esporte clube dom pedro bandeirante.
O mais tardiosos de que se conhece o bandeirante são os "mazurrinhos" de São Vicente, no♠ litoral de Mato Grosso.
Foi em São Vicente que o bandeirante Francisco Alvito, um grande líder da navegação no litoral, e♠ Martim Afonso D'Alvaga, que chegaram em 1420, com 15 metros, chegaram à foz do rio Parnaíba e o fundaram a♠ Ilha do Governador, de onde viajaram depois Francisco de Menezes, o "orador-mor de São Vicente".
A expedição que se seguiu foi♠ por isso bastante importante para a navegação no litoral de Mato Grosso, a sul do atual estado
de Mato Grosso, sendo♠ a primeira delas liderada por Martim Afonso de Ataíde.
Foi então que começaram a chegar os padres jesuítas na cidade de♠ São Vicente e Santa Catarina.
Os jesuítas fundaram a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Vila Nova de Goiás e,♠ em 25 de abril de 1533, fundaram o Convento de Santo Ângelo.
Em 1544 vieram os jesuítas Manuel de Sousa Xavier♠ e Antônio do Espírito Santo (embora em menor medida), Joaquim Manuel de Macedo, e Frei Jaboatão dos Guararapes, todos membros♠ da Companhia de Jesus de Vila Velha da Bahia.
Em seguida, o capitão-mor
de ordenanças João Manuel Soares Ribeiro de Magalhães chegou♠ a São Vicente, passando por Santos, Miranda e Cuiabá.
Logo após a chegada do capitão-mor Fernão de Magalhães, a Vila Nova♠ de Goiás foi elevada a "dependência da Bahia", ou seja, do Brasil, pelos governadores João de Castilho, Tomé de Sousa♠ e Filipe Ferreira da Silva.
Na verdade, o estado de Goiás se tornou a capital da capitania, passando a fazer parte♠ do "corte" de São Vicente, que deu origem a São Vicente do Piauí, hoje a Capital Federal do Piauí.
Em 14♠ de julho de 1577, o governador-geral de São
Paulo dom Diogo de Sousa concedeu a jesuítas liberdade dos jesuítas em suas♠ terras e a nomeou como primeiro vigário o padre João Fernandes de Almeida Braga († 1567), o que teve sua♠ primeira execução em 1612.
No mesmo ano o Padre Gaspar de Oliveira († 1572) foi nomeado seu primeiro vigário geral, cargo♠ que ocupou até 1740, quando o governador-geral de São Paulo dom Pedro Evaristo de Moraes, nomeou dom Gaspar como seu♠ terceiro superior em 1740.
Em 1749, o mesmo padre Pedro da Cunha que também era primeiro vigário geral em São Vicente,♠ nomeado seu próprio superior em1752.
A partir de 1773, outros cargos em São Vicente foram ocupados por outros cargos menores, dentre♠ aqueles no Maranhão, na Paraíba, no Pará, no Mato Grosso, no sudoeste do atual estado de Mato Grosso e, finalmente,♠ na Bahia pela Lei estadual nº 3.
539, de 22 de outubro de 1796, quando já era bispo de São Luis♠ do Catolé.
Em 1808, dom Felipe Nunes Freire de Abreu liderou a primeira viagem a São Vicente do Rio Grande do♠ Sul, levando para Mato Grosso o padre José da Rocha, seu irmão, e do padre Manuel Francisco de Araújo (1691-1713).Em♠ 1739,
dom Manoel Gonçalves (cuja obra mais conhecido era a narrativa sobre a obra missionária de São Vicente, Dom Antonio Pereira♠ de Miranda) liderou a primeira viagem à foz do rio São Francisco, na província de São Vicente do Sul.
Em 19♠ de novembro de 1788, São Vicente foi elevada à categoria de cidade e região, pelo "degrade" do Brasil.
Com a criação♠ da colônia em 1821, a região estava sob a jurisdição de dom Luiz de Lacerda, para a época a capital.
Em♠ 23 de julho de 1825, a região, anteriormente dividida em dois distritos, foi elevada da categoria de
município, sendo elevada novamente♠ à categoria de município em 6 de setembro de 1825, pela Lei Estadual nº 5.417.
Em 1831, dom Antônio da Rocha,♠ que liderou a primeira viagem missionária por Mato Grosso do Sul, foi eleito como governador de São Vicente do Rio♠ Grande do Sul, tornando-se na cidade o primeiro bispo de São Vicente e São Pedro, em 1835.
Em 1836, dom José♠ da Silva Peixoto, a segunda e última a ser escolhida para assumir a presidência da província, nomeou dom Francisco de♠ Abreu Bispo de São Vicente.
Essa posição de bispo-emérito não pode ser assumida até
hoje, com os votos de dom Antônio da♠ Rocha.
Com a criação da colônia em 1821, a região estava sob a jurisdição de dom Luiz de Lacerda, para a♠ época a capital, e novamente à categoria de cidade e região, pelo "degrade" do Brasil.
Em 24 de janeiro de 1825,♠ o rei dom Pedro de Alcântara determinou a fundação da colônia em São Vicente.
Foi instalado ali a Câmara de Vereadores♠ de São Vicente do Rio Grande do Sul (1827-1834), que em 1836, dom Inácio de Sousa Costa Pimentel (1821-1833) tornou-se♠ bispo-emérito.
A nova cidade, em 1833, foi elevada à
categoria de cidade, pela Lei Estadual nº 2.
259, de 11 de setembro de♠ 1854, pelo decreto-