O Escândalo de apostas no futebol Europeu em 2009 foi uma tentativa de influenciar nos resultados de jogos de futebol 🎉 realizados na Europa, com o objetivo de fraudar a indústria de apostas.
Há uma grande investigação policial, iniciada na cidade alemã 🎉 de Bochum, que procura esclarecer as fraudes.
As investigações estão centradas em torno de duzentos jogos, de campeonatos nacionais de nove 🎉 países europeus (Alemanha, Bélgica, Suíça, Croácia, Eslovénia, Turquia, Hungria, Bósnia e Herzegovina e Áustria).
A investigação também envolveu doze jogos das 🎉 Eliminatórias da UEFA Europa League, e três da UEFA Champions League.
Peter Limacher, um porta-voz do órgão que rege o futebol 🎉 europeu, descreveu-o como "o maior escândalo de manipulação que atingiu a Europa".[1]
"A UEFA vai exigir sanções mais duras nos tribunais 🎉 competentes para quaisquer indivíduos, clubes ou funcionários que estejam implicados nesta prática, tanto na justiça desportiva quanto na comum.
" - 🎉 Secretário Geral da UEFA Gianni Infantino, 20 de Novembro de 2009
Têm havido várias investigações de manipulação de resultados no futebol 🎉 europeu no século XXI.
Dentre os principais estão o escândalo de 2005 da Bundesliga onde o árbitro Robert Hoyzer ajudou a 🎉 influenciar os resultados das partidas, e o escândalo do futebol italiano em 2006, que culminou no rebaixamento da Juventus à 🎉 Série B pela primeira vez em jogos seguros para ganhar dinheiro história, após ser declarado culpado na acusação de suborno de árbitros.
A UEFA revelou 🎉 em Março de 2009 que havia acusações contra um clube europeu não identificado, que mais tarde foi divulgado ser o 🎉 FK Pobeda, da Macedônia.
O Pobeda foi considerado culpado de manipulação de resultados em um empate contra o clube armênio Pyunik 🎉 em 2004.
Por isso o clube foi proibido de participar de qualquer competição europeia por oito anos, além de o presidente 🎉 do clube Aleksandar Zabrcanec e o ex-capitão Nikolce Zdravevski serem banidos do futebol europeu para o resto da vida.
O presidente 🎉 da UEFA Michel Platini revelou que a entidade vem intensificando os esforços para erradicar a manipulação de resultados.
Investigação e as 🎉 prisões
A fraude foi descoberta através de escutas telefônicas em atividades de combate ao crime organizado e foi investigado pelo Serviço 🎉 do Ministério Público de Bochum, Alemanha.
Em 19 de novembro de 2009, uma série de ataques foram realizados no Reino Unido, 🎉 Alemanha, Suíça e Áustria, em relação à investigação de apostas.
O resultado foi na prisão de 15 pessoas em uma ação 🎉 Alemanha, e mais 2 pessoas na Suíça em uma ação que também apreendeu dinheiro e bens.
Jogos sob investigação [ editar 🎉 | editar código-fonte ]
Todas as partidas sob investigação foram disputados em 2009.[2]
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Roleta, um jogo de 🎉 azar comum em cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo resultado é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns 🎉 usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas numeradas ou, no caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um 🎉 jogo de azar pode ser jogado como um jogo de apostas se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os 🎉 jogos de azar são conhecidos em quase todas as sociedades humanas, embora muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros 🎉 povos usavam os nós dos dedos das ovelhas como dados.
Algumas pessoas desenvolvem um vício psicológico em jogos de azar e 🎉 arriscam até comida e abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet no Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no 🎉 fundo, os dados em forma de hastes no canto superior direito.
Os dados mais antigos que se conhecem, em forma de 🎉 pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar em túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De 🎉 um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon dados em formatos de hastes com as faces numeradas 🎉 de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma antiga de dado de seis faces, feito de osso 🎉 extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, e que o moldavam para que eles pudessem cair em quatro 🎉 posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época romana, embora não se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste 🎉 jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e francês significa "risco" ou "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira 🎉 Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que significa "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles 🎉 praticam o jogo de dados, em que um irá, naturalmente, se maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio 🎉 sério, com ousadia em ganhar e perder em que, quando eles não têm nada mais a jogar, eles apostam a 🎉 jogos seguros para ganhar dinheiro liberdade e jogos seguros para ganhar dinheiro pessoa na última queda do dado.
O perdedor resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é 🎉 mais jovem e mais forte do que seu adversário, ele se permite ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a jogos seguros para ganhar dinheiro 🎉 firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos chamam isso de "manter a jogos seguros para ganhar dinheiro palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por 🎉 volta do século IX na China[4] e no século XIV na Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são os 🎉 cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 205 e 187 aC.
Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais 🎉 importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras loterias europeias conhecidas foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma 🎉 diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes consistiam de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete 🎉 tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo de loteria, no entanto, não era mais do que a distribuição de 🎉 brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros registros de uma oferta de bilhetes de loteria para a venda 🎉 foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os recursos foram usados para reparos na cidade de Roma, e os 🎉 vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor desigual.
No século XVI, surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre 🎉 jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em jogos seguros para ganhar dinheiro notável Summa estuda um problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 🎉 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os 🎉 problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, só veio a ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em jogos seguros para ganhar dinheiro 🎉 autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos.
Escreve que havia jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 🎉 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas de seu livro General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei 🎉 em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos 🎉 de azar, como o pôquer e a roleta, apareceram no século XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de uma 🎉 forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma variedade cada vez maior de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente 🎉 nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo 🎉 da língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma aposta.
[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de 🎉 dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de "EV": imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar 🎉 e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o que aconteceria, matematicamente falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 🎉 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 🎉 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que a CADA APOSTA o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou 🎉 seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a 🎉 longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse esse jogo milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria 🎉 rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino.
Todos jogos de azar de um casino tem uma pequena vantagem para 🎉 a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende do jogo).
Essa % de vantagem para banca gera um "EV" positivo para 🎉 ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro...Depois de 10.000, 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha 🎉 perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma aposta de "EV" positivo para si e "EV" negativo 🎉 para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou não um jogo de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite 🎉 saber que cada jogada que o jogador faz gera um "EV".
Se é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da 🎉 habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta e perder, é claro, afinal as cartas que estão para vir são 🎉 aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, fazendo decisões corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para 🎉 o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando o fator "azar" que ele pode ter tido em um 🎉 período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" positivo, e esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não 🎉 tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro azar.
Muitos destes jogos são jogos para crianças, uma vez que basta 🎉 conhecer as regras e cada jogador tem uma chance igual de vencer.
Os outros jogos de azar, chamados de jogos de 🎉 azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como mesas de roleta, o lançamento de uma moeda ou o lançamento de 🎉 um ou mais dados etc.
), mas os jogadores podem escolher a partir de várias técnicas e regras como melhor conduzir 🎉 o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta de 🎉 dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, referido como "os riscos") em um evento com um resultado incerto com 🎉 a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou bens materiais.
Normalmente, o resultado da aposta é evidente dentro de um curto 🎉 período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere a instâncias em que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O 🎉 jogo a dinheiro é também uma actividade internacional comercial importante, com o mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 🎉 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos 🎉 de puro azar A batalha é um jogo de cartas que é jogado com um baralho de 32 cartas ou 🎉 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e a compara com a do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação 🎉 de cartas.
Os jogadores então não tem nada a decidir.
O bacará em jogos seguros para ganhar dinheiro variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um 🎉 jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia envolvida.[ 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo 🎉 de pôquer é jogado com um baralho de 52 cartas.
A distribuição das cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A 🎉 forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha do jogador.
O jogo de blackjack , também conhecido como 21, é 🎉 jogado com um baralho de 52 cartas e envolve estratégias por parte dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos 🎉 de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de pôquer de dados
Jogos de puro azar O jogo da 🎉 glória é um jogo de tabuleiro que contém um caminho de casas e se joga com dois dados.
Regras são fixas 🎉 e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade O gamão é jogado em um tabuleiro com quinze 🎉 peões e dados.
O movimento dos peões sobre o tabuleiro é feito com base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher 🎉 quais peças avançar.
O pôquer de dados é um jogo semelhante ao pôquer que utiliza cinco dados em cujas faces são 🎉 estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 9 , 10 , J , Q , K e ♠ ).
Algumas 🎉 das diferenças entre o pôquer de dados e o pôquer são: não é possível a formação de jogos por naipes 🎉 (como flush ou royal straight flush ) e é possível se fazer quinas (no pôquer, o máximo é a quadra 🎉 ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos cassinos, é jogado com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | 🎉 editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção é um excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico 🎉 ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de 🎉 consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso 🎉 pode se tornar viciante.