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Call of Duty ♨️ 4: Modern Warfare é um jogo eletrônico de tiro em jogos na betano primeira pessoa desenvolvido pela Infinity Ward e publicado pela ♨️ Activision em jogos na betano novembro de 2007 para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. Uma versão para a Wii foi ♨️ editada em jogos na betano Novembro de 2009 com o subtítulo Reflex Edition. O quarto título da série Call of Duty e ♨️ o primeiro jogo a ter uma classificação M (Mature) nos Estados Unidos, Call of Duty 4 afasta-se dos argumentos anteriores ♨️ da Segunda Guerra Mundial e situa-se num cenário moderno. Esteve em jogos na betano produção durante dois anos e usa um motor ♨️ de jogo chamado IW engine, propriedade da Infinity Ward.
A história decorre em jogos na betano 2011, quando um líder radical executou o ♨️ presidente de um país não reconhecido no Médio Oriente, e um movimento "Ultranacionalista" inicia uma guerra civil na Rússia. Os ♨️ conflitos descritos na história, são vistos da perspectiva de um fuzileiro americano e de um soldado do Serviço Aéreo Especial ♨️ britânico e decorrem em jogos na betano várias localizações, incluindo o Reino Unido, Médio Oriente, Azerbaijão, Rússia e Ucrânia. A secção de ♨️ multijogador do jogo apresenta vários modos, e contém um sistema de níveis que permite que o jogador vá desbloqueando armas ♨️ adicionais, acessórios e esquemas de camuflagens enquanto avança.
Call of Duty 4: Modern Warfare recebeu aclamação universal da critica e é ♨️ geralmente considerado o melhor jogo da serie. Em jogos na betano particular, a jogabilidade, o multijogador e o enredo receberam muitos elogios, ♨️ enquanto houve críticas que disseram que o jogo falhou ao tentar inovar substancialmente o género first-person shooter (FPS). Recebeu muitos ♨️ prémios de vários sites especializados, incluindo "Melhor Jogo para Xbox 360", da IGN e "Jogo do Ano" pela GameSpy. Foi ♨️ o mais vendido em jogos na betano 2007, vendendo cerca de sete milhões de cópias em jogos na betano Janeiro de 2008 e mais ♨️ de treze milhões em jogos na betano Maio de 2009. Desde o seu lançamento, Call of Duty 4 contribuiu para que a ♨️ série domine actualmente as vendas do género. Muito influente, é normalmente indicado para as listas dos melhores videojogos de sempre; ♨️ o IGN designou-o o quinto melhor first-person shooter de sempre. Em jogos na betano 2010 foi incluído no livro 1001 VideoJogos que ♨️ Tem de Jogar Antes de Morrer. Foi seguido por dois jogos que continuam a historia: Call of Duty: Modern Warfare ♨️ 2 e Call of Duty: Modern Warfare 3. Uma versão melhorada do jogo foi lançada em jogos na betano novembro de 2024 ♨️ para a PlayStation 4, Xbox One e PC, juntamente com algumas versões especiais de Call of Duty: Infinite Warfare.
Diferente dos ♨️ jogos anteriores da série Call of Duty, o jogo possui equipamentos modernos e novas características, algumas exclusivas para a parte ♨️ multijogador, como as "killstreaks": ao matar um certo número de inimigos sem o jogador morrer é permitido o acesso a ♨️ vários recursos, incluindo ataques aéreos e suporte de um helicóptero. Um personagem pode se colocar em jogos na betano três posições: em ♨️ jogos na betano pé, agachado ou deitado, cada uma afetando a taxa de movimento, precisão e camuflagem. Usar cobertura ajuda o jogador ♨️ a evitar os disparos inimigos ou a recuperar vida depois de danos significantes. Como tal, não existem bônus de vida ♨️ ou de proteção. Quando o personagem recebe danos, a orla do ecrã brilha em jogos na betano tons de vermelho e o ♨️ batimento cardíaco do personagem aumenta. Se o personagem ficar fora das linhas de fogo, pode recuperar energia. Quando está no ♨️ raio de explosão de uma granada, um marcador indica a direcção desta, ajudando o jogador a enviá-la de volta para ♨️ o inimigo ou a fugir.[2]
O jogador assume o papel de vários personagens durante a campanha. O envolvimento dos personagens na ♨️ trama ocorre simultaneamente e sobrepõe-se aos eventos do jogo. Como tal, a perspectiva do jogador vai alterando de um personagem ♨️ para outro entre as missões. Cada missão tem uma série de objetivos; o jogador é conduzido a cada um dos ♨️ objetivos através do HUD (heads up display), que marca a direção e a distância. Alguns objectivos requerem que o jogador ♨️ chegue a um certo local, enquanto que outros exigem que o jogador elimine um inimigo num sitio específico, ou proteger ♨️ um lugar para defender um objectivo ou então colocar explosivos numa instalação inimiga. Depois dos créditos finais, uma missão especial ♨️ em jogos na betano forma de epílogo fica desbloqueada, em jogos na betano que uma equipe de quatro soldados tenta salvar um VIP de ♨️ terroristas que sequestraram um avião de passageiros.
Um jogador completa o objectivo no modo multijogador Domination, ao capturar e defender três ♨️ bandeiras.
Call of Duty 4 apresenta modos de multijogador baseados em jogos na betano equipes e em jogos na betano jogos de todos-contra-todos (deathmatch) em ♨️ jogos na betano vários mapas. Cada modo tem um objectivo que requer estratégias únicas para o cumprir.[3] Jogadores podem pedir uma sondagem ♨️ de reconhecimento UAV, ataques aéreos e helicópteros de ataque, quando conseguem três, cinco e sete mortes consecutivas respectivamente.[2] O jogo ♨️ acaba quando uma equipa atinge o número máximo de pontos ou, se o tempo acabar, a equipa ou o jogador ♨️ com mais pontos ganha. Em jogos na betano caso de empate no fim do tempo, é activado o modo "Morte Súbita" no ♨️ qual não há recolocações de jogadores e assim a equipe que tiver o último jogador vivo ou cumprir o objectivo ♨️ ganha o jogo. Se persistir o empate, haverá então um jogo de "Prolongamento", no qual a equipe que vencer é ♨️ recompensada com a vitória.[3]
O desempenho no multijogador é feito através de pontos de experiência, que podem ser ganhos ao matar ♨️ jogadores oponentes, cumprindo desafios, objectivos ou por completar uma ronda ou jogo. À medida que o jogador vai ganhando experiência ♨️ vai aumentando de nível desbloqueando novas armas, privilégios (perks), desafios e outros modos de jogo. O nível mais alto é ♨️ 55, mas nas versões de consola o jogador tem a opção de entrar no chamado "Modo Prestígio", que o faz ♨️ regressar ao nível 1 e retira tudo o que tinha acumulado até então. Este processo pode ser repetido até dez ♨️ vezes, e cada vez que é repetido é dado ao jogador uma insígnia diferente.[4]
À medida que o nível do jogador ♨️ vai aumentando nos jogos online, desbloqueia anexos para as armas. Ao avançar para níveis superiores, obtém a habilidade de personalizar ♨️ as suas "classes"; isto inclui seleccionar a arma principal, uma arma secundária e um tipo de granada especial. Adicionalmente, o ♨️ jogador pode seleccionar três privilégios (perks), um de cada um dos três "Tiers". Os efeitos destes perks incluem, mas não ♨️ estão limitados a, munição extra, aumento dos danos das balas ou largar uma granada quando o jogador é morto. Ao ♨️ jogador também é dada a escolha de completar desafios para ganhar mais pontos de experiência; os desafios incluem, por exemplo, ♨️ conseguir alcançar um número de mortes com uma arma especifica, abater um helicóptero ou conseguir um certo número de tiros ♨️ na cabeça de adversários. Adicionalmente, quando o jogador obtém um certo número de tiros na cabeça com uma arma específica ♨️ (excluindo a arma secundária), o jogador desbloqueia camuflagem (camos) para usar nessa arma.[2]
Durante a campanha, o jogador controla seis personagens ♨️ diferentes na perspectiva de primeira pessoa. Na maior parte do tempo o jogador assume o papel de um agente especial ♨️ do Serviço Aéreo Especial (SAS), o Sargento John "Soap" MacTavish, começando com o seu recrutamento no 22° Regimento SAS.[5] O ♨️ Sargento Paul Jackson, deposto no Médio Oriente faz parte do USMC, e o jogador controlará Jackson durante cinco níveis no ♨️ Ato 1. O Capitão/Tenente John Price (voz de Billy Murray) é um oficial do SAS e é um personagem jogável ♨️ em jogos na betano duas missões onde a ação decorre no passado em jogos na betano 1996. Yasir Al-Fulani é o presidente de um ♨️ país não reconhecido do Médio Oriente e é jogável apenas durante a sequência de abertura do jogo antes de ser ♨️ executado. Durante um nível, o jogador também assume o papel de um operador de uma câmara-termal a bordo de um ♨️ Lockheed AC-130 e de um agente especial contra-terrorista do SAS que se infiltra num avião sequestrado para salvar um VIP ♨️ no nível "Mile High Club".[3][5][6]
Existem predominantemente personagens não jogáveis (NPCs) durante a história: o Capitão John Price e o seu ♨️ ajudante Gaz (voz de Craig Fairbrass), que servem de mentores da equipa de Jackson, liderado pelo Tenente Vasquez (voz de ♨️ David Sobolov) e do Sargento Griggs (voz de Mark Grigsby, animador da Infinity Ward); Griggs mais tarde acompanha MacTavish na ♨️ Rússia. O Sargento Kamarov lidera os Russian Loyalists ("Lealistas Russos") que se juntam às forças SAS e USMC. "Nikolai" é ♨️ um informante russo que ajuda a SAS. O Capitão MacMillan é o mentor de Price e o líder que comanda ♨️ a missão de tentativa de assassinato, que decorre no passado na cidade abandonada de Pripyat, Ucrânia.[3]
Os antagonistas são: Imran Zakhaev, ♨️ líder do Partido Ultra-Nacionalista Russo e o principal antagonista do jogo; Khaled Al-Asad, comandante das forças revolucionárias no Médio Oriente ♨️ e aliado de Zakhaev; e Victor Zakhaev, filho de Imran Zakhaev que é uma figura proeminente dentro do partido Ultra-Nacionalista.[3]
Em ♨️ 2011, o Sargento John "Soap" MacTavish acaba de chegar para o seu primeiro dia junto com os SAS Britânicos na ♨️ base militar em jogos na betano Credenhill, Herefordshire, Reino Unido, e treina num ambiente confinado para fazer um assalto a um navio ♨️ de carga. Durante essa missão no Mar de Bering, Soap, Price, Gaz e outros membros da SAS tentam localizar um ♨️ dispositivo nuclear a bordo. À medida que vão eliminando a tripulação hostil do navio, este é atingido por um disparo ♨️ de um MIG russo e começa a afundar. A equipe escapa com o manifesto de carga, que contém provas de ♨️ laços entre o Partido Ultra-Nacionalista Russo e facções rebeldes no oriente médio.[carece de fontes]
O líder russo Ultra-Nacionalista Imran Zakhaev, que ♨️ planeja fazer regressar o seu país aos tempos da União Soviética, desvia as atenções dos seus objetivos ao criar um ♨️ coup d'état num país não reconhecido do oriente médio, organizado por um líder separatista local de nome Khaled Al-sad. Ao ♨️ descobrir a conspiração, o governo estadunidense convoca uma ação militar de forma a parar a rebelião, enquanto a SAS continua ♨️ a operar na Rússia. Depois de Al-Fulani, presidente do país do oriente médio, ser executado ao vivo na televisão e ♨️ Al-sad acabar por tomar o poder, a SAS salva o seu informante comprometido, Nikolai, das forças Ultra-Nacionalistas.[carece de fontes]
Parte da ♨️ história do jogo (capitulos "All Ghillied Up" e "One Shot, One Kill") decorre em jogos na betano Pripyat, Ucrânia. Algumas zonas icônicas ♨️ da cidade abandonada, como a praça central, são recriadas.
Durante a invasão americana ao país do oriente médio, um pelotão de ♨️ reconhecimento da USMC, liderada pelo Tenente Vasquez, procura por Al-Asad mas chega tarde demais; no entanto, conseguem bloquear uma emissão ♨️ do plano de Al-Asad numa estação de televisão. Prosseguem depois para ajudar outros americanos que estão numa batalha contra os ♨️ separatistas. Durante a parte final da operação, o Comando Central Norte-Americano descobre o paradeiro de Al-Asad na capital mas também ♨️ é notificado pelos Navy SEALs Americanos que existe uma arma nuclear nas redondezas, e assim envia uma equipe de Suporte ♨️ de Emergência Nuclear para desativar a bomba. Entretanto, a equipe de Vazquez fica para trás para tentar salvar uma piloto ♨️ de um helicóptero AH-1W SuperCobra que lhes dava suporte. Apesar de conseguirem salvar a piloto, de repente o dispositivo nuclear ♨️ é detonado, destruindo a maior parte da cidade, matando a maioria das forças de invasão norte-americana (incluindo Paul Jackson).[7]
Os Britânicos ♨️ entretanto descobrem que Al-Asad tinha voado sobre o país antes da invasão americana e que está escondido numa casa-forte no ♨️ Azerbaidjão. Com a informação de Nikolai e a assistência de soldados Russos, a SAS elimina as forças Ultra-Nacionalistas da vila, ♨️ capturam e interrogam Al-Asad na casa-forte. Pouco depois do início do interrogatório, o telefone de Al-Asad começa a tocar. Depois ♨️ de ouvir a voz da pessoa que ligava para Al-Asad, Price executa Al-Asad, sabendo agora que Zakhaev era apoiante deste. ♨️ Price então começa a contar uma história de uma missão para eliminar Zakhaev em jogos na betano Pripyat, na Ucrânia, 15 anos ♨️ antes.[7]
Depois do desastre de Chernobyl e do colapso da União Soviética, Zakhaev tirou partido dos tumultos para criar rendimentos a ♨️ partir da proliferação nuclear e usa os seus novos capitais para atrair soldados do Exército Soviético para formar o Partido ♨️ Ultra-Nacionalista. Em jogos na betano 1996, Price, juntamente com o Capitão MacMillan, um oficial SAS, foram encarregados de assassinar Zakhaev numa missão ♨️ secreta. Depois de se infiltrarem em jogos na betano Pripyat e esconderem-se num hotel abandonado, Price dispara contra Zakhaev com um fuzil ♨️ de precisão Barrett M82, mas Zakhaev sobrevive, perdendo no entanto o braço esquerdo. MacMillan entretanto lesiona-se, depois dele e Price ♨️ abaterem um helicóptero. Price então carrega MacMillian para o ponto de extração junto a um antigo parque de diversões, defendendo-o ♨️ dos ataques de soldados Ultra-Nacionalistas, até o helicóptero de resgate chegar.[7]
De regresso ao presente, é iniciada uma operação conjunta; a ♨️ SAS de Price, a USMC liderada pelo Segundo-Sargento Griggs e as forças lealistas russas lideradas pelo Sargento Kamarov, unidas para ♨️ parar Zakhaev. As forças tentam capturar o seu filho Victor numa cidade russa, para descobrirem o paradeiro de Zakhaev, mas ♨️ assim que conseguem detê-lo no cimo de um prédio de apartamentos, Victor comete suicídio para evitar ser capturado e delatar ♨️ seu pai. Zakhaev acaba por ficar enfurecido, culpando as nações do oeste pela morte do seu filho, e planeja retaliar ♨️ com o lançamento de um míssil balístico intercontinental ICBM armado com ogivas nucleares, na direção da costa oeste dos Estados ♨️ Unidos, com perdas previstas de mais de 41 milhões de pessoas. Quando as tropas chegam ao complexo na Rússia, Zakhaev ♨️ consegue lançar dois ICBMs em jogos na betano direção aos Estados Unidos. No entanto, a coalizão consegue apoderar-se da sala de comando ♨️ e remotamente controla os mísseis na direção do Atlântico. Depois, conseguem escapar do complexo em jogos na betano caminhões militares com as ♨️ forças de Zakhaev no seu encalço.[7]
Antes da equipe conseguir escapar através de uma ponte, esta é destruída por um Mi-24 ♨️ Hind, deixando-os encurralados. As forças de Zakhaev chegam ao local e começam a confrontar os membros da força de ataque. ♨️ Gaz recebe uma chamada de Kamarov, informando-o que estão a ir no seu caminho para ajudá-los. Na ponte, um caminhão-tanque ♨️ é destruído, incapacitando todos, exceto Griggs, que é morto enquanto estava a tentar ajudar Soap. Zakhaev, juntamente com dois dos ♨️ seus soldados, caminham entre a equipe; Zakhaev executa Gaz enquanto os seus soldados matam os outros membros. Porém, antes de ♨️ chegar a Soap e Price, eles são distraídos por um Mil Mi-28 dos lealistas que abate o seu Mi-24. Price, ♨️ então, passa jogos na betano pistola M1911 para Soap, que dispara e mata Zakhaev e os dois soldados que estão com ele. ♨️ Quando o Sargento Kamarov e a jogos na betano equipe chegam, Soap é levado para um lugar seguro, enquanto os soldados russos ♨️ tentam ressuscitar Price.[7]
Requisitos do sistema Mínimo Recomendado Microsoft Windows Sistema Operacional Windows XP, Vista ou Windows 7 CPU Intel Pentium ♨️ 4 2.4 GHz; Intel Core 2 Duo E4300 ou AMD Athlon 64 2800+; AMD Athlon 64 X2 3600+ Core 2 ♨️ Duo E4600 ou AMD Athlon 64 X2 4600+ Memória 512 MB RAM (768 MB para Vista) 1 GB RAM (2 ♨️ GB para Vista) Espaço em jogos na betano Disco 8 GB de espaço livre Placa de Vídeo NVIDIA GeForce 6600 128 MB ♨️ ou ATi Radeon 9800 Pro 128 MB Nvidia GeForce 7800 ou ATI Radeon X1800 [ 8 ] Placa de Som ♨️ 100% DirectX 9.0c compliant card Sound Blaster X-Fi (Optimizado para EAX ADVANCED HD 4.0/5.0 compativeis) Rede Necessária ligação de Internet ♨️ ou LAN para multijogador
Mac OS Sistema Operacional Mac OS X Leopard 10.5.4 CPU Intel Core 2 Duo 2 GHz Intel ♨️ Core 2 Duo 2.4 GHz Memória 1 GB RAM 2 GB RAM Espaço em jogos na betano Disco 8 GB de espaço ♨️ livre + 1 GB Swap File Placa de Vídeo NVIDIA GeForce 7800 GS 256 MB ou ATi Radeon X1800 GTO ♨️ 256 MB Nvidia GeForce FX 7300 (256 MB)
Rede Necessária ligação de Internet ou LAN para multijogador
Call of Duty 4 foi ♨️ produzido por uma equipa de cem pessoas durante dois anos. Depois de Call of Duty 2, a Infinity Ward decidiu ♨️ que teriam de se retirar dos ambientes da Segunda Guerra Mundial existente nos jogos anteriores da série. Desta decisão resultou ♨️ três conceitos para jogos: Call of Duty 4: Modern Warfare, Call of Duty: Modern Warfare 2 e Call of Duty: ♨️ Modern Warfare 3. Enquanto criava a história para Call of Duty 4, a Infinity Ward evitou referências a guerras reais, ♨️ e manteve o tema comum na série: duas forças opostas com poder semelhante. Para realçar o aspecto real do jogo, ♨️ a equipa produtora participou num exercício na Marine Corps Air Ground Combat Center Twentynine Palms, um centro de treinos militar ♨️ no deserto da California. Este treino acabou por ajudar os produtores a simular os efeitos de estar junto a um ♨️ tanque Abrams quando é disparado. A equipa também conversou com alguns soldados que estiveram recentemente em jogos na betano combate para conseguirem ♨️ ter a sensação do panorama de fundo, das emoções e das atitudes dos soldados em jogos na betano combate. Foram também recrutados ♨️ alguns veteranos para supervisionarem as sessões de captura de movimentos e o design da inteligência artificial do jogo.[9]
A equipa de ♨️ produção que desenhou a componente multijogador online, fê-lo de forma a ser balanceada e recompensadora para novos jogadores enquanto oferece ♨️ sempre algo de novo a jogadores com mais experiência. Uma das primeiras ideias de implementar suporte aéreo (ataques aéreos e ♨️ helicópteros de ataque), envolvia os jogadores a lutar em jogos na betano zonas especiais por forma a terem acesso a um gatilho ♨️ para chamarem o suporte aéreo contra os inimigos. Esta ideia foi posta de parte porque desencoraja o tipo de jogo ♨️ que se pretendia. O sistema de recompensa "kill streak" foi então assim implementado de forma a melhorar a perícia do ♨️ jogador. Aos jogadores também é permitido escolher as suas armas antes de cada jogo para que se acostumem a estas ♨️ mais facilmente e para minimizar a procura de armas. Os mapas foram desenhados inicialmente para jogos de deathmatch—os produtores sentiam ♨️ que esse design também era bom para outros tipos de jogabilidade. No desenho final dos mapas, foram minimizados os locais ♨️ onde os jogadores se pudessem esconder do fogo inimigo.[10]
A maior parte da música de Call of Duty 4: Modern Warfare ♨️ foi escrita pelo compositor americano Stephen Barton, que já tinha contribuido para bandas sonoras de filmes de Harry Gregson-Williams. Gregson-Williams ♨️ também compôs música para o jogo, como o tema principal. Muitas músicas estão disponíveis no site da Infinity Ward "7 ♨️ Days of Modern Warfare" e também no site pessoal de Barton.[11] A música rap que se ouve nos créditos finais ♨️ é cantada por Mark Grigsby, o responsável pelas animações de Call of Duty 4.[12]
Motor de jogo [ editar | editar ♨️ código-fonte ]
Call of Duty 4: Modern Warfare corre no motor IW engine, especificamente IW 3.0, com luz real dinâmica, efeitos ♨️ de luz HDR, sombras dinâmicas e profundidade de campo.[13] A penetração das balas é calculada pelo motor, contando com vários ♨️ factores, como o tipo e a espessura da superfície. O jogo corre numa resolução nativa de 600p na PlayStation 3 ♨️ e na Xbox 360.[14]
Uma cena de Modern Warfare mostrando a qualidade gráfica do jogo, incluindo luz, sombras e efeitos climatéricos.
Certos ♨️ objectos, como automóveis ou edifícios, são destrutivos, acabando por fazer uma distinção importante entre proteger e ocultar, porque a protecção ♨️ dada por objectos como vedações de madeira ou paredes finas não impede os jogadores de receber danos. A velocidade de ♨️ uma bala baixa depois de penetrar num objecto, e o decréscimo, depende da jogos na betano espessura e do tipo de superfície ♨️ onde a bala embate. O jogo faz uso de um motor de física dinâmico, que nunca antes tinha sido implementado ♨️ em jogos na betano títulos Call of Duty. As animações das mortes são uma combinação entre animações já realizadas e físicas de ♨️ "bonecos de pano". As versões Xbox 360 e PlayStation 3 correm nuns consistentes 60fps, a versão Wii corre a 30fps.[13]
Foi ♨️ incluído um código para determinar os pontos de recolocação, (spawning point) baseados nas armas mais próximas e a relação entre ♨️ as posições dos inimigos e na jogos na betano linha de visão para esses pontos. Os diversos critérios são destinados a minimizar ♨️ a quantidade de jogadores que morrem imediatamente após serem recolocados num jogo, ou serem imediatamente mortos ("spawn-killed") devido a jogadores ♨️ que simplesmente esperam que os outros sejam recolocados.[10] No entanto, os inimigos podem ser recolocados infinitamente, uma característica notável dos ♨️ motores de Call of Duty.[15]
O motor de jogo também já foi usado para produzir outros dois jogos da Activision. Uma ♨️ versão melhorada do motor original foi usada em jogos na betano Call of Duty: World at War, o quinto título da série ♨️ depois de Call of Duty 4,[16] enquanto uma versão ligeiramente alterada foi usada num videojogo de James Bond, Quantum of ♨️ Solace, assim como em jogos na betano GoldenEye 007, neste caso usando uma versão muito modificada.[17]
Marketing e lançamento [ editar | editar ♨️ código-fonte ]
A 27 de Abril de 2007, um dia antes da revelação do
oficial do jogo, a Infinity Ward ♨️ lançou um site chamado "Charlie Oscar Delta" para dar informação sobre o jogo. "Charlie Oscar Delta" possuía um sistema de ♨️ tabelas que permitia aos visitantes completarem missões para subirem de nível e competirem por prémios. Derivado do alfabeto fonético da ♨️ NATO, "Charlie Oscar Delta" são as iniciais de Call of Duty.[18] O primeiro de Call of Duty 4: Modern ♨️ Warfare mostrava imagens em-jogo e foi lançado a 28 de Abril de 2007.[19] Uma beta teste pública de Call of ♨️ Duty 4: Modern Warfare para Xbox 360, foi anunciada a 30 de Agosto de 2007. A beta servia para testar ♨️ os servidores, encontrar erros e para ajudar a equilibrar as armas. A beta era originalmente para residentes dos Estados Unidos, ♨️ mas mais tarde ficou disponível noutros países. A beta concluiu a 30 de Setembro, 2007.[20] O nível máximo de ranking ♨️ na beta era inicialmente 16,[21] mas foi elevado até 25. Estavam disponíveis três mapas multijogador: Crash, Vacant e Overgrown.[22] Uma ♨️ demo de um jogador foi lançada para PC a 11 de Outubro de 2007, como parte de um exclusivo Yahoo!. ♨️ A demo incluía um nível, "The Bog", que mostrava a avançada visão nocturna e as suas capacidades gráficas associadas.[23]
Call of ♨️ Duty 4 foi lancado para as consolas e para Microsoft Windows na América do Norte a 6 de Novembro de ♨️ 2007, na Austrália a 7 de Novembro de 2007 e na Europa a 9 de Novembro de 2007.[24] A versão ♨️ Mac OS X foi desenvolvida pela Aspyr e lançada a 26 de Setembro de 2008.[25] Foi editado na Mac App ♨️ Store em jogos na betano Janeiro de 2011. Teve uma classificação de 15 pela BBFC,[26] M (Mature) pela ESRB, MA 15+ pela ♨️ OFLC,[carece de fontes] 16+ pela PEGI[27] e 18 por USK.[28][29] A versão Wii do jogo, com o nome Call of ♨️ Duty: Modern Warfare: Reflex, foi desenvolvida pela Treyarch e lançada a 10 de Novembro de 2009, juntamente com Call of ♨️ Duty: Modern Warfare 2 e Call of Duty: Modern Warfare: Mobilized.[1]
Call of Duty 4 foi lançado em jogos na betano duas versões: ♨️ normal e uma edição de coleccionador (Collector's Edition). A Collector's Edition contém uma cópia do jogo e um DVD com ♨️ um documentário "As Grandes Missões das SAS", que consiste em jogos na betano filmagens de arquivo das SAS em jogos na betano acção e ♨️ depoimentos de antigos membros. O DVD contém também uma opção para se ver como se fez o jogo ("making-of") e ♨️ um
de um nível de Call of Duty 4 explicado e jogado pelos produtores. Também contém um poster de ♨️ edição limitada e um livro com arte conceptual nunca antes publicada, desenvolvimento e arte final. Todos estes elementos estavam empacotados ♨️ numa caixa ligeiramente maior que a edição normal de retalho. A Collector's Edition estava originalmente disponível apenas nos Estados Unidos ♨️ mas mais tarde foi lançada noutros países.[30] A edição "Jogo do Ano" foi mais tarde editada para PC, Xbox 360 ♨️ e PlayStation 3. A versão PlayStation 3 incluiu o pacote de mapas Variety no disco, enquanto que a versão Xbox ♨️ 360 trazia um código que podia ser usado na Xbox Live Marketplace para fazer a transferência do pacote de mapas ♨️ Variety. Outras edições mais recentes não continham os códigos, sendo que assim não eram diferentes do lançamento original do jogo.[31]
A ♨️ Infinity Ward lançou o pacote de mapas Variety para a Xbox 360 a 4 de Abril de 2008. Inclui os ♨️ mapas para multijogador Killhouse, Creek, Chinatown e Broadcast. O mesmo pacote foi lançado para a PlayStation 3 a 24 de ♨️ Abril. O pacote de mapas Variety foi transferido por mais de um milhão de pessoas nos primeiros nove dias depois ♨️ do lançamento, um recorde para conteúdo transferível pago na Xbox Live, com um valor em jogos na betano dólares de US$10 milhões.[32] ♨️ Foi lançado gratuitamente para Windows em jogos na betano Junho de 2008, patrocinado pela NVIDIA, juntamente com a actualização 1.6.[33] Uma outra ♨️ actualização para as versões PlayStation 3 e Xbox 360 foi anunciada um ano depois em jogos na betano Agosto de 2009; a ♨️ actualização era dirigida principalmente a aspectos dos modos multijogador online.[34] A actualização 1.7 foi lançada em jogos na betano Junho de 2008 ♨️ e foi logo directamente aplicada à edição "Jogo do Ano". Edições mais antigas do jogo tinham de ter a versão ♨️ 1.6 aplicada primeiro.[35]
Aquando do seu lançamento, Modern Warfare foi muito aclamado pela crítica de muitas publicações de videojogos. Citada pelos ♨️ críticos, a jogabilidade de Modern Warfare levou o género "a um novo nível de imersão e intensidade nunca antes vista".[71] ♨️ A Official Xbox Magazine disse que "é o modo multijogador que logo solidifica o jogo com o estatuto de clássico ♨️ instantâneo" e que "a campanha nunca abranda."[72] A GameSpot deu uma crítica favorável a Call of Duty 4: Modern Warfare, ♨️ dizendo que "a alta qualidade da campanha e o seu terrífico multijogador faz de Call of Duty 4 um pacote ♨️ fantástico".[39] A X-Play comentou que "pode não ter revolucionado o género, mas chega mesmo muito perto de o aperfeiçoar."[45] A ♨️ GamePro diz que "o multijogador fantasticamente profundo, rivaliza com Halo 3 em jogos na betano termos de alcance e produção." e conclui ♨️ dizendo "não consigo pensar numa única falha em jogos na betano CoD4, e confiem em jogos na betano mim, andei à procura delas. Desde ♨️ os gráficos incríveis, à intensa e convincente campanha passando para o multiplayer carregado de características e muito viciante, este jogo ♨️ tem tudo."[37] A GameSpy refere que "a experiência online é uma prova dos altos padrões de produção da Infinity Ward."[44] ♨️ A Game Informer diz que "do inicio ao fim, online ou não, Call of Duty 4 é puro ouro [...] ♨️ não há dúvida na minha mente que este é o melhor shooter de acção que já joguei."[38]
A história do jogo ♨️ também foi muito elogiada pelos críticos. A GamePro fez notar que "a campanha intensa de um jogador oferece uma experiência ♨️ de acção única e que contempla uma narrativa tremendamente convincente; existem momentos no jogo que irão dar-lhe arrepios na espinha!"[37] ♨️ A GameSpot mencionou que a única falha é o facto de "a campanha acabar muito rapidamente."[39] A IGN descreveu a ♨️ campanha "ainda é muito linear", comparando-a aos seus antecessores, e que "ignora o conceito de jogabilidade sandbox",[nota 1] mas também ♨️ fez notar que o resultado foi "uma experiência mais rica e mais focada" com "cenas lindíssimas no argumento."[73] A Voodoo ♨️ Extreme, da IGN, fez notar também que "virtualmente joga-se como se fosse num carril, mas faz parte do seu charme."[74]
Call ♨️ of Duty 4 também recebeu algumas críticas negativas. A revista Xbox World 360 disse que "É apenas fumo, espelhos e ♨️ um monte de truques baratos" comentando que o jogo não revolucionou o género.[75] O periódico finlandês Pelit comentou que "a ♨️ estrutura da campanha devia ser, e foi, actualizada" e que "andar de um ponto A para o ponto B durante ♨️ toda a campanha, hoje em jogos na betano dia já não é suficientemente bom."[76]
A portabilidade do jogo para a Wii foi feita ♨️ pela Treyarch ao qual foi dado o título Modern Warfare – Reflex Edition. A versão Wii tem menos características que ♨️ as outras versões de consola. Não suporta multijogador em jogos na betano ecrã dividido e os gráficos não são tão desenvolvidos. No ♨️ entanto, suporta modo cooperativo durante a campanha num único ecrã. A qualquer momento um segundo comando Wii pode ser ativado ♨️ dando ao segundo jogador os seus pontos de mira. A versão Wii de Modern Warfare jogo recebeu uma média de ♨️ 76% no site Metacritic.[77] A IGN deu a pontuação de 7/10 à versão Wii, afirmando que os visuais e os ♨️ controles não estão tão polidos como na versão Wii de World at War, apesar de dizerem que as opções de ♨️ personalização e o multijogador são impressionantes.[78] A Official Nintendo Magazine deu a pontuação de 8/10 elogiando o seu conteúdo, mas ♨️ criticando os visuais.[79] A GameTrailers deu ao jogo 8.8/10 dizendo que a versão Wii, apesar de alguns sacrifícios, consegue reter ♨️ tudo o que tem de bom a versão original.[80] A GameInformer deu a pontuação 6.5/10 afirmando que, apesar do jogo ♨️ ter gráficos pobres, até para os padrões da Wii, o problema maior é o comando remoto da consola, que não ♨️ tem botões suficientes para suportar o esquema de controlos de Modern Warfare e que também é muito impreciso, contrastando muito ♨️ com o sistema analógico usado nas versões de PlayStation 3 e Xbox 360 e com o sistema de rato e ♨️ teclado da versão Windows.[81] A GameSpot deu a pontuação de 8.5/10 afirmando que os modos online são tão viciantes como ♨️ nas outras versões e que os controlos "são precisos e suficientemente personalizáveis para deixar você ser aquilo que quiser ser."[82]
Antes ♨️ de Call of Duty 4 ser editado, era previsível vender mais cópias do que o muito bem sucedido Halo 3; ♨️ tinha recebido críticas tão boas quanto Halo 3, seria lançado em jogos na betano três plataformas ao contrário de Halo 3 e ♨️ a jogos na betano procura elevada levou a que grande parte dos retalhistas tivessem só cópias suficientes para satisfazer as pré-reservas.[83][84] Acabou ♨️ por cumprir as previsões e a versão Xbox 360 acabou por ser o jogo mais vendido nos Estados Unidos entre ♨️ Novembro de 2007 e Janeiro de 2008, de acordo com o NPD Group. Durante o primeiro mês de vendas nos ♨️ Estados Unidos, as versões Xbox 360 e PlayStation 3 venderam 1,57 milhões e 444,000 unidades respectivamente.[85] 1,47 milhões de unidades ♨️ da versão Xbox 360 foram vendidas em jogos na betano Dezembro de 2007;[86] e vendeu 331,000 cópias para Xbox 360 e 140,000 ♨️ para PlayStation 3 durante Janeiro de 2008.[87] A versão Xbox 360 tornou-se no terceiro videojogo mais vendido nos Estados Unidos ♨️ em jogos na betano 2007 com 3,04 milhões de unidades, atrás de Halo 3 com 4,82 milhões de cópias vendidas, de acordo ♨️ com o NPD Group.[86] Em jogos na betano Janeiro de 2008, Call of Duty 4 já tinha 7 milhões de cópias vendidas ♨️ mundialmente e foi o videojogo mais vendido de 2007.[88] Em jogos na betano Junho de 2008, a Infinity Ward informou que Call ♨️ of Duty 4 já tinha vendido mais de 10 milhões de unidades.[89] Em jogos na betano Maio de 2009, durante uma conferência ♨️ de imprensa, a Activision anunciou que já tinham sido vendidas mais de 13 milhões de cópias de Call of Duty ♨️ 4, ultrapassando Super Mario Galaxy, como o videojogo mais vendido, lançado durante aquela semana de Novembro de 2007.[90] De acordo ♨️ com a VGChartz a série Call of Duty domina as vendas do género first person shooter desde o lançamento em ♨️ jogos na betano 2007 de Call of Duty 4: Modern Warfare, e com cada sucessor (excepto World at War) aumenta o número ♨️ de cópias vendidas.[91]
Em Novembro de 2013, Call of Duty 4: Modern Warfare já tinha vendido mundialmente mais de 17,39 milhões ♨️ de unidades, no conjunto de quatro plataformas.[92]
Na Noruega, após os ataques de 2011, foi proibida a venda de 51 jogos, ♨️ incluindo Call of Duty 4: Modern Warfare e World of Warcraft, jogos que o assassino confessou "jogar com regularidade".[93]
Call of ♨️ Duty 4 é alvo de pirataria, o que resultou em jogos na betano múltiplas cópias do jogo a serem distribuídas ilegalmente online. ♨️ Robert Bowling, da Infinity Ward, disse que "Chegamos a uns números assombrosos durante esta semana acerca do numero de jogadores ♨️ de PC que actualmente jogam o Multijogador (o que é fantástico)...... O que não foi fantástico foi a percentagem desses ♨️ números que estão a jogar o jogo em jogos na betano cópias roubadas ou com palavras-passe de cópias pirateadas."[94]
Segundo o site TorrentFreak, ♨️ Call of Duty 4 ficou em jogos na betano sexto lugar na lista dos jogos mais pirateados de 2008, com 830 mil ♨️ downloads.[95]
Prémios e Honras [ editar | editar código-fonte ]
Modern Warfare recebeu vários prémios de sites e publicações especializadas. A GameSpot ♨️ e a GameTrailers deram ambos ao jogo os prémios "Melhores Gráficos da E3 2007" e o de "Melhor Jogo PS3 ♨️ de 2007",[55][57][58] mais tarde colocaram-no em jogos na betano 3º lugar na jogos na betano lista dos "Top 10 FPS - de Sempre!".[96] Ganhou ♨️ também enormes elogios das revistas de videojogos GamePro e GameSpy, tendo sido premiado como "Melhor Jogo de 2007" pelo primeiro,[59] ♨️ e "Jogo do Ano" pelo último.[63][64][65][66] A GameCritics também o premiaram como o "Melhor Jogo de Acção".[54] De outros sites, ♨️ autoridades e publicações como a IGN, a X-Play e os Spike Video Game Awards, o jogo ganhou vários prémios em ♨️ jogos na betano várias áreas como "Melhor Som", "Melhor Shooter de 2007" e "Melhor Jogo Militar". Da Academy of Interactive Arts & ♨️ Sciences, Call of Duty 4 ganhou os prémios "Jogo do Ano para Consola", "Jogo de Acção do Ano" e "Melhor ♨️ Jogo no Geral".[69] Da British Academy Video Games Awards, Call of Duty 4 ganhou "Melhor Jogabilidade do Ano", "Melhor Argumento", ♨️ "Personagem do Ano" e "Jogo do Ano Para o Público".[97] Modern Warfare foi premiado pela Academy of Video Games Awards ♨️ com o prémio "Jogo do Ano 2007". Os leitores da Official PlayStation Magazine no Reino Unido, posicionaram Call of Duty ♨️ 4 em jogos na betano 7º, na lista dos seus melhores jogos de sempre para PlayStation.[98]
Em 2009, a revista Edge, colocou Call ♨️ of Duty 4 na 18ª posição na jogos na betano lista de "Top 100 Games to Play Today",[99] a GamesRadar colocou-o em ♨️ jogos na betano 27º na lista "100 Best Games of All Time"[100] e a 1UP colocou-o em jogos na betano 20º na jogos na betano lista ♨️ "The Essential 100" publicada em jogos na betano 2012.[101] O IGN colocou-o em jogos na betano primeiro lugar d'"Os Melhores Jogos Call of Duty",[102] ♨️ e em jogos na betano quinto na lista dos “100 Melhores FPS de Sempre”, com a justificação de que "não só redefiniu ♨️ a série Call of Duty, como criou um novo padrão para os first-person shooters contemporâneos."[103] Call of Duty 4: Modern ♨️ Warfare é um dos títulos no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (pt.:1001 Videojogos Que Tem ♨️ de Jogar Antes de Morrer).[104][105]
Em 2024 o website GameSpot considerou Call of Duty 4: Modern Warfare um dos jogos mais ♨️ influntes do sec. XXI.[106]
Notas
↑ Entenda-se que um videojogo que tem jogabilidade "sandbox" , ou não-linear, é um videojogo em jogos na betano ♨️ que os desafios/objectivos que são apresentados ao jogador podem ser completados em jogos na betano diferentes sequências. Cada jogador vê apenas alguns ♨️ objectivos possíveis, e alguns podem ser jogados por ordens diferentes.
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