4️⃣ estudantes que ajudem nessa organização, após as estações prontas, separe a turma em grupos.
De acordo com a quantidade de estudantes, 4️⃣ aumente o número de alvos e proponha a experimentação da precisão.
Explique que eles estão livres para tentar acertar o alvo 4️⃣ da maneira que acharem melhor.
No alvo do alto, os estudantes devem tentar acertar a bola dentro do bambolê, e no 4️⃣ alvo que está no chão devem tentar aproximar a bola ou o disco do círculo central.
Para isso, disponibilize bolas de 4️⃣ diferentes tamanhos e pesos, tacos para golpear a bola, discos, se tiver a oportunidade, peça para que em uma aula 4️⃣ anterior eles construam bolas de meias, bolas de papel.
Para saber como será essa construção dos materiais, verifique o Para saber 4️⃣ mais.
Caso necessite, passe o vídeo para os estudantes, ajudando, assim, na confecção desses materiais.
Importante Antes de iniciar comente com os 4️⃣ estudantes que eles podem experimentar a precisão de diferentes formas nessas estações e o objetivo é acertar o alvo, para 4️⃣ isso eles podem recorrer a diferentes formas: lançando com as duas mãos, com uma só, com os pés, de perto 4️⃣ ou de longe, com bola, disco ou taco, com bolas de diferentes pesos e tamanhos ou formas, parados ou se 4️⃣ movimentando.
E peça para que eles prestem atenção em como realizam o movimento, se utilizam força, percebam a velocidade do objeto 4️⃣ a ser lançado, golpeado ou projetado, como é acertar um alvo no chão e como é acertar um alvo que 4️⃣ está no alto.
Nesse momento circule pelas duas estações e instigue os estudantes a tentarem acertar o alvo de diferentes maneiras.
A 4️⃣ seguir listamos algumas possibilidades: Deixe os estudantes experimentarem, faça anotações e registros para jogo que realmente ganhar dinheiro avaliação, elencando a participação e o 4️⃣ engajamento da turma, a criatividade.
Perceba a organização e a ajuda mútua na superação do desafio, caracterizando o trabalho em equipe.
Possibilite 4️⃣ o tempo que ache mais adequado para a vivência.
Para possibilitar a participação de todos, identifique os estudantes que tenham mais 4️⃣ dificuldades e proponha um trabalho colaborativo em que este possa ser ajudado por um colega.
Propicie momentos de interação, faça o 4️⃣ reconhecimento do local; para isso você pode desenhar o local em um papelão com cola quente em relevo e dar 4️⃣ para o estudante tatear.
Depois leve o estudante ao local real e mostre onde estão os alvos que ele tateou no 4️⃣ papelão em relevo, use bolinhas com guizo, caso tenha alguma.
Peça que os estudantes ajudem caso vejam algum amigo que está 4️⃣ com dificuldade de deslocamento para ir buscar jogo que realmente ganhar dinheiro bola ou disco.
Mostre o alvo, use o tato e trabalhe a localização 4️⃣ do espaço oralmente para os estudantes que necessitam dessa ajuda.
Atividade 2 - Relação potência x precisão Nesta atividade vamos trabalhar 4️⃣ a Lei de Fitts.
Não precisamos falar o nome da lei, o importante é pedir que eles observem a relação da 4️⃣ potência do movimento e da precisão do objeto lançado, ou seja, se estiver longe do alvo, a potência do lançamento 4️⃣ deve ser maior, o que acaba diminuindo a precisão, já se o alvo estiver perto, a potência do movimento é 4️⃣ menor e, com isso, a precisão é maior.
Para saber mais sobre a Lei de Fitts, verifique o Para saber mais.
Para 4️⃣ essa atividade, proponha uma atividade onde os estudantes tentam acertar o mesmo alvo a distâncias diferentes.
Como sugestão, descrevemos a seguir 4️⃣ uma atividade chamada triângulo.
Para isso, desenhe um triângulo no chão e dentro dele mais dois menores.
Como a imagem a seguir.
À 4️⃣ frente desse triângulo, desenhe uma linha a uns 2 metros de distância e outra a 4 metros de distância.
Explique que 4️⃣ a dinâmica do jogo é acertar o disco ou a bola nas pontas do triângulo e que, para isso, cada 4️⃣ estudante terá cinco chances.
Explique que mesmo acertando de primeira é importante que o estudante tente as cinco vezes para que 4️⃣ ele perceba a diferença entre as formas de jogar de perto e de longe, e, assim, compreenda a relação entre 4️⃣ potência e precisão.
Aqui, o importante não será marcar os pontos, mas sim perceber a diferença na hora de lançar um 4️⃣ disco ou bola.
Para isso, colocamos duas linhas de frente ao alvo, uma mais próxima, a uns 2 metros, e outra 4️⃣ a 4 metros.
Peça aos estudantes que iniciem suas tentativas realizando a primeira e dando vez ao outro colega, e assim 4️⃣ por diante, até que tenham realizado as cinco tentativas.
Peça para eles prestarem atenção na potência que colocam no lançamento desse 4️⃣ objeto e a relação entre a distância desse alvo e a precisão.
Pensem como podem fazer para que acertem as pontas 4️⃣ com maior facilidade.
Não há jeito certo para lançar esse disco ou bola.
Deixe os estudantes à vontade para perceberem e criarem 4️⃣ soluções para conseguir alcançar o objetivo final: acertar as pontas do triângulo.
O importante é que eles podem trocar dicas entre 4️⃣ si durante a realização da atividade.
Para facilitar, essa atividade pode ser desenvolvida em dois lugares, na quadra ou no ambiente 4️⃣ que estiver disponível, para que, assim, os estudantes sejam divididos e a atividade seja realizada em um tempo menor.
Para realizar 4️⃣ a inclusão de todos, pense em desenhar esse alvo em relevo com cola quente em um papelão e realizar a 4️⃣ leitura dessa imagem pelo estudante que necessitar.
Depois, conduza esse mesmo estudante e apresente o local, mostrando onde está o alvo.
Pode 4️⃣ permitir que esse estudante tateie o chão e perceba a distância das linhas de lançamento.
Outra possibilidade para incluir todos e, 4️⃣ em caso de pouca mobilidade permitir que o estudante realize esse lançamento de um lugar que ele ache mais adequado, 4️⃣ sempre peça para que os estudantes trabalhem em grupos ou em pares para facilitar as trocas e possibilitar que, juntos, 4️⃣ eles pensem em soluções aos desafios apresentados.
Ao final, comunique que agora eles irão criar um esporte de precisão.
Atividade 3 - 4️⃣ Criando meu esporte de precisão Inicie a atividade propondo aos estudantes que eles irão criar um jogo de precisão, em 4️⃣ que deverão decidir como será esse alvo, como será o objeto a ser lançado, com que parte do corpo eles 4️⃣ vão lançar, chutar, golpear esse objeto, como ele será jogado pelo grupo.
Para isso, divida-os em grupos de até cinco estudantes 4️⃣ e peça para que eles procurem criar um jogo diferente dos colegas.
Deixe vários materiais à disposição, como cones, bolas, tacos, 4️⃣ bolinhas de gude, latas, giz, cartolinas, canetinhas coloridas, fitas adesivas, entre outros materiais que a escola tenha à disposição, para 4️⃣ que eles possam criar seus jogos de precisão.
Para isso, auxilie-os nesse momento, dando dicas, mostrando as possibilidades.
Caso eles tenham dificuldades, 4️⃣ dê exemplos, como: o jogo de bolinha de gude que é precisão, o boliche também, a brincadeira da boca do 4️⃣ palhaço, ou o chute no pneu tão clássico nas festas juninas.
Diga que eles podem criar esses alvos no chão, no 4️⃣ alto.
O alvo pode ser um objeto, eles podem usar bola, taco, pé ou mão para acertar esse alvo.
Dê dicas caso 4️⃣ eles encontrem dificuldade nesse processo, mas primeiro dê tempo para que eles tentem.
Só intervenha se necessário.
Possibilite que o grupo vivencie 4️⃣ o jogo criado por eles.
Peça, depois, para que cada grupo apresente o seu jogo e deixe que todos experimentem.
Pergunte aos 4️⃣ estudantes como eles poderiam adaptar esses jogos possibilitando a participação de todos, priorizando-os como atividade de lazer.
Decidam, juntos, as adaptações 4️⃣ e realizem mais uma vez o jogo escolhido, agora pensando na perspectiva de jogo, de inclusão e de atividade de 4️⃣ lazer.