Como jogar Espadas?
Espadas é um jogo de vaza para quatro jogadores. Você (macaco
marrom) e seu parceiro robô de computador 🌝 (pássaro amarelo) são uma equipe. A segunda
equipe consiste nos outros dois bots de computador (lontra azul e raposa vermelha).
O
🌝 maior ranking de cartas é o Ás e o menor é o 2. Espadas são sempre o naipe de trunfo.
🌝 Isso significa que qualquer carta de espadas vence qualquer carta que não seja de
espadas de qualquer classificação.
No jogo de 🌝 espadas, existem várias rodadas. Cada
rodada é dividida em jogos que rendem dinheiro duas etapas: dar lances e jogar. A etapa de jogo 🌝 de cada
rodada consiste em jogos que rendem dinheiro 13 turnos (também chamados de "vaza").
O primeiro jogador é
escolhido aleatoriamente.
Apostando
Depois que as cartas 🌝 são distribuídas, cada jogador
olha para suas cartas e anuncia o número de vazas que acha que pode ganhar - 🌝 isso é
chamado de "aposta". O primeiro jogador a apostar na primeira rodada é escolhido
aleatoriamente. Nas próximas rodadas, a 🌝 vez da aposta é de quem tirar o maior número ao
girar no sentido horário. Uma vez realizadas, as apostas 🌝 não podem ser alteradas.
O
objetivo do jogo é que cada equipe ganhe o número combinado de vazas que
apostaram..
"Nula" é 🌝 uma aposta de 0 vaza. Um jogador que oferece Nula declara que não
ganhará nenhuma vaza durante a rodada. Há 🌝 um bônus extra para uma aposta Nula
bem-sucedida e uma penalidade para uma Nula fracassada. A equipe ainda precisa ganhar 🌝 o
número de vazas que o parceiro que apostou Nulo realizou. Se o apostador da Nula fizer
pelo menos uma 🌝 vaza, a aposta Nula falha.
Jogando
Após a aposta, a rodada começa. Há 13
vazas em jogos que rendem dinheiro cada rodada. O primeiro jogador 🌝 a fazer uma aposta começa a rodada e pode
jogar qualquer carta, exceto uma de espadas. Os jogadores jogam em 🌝 jogos que rendem dinheiro turnos, no
sentido horário. Cada jogador deve jogar uma carta do mesmo naipe que o primeiro
jogador, se tiver 🌝 uma carta deste naipe. Se um jogador não tiver uma carta do naipe
principal, ele pode jogar uma carta de 🌝 qualquer naipe, incluindo espadas.
Depois que a
primeira carta de espadas é jogada, as espadas são "quebradas". Um jogador pode jogar
🌝 espadas somente depois que as espadas forem quebradas, a menos que todas as cartas
restantes sejam espadas.
Se uma espada foi 🌝 jogada durante uma vaza, o jogador que jogou
a maior espada ganha a vaza. Se nenhuma carta de espadas foi 🌝 jogada durante uma vaza, o
jogador que jogou a carta mais alta do naipe principal ganha a vaza. O jogador 🌝 que
ganha uma vaza lidera a próxima.
Pontuação
Uma equipe que ganhou pelo menos tantas
vazas quanto jogos que rendem dinheiro aposta combinada recebe uma 🌝 pontuação igual a 10 vezes seu
lance.
Quaisquer vazas adicionais sobre a aposta são chamadas de sobrevazas e valem um
ponto 🌝 cada. Toda vez que uma equipe acumula dez ou mais sobrevazas, 100 pontos são
deduzidos de jogos que rendem dinheiro pontuação e quaisquer 🌝 sobrevazas além de dez são transferidas para o
próximo ciclo de dez sobrevazas.
Uma equipe que não ganhou pelo menos tantas 🌝 vazas
quanto foi apostado, perde pontos iguais a 10 vezes o lance.
Uma aposta Nula
bem-sucedida dá à equipe do apostador 🌝 Nulo 100 pontos, e um lance Nulo fracassado deduz
100 pontos da pontuação da equipe. Isso é somado aos pontos 🌝 ganhos ou perdidos pelas
vazas feitas pelo parceiro do apostador Nulo.
Na nossa variação do jogo, se uma aposta
nula falhar, 🌝 as vazas ganhas pelo apostador nulo que falhou contam para fazer o lance
do parceiro. Quaisquer vazas ganhas na aposta 🌝 são consideradas sobrevazas, como de
costume.
O caso em jogos que rendem dinheiro que uma equipe vence todas as 13 vazas de uma rodada 🌝 é chamado
de "Boston".
A equipe com a maior pontuação que exceder 500 pontos ganha o jogo
inteiro.
Dicas profissionais
A melhor estratégia 🌝 de aposta para iniciantes é apostar 1
para cada Ás de naipes sem espadas e 1 para cada espada alta 🌝 (A, K, Q, J e 10). Reis de
naipes que não sejam de espadas às vezes aceitam vazas se o 🌝 jogador tiver várias cartas
desse naipe.
Se a jogos que rendem dinheiro equipe apostar Nulo, jogos que rendem dinheiro maior prioridade deve ser proteger o
lance Nulo 🌝 da jogos que rendem dinheiro equipe - ele tem a penalidade mais alta se falhar.
Se o seu parceiro
der zero, você pode precisar 🌝 sacrificar algumas das suas melhores cartas para salvar o
zero - dê um lance um pouco menor do que normalmente 🌝 faria.
Não aposte Nulo se você
tiver cartas vencedoras óbvias - principalmente Ás de espadas.
Não aposte nulo se seu
parceiro apostar 🌝 Nulo - é quase impossível para um time evitar ganhar todas as 13
vazas.
"Armar" para os oponentes - impedindo-os de 🌝 atingir jogos que rendem dinheiro aposta - pode valer a
pena levar uma ou duas sobrevazas.
Se um oponente apostar Nulo, ele evitará pegar 🌝 vazas
a todo custo. Isso pode permitir que você ganhe vazas mais baratas - você pode querer
dar lances mais 🌝 altos do que normalmente faria.
Níveis de dificuldade