Embora apostar não seja um mal em si, ou seja, em toda e qualquer circunstância, se tornou um vício para 🧬 muitas pessoas, a bet esportiva.
Alguns especialistas dizem que mais pessoas estão viciadas em apostar do que em álcool.
Se alguém aposta 🧬 dinheiro que é realmente recreativo, por exemplo, não o dinheiro para habitação ou alimentação da família, vestimenta e cuidado com 🧬 a saúde, isso não é pecaminoso.
Mas muitos apostadores, Bet Esportiva, não podem determinar um limite para quanto podem perder sem 🧬 colocar em risco seu bem-estar ou de outros.
O Catecismo da Igreja Católica ensina, 2413, "Jogos de azar (jogos de carta, 🧬 etc), ou apostas, não são em si contrários à justiça.
Eles se tornam moralmente inaceitáveis quando privam (as pessoas) ou o 🧬 que é necessário para atender (suas) necessidades e às dos outros.
A paixão por apostar corre o risco de se tornar 🧬 uma escravização".
Isso vale para todas as formas de jogo.
Posição da Igreja Católica Sobre Bet Esportivas e Casa de Aposta
Primeiro, o 🧬 estereótipo, por exemplo, de católicos jogando bingo é realmente exagerado.
A vasta maioria das paróquias nem sequer tem uma noite de 🧬 bingo.
Segundo, a Bet Esportiva não é em si errada.
Lendo a Bíblia, não vai encontrar a aposta condenada em qualquer lugar.
O 🧬 apostador médio perde dinheiro, mas o processo é divertido, então o que o jogo significa é colocar dinheiro para se 🧬 divertir, e não há algo errado com isso.
A aposta se torna pecaminosa apenas quando a pessoa paga muito dinheiro por 🧬 entretenimento.
Aquele no cassino gastando milhares de dólares que jogos grátis que ganha dinheiro família precisa está cometendo pecado; e a Igreja é muito firme 🧬 sobre isso, Catecismo da Igreja Católica, 2413.
Da mesma forma, seria pecado para uma pessoa gastar milhares de dólares que jogos grátis que ganha dinheiro 🧬 família precisava em outras formas de entretenimento, também.
De exemplo livros de edição limitada, filmes, itens de colecionador, ou demais.
No entanto, 🧬 se puder pagar por isso, não há nada de errado com gastar alguns dólares por uma noite de entretenimento, se 🧬 para bingo, filmes, ou algo mais.
Na realidade, gastar alguns dólares jogando bingo pela noite, em um local da igreja com 🧬 alguns colegas cristãos é provavelmente uma atividade mais saudável do que gastar a mesma quantidade de dinheiro indo ver um 🧬 filme típico, ou ficar em casa e assistir televisão sem gastar.
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Quais Princípios Bíblicos Devem Guiar o Entendimento Sobre Apostas?
Embora a Bíblia nunca realmente chame de pecado o jogo de azar, 🧬 apostar, ela oferece aos fiéis os princípios que guiem os humildes para sabedoria neste assunto.
Por exemplo, Jesus disse, "Ninguém pode 🧬 servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e 🧬 desprezará o outro.
Não podeis servir a Deus e a Mamom.", Mateus 6:24.
Porque apostar pode colocar alguém em posição de ser 🧬 dominado pelo vício e dívidas, este princípio precisa estar na frente e centro de qualquer cristão que esteja pensando em 🧬 jogar.
A Bíblia alerta contra a compulsão de ficar rico.
Como 1 Timóteo 6:9-10 diz, "Os que querem ficar ricos caem em 🧬 tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na 🧬 destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males.
Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé 🧬 e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.".
Notar que, segundo esta passagem, a compulsão de ficar rico muitas vezes 🧬 leva à destruição espiritual e física.
Pela Bíblia toda, os esquemas de enriquecimento rápido e ganho desonesto são advertidos contra, Provérbios 🧬 13:11, enquanto o trabalho duro e contentamento são vistos como nobres e recompensadores, Eclesiástico 5:10, 2 Tessalonicenses 3:10.
Hebreus 13:5 diz, 🧬 "Que a vida de vocês seja isenta de avareza.
Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: De maneira 🧬 alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.".
Vale notar que em muitas destas passagens, o amor pelo dinheiro é retratado como 🧬 estando na competição direta com Deus quando se trata da lealdade dos fiéis.
Sejam quais forem as decisões que fizer com 🧬 dinheiro, vai desejar deixar claro onde a própria lealdade está.
Para cristãos, o dinheiro deve sempre ser visto como meio para 🧬 um final muito mais importante, como honrar a Deus, Provérbios 3:9-10, e sustentar as próprias famílias, 1 Timóteo 5:8.
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Como Enxerga a Igreja Católica a Bet Esportiva?
Com tantas competições esportivas acontecendo, ao longo do curso dos eventos esportivos, 🧬 centenas de milhões de dólares mudam de mãos por meio de apostas em vencedores, perdedores, spreads de ponto e qualquer 🧬 número de apostas chamadas de "prop", apostando em coisas como qual time ganha no cara ou coroa, quem marca o 🧬 primeiro touchdown, ou acerta o primeiro arremesso de 3 pontos.
De fato, muitas pessoas assistem aos jogos menos pelo valor de 🧬 entretenimento de assistir atletas do que pela adrenalina de colocar apostas nos resultados.
O interesse de enraizamento é baseado em apostas, 🧬 em vez de escola ou espírito de time.
A aposta esportiva online através de aplicativos dramaticamente aumentou o número de apostas, 🧬 assim como as quantidades de dólar que mudam de mãos.
Apostar, bet esportiva, casa de aposta presencial é agora legal em 🧬 muitos estados, dos Estados Unidos, por exemplo.
Alguns 20 estados agora permitem aposta móvel para um grau ou outro.
Linhas de apostas 🧬 de vários sites de aposta estão agora integradas em programas pré-jogo, atualizações no meio do jogo, e análise pós jogo.
E 🧬 as quantidades de dinheiro em questão são enormes.
Um estimado de 300 milhões de dólares foi apostado no Super Bowl de 🧬 2021 sozinho, por exemplo.
Desde que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou proibições federais de apostas esportivas em 2018, cerca 🧬 de 100 bilhões de dólares foram apostados legalmente em todos os esportes.
Tudo levanta uma questão importante para os católicos, afinal, 🧬 isso é moralmente aceitável? Um católico pode licitamente apostar no resultado de eventos esportivos, ou várias ocorrências dentro dos eventos? 🧬 E se sim, quais são os limites de tal atividade?
Este é o tipo de questão que não leva uma resposta 🧬 fácil de "sim", ou "não".
A questão do status moral relativo de apostar é uma altamente contingente, exigindo a aplicação dos 🧬 princípios da vida moral católica para variedade de diferentes cenários, produzindo respostas variadas.
E estas respostas seguem um continuum, e não 🧬 de um lado ou de outro de linha clara.
Ao invés de perguntar se é bom ou ruim, deve perguntar se 🧬 a aposta esportiva pode ser parte de uma vida moral orientada para o bem.
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A Igreja não considera apostar ser intrinsicamente imoral.
O Catecismo da Igreja Católica fala sobre em 2413.
Então é 🧬 impossível para apostas esportivasser consistente como bem; mas não é necessariamente assim em toda situação.
E, o Catecismo alerta, "A paixão 🧬 por aposta corre o risco de se tornar uma escravidão".
Discernimento e Equilíbrio Antes de Brincar em Bet Esportiva e Casas 🧬 de Apostas
Estritamente como entretenimento, seria difícil distinguir aposta casual de outros tipos de gasto em entretenimento, como jogos de bola, 🧬 partida de golfe, parques de diversão ou passatempos inocentes semelhantes.
É permissível gastar rendimento disponível nestas diversões, de acordo com princípios 🧬 de justiça e caridade.
De fato, estas atividades de lazer são um aspecto importante de uma vida plena.
Os neurônios que são 🧬 disparados pela emoção de aposta bem-sucedida em World Series, por exemplo, não parecem ser moralmente distinguíveis.
É claro, nenhum dinheiro deve 🧬 ser gasto em tais diversões se privam o outro do que é devido.
Mas é verdade, por exemplo, se o dinheiro 🧬 for gasto em aposta sobre Kentucky Derby.
Uma aposta, em uma bet esportiva por exemplo, é colocada na esperança, mas não 🧬 expectativa realista, de um retorno.
Mas para os propósitos, assume-se que a maioria das apostas seja perdedora.
O axioma que alguém não 🧬 deve apostar mais do que pode perder não é provavelmente um padrão alto o suficiente para os católicos.
Ao invés, deve 🧬 não apostar mais do que é consistente com o bem da família e o bem comum mais amplo.
Novamente, isso se 🧬 aplica para qualquer dólar de entretenimento, não apenas o apostado.
Sim, esta discussão toda deve ser limitada pelo problema do vício.
Apostar, 🧬 como outros estímulos, libera endorfinas que dão ao que toma o risco uma sensação de euforia.
Para a grande maioria das 🧬 pessoas, isso é controlável.
Para aqueles que não, é provavelmente pecado ceder.
A analogia para vício de droga ou álcool é mais 🧬 próxima, se não praticamente exata.
E não é pecado, consumir álcool.
Mas para aquele que sabe que é alcoólatra, provavelmente seja.
Colocado de 🧬 outra forma, para o não viciado, beber e apostar pode ser ordenado para o bem em certas circunstâncias; para o 🧬 viciado, nunca pode.
Finalmente, sobre um problema como este, as consciências de 2 católicos podem vir para 2 diferentes, mas igualmente, 🧬 conclusões válidas.
Um católico pode, em boa consciência, acreditar que qualquer aposta onde seja puro acaso seja pecaminosa, porque é um 🧬 desperdício.
Outro pode vir à conclusão oposta, com base no raciocínio acima.
Esta é uma daquelas áreas não raras onde o ensinamento 🧬 da Igreja pode levar a diferentes resultados, para 2 diferentes pessoas, com base na formação da boa fé das consciências 🧬 de ambas.
A Igreja não condena a aposta; mas também não condena os que fazem uma decisão consciente que não podem 🧬 apostar.
Então, apostar é pecado? Enquanto luta com o que não está claramente explicado na Escritura, ser orientado pelo que é 🧬 ensinado na Escritura.
Vale a pena mergulhar em Hebreus 13:5, "Que a vida de vocês seja isenta de avareza.
Contentem-se com as 🧬 coisas que vocês têm, porque Deus disse: De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.".
Buscar pelo contentamento, trabalhar duro, 🧬 e confiar em Deus.
É quando segue à toa os impulsos mais básicos que destrói as coisas.
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Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro, e Católico Apostólico Romano desde de sempre.
Sou 🧬 devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 🧬 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica.
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