21bit Cassino, bingo e jogos de corrida em que os jogadores controlam vários jogadores, e "Aventura" pode parecer mais sofisticado.
Uma característica interessante do jogo é a maneira que cada jogador pode navegar pelo mapa, se necessário.
Em "Aventura", os jogadores podem fazer diversas trocas, como se o jogador furtar armas, ganhar dinheiro, ou recuperar itens perdidos.
A jogabilidade é focada no combate e tem vários controles que permitem aos jogadores a explorar livremente o mundo, enquanto o modo single player permite que seu progresso seja recompensado com melhorias.
O jogo tem uma mecânica que permite aos jogadores controlar em
qualquer lugar, bem como uma câmera que o permite olhar para os objetos e inimigos.
"Aventura" recebeu boas críticas por ser muito inovador, especialmente dos críticos, pelo seu modo single player e pelos elementos fortes e simples de jogabilidade.
Foi considerado em outubro de 2005 pela IGN como o jogo mais elegante em todos os tempos da série.
Como em todos os jogos originais, Aventura apresenta uma variedade de pontos de experiência diferentes.
O jogo foi eleito para um prêmio de "Melhor Designer" na categoria ""Melhores Jogos de Aventura"", ""Melhores Jogos de Aventura Infantil"" e para o "Prêmio BAFTA de
Desenvolvimento no Ano 2000".
O jogo recebeu elogios por ser "um dos melhores jogos que o mercado sempre teve", comentou um escritor da publicação "Game Informer", e observou também a diversidade existente.
Ele também comentou que embora Aventura não seja muito conhecido, seu estilo é comparável a outros jogos da série, apesar dos temas mais famosos estarem presentes, como uma série de jogos vagamente ligados a violência, e a "história de uma família humana", bem como alguns dos jogos clássicos mais importantes da série.
A GameSpot notou que vários dos jogos de história, como "Animaniacs II" e "Animaniacs III" do
escritor Scott Silver e o "remake" de "Jogos de Aventura" do diretor Steven W.
Grant, também são facilmente reconhecíveis como bons exemplos.
Ryan Newman do "The Daily Telegraph" escreveu que o jogo contém "lentamente momentos do que é incomum nas histórias de fantasia e aventura, especialmente com relação a elementos de ação e aventura".
"Aventura" recebeu análises geralmente positivas da mídia especializada, sendo o jogo mais aclamado da série "Aventura", o jogo mais vendido da empresa "", e a maior venda da Sega em todo o mundo até agora.
A IGN disse que Aventura se tornou uma das obras do
ano de 2007 com base em seus gráficos, chamando-o de "um dos mais brilhantes jogos de aventura já produzidos".
A IGN classificou Aventura como "divertido, divertido, interessante e cheio de aventura", enquanto a THQ nomeou-o como um dos melhores jogos de aventura já feitos.
A IGN também deu cinco estrelas a Aventura por seu jogo.
"Aventura" ganhou várias indicações ao prêmio de Melhor Jogo de aventura, um dos prêmios mais queridos da indústria de jogos eletrônicos, que recebeu o prêmio por jogo de bingo online que ganha dinheiro de verdade interface forte.
Também foi nomeado para o prêmio de Melhor Jogo de Aventura "Melhor Designer" pela IGN.Os
críticos elogiaram o modo de jogabilidade, principalmente a dificuldade de navegação, a história e o sistema de combate único.
A primeira edição de "" foi descrita como um jogo que combina o que as pessoas podem observar através dos controles individuais.
Além disso possui uma série de eventos diferentes ocorrendo, o que torna este ponto essencial para a jogo de bingo online que ganha dinheiro de verdade imersão no jogo.
A "Editor" Andrew Form da revista "Edge" foi nomeado em 2009 para um "Melhor Designer" no "Melhores Jogos de Aventura".
O escritor da "Official Xbox Magazine" descreveu a mistura de estilos gráficos e jogabilidade e também o conceito
que permite que esses jogadores possam explorar e guiar Aventura em um "plano de jogo".
"Aventura" recebeu "A" de excelência da crítica, com uma classificação de 82,74 a 100 na Metacritic, baseada em 56 resenhas, afirmando que "Aventura" tem um "forte senso de imersão", mas que "este jogo não é mais o que um de seus melhores jogos".
Em 2009, a GamePro classificou Aventura para o "Melhor Video Game de Aventura" do Nintendo 64 "Melhores Jogos" da revista "Game Informer", e afirmou que: "Embora seja um ótimo jogo, ele provavelmente nunca irá ser muito visto como um jogo original." O
jogo possui um modo single player, que permite aos jogadores controlar na totalidade do mundo.
Além disso, como na maioria dos jogos originais, Aventura possui um modo de câmera que leva aos jogadores, que dá ao jogador a opção de jogar durante eventos especiais.
Além disso, "Aventura" também possui um modo multijogador, que inclui um "modo de batalha, multijogador online" e níveis mais elaborados, todos os quais podem ser jogados em um único "modo" ou em outros modos.
As adições ao jogo podem ser customizadas do modo de jogabilidade até o final.
Em adição, novos elementos do jogo estão presentesem "Aventura