conceito de esporte segundo autores estabelecidos no Brasil há cinco décadas atrás, no país.
Embora não haja menção de um atleta👄 ou agremiação, o futebol surgiu em São Paulo na década de 1950 em um time fundado em São José dos👄 Campos visando competir em campeonatos regionais.
Os clubes eram pequenos, ou seja, não possuíam estádio para os principais jogos do time.
Assim,👄 a Associação Atlética Ponte Preta disputava a Segunda Divisão e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi formado na década de👄 1960.
Os primeiros clubes do estado de São Paulo, no futebol de salão, eram os da Rua
Voluntários d'Ondina (hoje, Largo de👄 São Bento), o Largo do Tato (hoje, Largo Treze), além de Largo da Apeadeiro e o Largo do Tato.
Foram clubes👄 até o ano de 1912, quando as disputas de registro com o Estado de São Paulo foram criadas pela Lei👄 nº 3.
277, do então governador Ademar de Barros, porém o resultado só aconteceu em 1913.
Nessa época, o campeonato brasileiro era👄 conhecido inicialmente como Torneio Início do Rio Grande do Sul.
Posteriormente, este campeonato foi transferido para a Divisão C de Profissionais,👄 em 1909, e disputado na Divisão C de Profissionais em 1915.A
competição foi dividida em dois módulos.
O primeiro módulo principal, composto👄 por uma base de 14 cidades do Estado e o segundo módulo secundário, composto pelas sete cidades do interior.
Os campeões👄 de cada módulo foram promovidos à Segunda Divisão (equivalente à divisão C/A) pelo então interventor Ademar de Barros, que criou👄 a Liga Paulista.
Os campeões de cada módulo foram promovidos à Segunda Divisão (equivalente à divisão C/A) pela então Conferência de👄 Campos, em caráter amistoso.
Até o dia 31 de novembro de 1964, o Campeonato Paulista de Futebol de Salão, equivalente à👄 Quarta Divisão do campeonato paulista, não
era considerado "o campeonato brasileiro", mas era considerado "um campeonato de nível nacional", uma vez👄 que era considerada o principal, mas que ainda hoje não é o mesmo.
No futebol de salão, o termo foi criado,👄 mas isso logo foi substituído pelo termo "scudetto".
Em contrapartida, em competições amadoras, o futebol também passou a designar-se título brasileiro.
Assim,👄 em 1924, a Associação Atlética Ponte Preta era oficialmente criada na cidade de Campos e a segunda a disputar a👄 Segunda Divisão do campeonato paulista.
Mas a Liga Paulista (atual Primeira Divisão) nunca foi oficialmente renomeada, ficando conhecida somente como "Segunda👄 Divisão".
Portanto, se um clube não disputava o campeonato, era denominado de "segunda divisão".
Em 1956, o presidente da Segunda Divisão, Heitor👄 dos Santos, fundou a Federação Paulista de Futebol e a Federação Atlético de São Paulo, conhecida como FAFSP.
A nova federação👄 só ocorreu na cidade de São Paulo em 1957, quando foi constituída a Federação Paulista.
Com a mudança do nome da👄 Primeira Divisão, a FAFSP passou a disputar a Segunda Divisão.
Porém, na década de 1970, o futebol passou a ser chamado👄 oficialmente de "Segunda Divisão" e ficou conhecido somente como "segunda divisão".
Em 1987, o vice-presidente da
FAFSP, Paulo Renato e a Diretoria👄 de Coordenação Econômica, Del Rangel Lemos, passaram pela nova entidade, que foi renomeada FAFSP.
O novo órgão tinha como objetivo manter👄 o título de campeão do Campeonato Paulista de Futebol.
Porém o clube acabou perdendo o direito de disputar a edição de👄 1987 do Campeonato Sul-Americano.
Portanto, a FAFSP foi rebatizada da FAFSP.
Em 2000, a FAFSP retornou para a Segunda Divisão, por meio👄 de uma reformulação promovida no final da década que aumentou os critérios que ainda existiam das 10 divisões da federação.
O👄 FAFSP não competiu nas competições oficiais promovidas pela Federação
Paulista de Futebol.
Disputado da mesma maneira, o Campeonato Paulista de Futebol, que👄 era disputado na cidade de Paulista entre os anos de 1971 e 1976, atualmente é conhecido como Campeonato Brasileiro de👄 Futebol.
Foi o terceiro torneio continental, atrás somente da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa da UEFA, e o👄 primeiro torneio sul-americano, a competição continental da terceira divisão.
Atualmente, o formato da tabela não é um sistema de confronto único,👄 mas sim um sistema de dez times disputando uma mesma divisão e uma mesma equipe em disputa.
Uma decisão, tomada pelos👄 sete técnicos da FAFSP
(A, B, C, D e E), foi divulgada em 2 de março de 2012 como resultado de👄 cinco votos de internautas.
A proposta de uma mudança no sistema de votação foi aprovada pelo Conselho Nacional de Esporte (CNs),👄 que aprovou a resolução 568, de 28 de janeiro de 2013.
Em 23 de agosto de 2017, foi publicada a decisão👄 do Comitê Arbitral da FAFSP na 1ª Reunião Ordinária de Arbitragem e a Lei 17,566/2014, que prevê modificações na competição.
Os👄 clubes possuem o seguinte estatuto: A FAFSP disputou a Copa dos Campeões de 2014, da Europa e da Ásia, da
Copa👄 da UEFA, da Copa América