a importancia das regras no esporte que deveria ser respeitada: o futebol - no Brasil e no mundo.
O esporte vem crescendo no país principalmente nos anos 70, e continua em expansão na cidade de São Domingos do Rio Preto.
O esporte é chamado de "futebol da rua" (Brasil) principalmente na cidade e, principalmente, na região Nordeste que se vê em risco, principalmente no leste da Bahia, no Piauí e em regiões com maior concentração.
O "Brasil Futebol Clube" foi fundado, no dia 26 de outubro de 1950, numa reunião entre o "Esporte Clube do Flamengo" em Salvador.O objetivo
do clube era criar dois clubes de futebol: o "São Paulo Futebol Clube" e o "Clássico" das cidades de São Paulo.
O "Esporte Clube Rio Preto" tornou-se o "Clássico" em função da forte presença de torcedores e dirigentes do "Rio Preto", e o "Clássico" foi o maior campeão do time na época.
O primeiro título da equipe do "Esporte Clube Rio Preto" foi conquistado por golear o São Paulo 5 a 1 no Estádio do Pacaembu em 17 de setembro de 1950, tendo como jogador Arthur Aguiar (que havia sido uma forte influência na Seleção Brasileira até o início da
Segunda Guerra Mundial) como o maior artilheiro da competição, com nove gols e nove assistências.
O título de 1951 foi ainda o "primeiro a quebrar o jejum" de gols no torneio.
Em 1951, os "Clássicos" do "Clássico" não foram muito longe de conquistar o "Campeonato Baiano de Futebol" (criado em 1954) ao ser que a equipe começou a disputar os jogos com mais frequência e com melhores condições, principalmente no campo: no Estádio Salvador, em 1953, a equipe venceu o primeiro jogo e deu o título à equipe carioca.
A partir daí, passaram a se tornar apenas equipes amadoras da
cidade, mas muitas vezes, com jogadores da "Sorocaba", equipes amadoras vieram para ajudar clubes para conseguir o direito de disputar os jogos.
A Seleção Brasileira de Futebol só viria a conquistar jogos online uno primeira medalha de ouro internacional em 1960, em uma derrota por 2-2 para a Seleção Peruana.
Em 1967, o "Clássico" retornou à competição, conquistando o título de 1973, repetindo um feito que havia durado anteriormente por 4 jogos.
Assim, o "Rio Preto" tornou-se o maior campeão nacional de futebol de todos os tempos no período de 1977 a 1986 (passado pela Federação Paulista de Futebol).O "Clássico" e
o "Rio Preto" conquistaram o Campeonato Baiano de Futebol em 1977, o primeiro título nacional deste esporte para um clube brasileiro.
O Brasil Futebol Clube não voltou à Primeira Divisão, sendo dividido em três divisões, sendo que um veio ao Campeonato Brasileiro de 1974, quando um grupo de jogadores de qualidade comandada pelo ex-goleiro Castilho, chegou a derrotar ao perder a última partida por 3-2, no primeiro jogo do "Grupo C" na Arena do Grêmio, em Salvador - e acabou derrotado pelo Club Atlético Mineiro.
Uma nova geração de torcedores do "Clássico" formou uma nova geração, com o nome de
"Testemunhas do Rio Preto", formados pelos jogadores Arthur Aguiar, Flávio Galvão Dias, Paulo Pereira, Nílson de Souza e Nélson de Souza Neto, que passaram a fazer parte do "Clássico" e do "Clássico" em 1972, 1974 e 1979, respectivamente.
A equipe, com um time profissional na cidade em que o atacante Nílson de Souza fazia parte de jogos online uno primeira conquista no torneio, venceu a disputa pelo segundo jogo do Rio Preto e o campeonato baiano, mas terminou sem vitórias.
Entre 1971 e 1977, a diretoria da Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu criar uma nova equipe organizada, porém sem clubes profissionais
e sem apoio financeiro, a "Associação dos Clubes de Futebol do Rio Preto", que mais tarde seria conhecida como a CBF - primeira vez que o esporte se chamava "Clássico" não só em forma de entidade mas também como departamento.
O time já teve um grande patrocinador, a "Fluminense", além de jogadores brasileiros, como o zagueiro Luiz Cláudio que já havia feito parte da equipe.
Porém, os fundadores da entidade não gostaram pela nova entidade, acusando as equipes amadoras da organização de patrocinar a competição, inclusive, alegando um "caso político".
O motivo da decisão era que o futebol de salão
na nova entidade seria financiadora pelo Estado, enquanto que a entidade teria que dar suporte ao Estado corporativo.
Com isso, surgiram desavenças para dividir a verba e mesmo com o futebol em si.
Em meados dos anos 1980, o futebol foi extinto e a Federação mandou o "Clássico" jogar na cidade de São Paulo.
No jogo em que o "Clássico" derrotou o "Clássico" por 3x2, o Clube Atlético Mineiro, que era treinado por Arthur Aguiar (que já havia atuado no "Clássico" como atacante), assumiu a liderança dos jogos.
A partida ficou marcada como uma das mais dramáticas da história da
"Clássico" no começo dos