Informações do FreeCell
FreeCell é um jogo de paciência com todas as cartas visíveis no
começo da partida, o que o torna único se comparado aos outros jogos de
paciência.
Família: Jogos de Paciência FreeCell
Baralhos: Um baralho (52
cartas)
Duração de jogo: Média
Probabilidade de vitória: Alta
Como jogar
FreeCell
Sumário
Objetivo
O objetivo do FreeCell é mover todas as cartas do monte à
fundação, fazendo uso das quatro células livres (também chamadas de reserva) que você
pode utilizar como armazenamento temporário. As fundações devem ser construídas com o
mesmo naipe e em jogo tigre da sorte ordem crescente, começando do Ás ao Rei. Para vencer o jogo,
todas as cartas devem ser removidas do monte.
Layout & distribuição
Todas as cartas de
um baralho (52 cartas no total) são distribuídas em jogo tigre da sorte oito pilhas do monte. As
quatro pilhas mais à esquerda recebem sete cartas cada, enquanto as quatro pilhas mais
à direita recebem seis cartas cada. Existem quatro espaços livres (região superior
esquerda) e quatro pilhas de fundação (região superior direita).
As distribuições são
aleatórias, exceto se escolher uma distribuição numerada. Esse FreeCell possui as
mesmas distribuições do jogo original do Windows que estava disponível gratuitamente no
seu computador (1-32000). Os números do jogo do Windows correspondem exatamente aos
jogos desta versão.
A melhor coisa sobre FreeCell é que quase qualquer mão pode ser
vencida. Dos originais 32000 jogos da Microsoft, apenas o número 11982 não pode ser
resolvido.
Movimentos permitidos
Você pode mover a carta no topo de uma pilha sobre
outra pilha se a carta-alvo tiver uma cor diferente e for um número acima da carta
movida.
Você também pode mover múltiplas cartas no topo de uma pilha até outra pilha,
mas apenas se as cartas estiverem organizadas em jogo tigre da sorte ordem alternada e em jogo tigre da sorte ordem
ascendente (por exemplo, Rei vermelho, Rainha preta, Valete vermelho, 10 preto, 9
vermelho). O número de cartas que pode mover juntas em jogo tigre da sorte uma sequência depende do
número de células livres e o número de pilhas vazias no monte que você possui: (1 +
número de células vazias) * 2 ^ (número de colunas vazias no monte). A ideia por trás
dessa regra é que você só pode mover uma sequência de cartas se você também pudesse
movê-las usando movimentos individuais.
Você pode mover qualquer carta ou sequência de
cartas em jogo tigre da sorte uma pilha vazia no monte.
Você pode mover uma carta no topo de uma pilha
no monte ou de uma reserva até a fundação se a fundação possuir uma carta um número
menor e do mesmo naipe. Um Ás sempre pode ser movido até a fundação. Não é possível
mover uma carta da fundação de volta ao monte ou à reserva.
Você pode colocar qualquer
carta individual em jogo tigre da sorte uma das células (reservas) na região superior esquerda. Cada
célula só pode conter uma carta.
Você pode mover uma carta de uma célula livre a uma
das pilhas de fundação ou de volta às pilhas do monte, de acordo com as regras
explicadas acima.
Você pode desfazer uma jogada clicando no botão desfazer (undo).
Às
vezes, cartas são jogadas automaticamente para uma maior conveniência. Os Ases sempre
são movidos à fundação quando disponíveis. O número 2 é automaticamente movido à
fundação se o Ás correspondente já estiver lá. Cartas de maior valor (3 e acima) são
movidas automaticamente para a fundação se todas as cartas de menor valor da cor oposta
estiverem lá. Por exemplo: se a fundação tiver Ás, 2 e 3 de espadas e Ás, 2 e 3 de
paus, e o 4 de copas ou ouro ficar disponível, ele irá automaticamente para a fundação
(se puder ser movido até lá de acordo com as regras acima).
Pontuação
A pontuação no
FreeCell ocorre com base no número de movimentos. Além da quantidade de movimentos,
existe um cronômetro para ter uma ideia do tempo necessário para um jogo
específico.
História
O ancestral mais antigo do FreeCell é um jogo chamado Oito Fora.
Ele introduziu a ideia de espaços de armazenamento temporário para únicas cartas, as
células livres (ou reservas). O resto da jogabilidade é semelhante ao FreeCell, mas
existem duas grandes diferenças: Oito Fora usa oito células livres e o monte é
construído com um mesmo naipe.
Com base no Oito Fora, C.L. Baker inventou um jogo que
foi descrito por Martin Gardner em jogo tigre da sorte jogo tigre da sorte coluna de jogos matemáticos na edição da
revista Scientific American do mês de junho de 1968. Essa variação atualmente é
conhecida como Baker’s Game e possui quatro células livres, semelhante ao FreeCell. O
monte ainda é construído com cartas do mesmo naipe, assim como no Oito Fora.
A primeira
versão de computador do FreeCell foi feita por Paul Alfille em jogo tigre da sorte 1978, que mudou o
Baker’s Game no FreeCell ao trazer uma mudança nas regras: o monte é construído em jogo tigre da sorte
cores alternadas e não em jogo tigre da sorte um mesmo naipe. Para mais informações sobre como Paul
programou a primeira versão de computador do FreeCell na linguagem de programação TUTOR
e para o sistema computacional educacional PLATO, leia uma entrevista publicada
aqui.
FreeCell agora é uma das três variantes mais populares de paciência (juntamente
com Paciência Klondike e Paciência Spider), grande parte porque costumava vir junto com
o Microsoft Windows 95 e até mais tarde, dando a milhões de pessoas acesso gratuito ao
jogo.
Variantes
Oito Fora: Jogabilidade semelhante ao FreeCell, mas possui oito células
livres, o monte é construído com sequências de um mesmo naipe e apenas reis podem ser
colocados em jogo tigre da sorte colunas vazias. No começo, uma carta é distribuída a cada uma das
primeiras quatro células livres.
Jogabilidade semelhante ao FreeCell, mas possui oito
células livres, o monte é construído com sequências de um mesmo naipe e apenas reis
podem ser colocados em jogo tigre da sorte colunas vazias. No começo, uma carta é distribuída a cada
uma das primeiras quatro células livres. Baker's Game: Baker’s Game é semelhante ao
FreeCell, com a exceção do monte ser construído com o mesmo naipe.
Baker’s Game é
semelhante ao FreeCell, com a exceção do monte ser construído com o mesmo naipe.
Seahaven Towers: Seahaven Towers é semelhante ao FreeCell, com quatro células livres.
Em jogo tigre da sorte vez de oito colunas no FreeCell, o monte do Seahaven Towers possui 10 colunas
de 5 cartas cada. As duas cartas restantes são distribuídas a duas das quatro células
livres. Semelhante ao Oito Fora e Baker’s Game, as sequências são construídas com um
mesmo naipe.
Seahaven Towers é semelhante ao FreeCell, com quatro células livres. Em
jogo tigre da sorte vez de oito colunas no FreeCell, o monte do Seahaven Towers possui 10 colunas de 5
cartas cada. As duas cartas restantes são distribuídas a duas das quatro células
livres. Semelhante ao Oito Fora e Baker’s Game, as sequências são construídas com um
mesmo naipe. Paciência Pinguim: Esse jogo possui sete colunas de sete cartas. A
primeira carta distribuída ao monte é chamada de “bico”. As outras três cartas do
baralho com o mesmo valor são imediatamente jogadas na fundação. As fundações são
construídas com um mesmo naipe e em jogo tigre da sorte ordem ascendente. As colunas do monte são
construídas em jogo tigre da sorte um mesmo naipe e em jogo tigre da sorte ordem descendente.
Perguntas Frequentes
(PF)
Como montar e distribuir as cartas no FreeCell?
FreeCell possui oito pilhas no
monte, quatro células livres e quatro pilhas de fundação. Todas as 52 cartas são
distribuídas viradas para cima nas oito pilhas do monte. As quatro pilhas mais à
esquerda recebem sete cartas, enquanto as quatro pilhas à direita recebem seis
cartas.
Por que não posso mover pilhas de cartas no FreeCell?
A regra padrão no
FreeCell é que você só pode mover uma carta de cada vez. No entanto, ao usar as células
livres e colunas vazias do monte, você pode mover sequências inteiras. As versões de
computador do FreeCell determinam automaticamente se você pode mover certa pilha de
cartas, tornando muito mais conveniente jogar FreeCell no computador se comparado com
as cartas físicas. A quantidade de cartas que você pode mover ao mesmo tempo é
calculada pela seguinte equação: (1 + número de células livres vazias) * 2 ^ (número de
colunas vazias no monte).
Quantos jogos de FreeCell existem?
Um baralho de cartas pode
ser embaralhado de 52! Formas (52 fatorial), o que é aproximadamente 8x10^67. Alguns
desses jogos são semelhantes (trocando duas colunas, por exemplo), resultando em jogo tigre da sorte
1,75x10^64 jogos diferentes. Para uma única pessoa, é impossível jogar todos eles
durante uma vida inteira. Supondo que um jogo dure uma média de 5 minutos, 1 bilhão de
pessoas jogando sem parar durante 100 anos ainda conseguiriam concluir apenas
1,05x10^16 jogos diferentes.
Existem jogos de FreeCell não solucionáveis?
Sim, existem
jogos não solucionáveis de FreeCell! Dos 32 mil jogos originais, apenas o jogo #11982
não é solucionável. Dos primeiros 1 milhão de jogos, 8 não são solucionáveis. Em jogo tigre da sorte
geral, um estudo estatístico de Don Woods em jogo tigre da sorte 1994 concluiu que 99,999% dos jogos
são solucionáveis.
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