O que a motivação tem haver com as nossas conhecidas promessas e resoluções de ano novo? Emagrecer, parar de fumar, 🍌 casar, ter filhos, comprar um imóvel, mudar de emprego, melhorar as relações pessoais? Expectativas muito comum nas nossas intenções para 🍌 o ano que ainda se inicia.
Todos esses desejos necessitam de alguma motivação.
Pensar, ruminar as idéias não é motivação, é vontade, 🍌 motivação envolve ações e consequentemente mudanças para buscar algum objetivo em médio e longo prazo.
Querer mudar é agir, sair da 🍌 tal zona de conforto, fazer diferente.
Parece simples, mas sabemos que na prática é difícil alterar hábitos enraizados em nossos padrões 🍌 de comportamentos.
A motivação é um tema muito estudado na Psicologia, na Neurociência em diversas outras áreas do conhecimento que envolve 🍌 o comportamento humano, portanto, também é foco central da Psicologia do Esporte.
Há muitos autores e teorias que discorrem e se 🍌 aprofundam sobre o tema.
Não tenho essa pretensão nesse post, apenas pretendo lançar algumas ideias para possíveis reflexões.
Você sabe o que 🍌 lhe motiva? Isso é fundamental para qualquer busca por objetivos, é imprescindível o autoconhecimento.
Porque, quando falamos em motivação não existe 🍌 receita de bolo ou guia passa a passo, pois ela é pessoal, individual e exclusiva.
O que lhe motiva pode ser 🍌 completamente diferente para as pessoas mais próximas de seu ciclo social.
O que faz uma pessoa acordar cedo todos os dias 🍌 para se exercitar? O que me levou há quatro anos atrás a começar a escrever esse blog? Para que as 🍌 pessoas estudam um novo idioma? Por que alguém abandona uma carreira segura para abrir o próprio negocio? Isso são exemplos 🍌 de motivação.
Há pessoas naturalmente mais motivadas do que outras, assim como há pessoas mais simpáticas, mais emotivas, mais agressivas etc.
Há 🍌 influencias biológicas, sociais e psicológicas envolvidas nesse processo.
Particularmente, acredito que os fatores sociais são as influencias mais fortes em nossa 🍌 motivação de modo geral, eles são determinantes em muitas áreas do comportamento humano.
Podemos definir a motivação basicamente como os motivos 🍌 que nos levam às ações em busca de nossas metas pessoais em diferentes aspectos de nossas vidas.
Pode ser exemplificada também 🍌 como a direção e a intensidade de nossos esforços.
Seja, estudar para passar no vestibular ou treinar intensamente o ano todo 🍌 para ganhar um campeonato de natação, por exemplo.
Motivação é uma "energia psicológica", é a tal "força de vontade", "a paixão 🍌 que move um individuo", é aquilo que faz com que nos comportemos de determinadas maneiras.
Não há motivação sem busca por 🍌 metas, a motivação não pode ser compreendida como um único comportamento, mas sim como uma gama de atitudes que desencadeiam 🍌 e facilitam outras aprendizagens e habilidades psicológicas (concentração, disciplina, atenção, autoconhecimento, autocontrole, autoeficácia, autoconfiança, empenho, persistência).
Por isso, é um tema 🍌 muito complexo e estudado por várias disciplinas.
As motivações variam com o tempo, um jovem tenista pode se motivar para aprender 🍌 novas habilidades para melhorar seu desempenho esportivo e um veterano a manter-se em alto nível prolongando suas capacidades atléticas.
Um elemento 🍌 muito importante na motivação é a capacidade de aceitar as adversidades e ter flexibilidade para permanecer buscando os objetivos estabelecidos, 🍌 mesmo em momentos de dificuldades.
Geralmente as pessoas perdem o foco de suas metas pessoais quando passam por determinadas atribulações cotidianas.
Suponhamos, 🍌 que uma pessoa obesa e sedentária que começa um programa de exercícios regulares, tem de viajar a trabalho por uma 🍌 semana e não consegue encaixar na rotina nesse período as atividades físicas.
Ela pode desanimar, se sentir fracassada, comer excessivamente.
Mas, nada 🍌 está perdido se ela conseguir encarar que esses deslizes podem acontecer, não ser tão rígida consigo mesma e retomar os 🍌 exercícios posteriormente visando as metas pessoais que deseja atingir.
Como ilustra bem o Dr.
Drauzio Varela em jogos com deposito de 1 real coluna no jornal, a 🍌 preguiça é inerente a natureza humana e para vence-la não há outra saída a não ser lutar contra ela.
A preguiça 🍌 é a maior inimiga da motivação.
Temos de confiar na capacidade de dizer não aquilo que sabemos que não nos serve.
Temos 🍌 de focar a nossa atenção naquilo que sabemos que é bom para nós, e simplesmente fazê-lo.
A motivação é a "espinha 🍌 dorsal" do trabalho de um bom psicólogo do esporte, sem desenvolver bem esse importante aspecto, não haverá equilíbrio entre atleta(s) 🍌 e a comissão técnica.
Penso na motivação como um processo, portanto, requer tempo e investimento para que se possa obter ganhos 🍌 posteriores.
O trabalho com motivação pode estar implícito em muitas outras etapas de treinamento de habilidades psicológicas no contexto esportivo.
É muito 🍌 comum ouvirmos sobre as palestras e vídeos motivacionais.
Não sou contra esse tipo de recurso, desde que, esteja inserido dentro de 🍌 um trabalho psicológico com consistência é um ótimo instrumento, um grande complemento para a atuação do psicologo do esporte.
É obvio 🍌 que uma palestra ou um vídeo motivacional sem embasamento trará poucos benefícios aos atletas.
Pode ser produzido pelo Oliver Stone, Steven 🍌 Spilberg ou Alexandre Padilha, o efeito não será muito eficaz para motivar a longo prazo, talvez, por alguns instantes sim.
Uma 🍌 pena que ainda se valorize mais os videos motivacionais do que a participação de psicólogos no ambiente esportivo.
No esporte conseguimos 🍌 observar facilmente acontecimentos, experiências e feitos sobre-humano que podem nos inspirar a buscar as nossas metas pessoais.
A história da rivalidade 🍌 entre Nikki Lauda e James Hunt na formula 1 na década de 70, contada no filme "Rush" é uma delas.
O 🍌 tenista Rafael Nadal, talvez seja o modelo de atleta mais perseverante e comprometido com suas metas na atualidade.
A força de 🍌 vontade dos atletas paraolímpicos em superar as adversidades contra suas deficiências também é inspirador.
Não falta motivos, e qual jogos com deposito de 1 real ação 🍌 para o ano que se inicia?
Boa sorte em suas buscas.
.
.
***Para saber mais:http://blogs.estadao.com.
br/daniel-martins-de-barros/como-cumprir-resolucoes-de-ano-novo-parte-4-de-4/AbraçosAté !!!
Curtir isso: Curtir Carregando...