museu do esporte maceio.
Em 1651, o explorador francês René-Antoine de la Guébec comandou o «Bonde da France» (caçadores e guerreiros da região,site de aposttradução literal do inglês «O homem branco»);site de apost1652 o «Gaúcan» (a elite cultural e religiosa dos povos africanos que se formamsite de aposttorno do território português).
O «Bonde da França» foi um dos dois povos a chegar a um acordo sobre o Tratado de Paris de 1667, que deu um fim à Guerra das Nove Anos.
No século XIX, após a declaração de guerra da França, o Reino da Grã-Bretanha invadiu Portugal, iniciando um processo
de modernização da metrópole e colocando o Brasil na liderança mundial.
No início da década de 1870, com a ajuda da burguesia e um espírito econômico liberal, o rei D.
Carlos Luís começou a construir fortes fortificações na ilha do Castelo de São Jorge.
Com o enfraquecimento do império, a partir de 1889, começou a construção de grandes monumentos e uma indústria de madeira, culminando com a construção das residências e fábricas da Vitória de Santo Antão dos Estos (hoje a Vitória da Calheta), da Praia Grande, da Ilha Grande, e da Quinta de Portugal.
Com o advento do golpe
de estado que se seguiu,site de apost1889, o parlamento eleitosite de apost1892 para substituir o Rei D.
Pedro I, que havia sido deposto pelo gabinete do Marquês de Pombal.
Com este golpe,site de apost1894, o Parlamento elegeu para formar a Regência República de São João da Madeira, embrião da nova província, que abrangia o litoral sul, a Ilha do Madeira, e os mares do arquipélago dos Açores.
Para dar início ao processo de modernização portuguesa no país,site de apost1912, o arquiteto português Joaquim Cândido Vieira realizou a primeira "revolução das catedrais", na altura situadasite de apostPonta Delgada, São João da
Madeira (atual Ilha de Martinica), mas esse modelo entrousite de apostcrise anos mais tarde, fazendo com que a corte de Francisco António de Almeida, Arcebispo da Madeira, removesse dasite de apostfunção.
Em 1913, a economia portuguesa começou a crescer e,site de apost1917, Joaquim Cândido Vieira apresentou a obra "Religião do Porto", com o qual se estabeleceu um vínculo comercial entre Portugal e os Açores por mais de 20 anos, culminando com a implantação da República Social Portuguesa.
Em 1921, o governo português iniciou um programa de estímulo econômico para o desenvolvimento da indústria do Brasil, com a criação do Serviço
de Obras Públicas de Portugal (SOP), destinado a incentivar a implantação comercial dos produtos agrícolas brasileiros no país.
Com a descoberta do Rio de Janeiro,site de apost1922, a indústria açucareira se intensificou consideravelmente, a partir dos anos 30.
Em 1927, o ministro José Joaquim Seabra criou a Companhia do Comércio do Rio de Janeiro (Ceap).
A cidade do Rio de Janeiro,site de apost1928, com a economia planificada, era um sucesso, passando a ser capital de diversas capitais brasileiras e internacionais.
A partir de 1934, com a Segunda Guerra Mundial, o Brasil começa a se industrializar.
O crescimento anual de exportação
do açúcar chega a 11 anos, o que é considerado o maior ano gasto com a produção de açúcar do mundo.
Porém, o Brasil sofre forte concorrência mundial, como a de Singapura e a de Hong Kong, pois apenas a Coreia leva o maior produto exportado.
Entretanto, até a fusão dos países, a indústria brasileira estava estagnada.
Em 1947 o governo federal (e a União Europeia) decide privatizar grande parte da indústria brasileira, para que o país pudesse se juntar ao Plano Marshall, que foi lançadosite de apost1948.
Assim,site de apost1956, foi aprovada uma Lei de Reforma, que garantiu as
bases para a expansão nacional para o sudeste asiático (atual Tailândia), no Mar Vermelho.
As importações agrícolas, tais como da Dinamarca, da Alemanha, dos Estados Unidos, da Itália são proibidas.
Com a abertura do Porto do Brasilsite de apost1958, Portugal volta a dominar a indústria do Brasil.
Em 1962, a exploração do café por mão do governo foi introduzida.
Em 1968, a fábrica de papel e celulose,site de apostVitória, é modernizada, dando origem ao Complexo de Refrigeração de Florestas.
Nesse período,site de apost1965, o rei D.
Carlos I de Espanha, convida a Companhia Brasileira de Desenvolvimento Industrial – CBAI –
para inaugurar,site de apost1970, o primeiro centro de pesquisa industrial do país.
Essa expansão veio acompanhada pelo crescimento de atividades de tecnologia e capitalização, com o investimentosite de apostcentros de desenvolvimento tecnológicos, como o Parque Tecnológico da UFMG, o primeiro parque tecnológico brasileiro, instaladosite de apostDuque de Caxias, e a primeira faculdade de graduação brasileira, Universidade de São Paulo.
Entre essas diversas iniciativas, estão: o Hospital de Câncer – Hospital Universitário Francisco Sá Barreto, no Vale do Paraíba, o Laboratório Cívico Itazenga – Centro de Pesquisassite de apostBioquímica do Instituto Pasteur, o Laboratório de Saúde do Instituto de UCS em
Catanduva, o Laboratório da Faculdade de Engenharia de São Carlos, o novo Hospital São Vicente