Esporte Clube São Bento (cujo acrônimo é ECSB) é um clube de futebol brasileiro da cidade de Sorocaba, interior do 💱 estado de São Paulo.
Foi fundado em 14 de setembro de 1913.
Suas cores oficiais são o azul real, celeste, e o 💱 branco.
De existência centenário, o São Bento é um dos mais antigos clubes paulistas.
Ficou conhecido por ter enfrentado os grandes times 💱 da capital entre as décadas de 1960 a 1980, chegando a ficar quase 30 anos consecutivos na elite do futebol 💱 no estado.
Do Sorocaba Athletic ao profissionalismo [ editar | editar código-fonte ]
Taça Trapani - Castellões ParqueTaça Trapani & Cia
No início 💱 do século XX, Sorocaba já contava com algumas agremiações de futebol amadoras, entre as quais o Savóia, Sorocabano e o 💱 Fortaleza.
Foi então que na região do bairro Além Ponte, local que concentrou muitas famílias de imigrantes espanhóis, que surgiu em 💱 1905 o Club Athletico Chapeleiros[10] mantido pela fábrica de chapéus Souza Pereira.
Segundo o historiador do clube, Sr.
Luiz Carlos Gomes, com 💱 a extinção do Chapeleiros, vários integrantes do extinto clube, juntamente com funcionários da fábrica de arreios Ferreira e Cia, fundaram 💱 o Sorocaba Athletic Club no dia 14 de setembro de 1913[11] - mais tarde essa data foi considerada data oficial 💱 de fundação do clube.
O primeiro compromisso do Sorocaba Athletic foi contra o Brasil Foot-Ball Club de Pirajú, rebatizado em 1937 💱 Atlético Brasil do distrito do Éden, equipe de futebol amadora da cidade de Sorocaba.
Na oportunidade o Sorocaba venceu por 3 💱 a 1.
[12] Na sequência, venceu o Club Colonial do Votorantim, por 2 a 1.
[13] O nome Sorocaba Athletic Club durou 💱 poucos meses, foi depois de um desentendimento entre alguns associados e diretores que culminou na mudança do nome do time 💱 para Sport Club São Bento no dia 13 de outubro de 1914.
[14] O nome foi escolhido provavelmente em alusão à 💱 Associação Atlética São Bento, time da capital paulista de muito sucesso[15] na época.
Na fase amadora o São Bento disputava apenas 💱 o Campeonatos de Futebol Amador Municipal, o qual tinha como oponentes os clubes conterrâneos Sorocabano (sem relação com o antigo 💱 nome do clube), Fortaleza Clube, Savoia, Scarpa, Esporte Clube São Bento, Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, entre outros.
O primeiro 💱 título foi conquistado em 1917 em um certame promovido pela companhia de cigarros de luxo da capital paulista Trapani & 💱 Cia.
O torneio era constituído em dupla disputa contra o XV de Piracicaba em que cada vitorioso ganhava um troféu.
A primeira 💱 partida, ocorrida em 3 de setembro de 1917 teve a vitória do time piracicabano e a segunda partida, ocorrida em 💱 23 de setembro de 1917, em partida foi disputada no extinto campo do Castellões Parque contou com a polêmica vitória 💱 do Bentão por 2 a 1 sagrando-se assim Campeão pela primeira vez.[16]
A era profissional [ editar | editar código-fonte ]
Elenco 💱 Campeão de 1963
Em 1953, iniciou-se a profissionalização do futebol do clube, com a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
O 💱 primeiro certame contou com 20 clubes, divididos em 3 Séries (Grupos).
A Série 3 era formada por: Corinthians de Santo André, 💱 Paulista de Jundiaí, Jabaquara de Santos, Bragantino, São Caetano Esporte Clube, Taubaté e São Bento.
O primeiro jogo oficial do clube 💱 como profissional ocorreu em Bragança Paulista onde foi derrotado pelo Bragantino por 2 a 1.
O time na época era formado 💱 por Peter, Domingos, Moacir, Rau, Falco, Sérgio, Cicarelli, Carrega, Mário, Mané e Bernardi.
Nesse ano, o clube foi eliminado na primeira 💱 fase, terminando em sexto lugar da Série 3.
No ano seguinte, graças a uma grande campanha, o clube terminou em terceiro 💱 lugar no Campeonato Paulista de 1954 da Segunda Divisão, porém o acesso à divisão máxima do futebol paulista era conferido 💱 exclusivamente ao primeiro qualificado.
Nos anos seguintes, foi eliminado na primeira fase em 1955, na segunda fase em 1956, foi vice-campeão 💱 em 1957, na segunda fase em 1958, na segunda fase em 1959, quinto colocado em 1960 e quarto colocado em 💱 1961.
Jornal Cruzeiro do Sul - Acervo Digital
O São Bento contou com os artilheiros destas nove primeiras participações em três oportunidades:
• 💱 1956 Joel com 24 gols;
• 1957 Raimundinho com 24 gols;
• 1958 Joel com 30 gols;
Mais tarde, em 1962, depois de 💱 uma sofrida campanha sagrou-se campeão[17] do Campeonato Paulista de Futebol de 1962 - Primeira Divisão, divisão equivalente à atual Série 💱 A2 do Campeonato Paulista, ascendendo assim para a Divisão Especial de 1963, hoje chamada de Série A1.
O título foi decidido 💱 contra o América de São José do Rio Preto.
Depois de dois empates, o primeiro na cidade de São José do 💱 Rio Preto com o resultado de 0 a 0 e segundo na cidade de Sorocaba, cujo resultado fora 1 a 💱 1, foi realizada uma terceira partida no Estádio do Pacaembu, em São Paulo no dia 23 de fevereiro de 1963.
O 💱 gol da vitória e do título - que garantiu o acesso à elite - foi marcado por Picolé, aos 12' 💱 do 1ºT da prorrogação, fechando o placar em 2 a 1[18][19] para a equipe sorocabana.
Capa do Jornal Cruzeiro do Sul 💱 de 24 de Fevereiro de 1963
O Glorioso Esquadrão Alvi-Celeste, comandado pelo técnico Capão, estava formado por Walter; Julião Odorico e 💱 Salvador; Nestor e Paulinho; Raimundinho, Cabralzinho, Picolé, Bazzaninho e Paraná.
Picolé foi o artilheiro desse campeonato com 14 gols.
[20][21] No ano 💱 seguinte, em jogos casanik primeira participação no Campeonato Paulista da Divisão Especial, ficou com a honrosa 4ª colocação (a melhor de 💱 todas na elite do futebol paulista), terminando a competição à frente do Corinthians e da Portuguesa.
Em seguida, o São Bento 💱 realizou boas campanhas nas décadas de 1960 e 1970.
Em 1981, o clube sagrou-se campeão da Copa 50 anos Federação Paulista 💱 de Profissional,[22][23] torneio reconhecido como uma das edições precursoras da atual Copa Paulista.[24]
A queda nos anos 1990 [ editar | 💱 editar código-fonte ]
Após 29 anos ininterruptos na primeira divisão do Campeonato Paulista, foi no 1991 que o São Bento foi 💱 rebaixado pela primeira vez à divisão intermediária (atual Série A2), certame que disputou nos anos de 1992 e 1993.
Devido a 💱 mudanças no regulamento da Federação Paulista de Futebol, em 1994 passou a disputar a Série A3.
Em meio a gestões desastrosas, 💱 o clube atravessou momentos muito difíceis nos anos 1990.
Diversos fatores, como uma série de escândalos envolvendo os diretores do clube, 💱 a falta de interesse da prefeitura e o abandono do empresariado de Sorocaba, quase o levaram à extinção.
No final do 💱 ano de 1999, o clube foi comprado[25] pelo empresário pernambucano Jailson Dantas, também dono do Unibol - atualmente inativo.
Essa venda, 💱 porém, foi revertida pela Justiça.
O retorno às glórias [ editar | editar código-fonte ]
A virada do milênio marcou uma nova 💱 era no Esporte Clube São Bento.
Logo no primeiro ano da década, em 2001, com o departamento de futebol administrado e 💱 patrocinado pelo empresário Oliveira Júnior, conquistou a Série A3.[26][27]
Logo após o acesso, o clube passou por momentos agitados em seus 💱 bastidores.
Em 11 de dezembro de 2001 o empresário José Rubens Abramosviz venceu a eleição para a presidência do clube.
Contudo, um 💱 mês e sete dias depois, alegando motivos particulares, solicitou a jogos casanik demissão do cargo,[28] o posto foi assumido interinamente pelo 💱 presidente do Conselho Deliberativo, Sílton Luis Gastardelli Vieira.
Em maio de 2002, fora montado um colegiado para a administração do clube, 💱 formado por Oswaldo Daniel e os advogados David Ferrari Júnior e Cláudio Jesus de Almeida,[29] além do próprio presidente interino.
A 💱 ideia era que os quatro nomes se alternassem na presidência do clube a cada dois anos, totalizando oito anos de 💱 poder do grupo.
Este foi o chamado Projeto Oito Anos.
[30] Foi envolto desta situação que o advogado David Ferrari Jr.
assumiu, efetivamente, 💱 a presidência do clube em 19 de julho de 2002.[31]
Sob jogos casanik administração, além de disputar a Série A2, o clube 💱 sorocabano repetiu a boa campanha de 2001 na final contra o Jaboticabal.
[32] Em que pesem os bons resultados em campo, 💱 a vida do São Bento nos bastidores continuava conturbada.
Em agosto de 2002, ocorreu o pedido de afastamento do membro do 💱 colegiado, Sílton Luis Gastardelli Vieira.
[33] Mais tarde, em outubro, foi a vez de Oswaldo Daniel afastar-se do colegiado, alegando incompatibilidade 💱 administrativa.
[34] Todo esse imbróglio resultou na nova eleição que ocorrera em dezembro do mesmo ano.
Esse pleito foi marcado pelo embate 💱 entre o então presidente David Ferrari Jr.
e o então candidato da oposição Silton Luís Gastardelli Vieira.
[35] O candidato da oposição 💱 saiu-se vencedor.[36]
No ano seguinte, em 2003, o advogado David Ferrari Jr.
novamente candidatou-se à presidência do clube e venceu o seu 💱 concorrente Silton Luís Gastardelli Vieira (que tivera uma administração bastante contestada) e tornou-se, pela segunda vez, presidente do Esporte Clube 💱 São Bento.David Ferrari Jr.
permaneceu na presidência por três anos,[37][38] findando o mandato em 2006,[39] após pedido de renúncia motivado por 💱 um forte desgaste com imprensa e torcida.
Em 2005,[40] ainda sob o comando do técnico Carlos Rabello, o São Bento obteve 💱 o acesso à principal divisão após uma épica vitória diante do Noroeste , conquistando assim o direito de disputar o 💱 Campeonato Paulista Série A1 de 2006.
Depois de 14 anos afastado da elite, o Esporte Clube São Bento terminou a competição 💱 do ano seguinte em 11º lugar.
Anos de altos e baixos [ editar | editar código-fonte ]
Interrompendo a boa fase, em 💱 2007 o clube voltaria a sofrer uma vez mais o rebaixamento, resultado de problemas políticos, falta de planejamento e má 💱 montagem do elenco.
Em 2008, o São Bento fez boa campanha, mas não obteve o acesso.
Em 2009, sem brilho nos gramados, 💱 o clube passava por uma intensa disputa política que culminou com a saída do então presidente do clube, o advogado 💱 Davi Ferrari Jr..
Naquele ano assumiu Luiz Augusto Manenti, então presidente do Conselho Deliberativo, que almejava profundas alterações na estrutura do 💱 clube.
Uma das alterações implementadas foi a homologação de um novo estatuto (atualmente em vigor) que ocorreu no dia 10 de 💱 novembro de 2009, permitindo maior participação dos sócios na vida política do clube e também a adequação às prerrogativas do 💱 novo Código Civil.
O fim de 2010 foi marcado pela volta dos problemas financeiros.
Após diversas promessas não cumpridas de parcerias com 💱 empresários da região, o Azulão amargou uma sucessão de resultados negativos, crises de bastidores e saída de patrocinadores, culminando com 💱 uma péssima campanha e amargando a jogos casanik queda à Série A3, pela segunda vez em jogos casanik história em 2011.
O recomeço 💱 e a queda (2012-atualidade) [ editar | editar código-fonte ]Acesso a Série B
Em 2012 , um grupo de torcedores mobilizou 💱 a cidade, com a participação de pessoas politicamente importantes na história do clube, como o ex-presidente Laor Rodrigues, culminando com 💱 a eleição de uma reformulada diretoria, conduzida pelo presidente Fernando Martins da Costa Neto.
Entre muitas características, aponta-se que esta foi 💱 a primeira Diretoria Executiva eleita pelo novo estatuto do clube.
Procurou-se dar aos sócios maior participação na vida política e administrativa 💱 do clube, por meio da possibilidade de pleito dos cargos de diretores executivos, conselheiro deliberativo e conselheiro fiscal.
No primeiro ano 💱 de gestão, o presidente Fernando Martins encontrou substanciais dificuldades financeiras e curto prazo para efetuar um planejamento administrativo.
Entretanto, o clube 💱 obteve resultados satisfatórios, atingindo o nono lugar na classificação geral do A3 2012.
Na Copa Paulista do mesmo ano, sob o 💱 comando do técnico Edson Vieira, a equipe começou a montar o time que disputou a A3 2013.
A preparação iniciou-se em 💱 outubro de 2012 e, rendendo grande expectativa em relação ao desempenho da equipe para a temporada 2013.
Na Série A3 de 💱 2013, concluiu a primeira fase em primeiro lugar.
[41] Na segunda fase, apesar de liderar toda a fase final do certame, 💱 apenas conseguiu seu acesso com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, em um empate antológico por 3 a 💱 3 diante da equipe do Sertãozinho.
Com o resultado, a equipe sorocabana garantiu o acesso à Série A2 e classificou-se para 💱 a final da Série A3 2013.
Nessa final, superou o Batatais (3 a 1 e 1 a 1), alcançando o seu 💱 segundo título da Série A3, justamente no ano de seu centenário.[42]
Brasão comemorativo pelo centenário do clube, ocorrido em 2013
Nesse mesmo 💱 ano, ocorreu a reativação do espaço do do Estádio Humberto Reale, agora como Centro de Treinamentos do clube.
No Campeonato Paulista 💱 da Série A2, o São Bento não era favorito para o acesso, mas uma campanha consistente[43] o colocou em condições 💱 de chegar à última rodada dependendo apenas de si para subir.
Em Catanduva, a aproximadamente 400 km de Sorocaba, contra a 💱 Catanduvense.
Apesar da distância, centenas de são-bentistas saíram de Sorocaba, na madrugada do dia 12 de abril de 2014, com destino 💱 a Catanduva para viverem um momento ímpar na história do clube.
Apesar da distância, o Estádio Sílvio Salles foi tomado pela 💱 massa azul que empurrou o São Bento rumo ao acesso.
A vitória de 2 a 1 para o clube sorocabano o 💱 colocou novamente na Primeira Divisão do Futebol Paulista[carece de fontes] Este acesso foi o quinto da história do clube.[44][45]
Torcida do 💱 Esporte Clube São Bento na arquibancada superior, de entrada pela rua Comendador Hélio Monzoni
Nem mesmo a forte chuva espantou a 💱 comemoração e a festa de milhares de são-bentistas, na chegada do time a Sorocaba.
O time que ascendeu à primeira divisão 💱 foi constituído de Ronaldo; Claudio Santos (Eder), Herbert, João Paulo e Bruno Ré; Roberto, Givanildo, André Cunha e Helton Luiz; 💱 Makanaki e Tremonti (Markinho); técnico Paulo Roberto Santos.
Com dois acessos consecutivos e uma boa gestão, a administração colegiada da diretoria 💱 presidida pelo Sr.
Fernando Martins ganhou respeito e admiração dos sócios e torcedores do clube.
Estes fatores fizeram com que seu mandato 💱 fosse estendido até o fim do Campeonato Paulista de 2015, decisão votada pelos sócios em Assembleia Geral.[46][47]
A campanha do retorno 💱 à Série A1, em 2015, foi satisfatória,[48] mas em 2016, o São Bento protagonizou uma das melhores campanhas de jogos casanik 💱 história, finalizando a fase de classificação em 3º lugar, apenas sendo eliminado pelo futuro campeão, Santos nas quartas-de-final, em jogo 💱 único disputado na Vila Belmiro.
Conquistou também o direito da disputa da Copa do Brasil de Futebol de 2017.
Outro marco dessa 💱 temporada foi o retorno às competições nacionais, após 24 anos.
No segundo semestre, o clube disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol 💱 - Série D e numa campanha muito consistente conquistou o terceiro lugar e o acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol 💱 de 2017 - Série C.
Em 2017, o Esporte Clube São Bento disputou o Campeonato Brasileiro da Série C, pelo Grupo 💱 B.
Alcançou os play-offs enfrentando nas quartas-de-final o Confiança.
Venceu em Aracaju por 2x0, e no dia 24 de setembro de 2017, 💱 em Sorocaba, empatou sem gols, assegurando seu acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
[49] Nas semifinais da Série C foi 💱 superado pelo CSA de Alagoas.
No primeiro jogo foi derrotado em casa por 1x0, porém na volta em Maceió, venceu pelo 💱 mesmo placar, mas foi derrotado nos pênaltis por 4x2.[50]
Em 2018, o São Bento disputou a Série B do Campeonato Brasileiro 💱 fazia uma bela campanha nos primeiros 12 jogos onde se mantinha o único invicto das 4 divisões nacionais, mas após 💱 a saída do Paulo Roberto dos Santos (treinador que levou da Série A2 estadual até a Série B do campeonato 💱 Brasileiro) o time se posicionou na 13ª colocação[carece de fontes] na classificação final.
Em 2019, com vários erros na montagem do 💱 elenco, foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista 2020[51] e, porteriormente, também rebaixado para a Série C de 💱 2020.[52]
Outros fatos históricos [ editar | editar código-fonte ]
Jogos em destaque [ editar | editar código-fonte ]
Ainda na fase amadora, 💱 o São Bento viveu um grande momento na jogos casanik história quando empatou, em 2 a 2, com o Nacional de 💱 Montevidéu (campeão uruguaio), em Sorocaba, no ano de 1953..
[53] A equipe uruguaia contava com alguns jogadores que conquistaram o Bicampeonato 💱 Mundial de 1950 em pleno Maracanã[54] Ao longo da história, destaca-se a vitória diante da Seleção Brasileira de Novos, em 💱 Sorocaba, por 2 a 0, e também a goleada infligida ao Bragantino por 9 a 2, em 14 de abril 💱 de 2002, no Estádio Walter Ribeiro.
O Azulão disputou ainda o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão de 1979, tendo ficado em 💱 15º lugar, entre os 94 clubes que participaram daquela edição, considerada até aqui o maior campeonato de futebol do mundo.
Também 💱 disputou, a nível nacional, a Taça de Prata de 1981.
Chico Bento é Azulão [ editar | editar código-fonte ]
Maurício de 💱 Sousa publicou na década de 1980 na Revista Placar os times que cada integrante da Turma da Mônica torciam e, 💱 nesta publicação, Chico Bento aparece trajado com o uniforme do azulão sorocabano.[55][56]
A "quase" fusão entre São Bento e Atlético Sorocaba 💱 [ editar | editar código-fonte ]
No início do ano de 1993, o presidente Edgard Moura, em vias de deixar o 💱 cargo, convidou o então presidente e fundador do Clube Atlético Sorocaba, João Caracante Filho[57] para o sucedê-lo na presidência do 💱 azulão sorocabano.
Durante muito tempo, o estatuto do São Bento permitia que membros não associados se tornassem presidentes do clube, sendo 💱 que, normalmente para este cargo, eram convidados empresários de destaque da cidade.
O Atlético vinha se consolidando por meio de jogos casanik 💱 equipe de basquete feminino, herança deixada pela equipe da Minercal (fundada por Benedito Pagliato, ex-presidente do time beneditino).
Na mesma época, 💱 havia sido criada a equipe de futebol do Clube Atlético Sorocaba que disputava a Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual 💱 B-1).
Caracante nunca havia escondido seu desejo de prosseguir com os trabalhos junto ao Atlético e que, por conta disso, numa 💱 eventual fusão, o nome e as cores do auri-rubro sorocabano seriam mantidos.
Em um processo conturbado, com várias oposições de torcedores 💱 e membros do conselho do clube beneditino, nenhuma chapa contrária se cadastrava para competir com o nome de Caracante no 💱 poder.
Em que pese vários nomes se projetarem à presidência nos bastidores do clube - tais como o do comerciante José 💱 Lanaro (também conhecido como Zezo), nenhuma chapa havia inscrita para a eleição.
Tendo em vista a posição contrária de muitos membros 💱 e torcedores do clube',[58] Caracante desistiu da disputa, alegando ser contrário a pleitear o cargo caso não houvesse consenso.
A única 💱 chapa inscrita para aquela eleição foi a de Sidnei Momesso,[59] que acabou por vencer a disputa por aclamação no dia 💱 15 de fevereiro de 1993, pondo fim a qualquer possibilidade de fusão entre os clubes.
Curiosamente, Momesso era presidente da Sociedade 💱 Recreativa São Bento e tentou fundir as duas agremiações, sem sucesso.
Pelé quase foi do Azulão [ editar | editar código-fonte 💱 ]
Em 1956, o Esporte Clube São Bento vendeu ao Santos um de seus atletas mais destacados: João Batista Carlos Dias, 💱 mais conhecido como Fiote.
Nessa transação, o Sr.
Flávio Guariglia (então presidente do São Bento) foi até Santos a fim de escolher 💱 alguns atletas que estavam na reserva em troca de Fiote.O Sr.
Guariglia conta que o próprio técnico Lula o recebeu no 💱 gramado e pediu para escolher qualquer jogador dentre os que não estavam atuando.
Guariglia, por jogos casanik vez, escolheu Raimundinho, que mais 💱 tarde brilhou com seu futebol vestindo a camisa alvi-celeste (foi artilheiro do Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 1957, com 💱 24 gols e mais tarde fez parte do esquadrão de ouro de 1962, que conseguiu o acesso à elite do 💱 futebol Paulista).
Conta que ao lado de Raimundinho estava Pelé.
Evidentemente que naquela época Guariglia nem imaginava que aquele menino franzino se 💱 tornaria O Rei do Futebol e o Atleta do Século XX.
Juntamente com Raimundinho, o São Bento trouxe do time da 💱 baixada os jogadores Waldir e Zezinho.[60]
Alguns ex-atletas do azulão sorocabano, chegaram a defender a Seleção Brasileira.
Os mais notórios são Marinho 💱 Peres, Luís Pereira, Paraná, que se profissionalizaram no clube.
Paraná disputou a Copa do Mundo de 1966 e Marinho Peres e 💱 Luís Pereira formaram a zaga titular da Copa do Mundo de 1974.
O zagueiro Luiz Antônio (Luiz Antônio Rocha), que jogou 💱 pelo São Bento de 1979 a 1982 foi o único jogador que, atuando pelo São Bento, foi convocado para uma 💱 seleção nacional para um Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 1981 na Austrália.
Ao longo de seus 100 anos, o São 💱 Bento enfrentou, vários adversários que disputavam o espaço de referência local.
Entre estes, cite-se o Savoia de Votorantim, Fortaleza Clube, Sport 💱 Club Sorocabano, São Paulo Athletic Club (Sorocaba) e Associação Atlética Scarpa, todos ainda na fase amadora.
Após a década de 1950, 💱 com a profissionalização de parte da equipe, o Azulão sorocabano passou a duelar espaço com o amador Barcelona de Sorocaba, 💱 e contra o profissional Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, contra o qual alimentou uma das maiores rivalidades do interior 💱 paulista.
Ainda, por um curto período, rivalizou com o Votoraty, da vizinha cidade de Votorantim.
Atualmente, o maior rival do São Bento 💱 é o Ituano, com quem protagoniza o Itubento,[61] além do Atlético Sorocaba, com quem protagonizava[62] o dérbi sorocabano.
Tira-Prosa, mascote oficial 💱 do Esporte Clube São Bento, em 2013
O Esporte Clube São Bento foi fundado em 1913 com o nome de Sorocaba 💱 Athletic Club.
Atualmente, existem poucos registros sobre o SAC e em nenhum deles é citado as cores de uniforme usados.
Acredita-se, por 💱 especulação, que a roupagem possuía tons de vermelho e branco, conforme as cores usadas pelo Sport Club Sorocabano.
Com pouco mais 💱 de um ano de jogos casanik fundação, o SAC mudou seu nome para Sport Club São Bento e passou a adotar 💱 as cores azul e branco como oficiais.
Tanto o nome quanto as cores fazem alusão à extinta Associação Atlética São Bento, 💱 time da capital Paulista que vivia, naquela época, seu auge (foi campeã paulista de 1914, ano de jogos casanik fundação).
No início 💱 do século XX os clubes não possuíam escudos e nem a camisa dos atletas eram identificadas com números.
Somente mais tarde 💱 surgiram os escudos que, ao longo do tempo, deram origem à representação visual atual.
Azulão Tira Prosa
O primeiro mascote do clube 💱 foi o "santo" São Bento, estampado nos periódicos dos anos 60.
Em 3 de março de 1968, o Jornal Cruzeiro do 💱 Sul publicou a figura do pássaro Azulão, que passaria a ser reconhecido como o símbolo do Esporte Clube São Bento, 💱 decorrente de reuniões realizadas pela diretoria do clube com a Associação dos Cronistas Esportivos de Sorocaba.
O desenho do cartunista Pedro 💱 Gonçalves, o Pinochio, passou a ser, oficialmente, "símbolo" do clube.
Esse Azulão tornou-se um personagem denominado Tira-Prosa (nome dado à clava 💱 que carrega), associado ao tratamento dado àquele que não se amedrontava e sabia se defender de seus adversários.
Evolução do Escudo 💱 do Esporte Clube São Bento Década de 20 Década de 30 Década de 30 Década de 50 Evolução do Escudo 💱 do Esporte Clube São Bento Década de 50 Década de 50 Década de 80 2014
Pesquisa independente de Luiz Carlos Gomes 💱 da Silva - História do Esporte Clube São Bento de Sorocaba [63]
O primeiro distintivo do Esporte Clube São Bento surgiu 💱 em meados da década de 1920.
[64] Antes disso, os uniformes do clube não carregavam escudo ou número nas costas.
A primeira 💱 versão do escudo consistia em um brasão azul, com as iniciais "ECSB" dentro de um círculo branco.
Na década seguinte, o 💱 desenho do brasão foi reformulado, tendo permanecido o círculo branco com as iniciais da agremiação, sendo modificada pontualmente por outras 💱 duas versões.
Quando da profissionalização, na década de 50, as letras, que antes estavam separadas, foram entrelaçadas para formar o desenho 💱 conhecido atualmente.
Mais tarde acrescentou-se a inscrição com o nome do clube e da cidade de Sorocaba.
Esse escudo tinha fundo azul 💱 e letras brancas, logo alternado para fundo branco e letras azuis.
Esse modelo foi o mais utilizado, com a inscrição "Esporte 💱 Club S.
Bento", e na parte inferior central o nome da cidade Sorocaba e no centro dos círculos, o monograma com 💱 as iniciais ECSB, com letras mais estreitas que as originais.
No ano de 2014, por deliberação da Assembleia Geral, convencionou-se alterar 💱 alguns detalhes do escudo oficial:
O antigo Club , última remanescência da grafia original do Azulão, deu lugar ao aportuguesado Clube 💱 ;
, última remanescência da grafia original do Azulão, deu lugar ao aportuguesado ; A fonte usada em Esporte Clube São 💱 Bento e Sorocaba está maior, fazendo com que as palavras avancem um pouco mais em direção à borda;
e está maior, 💱 fazendo com que as palavras avancem um pouco mais em direção à borda; O São está escrito por extenso e 💱 não está mais abreviado com um mero S.;
está escrito por extenso e não está mais abreviado com um mero ; 💱 Foi resgatado o monograma clássico dos anos 50, com letras mais espessas e com nitidez em seus entrelaçamentos.
Bandeira inspirada na 💱 descrição oficial do Estatuto do EC São Bento
O Esporte Clube São Bento foi acolhido, desde os primórdios de jogos casanik história, 💱 pelo tradicional bairro da Vila Hortência e fortemente apoiado pela colônia espanhola local.
Como forma de homenagear essa colônia, a bandeira 💱 do São Bento é inspirada na bandeira espanhola, mantendo a disposição de elementos e proporções, mas ostentando as cores e 💱 o símbolo do clube.
Conforme o estatuto do clube, a bandeira do Esporte Clube São Bento é do formato 2 x 💱 3 (2 módulos de largura por 3 de comprimento).
Constitui-se de três faixas horizontais, sendo as externas azul royal e a 💱 central branca.
A espessura da faixa central é equivalente a 1 módulo e as externas 0,5 módulo.
Na faixa central, centralizado na 💱 metade esquerda da bandeira, encontra-se o escudo do clube, com diâmetro de 0,8 módulo.Segundo o art.
75, § 5º do Estatuto 💱 Oficial do Clube, o hino oficial é aquele composto por Ulderico Amêndola.
As cores do clube são o azul, em seus 💱 tons "royal", marinho e/ou celeste, e o branco.
Ao longo do tempo, o clube teve uma série de uniformes, com diferentes 💱 tonalidades de azul.
O primeiro uniforme básico tem camisa, calção e meias azuis.
A camisa do segundo uniforme é branca.
As cores de 💱 calções e meias podem ser azul ou branco, estando previstas todas as combinações, desde que respeitadas as cores do clube.
Uniformes 💱 dos jogadores
1º - Camisa azul, calção e meias azuis;
2º - Camisa branca, calção e meias brancas;
3º - Camisa azul claro, 💱 calção e meias azuis claro;
4º - Camisa azul, calção e meias azuis marinho.
1º Uniforme 2º Uniforme 3º Uniforme 4º UniformeUniformes 💱 de treino
Camisa azul, calção e meias azuis;
Camisa laranja, calção e meias pretas;
Camisa azul marinho, calção e meias azuis marinho.
Jogadores Goleiros 💱 C.Técnica
Uniformes anteriores2018
1º Uniforme 2º Uniforme 3º Uniforme 4º Uniforme 5º Uniforme2017
1º Uniforme 2º Uniforme 3º Uniforme
O São Bento manda os 💱 seus jogos atualmente no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o popular CIC (Centro de Integração Comunitário).
O Estádio Municipal foi inaugurado com 💱 a intenção de se aposentar o Estádio Humberto Reale, original sede e lar são-bentista.[65]
O espaço do antigo estádio passou por 💱 um processo de remodelação para um centro de treinamentos e alojamento.
A obra foi conduzida em parte pela Associação "Vamos Subir, 💱 Bento!", uma associação de torcedores que visa resgatar o patrimônio histórico material e imaterial do clube.
O Azulão Sorocabano já mandou 💱 seus jogos em outros campos, tais como o Velódromo de Sorocaba, Castellões Parque (ambos extintos) e no Campo do Savóia, 💱 todos na era amadora.
Estádio Humberto Reale [ editar | editar código-fonte ]
O Estádio Humberto Reale foi o primeiro estádio de 💱 futebol de Sorocaba a receber uma partida oficial de futebol.
Até a inauguração do Estádio Municipal Walter Ribeiro, foi a casa 💱 do Esporte Clube São Bento de Sorocaba.
A equipe do São Bento utilizou vários campos e sedes até 1924, ano em 💱 que uma comissão formada por dirigentes e apoiadores do clube buscou um terreno grande o suficiente para a construção de 💱 um estádio.
Uma área foi encontrada na antiga Rua dos Morros (atual rua Coronel Nogueira Padilha).
Naquela época, foi realizado um acordo 💱 de comodato feito pelo seu proprietário e o clube.
Por este acordo, a área foi cedida ao clube enquanto for mantido 💱 o nome do Santo "São Bento.
Para que o estádio fosse erguido, vários grupos de torcedores e simpatizantes doaram materiais de 💱 construção e dedicaram horas de trabalho.
As obras iniciaram-se no dia 1 de março de 1925.
Após nove anos de trabalho, o 💱 estádio finalmente foi inaugurado em 25 de fevereiro de 1934,[66] em uma grande cerimônia que encerrou-se com o empate entre 💱 São Bento e Palestra Itália por 2 a 2.
Vista Aérea Estádio Humberto Reale
Em 1953, o clube profissionalizou-se e, consequentemente, houve 💱 a necessidade de ampliação do estádio.
No dia 1 de maio de 1960, uma comissão presidida pelo Sr.
Santo de Oliveira[67] e 💱 formada por dirigentes e simpatizantes do clube foi criada com o intuito de arrecadar numerário suficiente em prol da aquisição 💱 e instalação da iluminação do estádio.
A primeira vez que a iluminação foi usada foi no dia 13 de dezembro de 💱 1962, em partida disputada contra o Elvira de Jacareí.
Na oportunidade, o azulão sorocabano venceu pelo placar de 2 a 1[68] 💱 A inauguração oficial ocorreu na partida em 1963 disputada entre São Bento e Seleção de Novos, vencida pelo Azulão Sorocabano 💱 por 2 a 1.
O acesso do São Bento à Divisão Especial de 1963 exigiu que novas melhorias fossem implementadas.
Em 1963, 💱 o estádio, que antes era conhecido como Campo da Rua Nogueira Padilha ou Campo do São Bento, passou a ser 💱 chamado de Estádio Dr.
Humberto Reale, em homenagem ao ex-presidente do Azulão, falecido quatro anos antes.
O Estádio Humberto Reale já foi 💱 palco de grandes partidas, tendo como fato marcante a presença de Pelé em um dos embates entre a equipe do 💱 Santos (considerado o melhor time do mundo à época) e o Esporte Clube São Bento, em 30 de outubro de 💱 1963.
Naquele prélio, tido como um dos mais marcantes da história do estádio, o São Bento saiu vitorioso pelo placar de 💱 3 a 2.
Uma das maiores marcas nesse estádio é que Pelé, jogando pelo Santos jamais conseguiu vencer o São Bento 💱 ali, com uma derrota e três empates.
Uma das características mais marcantes do estádio era que o local destinado à acomodação 💱 da torcida era muito próximo ao alambrado.
Muitos torcedores faziam questão de acompanhar os jogos em pé, junto ao alambrado, frente-a-frente 💱 com os jogadores para "pressionar" jogadores e árbitros.
O estádio, apesar de muito apreciado por seus torcedores, era acanhado e antigo, 💱 o que mobilizou a administração municipal para construir um estádio em melhores condições.
Após um longo período de negociações e obras, 💱 foi inaugurado em 1978 o Estádio Municipal Walter Ribeiro, componente do Centro de Integração Comunitário, que passaria a ser a 💱 nova casa do São Bento.
Por isso, o jogo programado para a despedida do Velho Alçapão seria o realizado em 4 💱 de outubro de 1978, entre São Bento e Ponte Preta (0 a 0).
Na oportunidade, cerca de 12 mil torcedores estiveram 💱 presentes para dar adeus ao local de tantas glórias e emoções.
Porém, em 7 de fevereiro de 1979, ainda se realizou 💱 um último jogo noturno no Estádio: Esporte Clube São Bento e América (1 a 2).
Estádio Municipal Walter Ribeiro
Com o novo 💱 estádio municipal à disposição, o clube decidiu transformar a área do Estádio Humberto Reale em um conjunto poliaquático para os 💱 sócios.
O gramado chegou a ser destruído, mas as obras não avançaram e o espaço acabou inutilizado por muito tempo, até 💱 que em 1987, uma comissão, liderada pelo Sr.
Francisco Carnelós, remodelou o estádio, visando à fixação de jogos casanik sede administrativa, bem 💱 como a realização de treinamentos, jogos amistosos e partidas menores.
O gramado foi refeito e o São Bento chegou a realizar 💱 alguns jogos amistosos e as três derradeiras partidas oficiais.
Até meados dos anos 2000, o estádio foi usado para partidas do 💱 Campeonato Amador de Sorocaba.
Apesar dessas pontuais atividades, tornou-se inviável mandar jogos naquele local, por questões logísticas e de segurança.
Em 2007, 💱 as arquibancadas remanescentes foram demolidas e o espaço foi inutilizado.
Em 2011, após anos de abandono do Estádio Humberto Reale, a 💱 Associação "Vamos Subir, Bento!" (um grupo de torcedores que tem como objetivo resgatar a memória e a tradição do clube), 💱 iniciou um feito que parecia impossível: recuperar o Velho Alçapão.
Para isso, contou com a fundamental adesão do Sr.
Laor Rodrigues, influente 💱 empresário e ex-presidente do clube, que foi nomeado presidente da Comissão de Revitalização do Estádio Humberto Reale.
A Comissão deu uma 💱 roupagem diferente ao local, que se transformou em Centro de Treinamento e Administrativo.
A comissão mobilizou toda a sociedade.
O projeto, cedido 💱 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, contemplou vestiários, alojamentos, cozinha e sede administrativa.
A primeira fase de obras, que 💱 incluiu campo e vestiários foi entregue no dia 14 de setembro de 2013, dois anos após o seu início e 💱 no centésimo aniversário do clube.
Posteriormente, foram finalizados o primeiro bloco de alojamentos, restaurante e lavanderia.
[69][70][71][72][73]
O Centro de Integração Comunitário Walter 💱 Ribeiro mais conhecido como CIC ou Estádio Municipal Walter Ribeiro localiza-se na cidade de Sorocaba e recebe jogos do Esporte 💱 Clube São Bento.
Sua capacidade atual é de 13.722 torcedores.
Foi inaugurado em 14 de outubro de 1978.
Segundo o Estatuto do Esporte 💱 Clube São Bento, a administração é constituída pela Assembleia Geral dos Sócios, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
A Diretoria 💱 Executiva é responsável pela gestão geral do clube durante o seu mandato.
O atual presidente do clube é o Sr.
Almir Laurindo 💱 e seu mandato finda em 2023, quando ocorrerão eleições para os novos membros dos Conselhos e da Diretoria.
Galeria de presidentes 💱 [ editar | editar código-fonte ]
Últimos Presidentes Nome Período João Francisco de Andrade 1996-2000 Jaildo Azevedo Dantas*** 2000 João Francisco 💱 de Andrade 2000-2001 José Rubens Abramosviz 2002 João Francisco de Andrade 2002 David Ferrari Jr.
2002 Silton Luís Gastardeli Vieira 2002-2003 💱 David Ferrari Jr.
2003-2006 João Câncio Pereira 2006-2007 David Ferrari Jr.
2007-2009 Luis Augusto Manenti 2010-2011 Fernando Martins da Costa Neto 2011-2017 💱 Márcio Rogério Dias 2017-2020 Almir Laurindo 2020-atual
Durante os seus 100 anos de existência, o São Bento sempre teve como prioridade 💱 o futebol profissional.
Entretanto, por vários anos, manteve outras modalidades olímpicas.São elas:
Em 2012, o clube formou uma parceria com o Centro 💱 de Formação Craques do Amanhã, do empresário José Carlos Morais.
Por esta parceria, o centro de formação iria administrar as categorias 💱 de base Sub-15, Sub-17 e Sub-20 - retomando, por consequência, as categorias de base do clube.
[74] Em 2015, o empresário 💱 decidiu, unilateralmente, romper com a parceria.
Atualmente, o clube possui uma parceria com o projeto social Ki-Gol, que mantém a categoria 💱 Sub-20[75] o qual tem revelado vários atletas para o elenco principal.
No ano em que o clube completou 100 anos, a 💱 modalidade de futebol de salão foi retomada através de uma parceria com as empresas JC Moraes e Pipocas Clac, juntamente 💱 com a Associação Desportiva Indaiatubano (ADI).
[76] Houve a montagem de equipes nas categorias masculina e feminina para a disputa do 💱 Torneio de Futsal Cruzeirão 2013.
A equipe foi oficialmente chamada São Bento Futsal.
Nos anos em que esteve em quadra, a equipe 💱 do São Bento Futsal foi bicampeã do Cruzeirão.[77]
Durante grande parte de jogos casanik história, o azulão sorocabano manteve jogos casanik categoria amadora 💱 para disputa dos torneios amadores de Sorocaba e região.
Entretanto, esta categoria atualmente está inativa.
Nos anos 2000, a Prefeitura Municipal de 💱 Sorocaba formou uma parceria com o Esporte Clube São Bento para formação de uma equipe de futebol feminino para a 💱 disputa do Campeonato Paulista.
Esta parceria durou pouco tempo e, devido à falta de investidores, está atualmente inativa.
Campeonato Paulista de Futebol 💱 Feminino
Ano 1999 2000 2001 2002 2009 2010 Pos.
8º 10º 12º 12º 11º 17º
Durante muitos anos, o São Bento promoveu equipes 💱 de basquete na cidade de Sorocaba,.
Porém, sem o apoio devido, esta modalidade foi descontinuada.
[78] O legado deixado pelo basquete do 💱 São Bento deu origem à extinta equipe Extra/LSB e à atual Liga Sorocabana de Basquete.
Personalidade de destaque [ editar | 💱 editar código-fonte ]
Alguns dos principais personagens que ajudaram a fazer a história do Esporte Clube São Bento.[79][80]
A torcida hoje é 💱 dividida entre as antigas e novas gerações.
De forma organizada, o clube conta com as torcidas:
Torcida Falcão Azul [ 82 ]
Fundada 💱 por Sidney Fernandes, a torcida Falcão Azul é considerada a primeira torcida organizada, nos moldes atuais, do Esporte Clube São 💱 Bento.
Inspirada no apoio dos antigos espanhóis que fundaram o clube da rua dos Morros, a Falcão Azul nasceu no dia 💱 28 de fevereiro de 1969 com o propósito único de apoio incondicional ao clube.
Conta com grande presença familiar e é 💱 o mais antigo patrimônio das arquibancadas do clube.
Torcida Tira Prosa [ 83 ]
Fundada pelas irmãs Ramalho em 1975, é uma 💱 das torcidas organizadas mais antigas do São Bento.
Inspiradas pela paixão de seu pai pelo azulão sorocabano, as irmãs Ramalho romperam 💱 a barreira do preconceito - em uma época que mulheres não assistiam jogos de futebol - acabando por fundar a 💱 Tira Prosa.
Com muito carisma e simpatia destas irmãs, logo a torcida ganhou popularidade e admiração dos torcedores do clube.
Na década 💱 de 1990, com a mudança do perfil das torcidas organizadas, a Tira Prosa perdeu espaço.
Entretanto, com poucos integrantes, ainda está 💱 presente na vida do Esporte Clube São Bento.
Torcida Sangue Azul [ 84 ]
Inicialmente fundada por Idalgo Neto, Maria da Penha, 💱 Laura Hidalgo e Luis Carlos Cassimiro, a Torcida Uniformizada Sangue Azul (TUSA) surgiu no dia 23 de março de 1986 💱 [carece de fontes], durante uma partida em Campinas entre São Bento e Guarani, tendo como ideia inicial acompanhar o time 💱 em todos os seus jogos.
Adotou o carismático Chico Bento da Turma da Mônica como mascote, ao saber que o criador 💱 da história em quadrinhos, Maurício de Souza, apresentou o menino caipira como torcedor beneditino.
A TUSA também é bastante influente na 💱 vida política do clube.
Prova disso foi a eleição de Luiz Augusto Manenti, membro desta torcida, à presidência do clube por 💱 dois anos.
Teve importante papel em 1993, quando o clube quase veio a se fundir com o seu maior rival.
É a 💱 torcida organizada mais numerosa atualmente.
Conquistas e Resultados [ editar | editar código-fonte ]
A primeira de todas as conquista do São 💱 Bento foi a Taça Pierrot[85] em cima do XV de Piracicaba.
A partida foi disputada no dia 23 de setembro de 💱 1917 no antigo estádio Castellões Parque, às 14h.
[86] Com a vitória de 1 a 0 sobre o adversário piracicabano, o 💱 azulão sorocabano sagrou-se campeão da disputa.
[87] O clube ainda conserva esta taça, considerada pelos torcedores a Moedinha número um.
[88] Recentemente 💱 esta taça foi restaurada pela Associação Vamos Subir, Bento!.[89]
(mesmo com a profissionalização em 1953, a equipe amadora foi mantida)
Participações em 💱 2023
Retrospecto em competições oficiais [ editar | editar código-fonte ]
Última atualização: Série D de 2021, 14ª rodada.
Histórico de Disputas [ 💱 editar | editar código-fonte ]
Campeonato Paulista de Futebol
Campeonato Brasileiro de Futebol
O São Bento disputou até agora doze[98] partidas amistosas internacionais, 💱 das quais as mais importantes foram:Legenda:
Campeão Vice-campeão Eliminado nas semifinais Campeão e promovido à divisão superior Vice-campeão e/ou promovido à 💱 divisão superior Rebaixado à divisão inferior Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores Classificado à fase preliminar da Copa 💱 Libertadores Classificado à Copa Sul-Americana Campeão do Campeonato do InteriorNotasReferências