Mariza, nome artístico de Marisa dos Reis Nunes ComIH (Lourenço Marques, 16 de dezembro de 1973), é uma cantora portuguesa.
Em☀️ menos de doze anos, Mariza passou de um fenómeno local quase escondido, partilhado apenas por um pequeno círculo de admiradores☀️ lisboetas, para uma das mais aplaudidas estrelas do circuito mundial da World Music.
Tem sido presença regular em palcos como o☀️ Carnegie Hall, em Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Lobero Theater, em Santa Bárbara, a☀️ Salle Pleyel, em Paris, a Ópera de Sydney ou o Royal Albert Hall.
O jornal britânico The Guardian considerou-a «uma diva☀️ da música do mundo».
Ao longo de jogos para ganhar dinheiro grátis carreira vendeu mais de um milhão de discos no mundo todo, sendo uma☀️ das recordistas de vendas de discos em Portugal.[1][2]
Infância e juventude [ editar | editar código-fonte ]
Marisa nasceu em Lourenço Marques☀️ (atual Maputo), capital da província ultramarina portuguesa de Moçambique.
É filha de pai português, José Brandão Nunes, e mãe moçambicana, Isabel☀️ Nunes.
Nasceu prematura, de seis meses e meio sem qualquer justificação clínica aparente,[3] e, segundo declarações da cantora à SIC, o☀️ pai considerava-a o bebé mais feio que alguma vez vira.
Segundo ela «ainda tinha as orelhas coladas e os olhos por☀️ abrir» [4] e o próprio pai pensou que não sobreviveria.
Ao colo da mãe,[3] com três anos, chegou ao Aeroporto da☀️ Portela em Lisboa, pela primeira vez em 1977.
Na actual Maputo, o pai trabalhara como gerente de uma empresa Holandesa de☀️ nome Zuid.
[3] Durante o êxodo das famílias portuguesas nas antigas colónias ultramarinas portuguesas, o pai abandonou Moçambique com a família☀️ mais chegada, escolhendo Lisboa para recomeçar uma nova vida.
Instalaram-se em Corroios e mais tarde no n.
º 22 da Travessa dos☀️ Lagares, na Mouraria.
Em 1979 reabriram o restaurante Zalala no bairro típico de Lisboa, Mouraria, berço do fado e frequentado por☀️ inúmeros fadistas de referência, como Fernando Maurício e Artur Batalha bem como Alfredo Marceneiro Jr, filho de Alfredo Marceneiro, que☀️ levou Mariza com 7 anos a cantar pela primeira vez num ambiente profissional na Casa de Fado Adega Machado.
Zalala, hoje☀️ fechado, o restaurante onde Mariza cresceu, foi assim nomeado em homenagem a uma praia moçambicana.[3]
Foi o pai que determinou o☀️ gosto da cantora pelo fado.
Segundo ela, o pai estava «sempre a ouvir fado e, na hora das refeições, nunca se☀️ via televisão; ouviam-se discos, sempre de fado.
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» [4]Fernando Farinha, Fernando Maurício, Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, entre muitos outros, eram☀️ os predilectos de José Nunes, e foram os que mais influenciaram a forma de cantar de Mariza.
Com cinco anos de☀️ idade, recebeu o seu primeiro xaile, e começou então a moldar a voz que a tornou famosa.
Sobre o estabelecimento onde☀️ aprendeu a cantar o fado e onde atuou pela primeira vez aos cinco anos, já envergando um xaile negro, Mariza☀️ referiu:
" Foi aqui que toda a história começou.
Se calhar é aqui que vai acabar.
Tudo pode acabar de repente, tal como☀️ começou, e eu volto à minha Mouraria e à taberninha dos meus pais para servir dobradinhas e copos de vinho☀️ que não me chateia nada! [ 3 ] "
Ali cruzou-se «com tantos fadistas que as suas caras já se esfumam☀️ na memória».
[3] O restaurante permanece fechado há vários anos mas ainda conserva na porta a placa com o seu nome☀️ e uma legenda que diz «O cantinho do artista».
Apenas na adolescência começou a ser levada a sério como cantora, mas☀️ os pais admitiram em várias entrevistas saberem que a filha tinha um «dom».
O primeiro fado que interpretou no Zalala foi☀️ Os Putos, de Carlos do Carmo, que o seu pai lhe ensinou fazendo desenhos em toalhetes de papel.
[3] Ainda a☀️ menina não sabia ler, e era a forma de decorar os fados preferidos pelo pai, assim como Ó Ai Ó☀️ Linda e Menina das Tranças Pretas.
O recreio da escola primária da Mouraria era um palco para a menina de seis☀️ anos.
Em entrevista ao Correio da Manhã, a antiga auxiliar de educação da escola, Dª.
Fernanda, referiu que a jovem fazia uma☀️ roda com as colegas e depois ia para o meio delas onde cantava, com as professoras de vigia nos vestíbulos☀️ ou atrás das janelas, para que não se sentisse constrangida.[3]
Outro dos seus hobbies era o sapateado, praticado à porta de☀️ casa com caricas de Coca-Cola coladas nos sapatos.
Cantava em casa e, a cumprir o papel de microfone, utilizava latas de☀️ laca e desodorizantes.
[4] «Era a minha imitação do Fred Astaire!»,[3] declarou posteriormente.
Já na adolescência, Mariza passa a frequentar a Escola☀️ Secundária Gil Vicente.
Era hábito seu fugir de casa para ir ouvir as noites de fado para o Grupo Desportivo da☀️ Mouraria, onde permanecia à porta, já que não lhe permitiam a entrada.
Até se assumir como fadista cantou diversos géneros musicais☀️ como, pop, gospel, soul, jazz e ainda música ligeira, acompanhando o artista/cantor Luís Filipe Reis.
Na época, não caía bem entre☀️ os amigos dizer que um dos seus hobbies era cantar fado.
Formou com alguns amigos uma banda de covers de nome☀️ Vinyl, e costumavam cantar no bar Xafarix, em Lisboa.
Mais tarde formou os Funkytown.
A música brasileira era uma atração para Mariza☀️ que viveu durante cinco meses no Brasil, no ano de 1996.
Foi numa das mais típicas casas de fados de Lisboa,☀️ o Sr.
Vinho, propriedade de Maria da Fé e de José Luís Gordo, situada na Lapa, que Mariza começou a cantar☀️ mais profissionalmente.
«Maria da Fé foi praticamente a professora dela aqui», segundo José Luís Gordo,[3] que chegou a escrever dois fados☀️ para a intérprete.
A primeira música que cantou em público foi Povo que lavas no rio.
Cantou também no Café Café, propriedade☀️ de Herman José.
Primeiro disco e internacionalização [ editar | editar código-fonte ]
Em 1998 actua, a convite da Caixa Económica Luso-Belga,☀️ em Bruxelas e Amesterdão.
Em 1999 é convidada por Filipe La Féria para a lista de cantores que homenagearam Amália Rodrigues☀️ num espectáculo no Coliseu de Lisboa (e depois no Coliseu do Porto), transmitido em directo pela TVI.
Entre as músicas que☀️ cantou estava Oiça lá ó Sr.
Vinho e Estranha Forma de Vida.
O disco de estreia era para ser apenas uma edição☀️ privada, feita por insistência de João Pedro Ruela,[3] mas acabou por ser editado em 32 países.
[5] Não conseguiu contrato de☀️ nenhuma editora discográfica portuguesa.
No entanto, uma editora holandesa, a World Connection, decidiu apostar na fadista editando o seu primeiro disco☀️ em vários países.
2001 foi o ano em que Mariza editou o seu primeiro álbum, Fado em Mim, primeiro em Portugal☀️ e depois em 32 países.
Entre as principais faixas do disco encontram-se Chuva, Ó Gente da Minha Terra e Oiça lá☀️ ó senhor vinho.
O disco é uma espécie de tributo a Amália Rodrigues, já que muitas das músicas eram do seu☀️ repertório.
Uma das músicas que conseguiu melhor repercussão foi Chuva.
Barco Negro surge também numa versão bastante diferente da original, ritmada pela☀️ percussão de João Pedro Ruela.
Loucura, uma das mais emblemáticas músicas do seu repertório, iniciou não só este disco como dois☀️ dos seus principais concertos: o concerto em Lisboa, nos jardins da Torre de Belém, do qual se originou um álbum☀️ que recebeu uma nomeação para um Grammy Latino, e o concerto no Pavilhão Atlântico com convidados especiais, a 8 de☀️ Novembro de 2007, dado simultaneamente à festa de entrega dos Grammys para os quais estava nomeada.
Com este CD surgiram as☀️ primeiras turnés no estrangeiro e os primeiros prémios e nomeações.
O primeiro prémio que recebe foi atribuído, em 2001, ao álbum☀️ Fado em Mim pela crítica alemã - Deutsche Schallplatten Kritik, com Mariza.
Já na jogos para ganhar dinheiro grátis primeira digressão pelo estrangeiro, Mariza pisa☀️ palcos como o New Jersey Performing Arts Center e o Hollywood Bowl.
Deu os primeiros concertos fora de Portugal através de☀️ convites de vários teatros e salas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, entre a plateia de um espectáculo estava a esposa do☀️ secretário de estado do país, Colin Powell, que se fazia acompanhar pela esposa de um senador.
Apresentou o seu disco no☀️ Central Park de Nova Iorque e no Hollywood Bowl de Los Angeles, mas numa entrevista referiu ter gostado mais do☀️ espetáculo que deu no grande auditório do New Jersey Performing Arts Center, por ser um espaço mais pequeno e intimista.
O☀️ CD vendeu muito bem em Portugal, liderando os tops portugueses, tal como todos os restantes álbuns da fadista viriam a☀️ liderar (tendo em 2007 conseguido a proeza de ter 3 álbuns seus simultaneamente no top dos 15 mais vendidos de☀️ Portugal).
Nos Países Baixos também obteve sucesso comercial, assim como no Reino Unido e na Finlândia.
Nos Estados Unidos o álbum chegou☀️ a atingir o sexto lugar dos mais vendidos na área de world music.[6]
No Mundial de Futebol de 2002, interpretou o☀️ hino nacional português antes do início do jogo entre a Coreia do Sul, que jogava em casa, contra a seleção☀️ de Portugal.
Faz uma digressão pelo mundo, passando pela Tailândia, Itália, Holanda, Estados Unidos ou Espanha.
[7] A convite da entidade reguladora☀️ do espectáculo, participou no Festival Womad 2002 (organização da Real World de Peter Gabriel), em Reading, no Reino Unido.
O seu☀️ concerto no festival de world music foi gravado e lançado numa edição limitada para coleccionadores, Live at WOMAD 2002.
Entre as☀️ faixas, as que mais se denotam são Primavera e uma imponente interpretação de Estranha forma de vida.
Em 2002, no decorrer☀️ da promoção deste disco participou pela primeira vez no programa da BBC, Later with Jools Holland, noutro programa de televisão☀️ francês e foi capa da revista Folk Roots.
Depois retornou a Portugal onde atuou para sala cheia, no Rivoli, a 27☀️ de Setembro, e no Grande Auditório do CCB, a 1 de Outubro, duas das grandes salas portuguesas de espetáculos.
Sobre esses☀️ dois espetáculos e em resposta à pergunta feita por vários jornalistas de várias publicações, Mariza fez uma declaração que ficou☀️ famosa e se tornou um emblema da comunicação social sempre que regressa das turnés do estrangeiro a Portugal:
" .
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isto é☀️ como voltar a casa para receber a bênção dos pais.[ 6 ] "
De regresso a Londres a 24 de Novembro,☀️ esgotou com dois meses de antecedência o Purcell Room do The Royal Festival Hall, onde actuou no âmbito do Festival☀️ Atlantic Waves.[8]
Um ano depois de Fado em Mim edita Fado Curvo, que repete o sucesso do anterior obtendo a quadrupla☀️ platina novamente.
O tema principal desta produção de Carlos Maria Trindade foi Cavaleiro Monge.
Porém, a música que mais se destaca é☀️ Primavera, poema sublime da autoria do escritor e poeta lisboeta David Mourão-Ferreira, e proveniente do repertório amaliano.
Tornou-se uma das grandes☀️ paixões de Mariza, algo que refere cada vez que o canta ao vivo, e antes deste disco ser gravado, já☀️ fazia parte do repertório dos espetáculos da intérprete.
A 8 de Novembro de 2007, no concerto no Pavilhão Atlântico, a intérprete☀️ foi aplaudida de pé durante seis minutos consecutivos no final da interpretação de Primavera.
Sobre a música Mariza referiu numa entrevista:
A☀️ par desta, destacam-se outras músicas, entre elas, uma homónima do disco, Fado Curvo, da autoria de Carlos Maria Trindade, música☀️ esta que estreita a relação do fado com a dança, devido ao seu teor alegre e mais contemporâneo.
Segundo a intérprete,☀️ este fado relaciona-se com a jogos para ganhar dinheiro grátis vida pessoal e com a vida de qualquer ser-humano, já que esta nunca é☀️ linear.
No álbum interpreta Caravelas, baseado num poema de Florbela Espanca, da qual também já havia gravado um fado no CD☀️ anterior, e logo a seguir canta um poema de Gil do Carmo, um registo mais leve e contemporâneo, que se☀️ refere à cidade de Lisboa e ao Tejo.
É igualmente a música mais curta do disco, com 1:59 min.
Anéis do meu☀️ cabelo é outro dos temas do álbum, com base num poema de António Botto que parece ter sido feito à☀️ medida da imagem da intérprete.
O álbum inclui um fado de Coimbra, da autoria de Zeca Afonso.
Mariza, pelo que ela própria☀️ conta em entrevista ao Público com Miguel Francisco Cadete, interrogou-se com a interpretação deste fado, pelo seu significado político e☀️ pelo simples facto de que não é costume as mulheres cantarem fados de Coimbra:
Mariza, foto de José Goulão
Com a cantora☀️ brasileira Roberta Sá em 2012.
" Resisti muito a cantar esse tema.
Em primeiro lugar porque as mulheres não cantam fado de☀️ Coimbra.
Em segundo porque era uma letra de Zeca Afonso e as suas letras têm sempre outros sentidos.
Ou seja, é muito☀️ difícil cantar fado de Coimbra, porque tão depressa se está nos graves como em notas muito altas.
[.
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] A letra tem☀️ uma carga política tremenda, mas não sei se as pessoas vão olhar para isso.
Soube há pouco a história desse tema,☀️ contada pelo próprio Zeca Afonso.
Ele tinha ido em viagem ao Porto, a meio dos anos 1970, e viu um homem☀️ a urinar para dentro de uma lata.
Aquilo perturbou-o muito e chamou-lhe a atenção para o bairro onde decorria a cena:☀️ um bairro muito pobre e cinzento.[ 9 ] "
A música ser-lhe-ia útil a partir de 2005, aquando da jogos para ganhar dinheiro grátis nomeação☀️ como Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, e esta era uma forma cantada de transmitir uma mensagem ao público.
Melhor Artista☀️ da Europa de World Music [ editar | editar código-fonte ]
Disco que mistura um pouco de diversos estilos e que☀️ abriga uma visão mais madura do fado e uma tentativa de exploração e inovação da parte dos produtores, letristas e☀️ da própria intérprete, Fado Curvo é considerado o «CD da semana» pela BBC Radio, em 2003.
Também em 2003 recebe um☀️ dos mais prestigiados e importantes prémios da jogos para ganhar dinheiro grátis carreira: uma nomeação da BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista☀️ da Europa de World Music.
Vence o galardão europeu e, em 2006, volta a ser nomeada na mesma categoria.
Recebe também novamente☀️ pelo novo álbum, o prémio atribuído pela Deutsche Schallplatten Kritik, a crítica alemã, vencendo de seguida o prémio de «Personalidade☀️ do Ano» pela AIEP.
Já em 2004 recebe a Medalha de Mérito Turístico (grau ouro) da Secretaria de Estado do Turismo☀️ e o prémio European Border Breakers Award no MIDEM, em Cannes.
Os leitores da revista Lux, na sequência da atribuição destes☀️ prémios a Mariza, elegem-na como «Personalidade do Ano» na área da Música.
Neste mesmo ano, a convite de autoridades e embaixadas☀️ egípcias, apresentou-se como convidada de honra no X Cairo International Song Festival 2004.
Quando chegou ao aeroporto e ao evento, as☀️ individualidades que a esperavam, espantaram-se por não estar acompanhada por nenhum comité da embaixada portuguesa ou por personalidades do governo☀️ de Portugal.
Na Sérvia, quando esta ainda se encontrava unida ao Montenegro, esgotou um espetáculo e aqueles que não conseguiram bilhetes☀️ concentraram-se no exterior do edifício, até lhes abrirem a porta à assistência do espetáculo.
O primeiro DVD [ editar | editar☀️ código-fonte ]
Um dia antes de receber o galardão da BBC Radio das mãos de Michael Nyman, Mariza deu um concerto☀️ em Londres, que registou um dos momentos altos da jogos para ganhar dinheiro grátis carreira e do qual saiu o DVD Mariza Live in☀️ London.
Foi o seu primeiro DVD, editado a 28 de Junho de 2004, tendo sido gravado e editado em parceria com☀️ a BBC, com realização de Janet Fraser Crook e produção de Alison Howe.
Neste ano de 2004, canta em dueto com☀️ Sting, no disco Unity gravado por ocasião dos Jogos Olímpicos.
Concerto no Rock in Rio Lisboa [ editar | editar código-fonte☀️ ]
Mariza no Rock in Rio, Lisboa
Em 2004 é convidada a representar o fado e as raízes lusas no Palco Raízes☀️ de um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio.
Neste ano, o festival realizou-se na Bela Vista,☀️ em Lisboa, e Mariza foi uma das convidadas portuguesas para o espetáculo, que reuniu numa tarde de Primavera, 6 de☀️ Junho, mais de oito mil pessoas na assistência.[10][11]
Tem também uma pequena participação no Palco Mundo, durante o concerto de Daniela☀️ Mercury, que a convidou para interpretar consigo dois temas bem conhecidos do público lusófono: Fascinação e Garota de Ipanema.
Mariza apareceu☀️ em palco com um blazer preto e uma saia esvoaçante preta com rosas estampadas, e ambas cantaram uma união entre☀️ culturas, nomeadamente, Portugal e Brasil.
O terceiro disco [ editar | editar código-fonte ]
Mariza envia em 2004 um convite a Jacques☀️ Morelenbaum, conceituado produtor brasileiro, que há mais década trabalha com Caetano Veloso na produção dos seus discos, incluindo Fina Estampa.
[12]☀️ para trabalhar no seu novo disco.
O convite foi aceite e resultou no disco Transparente, um disco que homenageia a sua☀️ avó africana, e que mistura novas sonoridades ao fado, entre uma busca pelas raízes moçambicanas de Mariza, uma sonoridade jazzística☀️ nova-iorquina, uma exploração dos cantares Minho e do nordeste brasileiro e uma interpelação da música clássica, que marcou o fado☀️ contemporâneo.
" Eu sinto que há uma coincidência entre a minha vida e o fado.
Mestiçagem tem um grande significado para mim☀️ [ 13 ] "
Na edição do álbum em Espanha, Mariza interpreta a música juntamente com José Maria Merced, desta vez,☀️ em castelhano.
Meu Fado Meu, outro dos temas de Mariza, foi também interpretado para, esta edição, em castelhano.
Apresenta o disco, pela☀️ primeira vez, ao vivo, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
Em 2005 é nomeada Embaixadora de Boa Vontade da UNICEF☀️ e, logo em seguida, é nomeada Embaixadora de Hans Christian Andersen em Portugal, pelo embaixador da Dinamarca no país, a☀️ propósito das comemorações do bicentenário do escritor.
Mariza e Ivan Lins, foto de José Goulão
Prémio Fundação Amália Rodrigues Internacional
Entretanto, em 2005,☀️ a Fundação Amália Rodrigues atribui-lhe o prémio da fundação, como intérprete que mais contribui para a divulgação da música portuguesa☀️ no estrangeiro.
Em 2006, ainda no procedimento da digressão obtém um dos seus principais prémios: é nomeada para um Globo de☀️ Ouro, na categoria de Melhor intérprete, e vence o galardão, que representa o principal galardão da música em Portugal.
Tornou-se Comendadora☀️ da Ordem do Infante D.
Henrique, pelas mãos do presidente da república de então, Jorge Sampaio, a 30 de Janeiro desse☀️ ano.
Nova digressão e Live 8 [ editar | editar código-fonte ]
Todo este «virar de página» emergiu também no mundo através☀️ de uma larga digressão que passou por algumas das maiores salas de espetáculos do mundo.
Atuou no Olympia com a presença☀️ do seu pai que sonhava vê-la atuar nesse emblemático auditório.
Numa entrevista, a mãe chegou a referir que pensou «que a☀️ Mariza não conseguia encher o Olympia.
Pensava que iríamos passar uma vergonha.
»[3] Todavia, os bilhetes esgotaram-se e a sala parisiense encheu-se☀️ para ouvir um concerto de fado.
Seguiram-se a Ópera de Frankfurt, o Royal Festival Hall de Londres, Skopje Universal Hall, na☀️ Macedónia do Norte, o Le Carré de Amesterdão, o Palau de la Música de Barcelona e uma nova «grande conquista»☀️ para a música tradicional portuguesa, a 7 de Outubro de 2005, com um concerto no grande auditório do mítico Carnegie☀️ Hall, em Nova Iorque, que também lotou.
Em 2005 é convidada a integrar os concertos do Live 8, em Cornwall, contra☀️ a pobreza no mundo e em prol da paz mundial, que reúne todos os anos os mais célebres artistas internacionais.
Apresenta-se☀️ no palco numa tarde de Sábado, a 2 de Julho, com o mesmo vestido que usaria durante o concerto nos☀️ jardins da Torre de Belém, em Lisboa.
[14] Foi a primeira portuguesa a participar nos concertos do Live 8.
Concerto na Ópera☀️ de Sydney
Mas foi outro o concerto que mais sobressaiu nesta nova digressão mundial.
Em 2006, durante duas noites seguidas, a Ópera☀️ de Sydney encontra-se lotada para assistir ao concerto de Mariza.
A jogos para ganhar dinheiro grátis primeira vez neste palco mundialmente célebre, reúne também a☀️ nomeação para um prémio, os Helpmann Awards, na categoria de Best International Contemporary Concert, na Austrália.[15]
Esta digressão foi acompanhada pelo☀️ próprio Jacques Morelenbaum na condução da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, e com vários convidados especiais como Carlos do Carmo, Rui☀️ Veloso ou Tito Paris.
Concerto em Lisboa [ editar | editar código-fonte ]
Após a gravação de Transparente, a artista iniciou uma☀️ longa digressão pelo mundo,[16] incluindo por Portugal, juntamente com Jacques Morelenbaum e com a companhia da Orquestra Sinfonietta de Lisboa,☀️ uma das melhores e mais prestigiadas da Europa.
Na noite de 6 de Setembro de 2005, durante a mesma digressão, oferece☀️ nos jardins da Torre de Belém, em Lisboa, um espectáculo ao qual acorreram mais de 25 000 pessoas para assistir.[16]
O☀️ concerto foi gravado, e dele resultaram um álbum e um DVD, homónimos.
O CD Concerto em Lisboa foi editado em 6☀️ de Novembro de 2006.[16]
O álbum teve duas edições, uma delas especial e limitada, com 18 faixas.
O DVD incluía uma gravação☀️ produzida pela BBC da actuação da fadista numa casa de fados do Bairro Alto, a Tasca do Chico, e imagens☀️ e making of do concerto.[16]
A este concerto, seguiram-se, em Novembro do mesmo ano, duas actuações no Coliseu de Lisboa e☀️ no Coliseu do Porto.[16]
Em Janeiro começa a rodagem do filme de Carlos Saura, Fados, no qual Mariza é a protagonista.
Nomeação☀️ para o Grammy Latino [ editar | editar código-fonte ]
O concerto em Lisboa foi considerado um espectáculo de excepção pela☀️ imprensa, mas também por várias organizações.
Já em 2007, com o álbum e o DVD editados, entre cerca de 5000 gravações☀️ enviadas para a organização, Concerto em Lisboa, o álbum, é um dos quatro nomeados para o Grammy Latino na categoria☀️ de Folk Music.
Mariza tornara-se a primeira portuguesa nomeada para os Grammy latinos.
Foi um momento importante no seu percurso no fado.
[17]☀️ A jogos para ganhar dinheiro grátis nomeação causou o corrupio da imprensa nacional em torno de si.
No entanto, Mariza referiu sempre que não acreditava☀️ que fosse ganhar o gramofone, mas que esta já era uma vitória para Portugal e que abriu as portas para☀️ que outros artistas portugueses possam ser nomeados.
Uma das suas respostas em relação ao Grammy foi:
" Já tenho dito em entrevistas,☀️ que não sei se sou suficientemente latina.
.
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"
Música com Sal [ editar | editar código-fonte ]
Mariza, foto de José Goulão
Antes☀️ do anúncio do vencedor do prémio, a 6 de Julho deste mesmo ano,[18] Mariza (durante a segunda fase da realização☀️ da reportagem em Primeira Pessoa, para a SIC, conduzida por Conceição Lino) encontrava-se em Aveiro, onde à noite, pelas 21h:30min☀️ daria um espectáculo juntamente com o ministro da cultura do Brasil, Gilberto Gil.
[18] O palco foi o Estádio Municipal de☀️ Aveiro, que pela primeira vez recebeu um concerto nas suas instalações.
Segundo o JN,[18] a ideia deste espectáculo começou a esboçar-se☀️ em Dezembro de 2006, quando Gilberto Gil visitou a Universidade de Aveiro para receber o doutoramento Honoris Causa.
Nessa altura, surgiu☀️ a oportunidade de levar Gilberto ao Estádio Municipal, e a possibilidade manteve-se em aberto.
Da possibilidade de actuação, surgiu também a☀️ parceria com um artista português, e a escolha caiu sobre Mariza.
Assim, juntaram-se no mesmo palco um ícone da música portuguesa☀️ e outro da música brasileira e criaram uma iniciativa que tinha como propósito comemorar a lusofonia à qual deram o☀️ nome de Música com Sal.[19]
Assim, o programado no alinhamento, foi a subida de Mariza ao palco e interpretação de alguns☀️ fados, até a fadista dar lugar a Gilberto Gil, e depois subia ao palco novamente e cantavam ambos em parceria.
Jacques☀️ Morelenbaum esteve presente em palco, na condução da Orquestra Filarmonia das Beiras.
Entre o repertório do espectáculo estiveram uma estrondosa interpretação☀️ de Primavera,[18] uma entoação em parceria com Gilberto Gil de Transparente, e a cumprir um dever que lhe foi incumbido☀️ pela UNICEF, canta também com o ministro brasileiro e um dos nomes maiores e mais radiantes da MPB, A Paz.
Mariza☀️ entoou também Fascinação e outros de sempre, assim como o hit maior de todo o seu percurso Ó gente da☀️ minha terra, Há uma música do povo e Chuva.
[18] Gilberto Gil cantou Aquele Abraço, A Novidade e Beira Mar.
No entanto,☀️ o espectáculo em si, ficou aquém das expectativas, já que eram esperadas oito mil pessoas, e apareceu um pouco mais☀️ da metade.
Mas chegou para fazer as honras da casa, já que Mariza, impressionada com a reacção do público, prometeu gravar☀️ ali em Aveiro um DVD, ao vivo, algo recebido com uma ovação.
Na assistência do espectáculo, estiveram os seus pais, que☀️ também foram entrevistados por Conceição Lino.
Como media partners, teve a SIC, que promoveu o concerto com vários anúncios televisivos, o☀️ Jornal de Notícias, o Rádio Clube Português e o Jornal de Aveiro.
Em suma, foi um dos concertos mais expectantes da☀️ jogos para ganhar dinheiro grátis carreira.
Late Show With David Letterman [ editar | editar código-fonte ]
Em Outubro, Mariza encontrava-se nos Estados Unidos, na decorrência☀️ de uma turné pelo país de 13 concertos que incluía duas das mais ilustres salas de espectáculos do mundo.
A 10☀️ de Outubro o programa da RTP1, Portugal no Coração, fazia uma homenagem a Herman José e contava com a intervenção☀️ de vários convidados amigos do humorísta.
Mariza encontrava-se em Nova Iorque, mas homenageou Herman através de uma chamada telefónica que o☀️ surpreendeu.
Mariza não poupou elogios ao seu amigo e aproveitou para convidá-lo a juntar-se a ela em Nova Iorque.
Aproveitou a ocasião,☀️ para dizer que à noite iria estar num programa de televisão da CBS e, no outro dia, actuaria no Carnegie☀️ Hall.
Esse programa era nem mais, nem menos que o Late Show With David Letterman,[20] um dos mais célebres talk-shows norte-americanos,☀️ com uma audiência média entre 18 e 20 milhões de espetadores.
David Letterman é também um dos mais famosos e influentes☀️ apresentadores de televisão dos Estados Unidos, e o seu programa estava no ar há 25 anos.
Mariza cantou para cerca de☀️ 25 milhões de espetadores Ó gente da minha terra no programa.
No fim da estridente actuação, a fadista recebeu uma enorme☀️ ovação do público e a dirigir-se a si para a cumprimentar Letterman foi exclamando «Oh, my Goodness!», «Beautifull, incredible!».
Foi a☀️ primeira portuguesa convidada para o programa.
Segundo declarações da cantora numa entrevista sobre o assunto ao Correio da Manhã, a fadista☀️ referiu que no dia seguinte ao programa, foi várias vezes abordada nas ruas de Nova Iorque para a congratularem pela☀️ actuação.
[21] O vídeo da actuação foi um dos vídeos mais vistos do Youtube, na semana em que foi posto em☀️ circulação na net.
Entre os mais de 25 milhões de espetadores, Warren Beatty ligou para o número pessoal de Frank Gehry,☀️ para que este lhe fornecesse o contacto de Mariza, o que levou o jornalista Miguel Azevedo, numa reportagem no Correio☀️ da Manhã, a apelidá-lo de «nome de peso» na lista de «fãs ilustres» da fadista.[21]
No dia seguinte, cantou, já pela☀️ segunda vez, para auditório esgotado no Carnegie Hall.
Algumas imagens do concerto foram gravadas e incluíram uma reportagem da SIC, na☀️ qual Mariza surgia a cantar Recusa perante o público nova-iorquino.
Interpretou os habituais temas como Louura, Maria Lisboa, Barco Negro e☀️ deixou o palco por minutos, para dar lugar a uma guitarrada, as Variações de Armandinho.
A fadista não se fez rogada☀️ e experimentou a particularmente boa acústica do auditório.
Desceu à plateia com os guitarristas, que apoiaram um pé numa caixa de☀️ madeira posta no chão, de forma a segurar as guitarras, e cantou sem microfone para o público.
Depois empenhou-se em dar☀️ um «quê» de fado a Summertime, a interpretação que se seguiu, em inglês, e do original de Nat King Cole,☀️ cantou à capella Smile.
No final, e para a metade de portugueses que preenchia os lugares da sala, interpretou Ó gente☀️ da minha terra.[22]
Parceria com Frank Gehry [ editar | editar código-fonte ]
Foi um dos concertos mais aguardados de 2007, assim☀️ como um expectante concerto que no Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, depois de passar também pelo Lobero Theatre☀️ em Santa Barbara, não fosse o arquitecto Frank Gehry a desenhar o palco onde a intérprete actuou.
A proposta veio de☀️ Gehry, e seria a primeira vez que este trabalharia em parceria com uma artista musical.
Idealizou uma taberna portuguesa, mais acolhedora☀️ e intimista, que o fizesse recordar Lisboa e o seu ambiente bairrista.
Nos seus planos estava também o desenho dos vestidos☀️ que Mariza usaria, mas acabou por delegar a escolha à própria, que elegeu o habitual João Rôlo, para um vestido☀️ negro, e um estridente vestido prateado de traços futuristas, por Fátima Lopes, que completava as linhas contemporâneas da taberna e☀️ do auditório.
Novamente, a sala esgotou para receber Mariza a 28 de Outubro, na conclusão da jogos para ganhar dinheiro grátis digressão nos Estados Unidos.
Depois☀️ de uma passagem pelo México, onde esteve pela primeira vez, regressou a Portugal para um dos concertos mais aguardados em☀️ Lisboa, esgotado havia cerca de um mês.
Concerto no Pavilhão Atlântico [ editar | editar código-fonte ]
Mariza no concerto no Pavilhão☀️ Atlântico, foto de José Goulão.
Mariza chegou a Portugal, vinda do México, e recebeu a notícia de que os bilhetes para☀️ o seu concerto em Lisboa estavam esgotados há um mês.
De facto, a decorrência simultânea dos Grammys para os quais estava☀️ nomeada ao concerto foi um grande chamariz para o público.
Contudo, nem a própria imprensa esperava que o Pavilhão Atlântico, nas☀️ suas possibilidades máximas com lugares sentados (12 500), fosse lotar para receber um concerto de fado.
[23] Um dos objectivos do☀️ espectáculo era assumir um dos compromissos estabelecidos com a UNICEF, que nomeou Mariza, em 2005, como Embaixadora da Boa Vontade.
Parte☀️ das receitas da bilheteira do Pavilhão Atlântico reverteram então, a favor da UNICEF.[23]
Durante todo o dia 8 de Novembro, Mariza☀️ esteve a preparar, junto dos seus convidados, aquele espectáculo, o qual a própria denominou «Festa da Lusofonia».
Entre os convidados estavam☀️ incluídos Rui Veloso, a Sinfonietta de Lisboa, Filipe Mukenga, Carlos do Carmo, Ivan Lins e o cabo-verdiano Tito Paris, da☀️ mesma editora de Mariza, a World Connection.
Entre o repertório, estavam alguns dos temas mais famosos da lusofonia.
Na zona do Pavilhão☀️ Atlântico, todas as entradas de rotundas estavam congestionadas, o trânsito acumulava filas em todas as faixas, os próprios estacionamentos encontravam-se☀️ lotados.
Às portas do Pavilhão alargavam-se as filas para entrar no recinto.
No entanto, a maioria do público conseguiu chegar a tempo☀️ do início.
O espectáculo foi marcado para as 22h:00min e começou somente com um atraso de cinco minutos.
Entrou a Orquestra Sinfonietta☀️ de Lisboa em primeiro lugar, desta feita conduzida por Vasco Pearce de Azevedo.
Testaram os instrumentos de cordas, e de seguida☀️ entrou o combi de guitarristas, Vasco Sousa, António Neto e Luís Guerreiro, e os percussionistas, João Pedro Ruela e Viky.
E,☀️ ao invés de começar no palco, como seria de esperar, começou num grande ecrã sobre este, com umas cenas do☀️ filme Fados, de Carlos Saura, nomeadamente, a interpretação de Meu fado meu, juntamente com Miguel Poveda; ele em castelhano, ela☀️ em português, com a companhia de dois bailarinos.
[24][25] Por fim, sim, entrou Mariza batendo palmas ao público, e como habitualmente,☀️ vestida por João Rôlo.
O vestido era negro, justo, e parecia abrir uma clarabóia perto da coxa, onde se percebia um☀️ folho.
O traje foi completado com um bolero negro e vários colares de voltas a lembrar as origens africanas, que naquela☀️ noite seriam igualmente recordadas.
Alinhamento do concerto Loucura Mariza Há uma música do povo Mariza Chuva Mariza Barco Negro Mariza Duas☀️ lágrimas de orvalho Mariza e Carlos do Carmo Canoas do Tejo Carlos do Carmo Lisboa Menina e Moça Carlos do☀️ Carmo Cavaleiro Monge Mariza Combi Combi Filipe Mukenga O mal que eles nos fazem Filipe Mukenga Dilombe (?) Filipe Mukenga☀️ Sodade Tito Paris, Mariza, Filipe Mukenga Dança ma mi criola Tito Paris Verdianinha Tito Paris Madalena Ivan Lins Quando ela☀️ passa por mim Ivan Lins Garota de Ipanema Ivan Lins Lembra de mim? Ivan Lins Fado do sonho Ivan Lins☀️ Começar de novo Ivan Lins e Mariza Transparente Mariza e Rui Veloso Jura Rui Veloso Não queiras saber de mim☀️ Rui Veloso e Mariza Feira de Castro Mariza Oiça lá ó Sr.
Vinho Mariza Primavera Mariza Meu fado meu Mariza Ó☀️ gente da minha terra Mariza
Iniciou o alinhamento com Loucura, como começa muitos dos seus espectáculos.
Seguiu-se o «desejo de bom serão»☀️ naquele seu concerto e pouca fala, já que a fadista referiu não ter palavras para descrever o que sentia.
Prosseguiu com☀️ Há uma música do povo e depois Chuva, largamente aplaudida.
Com a participação da secção rítmica, interpretou Barco Negro balançando-se pelo☀️ palco ao som dos tambores.
Eis que a fadista começa a falar acerca das suas referências maiores no fado, apontando que☀️ se fosse falar sobre todas, ficaria ali a noite toda.
Referiu então as três maiores: Fernando Maurício, a «única» Amália Rodrigues☀️ e outro senhor que viria a entrar no palco, a meio da interpretação de Duas lágrimas de orvalho.
Com uma versão☀️ acompanhada pelas guitarras e de forma menos melancólica, chega Carlos do Carmo ao palco, que no final da actuação beijou☀️ Mariza na testa, como se de um pai se tratasse.
Mariza retirou-se do palco, deixando-o entregue ao fadista.[25]
Começou nova música, e☀️ o público entusiasmado começou a bater palmas, paradas logo a seguir, a pedido de Carlos do Carmo.
Interpretou o emblemático Canoas☀️ do Tejo, em conjunto com o público.
Seguidamente surgiu a primeira ovação em pé, da noite.
Em género trocista, Carlos do Carmo☀️ virou-se para Mariza e disse-lhe: «Oh miúda, não me disseste que tinhas a claque preparada!» Seguiu-se Lisboa menina e moça,☀️ também cantado com o público.
Chegou Mariza ainda no meio da música e ambos dançaram juntos a canção.
Mariza atirou depois uma☀️ frase, em ironia, aos puristas que tanto criticaram o filme Fados, de Carlos Saura:
" Viram?! Quem é que diz que☀️ o fado não pode ser dançado? É claro que pode ser dançado.
.
.
"
Antes da fadista cantar Cavaleiro monge dedicou-a a☀️ um amigo que se encontrava na plateia.
Depois subiu ao palco Filipe Mukenga, cantando O mal que eles nos fazem e☀️ Dilombe.
Subiram Mariza e Tito Paris de uma só vez, e, em conjunto com Mukenga, cantaram a mítica morna de Cesária☀️ Évora, Sodade.[25]
Saíram, novamente Mariza, sempre ajudada pelos assistentes devido aos sapatos de salto, e Mukenga, para dar lugar a uma☀️ animada Dança mami criola de Tito Paris.
Verdianinha foi o tema que se lhe seguiu.
Depois de Tito, subiu ao palco o☀️ convidado brasileiro, sem antes uma apresentação de Mariza, que começou por cantar a jogos para ganhar dinheiro grátis música mais célebre, Madalena.
Surgiu então o☀️ terceiro mais esperado da noite, Ivan Lins, que se sentou em frente a um órgão e se atrapalhou um pouco☀️ com a tecnologia de som, lançando algumas piadas sobre o assunto.Cantou Madalena.
Depois seguiram-se novos problemas de som, que tiveram de☀️ ser resolvidos por um técnico da assistência, devido à «inexperiência tecnológica» de Ivan.
.
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Seguiu-se o tema Quando ela passa por☀️ mim, depois Garota de Ipanema, a emblemática bossa-nova, e a segui-la, Lembra de mim?.
Com Carlos do Carmo de novo em☀️ palco, começaram a Cantar Fado do sonho, da autoria de Ivan.
Chegou finalmente Mariza para interpretar com Ivan Começar de novo.
Saiu☀️ Ivan e chegou, apoiado em muletas, Rui Veloso, para cantar e tocar com Mariza, Transparente.
[25] Mariza sai novamente e Rui☀️ Veloso começa a cantar Jura.
[25] Mariza surgiu de novo para cantar uma extasiante versão de Não queiras saber de mim.
[25]☀️ Seguiu-se a saia, também escrita por Rui Veloso, Feira de castro e logo de seguida Oiça lá ó Sr.Vinho.
Segui-se uma☀️ das canções mais esperadas da noite, Primavera, na qual Mariza encheu todo o enorme Pavilhão Atlântico com toda a sua☀️ garra e extensão vocal.
[25] Foi ovacionada de pé durante cerca de seis minutos.
Depois começou a interpretação de Meu fado meu,☀️ original de Paulo de Carvalho.[25]
Despediu-se do público com acenos e saiu e, após uma valente ovação, entrou, como já havia☀️ sido programado, para cantar o seu emblemático hit.
Porém antes disso falou outra vez com o público:
" Sei que há por☀️ aí alguma ansiedade devido a um dito cujo prémio [o grammy].
Pois bem, esse prémio foi para a Colômbia.
.
.
Como vêem,☀️ fiz bem em escolher ficar aqui com a gente da minha terra! Boa noite! [1][2] "
Deixando o anúncio por que☀️ todos esperavam, ou seja, de que não tinha arrecadado o Grammy Latino, prossegue com Ó gente da minha terra.
Interrompeu a☀️ meio, tendo que se voltar para trás, começando a lacrimejar.
Depois desceu ao público, acto repetido várias vezes, e continuou a☀️ cantar acenando a todas a bancadas.
Despediu-se e deu por encerrado o concerto.
Foi um concerto sem dúvida expectante, que reuniu críticas☀️ e elogios, enfim, a atenção de toda a imprensa.
No entanto, esperava-se mais enérgico e uma presença maior de Mariza em☀️ palco.
O concerto foi transmitido em directo pela Antena 1.[20]
Depois de Lisboa, Mariza teve em agenda concertos em Bruxelas e na☀️ Holanda, em Amesterdão, no dia 18, e em Tilburg, a 21 de Novembro.
Entretanto, é em Novembro que estreia em Portugal☀️ o filme de Carlos Saura, Fados, que completou a trilogia iniciada anos antes pelo autor, documentários musicais sobre três grandes☀️ gêneros de música urbana tradicional, que se tornaram ícone do país de origem.
Flamengo, Tango e agora Fados.[26]
Fados, que começou a☀️ ser rodado em Janeiro, surge, ao invés de um filme, como um documentário musical que imortalizou o fado na película☀️ e o tratou com toda a contemporaneidade que merece, aliando-lhe alguns dos mais famosos artistas de world music na sua☀️ interpretação, tornando-o novamente dançável, como era quando surgiu pelos bairros de Lisboa carregado pela voz dos boémios e nas guitarras☀️ apoiadas à perna.
O filme é tido igualmente como um ataque aos puristas e conservadores.[26]
Entre os artistas que participam estão Mariza,☀️ com três aparições em cena, para cantar Tranparente, depois um fado-flamengo dividido com Miguel Poveda, Meu fado meu e mesmo☀️ no final Ó gente da minha terra.
[26] Outra das participações mais aclamadas, a par de Mariza, foi Carlos do Carmo☀️ também com três aparições, uma delas com Chico Buarque.
Participaram também Camané, Lura, Brigada Victor Jara, Argentina Santos e Estranha forma☀️ de vida num falsete de Caetano Veloso.
Teve-se honorifica presença da guitarra de Mário Pacheco, acompanhada em voz por Cuca Roseta,☀️ e outro nome de peso, Lila Downs, a cantar Foi na travessa da palha.
O filme teve ainda outras participações.[26]
Mariza juntou-se☀️ à promoção do filme nos Estados Unidos e em Espanha.
O filme reuniu tanto críticas como elogios, e uma das críticas☀️ apontadas, é o facto de se afastar da concepção natural do fado.
O filme não foi aceite no Festival de Cinema☀️ de Cannes.
Entretanto consegue uma nova proeza, desta feita, ter três discos seus no top 15 de vendas, em Portugal, em☀️ primeiro lugar, Concerto em Lisboa.
Durante 2007 também, uma foto da artista surge ao lado de mais cinco fotos de intérpretes☀️ da música do mundo, na margem superior da página da web da Songlines, em primeiro-plano.
[27] Na mesma barra surge a☀️ fotografia de outro intérprete lusófono, Gilberto Gil, que também em 2007 deu em Aveiro um concerto juntamente com Mariza.
Comemorações dos☀️ 500 anos do Funchal
Depois de regressar da Europa Central, a convite da organização das comemorações dos 500 anos de fundação☀️ da cidade do Funchal, na Madeira, a intérprete agenda para dia 23 de Novembro um concerto no Madeira Tecnopolo.[28][29]
O concerto,☀️ patrocinado pela TMN,[28] teve os seus bilhetes esgotados rapidamente, já que o espectáculo na Madeira há muito que era aguardado.
A☀️ organização tentou que Mariza concedesse a autorização para entrar mais pessoas, além das duas mil previstas, já que a procura☀️ de ingressos era tão vasta.
Mas a comitiva da fadista não o deixou.
Ainda no aeroporto a fadista foi recebida por um☀️ batalhão de jornalistas, mas somente se deixou fotografar, alheando-se de quaisquer declarações.
Todavia, duas horas antes do concerto, concedeu uma conferência☀️ de imprensa onde referiu o agrado por participar no evento.
Mariza em concerto na Torre de Belém, 2008
A acompanhar o concerto,☀️ onde Mariza cantou os habituais temas de Concerto em Lisboa, teve o seu combi de cordas e percussão, e a☀️ Orquestra Clássica da Madeira, conduzida por Rui Massena.
A expectativa maior recaía sobre Ó gente da minha terra.[28]
Participou, já no fim☀️ do mês no concerto de Rui Veloso, no Palácio de Seteais, também já esgotado.
No entanto, devido à falta de infra-estruturas☀️ com condições para acolher os espetadores e protegê-los do frio e da chuva que se faziam sentir, a plateia reduziu-se☀️ a metade, pois muitos abandonaram o recinto.
Em 2007 o seu mediatismo levou os criadores do Contra Informação, da RTP, a☀️ adicionarem o fantoche de Mariza à jogos para ganhar dinheiro grátis já vasta coleção.
A fadista foi também caricaturada no programa dos Gato Fedorento, Diz☀️ que é uma espécie de magazine, onde foi apresentada como a «salvação da pátria».
Ao anúncio de uma pausa de sete☀️ meses para a gravação do novo trabalho, produzido, desta feita, por Javier Limón, seguiu-se o anúncio da edição de uma☀️ caixa de luxo, colocada à venda pela FNAC, em exclusivo e em edição limitada, no princípio de Dezembro, com a☀️ discografia de estúdio da cantora juntamente com os dois DVDs, um livro sobre o fado, e outras opções.
Porém, devido a☀️ problemas de fabrico, essa edição foi posta à venda em Janeiro de 2008.
Participa então na campanha de promoção do Ministério☀️ do Turismo de Portugal, que contou com as figuras mais mediáticas portuguesas no estrangeiro, como José Mourinho, Cristiano Ronaldo ou☀️ Joana Vasconcelos.
É ainda em Janeiro deste ano, que é a primeira convidada do talk-show de José Carlos Malato, Sexta-à-noite, e☀️ foi também a primeira a estrear o palco do programa, onde cantou Ó gente da minha terra.
A 9 de Maio☀️ de 2008, um novo concerto nos jardins da Torre de Belém, serviu para que Mariza apresentasse três dos temas do☀️ seu novo álbum, Terra, a editar no dia 30 de Junho em Portugal.
No mesmo mês foi divulgado a ligação à☀️ gravadora Blue Note Records, a mais importante editora de jazz do mundo.
Terra é o quarto disco de originais de Mariza,☀️ apresentado oficialmente a 16 de Junho de 2008 para a imprensa nacional e estrangeira na Culturgest, com a produção de☀️ Javier Limon.
O disco baseia-se nas várias turnés realizadas por Mariza e é descrito como "orgânico", como "uma viagem".
Inclui alguns fados☀️ clássicos, como Alfama e Rosa Branca, e outros com letra de David Mourão-Ferreira, como Recurso musicado por Mário Pacheco, Florbela☀️ Espanca, Paulo Abreu Lima e outros.
Incluiu não só fados, mas também mornas, duetos (com Tito Paris e Concha Buika) e☀️ parcerias com Rui Veloso, Ivan Lins e Dominic Miller (guitarrista de Sting).
O single é Rosa Branca.
Mariza durante a interpretação do☀️ tema Rosa Branca, no final do concerto promovido pela EDP junto à Torre de Belém.
A apresentação mundial ao público teve☀️ lugar no dia 21 de Junho em Santarém (onde nunca deu um concerto), na Monumental Celestino Graça, um espaço com☀️ lotação para catorze mil pessoas.
Até ao fim de 2008 a fadista tem agendados concertos em 18 países, entre os quais☀️ Espanha, Letónia, Luxemburgo, Reino Unido, Roménia e Bélgica, e inúmeras cidades, entre as quais Huelva, Badajoz, Barcelona, Timisoara, Paris, Amesterdão,☀️ Helsínquia, Sófia, Oslo, Riga e Budapeste, e, em Portugal, Viseu, Coimbra, Lisboa, Ponte de Lima e Pombal.
A digressão levá-la-á, até☀️ ao final do ano, a várias cidades portuguesas, como e Pombal, e a dezoito países, entre outros.
Mariza e o fado☀️ contemporâneo [ editar | editar código-fonte ]
Apesar de reunir algumas críticas dos espetadores mais conservadores, Mariza foi a maior impulsionadora☀️ da nova geração de fadistas que surgiram depois do milénio, e uma das pessoas que mais contribuíram para o reconhecimento☀️ e o valor que fado conseguiu recuperar, tanto em Portugal como no estrangeiro.
A influência de Amália Rodrigues
Mariza é hoje, indubitavelmente,☀️ a fadista mais reconhecida do fado contemporâneo, e reúne pelo menos três das características que Amália teve, e que muito☀️ impulsionaram o seu sucesso: ser proveniente de um bairro típico de Lisboa, ter uma excelente voz e a dramatização das☀️ suas interpretações.
E Mariza conheceu a música de Amália já relativamente tarde, já que o pai só tinha o hábito de☀️ ouvir fadistas masculinos em casa.
Acusada de explorar negativamente o repertório mais célebre de Amália, é inquestionável que Mariza revitalizou essas☀️ canções, colocando de novo o fado na ribalta, algo que não se via ainda na década de noventa.
Para além disso,☀️ colocou o fado no topo da world music, levando-o aos mais ilustres palcos, como a Sala Kongresowa, em Varsóvia, a☀️ Ópera de Sydney e o Carnegie Hall, e colocando-o no top nacional de vendas da Finlândia e Holanda, algo impensável☀️ até à altura.
Mariza faz, cada vez mais, um fado muito autêntico e muito próprio, sendo considerada o expoente do fado☀️ experimental.
Representa, além de tudo, um virar de página no Fado.
Em 2010 lança "Fado Tradicional", quinto álbum da fadista portuguesa.
"Ai, Esta☀️ Pena de Mim", em tempos protagonizada por Amália é interpretado no álbum quase "a cappella".
Além de Amália Rodrigues conta com☀️ fados de Alfredo Marceneiro e textos de Fernando Pessoa, entre outros.
No regresso às raízes, e em jeito de homenagem a☀️ poetas e fadistas que a influenciaram, Mariza recupera vários fados tradicionais - como o Fado Alfacinha, Fado Sérgio ou Fado☀️ Varela.
Em 2014 é lançado o disco "Best Of (Mariza)" que reuniu 17 temas dos cinco álbuns de estúdio, mais dois☀️ novos – o inédito "O Tempo Não Pára" e "É ou Não É?", tema de Alberto Janes popularizado por Amália☀️ - e como bónus a primeira gravação de Mariza em inglês, "Smile" de Charlie Chaplin, gravada com Ivan Lins nas☀️ sessões de "Terra".
Em 2014 lança o disco "Mundo" que alcança a dupla platina em Portugal.
Um disco de viagens, em viagem.
Que☀️ vai do Cabo Verde de "Padoce de Céu Azul" ao flamenco de "Adeus", poema de Cabral de Nascimento musicado pelo☀️ guitarrista Pedro Jóia, passando pelo tango revisitado de "Caprichosa", criado por Carlos Gardel em 1930.
O álbum "Mundo", contou com produção☀️ de Javier Limón, que já produzira o álbum "Terra", e inclui temas de Jorge Fernando, Paulo Abreu Lima, Tiago Machado☀️ e Rui Veloso, entre outros.
É constituído por 14 temas, dois deles do repertório de Amália Rodrigues, "Maldição", de Armando Vieira☀️ Pinto, na melodia do Fado Cravo, de Alfredo Marceneiro, e "Anda sol na minha rua", de David Mourão-Ferreira e José☀️ Fontes Rocha.
A jogos para ganhar dinheiro grátis popularidade não pára de crescer, é considerada a artista favorita dos portugueses, segundo um estudo realizado pela☀️ Marktest Consulting, e uma das mais internacionais de sempre.
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E em 2018 regressa com o seu sétimo disco de estúdio:☀️ "Mariza".
O seu disco homónimo, liderou o TOP Nacional de vendas por nove semanas, manteve-se no TOP Nacional de vendas mais☀️ de 80 semanas, 32 semanas das quais entre os cinco discos mais vendidos em Portugal.
É Platina em Portugal e foi☀️ considerado um dos discos do ano pela conceituada revista britânica "Songlines" e contou com nomeação para os Latin Grammys 2018.[30]
"Quem☀️ Me Dera", o single de apresentação de "Mariza" foi considerada uma das canções do ano, alcançou todos os tops de☀️ rádios e tornou-se no seu vídeo mais visto de sempre no YouTube, com mais de 22 milhões de visualizações.
Desde o☀️ seu lançamento esgotou 8 Coliseus, o Pavilhão Multiusos de Guimarães, e entre várias salas, praças e festivais nacionais emblemáticos, contabilizou☀️ mais de um milhão de pessoas nos seus espetáculos.
Percorreu mais de Duzentos mil quilómetros por todo o mundo numa das☀️ suas mais bem sucedidas digressões internacionais, com mais de 120 espetáculos, por mais de 30 países em todo o mundo.
Coleccionou☀️ galardões e distinções um pouco por todo o mundo.
Venceu o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2018;[31] o seu último☀️ trabalho de estúdio foi distinguido como melhor disco da Europa pelos prestigiados Songlines Music Awards 2019; e uma das mulheres☀️ mais influentes de Portugal pela revista Executiva.
E não haveria melhor forma de terminar este fantástico ciclo senão em casa, em☀️ Lisboa, na Altice Arena, com a gentes da jogos para ganhar dinheiro grátis terra.
No dia 7 de Dezembro de 2019, Mariza esgotou a Altice☀️ Arena, terminando a jogos para ganhar dinheiro grátis WORLD TOUR com uma plateia com mais de 12 mil pessoas.
Mariza foi casada com o empresário☀️ António Ferreira de 2011 a 2017, tendo o seu filho, Martim, nascido em 6 de julho de 2011, dois meses☀️ antes do tempo.
Mariza é católica e considera que a crença em Nossa Senhora de Fátima a ajudou num período difícil☀️ da jogos para ganhar dinheiro grátis vida, quando o seu filho esteve gravemente doente.[32]
Tabelas de vendas [ editar | editar código-fonte ]
Simon Broughton, Mariza☀️ and the Story of Fado, BBC & RTP, 2007.
Prémios, nomeações e outras honrarias [ editar | editar código-fonte ]
Criticas e☀️ comentários [ editar | editar código-fonte ]
Ao mesmo tempo que a jogos para ganhar dinheiro grátis enorme voz, o público era chamado à atenção☀️ por outra coisa: a jogos para ganhar dinheiro grátis imagem.
O seu criador habitual é João Rôlo, que lhe permitiu uma imagem de alta-costura que☀️ impressionou até o público estrangeiro.
Na jogos para ganhar dinheiro grátis imagem sobressai ainda mais a cor platinada do seu cabelo «à la garçonne».
Esta imagem☀️ gerou várias críticas do puristas, cujos argumentos colocavam a imagem da fadista longe da imagem que (para eles) o fado☀️ deveria ter.
Quando lhe colocaram esta questão Mariza referiu que «não foi nada programado».[6]
Outra crítica que lhe foi apontada foi o☀️ excesso de temas originalmente interpretados por Amália Rodrigues.
A esta Mariza respondeu:
" Se aparecesse um americano a cantar Frank Sinatra era☀️ fantástico.
Aparece uma fadista a cantar Amália e é muito mau.
Será que mais ninguém pode cantar aquilo? Não conheço nenhuma fadista☀️ que não cante, pelo menos, um tema da Amália.[ 36 ] "
" Ainda hoje não entendo porque sou tão apaixonada☀️ por esse poema e por esse fado.[ 9 ] "
Fontes e referências
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