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A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol.

Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.TankoApostas on-line com bônus1971.

Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972.

A Loteca foi regulamentada no BrasilApostas on-line com bônus25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.

[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.

[3] As vendas de apostas foram feitasApostas on-line com bônus48 barracas improvisadas.

[3] TestesApostas on-line com bônusSão Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]

Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.

Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadasApostas on-line com bônusuma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.

Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.

[4] Outras rodadas experimentais foram realizadasApostas on-line com bônus3 de maio, também na Guanabara, eApostas on-line com bônus17 de maio,Apostas on-line com bônusSão Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]

Oficialmente, os bolões começaramApostas on-line com bônus7 de junho, que foi também a primeira vezApostas on-line com bônusque foram acertados treze pontos.

[6] O futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturadoApostas on-line com bônusterceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de apostas.

[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]

O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.

[2] Ao final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas,Apostas on-line com bônus"apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar.

[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o mesmo processo,Apostas on-line com bônusbusca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]

A escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.

[10] Essa escolha seguia alguns critérios:

Clássicos, desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;

Dois times "médios" com campanhas parecidas;

Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos;

Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]

O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.

[11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas um jogo.

Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]

No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.

[3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3]

Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendasApostas on-line com bônusapenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]

O sucesso teve efeitos colaterais, como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filasApostas on-line com bônuscasas lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no períodoApostas on-line com bônusque apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.

[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13]

A Loteca passou a ser vendida no país inteiroApostas on-line com bônus1972.

[3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionadaApostas on-line com bônusfilmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]

Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara.

Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo,Apostas on-line com bônusque o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.

Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]

Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.

[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.

Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo,Apostas on-line com bônusconcursos de prognósticos".[15]

FoiApostas on-line com bônus1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo.

Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.

[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.

[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]

Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]

Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavamApostas on-line com bônusum teste.

[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]

Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.

Ainda com as suspeitasApostas on-line com bônusrelação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.

[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.

Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triploApostas on-line com bônuspartida que se cravaria seco", conta Juca.

"Corinthians × Juventus, triplo.

Flamengo × Olaria, triplo.

Vasco × Botafogo, Vasco.

Atlético-PR × Coritiba, Coritiba.

Inter × Livramento, triplo.Não é possível.

Eles cravam triploApostas on-line com bônusjogo fácil e seco para jogo difícil.

Tem alguma coisa estranha nisso."[20]

Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.

Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.

"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.

[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.

O gerente de Loterias da CaixaApostas on-line com bônus1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]

A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.

A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.

[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.

Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.

[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".

[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava naApostas on-line com bônusmelhor fase.

[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]

A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.

[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.

[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.

A fase anterior teve 976 testes.

[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.

Cada um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.

[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]

Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.

A aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.

296 reais (três triplos e cinco duplos).

As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de umaApostas on-line com bônus2 391 485.

A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.

Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.

No teste 256, de março de 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando,Apostas on-line com bônusuma rodada "lógica", 7 792 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.

[23] Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]

Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24]

14 placares: 1 chanceApostas on-line com bônus2.391.485

13 placares: 1 chanceApostas on-line com bônus85.410

A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol.

Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.TankoApostas on-line com bônus1971.

Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972.

A Loteca foi regulamentada no BrasilApostas on-line com bônus25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.

[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.

[3] As vendas de apostas foram feitasApostas on-line com bônus48 barracas improvisadas.

[3] TestesApostas on-line com bônusSão Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]

Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.

Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadasApostas on-line com bônusuma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.

Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.

[4] Outras rodadas experimentais foram realizadasApostas on-line com bônus3 de maio, também na Guanabara, eApostas on-line com bônus17 de maio,Apostas on-line com bônusSão Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]

Oficialmente, os bolões começaramApostas on-line com bônus7 de junho, que foi também a primeira vezApostas on-line com bônusque foram acertados treze pontos.

[6] O futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturadoApostas on-line com bônusterceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de apostas.

[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]

O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.

[2] Ao final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas,Apostas on-line com bônus"apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar.

[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o mesmo processo,Apostas on-line com bônusbusca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]

A escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.

[10] Essa escolha seguia alguns critérios:

Clássicos, desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;

Dois times "médios" com campanhas parecidas;

Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos;

Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]

O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.

[11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas um jogo.

Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]

No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.

[3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3]

Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendasApostas on-line com bônusapenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]

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[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13]

A Loteca passou a ser vendida no país inteiroApostas on-line com bônus1972.

[3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionadaApostas on-line com bônusfilmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]

Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara.

Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo,Apostas on-line com bônusque o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.

Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]

Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.

[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.

Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo,Apostas on-line com bônusconcursos de prognósticos".[15]

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[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.

[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]

Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]

Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavamApostas on-line com bônusum teste.

[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]

Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.

Ainda com as suspeitasApostas on-line com bônusrelação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.

[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.

Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triploApostas on-line com bônuspartida que se cravaria seco", conta Juca.

"Corinthians × Juventus, triplo.

Flamengo × Olaria, triplo.

Vasco × Botafogo, Vasco.

Atlético-PR × Coritiba, Coritiba.

Inter × Livramento, triplo.Não é possível.

Eles cravam triploApostas on-line com bônusjogo fácil e seco para jogo difícil.

Tem alguma coisa estranha nisso."[20]

Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.

Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.

"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.

[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.

O gerente de Loterias da CaixaApostas on-line com bônus1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]

A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.

A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.

[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.

Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.

[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".

[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava naApostas on-line com bônusmelhor fase.

[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]

A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.

[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.

[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.

A fase anterior teve 976 testes.

[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.

Cada um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.

[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]

Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.

A aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.

296 reais (três triplos e cinco duplos).

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A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.

Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.

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[23] Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]

Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24]

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O jogo utiliza um estilo de combate de primeira pessoa, que é, no entanto, semelhante aos jogos de ação da década de 1960 e 1990, onde é possível praticar armas de fogo e itens como máquinas, rifles e facas. Uma versão mais próxima do título foi lançadaApostas on-line com bônus25 de setembro de 1997 para PC e mais tarde para o PS4. O motor de luta "Scratch" foi primeiramente apresentadoApostas on-line com bônusum spinoff de artes "Grand Theft Auto V", no mesmo ano. O estilo de lutas pode ser vistoApostas on-line com bônus"Scream & Shout 2", "Scream 3 e A Família Muda/O Exequito", e "Scream 4", com a presença de sangue e músculos característicos de luta, que foram emprestadosApostas on-line com bônus"Mad Max 2", "Grand Theft Auto IV" e "Sniper". O estilo de luta mais conhecido do jogo é como um ponto focal onde os jogadores vão jogar PPG: É a versão que fez o game original, porque não existem cópias disponíveis até hoje, e nem sempre se faz o game que faz o remake. Situa-se na parte baixa da povoação de Alfarrow e inclui a Quinta, o solar e o "Casa do Rei" que constituem o centro natural da freguesia. A fachada apresenta seis merlões apoiadasApostas on-line com bônusvolta de um adro, com uma porta de acessoApostas on-line com bônuscada andar com um balcão recuado, apresentando um grande janelão sustentado por dois contrafortes que sustentam as mísulas da porta. O portal é encimado por um balcão de ladrilhos, com sete janelas duplas, cada uma com uma faixa de moldura numa linha de verga recta. Alfarrow foi construído na épocaApostas on-line com bônusque o Mosteiro de São Bento e a Universidade dos Agostinhos de Évora ("Santa Helena") estavamApostas on-line com bônusprocesso de restauro.