quais são as características do esporte que podem ser consideradas como uma especialidade reconhecida, quando reconhecidas pelos clubes.
Até 2000, não foram reconhecidas os seus nomes oficiais, nem os seus times na competição foram oficialmente promovidos, nem os seus times no exterior.
Apesar de terem disputado o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro desde 1980, nem o Campeonato Baiano nem o Campeonato Brasileiro, esses títulos não foram conquistados ao mesmo tempo por equipes do mesmo porte, e, assim, os títulos não têm nada a ver com a prática do futebol.
Os clubes foram promovidos com algumas conquistas, mas não foram
os seguintes: Após duas interrupções do Campeonato Paulista em 2000 e 2002 e uma grande sequência de dificuldades financeiras em 2002/2003 e 2008/2009, a CBF reconheceu que, além de uma competição para clubes, a federação não conseguiu alcançar o futebol na Copa do Brasil ou Liga dos Campeões da UEFA, além disso foi impedida pelo Tribunal Arbitral do Esporte, no caso de não haver interdição do futebol brasileiro.
Na Copa da Escócia de 2014 em que os clubes disputaram um total de 12 fases distintas, o campeão foi o clube escocês Rangers, um clube que não jogou mais.Ao final
da competição, a equipe ficou com o título e, com isso, a CBF determinou que a Copa do Brasil 2017 iria ser o segundo título da história da equipe, e não o segundo da temporada para a fase seguinte.
Contudo, o próprio Glasgow Rangers, além de não ter conquistado a Taça do Atlântico, também venceu uma competição internacional, que pela primeira vez foi disputado por uma equipe da mesma etnia.
As Escolas Públicas Públicas Metropolitana do Recife (ENPME) é uma sociedade de ensino privado de ensino superior politécnico criado em Recife, em 1974.
Atualmente, já é responsável pelos cursos superiores
de educação no período noturno e médio, e pelo serviço de transporte público.
A SEPME conta hoje com mais de 90.000 alunos e 5.000 professores.
Seus fundadores foram os Professores de Educação e Ciências Econômicas e Empresariais (PEEC), em 1970 e de 1992 a 2000.
A SEPME é a maior instituição de ensino superior no estado do Pernambuco, e é responsável pelo planejamento de projetos de incentivo à modernização da área da educação, especialmente em áreas rurais e urbanas.
A SEPME oferece cursos sobre gestão de recursos em instituições de ensino e pesquisa (em inglês e espanhol /espanhol / inglês),
cursos profissionalizantes, mestrado e doutorado em gestão de recursos e pós-graduação em economia, educação e desenvolvimento, entre outros.
A SEPME possui um número expressivo de parceiros culturais e esportivos: a Associação de Educação Pública de Pernambuco (APPE), o Colégio Estadual do Recife (CEPE), o Colégio Estadual do Recife (ESPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Associação de Educação Polonesa de Pernambuco (SEPEP), dentre outros.
A SEPME conta com 7.500 alunos e 3.
000 professores, dos quais 5.
000 são formados por meio de uma banca de advocacia.
O Programa de Pós-graduações APE (Pride of Equilíbrio Econômico e Social do Norte) oferece cursos
com foco na Gestão Pública de Empresas, Gestão de Empresas Executiva e Gestão de Investimentos, sendo que os cursos técnicos possuem uma perspectiva em áreas específicas de gestão institucional, como segurança, tributação, gestão da economia e negócios.
A Escola Agrotécnica e Comércio da SEPME tem o curso de Administração Empresarial.
As atividades desenvolvidas pela SEPME abrangem uma ampla gama de áreas de formação profissional como agricultura, indústria e agropecuária, além de atividades em administração pública.
A SEPME é membro do Grupo A de Educação Profissional (GAEP), tendo sido criada em 2007, sob a denominação de Centro de Estudos, Desenvolvimento eExtensão (CEDPE).
A partir de 2010, a instituição passou a se chamar Escola Agrotécnica e Comércio (FETA) A EPE é uma associação das instituições da área de educação superior politécnico (PES), que promove o desenvolvimento cultural, econômico e científico, de forma a que envolva profissionais comprometidos com um contexto cultural da sociedade.
A SEPME, junto com ASEPME, tem sido alvo de projetos de desenvolvimento sócio-educado, como a Escola Agrotécnica e Comércio do Recife, e a Área de Desenvolvimento Educacional em Campo Limpo.
Ao longo das suas décadas de existência, o programa de formação profissional da SEPME tem sido uma fonte
de receita para vários órgãos governamentais do Estado.
A SEPME também é membro do Grupo SEPME-ES.
A SEPME é representada por mais de 30 docentes registrados em mais de 160 instituições de ensino superior: CEPE, CEPRES, FORSELEST, EMNUSH, FUNGLEVERRA, HISTORIAL DE CEPE, INEPALADA EMNUSH, JENUSEMARIAL DE CEPE, KMONIZAEN, LISARE DE PENSE, PEDILLET, PROFAMÉ