Casdep Online Brasil – http://www.votopap.com.
br/ António Manuel Soares de Lemos Reis (Santarém, 16 de Junho de 1925 - Santarém, 15 de Agosto de 2004) foi um engenheiro civil, engenheiro de estado-maior do Exército Português.
Filho do engenheiro Augusto Soares de Lemos Reis e deesportebet apostamulher Maria Maria de Lourdes de Reisberg.
Frequenta anos depois foi aluno de Fernando Lopes.
Iniciou os estudos na Escola Superior Industrial da Universidade de Lisboa e no Colégio Superior Técnico do Campo Maior,esportebet apostaLisboa, mas depois partiu para Santarém, para se especializar no Instituto Superior Técnico de Santarém.
Na Primeira Guerra Mundial integrou
a Aviação Colonial Português,esportebet aposta1914, foi feridoesportebet apostacombate perto de Santarém e, com isso teve de se deslocar para Lisboa onde se juntou à equipa da Base Aérea de Santarém.
Foi o primeiro comandante do Destacamento de Paraquedistasesportebet apostaPortugal, no início da Primeira Guerra Mundial.
No Outono de 1918, depois da Primeira Guerra Mundialesportebet apostaque foi ferido, regressou a Santarém onde completou o curso de engenheiro.
Regressando a Lisboa, foi nomeado diretor do ITEMA para o primeiro período da Guerra Civil Portuguesa.
No ano seguinte, iniciou a preparação operacional para a Segunda Guerra Mundial, na França.
Nesse meio tempo integrou como substituto comandante da guarnição de Vila Franca de Xira.
Em Setembro do ano seguinte recebeu o diploma do engenheiro de Estado-maior do Exército Português.
Nesse mesmo ano, se tornou engenheiro chefe da Companhia da Aviação Militar Portuguesa (CMA).
Em 1920 regressou a Portugal onde,esportebet aposta1930, assumiu o comando do Esquadrão Regional Norte-Vale da Morte e dirigiu o Destacamento de Paraquedistas a Santarém.
Em 1932, participou na formação do Exército Insulungado - OINS.
Em 1946, realizou, como comandante-em-chefe da Base Aérea de Santarém, o segundo ataque à Escola Superior de Aviação Militar, tendo sido atingido
por dois ataques aéreos de bombardeiros B-29 do Exército Português que abateram um avião B-25 do IM-76 da Força Aérea dos Açores e, com o apoio do Exército Insulungado, abateram um avião B-25 do IM-76 do IM-75 de França.
No mês seguinte, no contexto da Segunda Guerra Mundial, a CMA foi dissolvida e o ITMA foi criado pelo Comandante-Em-Chefe, General José Bernardo Pereira Pinto Pereira.
No início da guerra civil e a subsequente guerra mundial, a Companhia das Esquadrões referiu-se àesportebet apostamissão seguinte como objectivo de formar uma força portuguesa que, para as suas actividades, contaria com um efectivo
de 350 000 homens, de 3 500 000, de cerca de 350 000 elementos, numa base operacional e uma área de cerca de 80 000 milhas náuticas.
A 1 de Novembro de 1946 recebeu a visita do Rei D.
Carlos I ao Brasil (representando Portugal no conflito), onde estava a discutir a criação do Primeiro Exército Português.
Em 27 de Outubro de 1946 recebeu o seu primeiro despacho.
Em 28 de Setembro de 1946 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D.Henrique.
Foi durante o mês de Outubro de 1946 que foi escolhido para comandar o Exército Insulungado a
Santarém, quando, entre Outubro e Novembro de 1946, assumiu, simultaneamente no quartel-general do Exército, o Comando dos Exércitos Norte e Sul-Atlântico.
Em 29 de Dezembro de 1946 esteveesportebet apostaFrança na Convenção de Genebra e participou na Frente Ocidental Republicana, onde foi condecorado com os títulos "General do Exército" e "Governador do Grande Coração".
Quando não se sentia seguro de um ataque aéreo do IM-76 do IM-120,esportebet aposta25 de Novembro do mesmo ano foi colocado na Base Aérea de Santarém para estudar na França, onde continuou o curso de engenharia.
Em 9 de Março de 1947, tendo ficado no
estudo das defesas da zona de ameaça do IM-120, foi colocado na Base Aérea de Santarém para aí ser promovido ao Segundo-tenente (destaque com origemesportebet apostaItália), tendo sido nomeado para um regimento de artilharia.
Em 1951, regressou a Portugal onde foi promovido a tenente, sendo colocado ao serviço da Primeira Região Militaresportebet aposta1955.
No fim da II Guerra Mundial regressou a Santarém onde foi transferido para o quartel-general e aí, entre 1954 e 1957, serviu como Engenheiro Chefe da Escola Superior de Instrução e Adaptação militar.
Foi responsável por importantes trabalhos industriais durante os primeiros meses da II
Guerra Mundial, como foi o caso da indústria metalúrgica que se especializouesportebet apostafabricar ligas metálicas, ligas metálicas para uso dos soldados e munições.
Integrou o Centro Técnico da Equipamentos do Exército (CST), grupo responsável pela produção das primeiras munições, tendo sido responsável pela construção da fábrica de munições de pequeno porte do Exército Português, a únicaesportebet apostaPortugal.
Participou no levantamento da Barragem de Santarém,esportebet aposta7 de Novembro de 1944, tendo comandado os elementos do Corpo