Atualmente a população brasileira observa a diminuição constante do tempo livre do trabalhador, estabelecendo uma relação muito forte no seu 🍐 tempo livre com a atividade profissional do dia.
O tempo livre não deve ser vivido na anomia, pobreza e carência educativa, 🍐 pois tais fatores propiciam o surgimento de patologias individuais e sociais.
Para que o tempo livre seja significante, é importante que 🍐 esteja associado a outras dimensões facilitadoras, pois o tempo é considerado um pré-requisito ao lazer.
O esporte lazer tem como princípio 🍐 o prazer lúdico e a ocupação do tempo livre e da liberdade.
É notável o crescimento do esporte lazer em nossa 🍐 sociedade.
Diferente do esporte de rendimento, que prioriza a participação dos talentos, o esporte lazer tem a estrelabet brasil essência no prazer, 🍐 na descontração, na diversão e no bem estar em decorrência do seu caráter desinteressado, sendo considerado um excelente meio de 🍐 convivência harmoniosa.
A relevância do esporte lazer na vida do trabalhadorIntrodução
Atualmente a população brasileira observa a diminuição constante do tempo livre 🍐 do trabalhador.
Mesmo quando ele não está trabalhando, percebe-se uma relação muito forte no seu tempo livre com a atividade profissional 🍐 do dia.
Com a revolução tecnológica, os profissionais têm ao seu dispor máquinas, equipamentos e computadores.
No entanto, segundo De Masi (2001), 🍐 tem-se a sensação de que o homem tem muito menos tempo para o lazer do que no passado.
Embora este problema 🍐 não seja uma novidade, é notável a preocupação de estudiosos desse século em contribuir para a análise e interpretação desse 🍐 fenômeno social.
Diante da seriedade da questão, muitos autores, a partir do advento da Sociedade Industrial, escreveram muito sobre o assunto.
No 🍐 fim do século XIX na Europa, pelo fato dos operários serem desrespeitados profissionalmente, surge o primeiro manifesto literário sobre o 🍐 lazer pelo socialista Lafargue.
Mas somente nas primeiras décadas do século XIX, iniciou-se a sistematização dos estudos do lazer nos Estados 🍐 Unidos e na Europa.(MARCELINO, 1996).
Marcelino (1996) entende que o contexto histórico no pós-guerra contribuiu para uma nova dimensão nos estudos 🍐 sobre o lazer, mas antes disso, no período de 1932 a 1938, a questão foi trabalhada por autores como Bertrand 🍐 Russel, Huizinga e Veblen.
Nos anos 50, no entanto, o lazer se sistematiza como estudo nas sociedades industriais capitalistas ou não, 🍐 em diversos trabalhos.
Em trabalhos mais recentes, destaca-se o francês Jofre Dumazedier com grande dedicação ao tema em pesquisas no Mundo 🍐 com influências no Brasil.
O lazer recebe muitas classificações controvertidas, devido ao número de propostas.
No Brasil, entende-se que o lazer está 🍐 restrito a atividades esportivas, recreativas e culturais.(CAMARGO, 1994).
Não existem critérios para essa classificação.
A mais aceita é a de Dumazedier que 🍐 leva em conta os princípios de interesse cultural em cada atividade de lazer subdividindo-as em físicas, manuais, intelectuais, artísticas e 🍐 sociais.
O lazer deve ser estudado numa perspectiva transdisciplinar em razão do seu conteúdo transcender as razões disciplinares.
Para Bellefleur (apud PADILHA, 🍐 2004), o lazer não pode ser estudado isoladamente, pois o assunto está inscrito numa abordagem global do comportamento do ser 🍐 humano contribuindo para o desenvolvimento da vida pessoal e coletiva.
Observou-se nas explicações da história do lazer que o esporte surge 🍐 nas classes burguesas nos ambientes de trabalho na Europa, numa perspectiva democrática, desinteressada e prazerosa.
No entanto, no decorrer do processo 🍐 histórico ele vai se apropriando de interesses capitalistas em transformá-lo num elemento importante pela busca da produtividade e eficácia em 🍐 interesses pela manutenção do status quo das classes dirigentes.
Diante disso, o bem estar social da classe trabalhadora foi diminuindo e 🍐 contribuindo para um aumento do stress, do isolamento social, do sedentarismo e alimentação desiquilibrada.
Segundo De Masi (apud MOREIRA, 2003), é 🍐 o projeto da nova sociedade, a Pós-Industrial, que deixará de se preocupar com a necessidade demasiada de produzir riquezas, fenômeno 🍐 que prevaleceu nos últimos duzentos anos da história da humanidade, produzindo então nessa nova sociedade, atitudes de solidariedade e hospitalidade 🍐 e trabalhando na conscientização das pessoas na distribuição da riqueza produzida.
O tempo livre do trabalhador
O tempo no desenvolvimento da sociedade 🍐 percorreu vários estágios.
Foi cíclico, descontínuo e qualitativo até chegar num sentido linear, qualitativo e contínuo.
(MELLO; FUGULIN; GAIDZINSKI, 2007).
O homem substituiu 🍐 os elementos do tempo cíclico como o sol, a lua e as estrelas por instrumentos de sincronização como o relógio.
Destarte, 🍐 houve uma revolução na vida das pessoas no sentido de adaptação a um tempo de precisão para as tarefas no 🍐 trabalho, enquanto que no passado o trabalho tinha momentos de intensidade alta alternados com momentos de ociosidade.
O relógio surgiu no 🍐 século XIII na Europa e foi multiplicado no século XIV em praças públicas, o que marcou significativamente a relação estreita 🍐 do tempo e trabalho.
Nessa época, o tempo se relacionava estreitamente com o trabalho, considerando-se como o elemento fundamental para a 🍐 organização e produtividade (MELLO; FUGULIN; GAIDZINSKI, 2007).
O tempo foi um elemento fundamental para todas as épocas envolvidas nesse estudo.
Aos poucos 🍐 ficou evidente que o tempo da Era Pré-Industrial, que era contemplativo, foi substituído por um tempo estressante, do acúmulo de 🍐 riquezas na era industrial.
"Ao longo de uma vida se estuda durante quinze ou vinte anos, para depois trabalhar durante trinta 🍐 anos e fazer bem pouco ou quase nada naquele tempo que nos resta, antes de morrer" (DE MASI, 2000).
O tempo 🍐 livre não deve ser vivido na anomia, pobreza e carência educativa.
Neste caso haverá uma maior manifestação de vacuidade facilitando o 🍐 surgimento de patologias individuais e sociais.
Para que o tempo livre seja significante, é importante que esteja associado a outras dimensões 🍐 facilitadoras, como a distribuição de renda e o nível de educação e de saúde.
O tempo livre, se não for bem 🍐 aproveitado, pode sofrer um efeito perverso, como, por exemplo, o tédio.
O tempo é também considerado um pré-requisito ao lazer, mas 🍐 torna-se insuficiente quando o indivíduo não dispõe de direito à liberdade na sociedade (PADILHA, 2004).
Na Grécia Antiga os gregos chamavam 🍐 o tempo livre de ócio, dando a este termo um enfoque especificamente não-físico.
Para eles trabalho era tudo o que fazia 🍐 suar, com exceção do esporte.
Apenas trabalhava um cidadão de segunda classe ou escravo.
Os cidadãos de primeira classe tinham o privilégio 🍐 de participarem das atividades não físicas, como a política, o estudo, a poesia e a filosofia.(DE MASI, 2000).
No período de 🍐 Péricles, cada cidadão ateniense tinha a seu dispor uma média de sete escravos, que lhe permitia uma dedicação ao estudo, 🍐 à ginástica, a gestão da coisa pública, a filosofia e a estética.
Hoje se calcula que nos países industrializados, com base 🍐 em revoluções tecnológicas, os habitantes têm a disposição máquinas, equipamentos, computadores, que se equivalem aproximadamente a trinta e três escravos.
No 🍐 entanto, tem-se a sensação de que o homem tem muito menos tempo do que no passado para o cultivo ao 🍐 lazer (DE MASI, 2001).
O trabalho, dentro dos limites da dignidade humana, do ócio e do lazer, é uma atividade imprescindível 🍐 à construção da humanidade.
Segundo Lafargue (apud DE MASI, 2001, p.
29), o trabalho é "um ótimo tempero para o ócio".
Com esse 🍐 enfoque, o trabalho cumpre a função de proporcionar as funções vitais ao ser humano, permitindo, então, maior oportunidade do indivíduo 🍐 usufruir com qualidade o seu tempo livre, desenvolvendo a estrelabet brasil personalidade integral, física e mental.
Dessa forma, o termo ócio foi 🍐 sendo substituído no mundo contemporâneo pelo termo francês loisir e pelo termo lazer no idioma português (DUMAZEDIER apud EMMENDOERFER, 2002).
Percebe-se 🍐 que existe na sociedade uma necessidade em usufruir o lazer, articulando-o com o tempo livre e com os direitos trabalhistas, 🍐 como férias, descanso remunerado e descanso semanal.
Quando o tempo livre é suprimido pelas leis do sistema capitalista, o trabalhador se 🍐 aproxima mais da escravidão (LAMES, 2006).
O termo 'tempo livre', conforme Lames (2006), indica para uma pseudo autonomia, uma vez que 🍐 para se dispor de uma autonomia é necessário ter liberdade.
Neste sentido, o termo 'tempo disponível' tem sido o mais utilizado 🍐 por seu significado absorver o momento de utilização do lazer no tempo permitido.
Talvez, fosse mais correto falar em tempo disponível.
Mesmo 🍐 assim, permanece a questão da consideração do lazer, como esfera permitida e controlada da vida social, o que provocaria a 🍐 morte do lúdico, e a ocorrência do lazer marcada pelas mesmas características alienantes verificadas em outras áreas da atividade humana 🍐 (MARCELINO, 1996).
Na Revolução Industrial que o tempo foi marcante no sentido da produtividade, um tempo mecânico e preciso, diferente da 🍐 época em que o artesão produzia um artefato em seu atelier, ao lado da estrelabet brasil moradia, sem grandes preocupações com 🍐 o tempo.
A atividade profissional era exercida em seu tempo natural.
O relógio foi considerado o principal instrumento no trabalho social, nas 🍐 funções de coordenação e controle (MELLO; FUGULIN; GAIDZINSKI, 2007).
O tempo da Revolução Pós-Industrial
Vive-se no momento uma revolução de época, o 🍐 nascimento da Revolução Pós-Industrial, que privilegia a produção de bens imateriais - serviços, informações e idéias - ao contrário das 🍐 Revoluções anteriores, como a Agrícola e a Industrial que, respectivamente, valorizavam a terra e a produção em série, sendo esta 🍐 ultima, influenciada pela evolução tecnológica, pela globalização e, muito especialmente, pelos meios de comunicação.
A globalização se faz presente a todo 🍐 instante, em qualquer parte do mundo.
Os meios de comunicação de massa, a ciência e a cultura estão altamente interligados.
A vida 🍐 inteira é globalizada na música, nos filmes e nos consumos.
A globalização também representa um caráter de exploração e colonização perene 🍐 sobre os países de terceiro mundo (DE MASI, 2000).
O tempo livre na lógica de Alexandre Koyre (apud DE MASI, 2000) 🍐 reflete um significado tradicional ao afirmar que a civilização nasce do tempo livre e do jogo.
Conforme De Masi (2000), essa 🍐 afirmação foi mais bem aceita no passado, pelo fato do trabalho em estrelabet brasil maioria provocar cansaço pelo esforço físico, e 🍐 por ser fácil a distinção com o trabalho, permitindo assim uma contraposição aos valores que Henry Ford pregou, quando sugeriu 🍐 aos trabalhadores da época que não misturassem o jogo com o trabalho.
Foi a indústria que separou o lar do trabalho, 🍐 a vida das mulheres da vida dos homens, o cansaço da diversão.
Foi com o advento da indústria que o trabalho 🍐 assumiu uma importância desproporcionada, tornando-se a categoria dominante na vida humana, em relação a qual qualquer outra coisa – família, 🍐 estudo, tempo livre – permaneceu subordinada (DE MASI, 2000).
Segundo De Masi (2000), o trabalho deve se misturar ao jogo para 🍐 evitar a privação da dimensão cognoscitiva e da ludicidade, permitindo uma facilitação à plenitude da atividade humana através da associação 🍐 do trabalho, do estudo e do jogo.
Este autor cita o exemplo de um pensamento Zen, ao afirmar que a arte 🍐 de viver reside no fato de observar a pouca distinção entre trabalho e tempo livre, entre mente e corpo, educação 🍐 e recreação, amor e religião.
Portanto, entende-se que o sujeito procura a excelência em qualquer atividade deixando para os outros decidirem 🍐 se está trabalhando ou se divertindo, acreditando que realiza sempre as duas coisas ao mesmo tempo.
O Estado de Bem Estar 🍐 Social
Entende-se como bem estar a integração dos componentes mentais, físicos, espirituais e emocionais do Ser.
Todo bem estar é maior que 🍐 as partes que o compõem e fruto de uma avaliação subjetiva e individual (SEAWARD, apud NAHAS, 2001).
A grande finalidade do 🍐 bem estar social está na garantia, no mínimo, de dignidade ao ser humano, principalmente, com relação a emprego, serviços de 🍐 saúde, habitação, vestuário, alimentação, educação, previdência social e lazer.
O estado de Bem Estar é o conjunto de serviços e benefícios 🍐 sociais promovidos pelo Estado, como forma de equilíbrio entre as forças de mercado e a garantia de estabilidade social relativa.
A 🍐 sociedade recebe benefícios sociais suficientes para uma estruturação material e de padrão de vida, como mecanismo de defesa aos efeitos 🍐 negativos da estrutura capitalista excludente.
Os primeiros a usarem a expressão "Estado de Bem Estar" foram os jornalistas ingleses, chegando mais 🍐 tarde aos bancos acadêmicos para uma discussão mais aprofundada acerca de estrelabet brasil sustentabilidade (GOMES, 2006).
No período pós-guerra, segundo (OUTHWAITE & 🍐 BOTTOMORE apud GOMES, 2006) a expressão ganhou força como proposta institucional do Estado para suprir alguns objetivos no combate aos 🍐 cinco males da sociedade: a escassez, a doença, a ignorância, a miséria e a ociosidade.
O mesmo Estado que alcançou o 🍐 sucesso no pós-guerra, no período final dos anos de 1960, tornou-se inoperante por não acompanhar o crescimento econômico avassalador, provocando 🍐 a falência na categoria do estado de Bem-Estar.
Destarte, em um primeiro momento a globalização da economia procura a possibilidade de 🍐 bem-estar e, em um segundo momento, tem-se observado que o fracasso social de muitas pessoas tem sido marcante.
O estado de 🍐 Bem Estar foi entendido também como um desenvolvimento de forças de produção numa ação planejadora no combate aos monopólios tornando-se 🍐 um grande agente na economia capitalista, numa concepção mais fundamentada.
O estado de Bem Estar Social teve ainda como conseqüência a 🍐 formação da previdência social em decorrência das lutas de classes dos trabalhadores.
Segundo Keynes (apud GROPPO, 2005), os Estados passaram a 🍐 interferir na economia no sentido de manter o emprego pleno, estimulando o crescimento das empresas com juros baixos aos financiamentos 🍐 e contribuiu no aumento proporcional do número de empregados e na implantação de estatais para acolhimento dos mesmos.
Seguindo esta discussão, 🍐 João Boaventura Santos (apud GROPPO, 2005) chamou de Reformismo o movimento operário que impedia a redução do social à lógica 🍐 do mercado econômico.
Portanto, o Estado reformista nos termos de Boaventura é o que Groppo (2005) chamou de "Estado de Bem 🍐 Estar".
A crise do capitalismo na década de 70 deu origem ao estado de Bem Estar, que teve estrelabet brasil origem na 🍐 Europa, chegando logo em seguida aos Estados Unidos com o objetivo de garantir a sociedade de bem estar, saúde, esporte, 🍐 lazer, habitação e emprego.
A grande finalidade do bem estar social está na garantia no mínimo de dignidade ao Ser humano, 🍐 principalmente, com relação a emprego, serviços de saúde, habitação, vestuário, alimentação, educação, previdência social e lazer.
Ainda que o estado de 🍐 Bem Estar tenha encontrado sérias dificuldades durante a estrelabet brasil implantação, possibilitou, em muitos casos, conforme Ferraro & Veronez (apud MASCARENHAS, 🍐 2004) o acesso ao trabalho, a educação e ao lazer.
As Instituições, como o SESC e o SESI, com apoio de 🍐 sindicatos, impulsionaram a cultura do lazer no universo das empresas relacionadas à indústria e ao comercio respectivamente.
O Brasil, que vivia 🍐 nos anos 70 a fase o estado de Bem Estar, antecipava uma concepção conhecida como neoliberal, como defesa do mercado, 🍐 que se manifestou significativamente a partir dos anos 90.
O Brasil vive uma inversão de valores assumindo uma política de Estado 🍐 Mínimo.
Com isso, o Estado passa a reduzir os investimentos realizados anteriormente nos setores específicos das políticas sociais.
Segundo Mascarenhas (2004), o 🍐 país sofreu uma queda de 27% nos investimentos dirigidos as políticas sociais engrossando a fila dos "sem lazer".
Argumenta-se, a partir 🍐 de tal orientação, que as políticas de bem-estar, mais que minimizar as desigualdades inerentes a qualquer sistema social, ao contrário, 🍐 potencializam-nas, premiando a dependência e a acomodação em detrimento da valorização das iniciativas individuais.
Isto se traduz, perversamente, por um processo 🍐 de naturalização das desigualdades.
Para os neoliberais, portanto, nada é mais positivo que a competitividade subjacente à desigualdade, pois é a 🍐 partir dela que os indivíduos são levados a conquistarem melhores condições de vida (MASCARENHAS, 2004).
Neste sentido, poucas pessoas tiveram acesso 🍐 ao lazer.
Visto que o lazer assumiu uma função de mercadoria, sendo conhecida, segundo Mascarenhas (2004), como "merco lazer".
Criando-se uma esfera 🍐 diferente dos valores do lazer, que foram amplamente divulgados em trabalhos de Dumadezier (1976), como Descanso, Diversão e Desenvolvimento, foi 🍐 aos poucos cedendo espaço para a cultura do "merco lazer", que inspirou no capitalismo o fenômeno da mais valia, priorizando 🍐 os lucros da indústria do lazer.
Neste processo o lazer ganhou algumas formas de manifestação direcionadas em decorrência das diversas classes 🍐 sociais.
Considerações finais: lazer e esporte, a combinação perfeita
O esporte lazer tem como princípio o prazer lúdico e a ocupação do 🍐 tempo livre e da liberdade.
Também é conhecido como esporte-participação.
Sua maior finalidade é promover o bem-estar dos participantes sem grandes compromissos 🍐 com regras institucionais.
As pessoas que praticam o esporte-lazer desenvolvem um espírito de socialização muito grande, uma vez que a participação 🍐 é livre, sem privilégios para os talentos, favorecendo a inclusão de todos (TUBINO, 2006).
O esporte como participação na comunidade tem 🍐 se justificado pela estrelabet brasil enorme capacidade de promover satisfação e prazer, além de promover o desenvolvimento humano por meio de 🍐 atividades que levam ao entendimento de valores como o respeito, a solidariedade e espírito de equipe.
Atualmente, é evidente a relevância 🍐 do esporte como um dos maiores fenômenos deste século, principalmente, quando deixa de priorizar o rendimento passando a incorporar em 🍐 seus conceitos valores da educação e bem estar social (TUBINO, 2001).
Na verdade o esporte lazer, diferente do esporte de rendimento, 🍐 que privilegia os talentos e mantém rígidas suas normas internacionais, tem como característica principal a democracia, que determina a prática 🍐 por qualquer pessoa, em qualquer lugar, no tempo livre, sozinho ou com parceiros, de acordo com um ou vários objetivos 🍐 e regras convencionais, durante toda a vida (DIECKERT apud MARTINS, et al., 2002).
O esporte como lazer proporciona aos participantes um 🍐 alívio para as tensões adquiridas durante o trabalho e na família.
Os conflitos adquiridos pelo estresse, relacionados aos fenômenos sociais da 🍐 vida moderna, normalmente, podem ser resolvidos pelas tensões miméticas das atividades do lazer.
Observa-se que os indivíduos escolhem os esportes de 🍐 acordo com suas preferências emocionais e afetivas, constituição física, capacidades físicas e laços de parentesco.
Após a prática evidencia-se um total 🍐 relaxamento do corpo e um cansaço bom (ELIAS & DUNNING, 1992).
É notável o crescimento do esporte lazer em nossa sociedade.
Diferente 🍐 do esporte de rendimento, que prioriza a participação dos talentos, o esporte lazer tem a estrelabet brasil essência no prazer, na 🍐 descontração, na diversão e no bem estar em decorrência do seu caráter desinteressado.
Destarte, é considerado um excelente meio de convivência 🍐 harmoniosa.
Diante da estrelabet brasil prática, é possível observar nos participantes os efeitos do bem estar social.
Por ser uma prática voluntária e 🍐 opcional, os participantes conseguem passar por momentos de diversão, descontração e desenvolvimento pessoal.
É um espaço para a criação dos desejos.
Por 🍐 alguns instantes, o praticante foge de todas as amarras que a sociedade impõe, e diante da liberdade de ação, o 🍐 praticante passa por fortes emoções que contribuem para a melhoria da estrelabet brasil qualidade de vida.
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