A Taça da Liga, também conhecida como Allianz Cup por razões de patrocínio, é uma competição de futebol organizada pela 💻 Liga Portuguesa de Futebol Profissional, tendo sido criada na temporada 2007–2008.[1] Todas as equipas dos dois primeiros escalões de futebol 💻 profissional, Primeira Liga e Segunda Liga, participam nesta competição (com exceção das equipas B).
A primeira edição teve como vencedor o 💻 Vitória de Setúbal, que derrotou o Sporting por 3–2 nas grandes penalidades, após um empate a zero no tempo regulamentar.
Com 💻 7 troféus conquistados, o Benfica é o clube com mais vitorioso na Taça da Liga.
O atual detentor do troféu é 💻 o Futebol Clube do Porto, que conquistou a kyc novibet primeira Taça da Liga na final realizada a 28 de janeiro 💻 de 2024, na qual venceu o Sporting por 2–0.
A criação de uma segunda Taça, disputada exclusivamente pelos clubes profissionais era 💻 uma ambição antiga da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, fundada em kyc novibet 1978. Só após a organização da Primeira e 💻 Segunda Ligas passar, na época 1995–96, para da Federação Portuguesa de Futebol para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional é 💻 que a discussão acerca da nova competição se aprofundou.
A Taça da Liga foi proposta pelo Sporting e pelo Boavista, em 💻 kyc novibet 2006, e aprovada por unanimidade por todos os clubes das ligas profissionais numa reunião no Porto, a 28 de 💻 novembro de 2006.[2]
A Taça da Liga, nas 16 edições disputadas até ao momento, teve 5 clubes vencedores: Benfica (7 troféus), 💻 Sporting (4 troféus), SC Braga (2 troféus) e Vitória de Setúbal, Moreirense e Porto (1 troféu cada).[3][4][5][6][7][8]
Por motivos de patrocínio 💻 nas primeiras três temporadas pela Carlsberg Group, era conhecida como Carlsberg Cup, depois por Bwin Cup e após a sentença 💻 do Tribunal da Relação do Porto, de 6 de janeiro de 2012, que impediu a Bwin de publicitar a kyc novibet 💻 marca através de patrocínios ou publicidade, passou a chamar-se Taça da Liga. O actual patrocínio da Allianz dura até 2024.
Formato 💻 da prova [ editar | editar código-fonte ]
A Taça da Liga sofreu diversas alterações desde a kyc novibet edição inaugural com 💻 o objetivo de aumentar o número de partidas e de receitas para os clubes e para a Liga. Até à 💻 temporada 2010-11 o formato era o seguinte:
Primeira Fase: apenas equipas da Segunda Liga (com exceção das equipas B) divididas em 💻 kyc novibet quatro grupos, no formato todos contra todos a uma volta. Os 2 clubes melhores classificados de cada grupo avançam 💻 para a 2ª Fase;
Segunda Fase: eliminatória a duas mãos entre os oito clubes apurados da 1ª Fase, os dois clubes 💻 promovidos à Primeira Liga na época anterior e as equipas classificadas entre o 9º e 14º lugar da Primeira Liga 💻 da temporada anterior.
Terceira Fase: quatro grupos de quatro equipas cada, contendo os vencedores da segunda fase e as oito equipas 💻 melhores classificadas da Primeira Liga da época anterior, no formato todos contra todos a uma volta. Apenas os vencedores de 💻 cada grupo avançam para a Fase Final.
Fase Final: as meias-finais e a Final são disputadas em kyc novibet jogo único.
Desde a 💻 temporada 2024-17 o formato da Taça da Liga é o seguinte:
1.ª Fase: os clubes da II Liga (com exceção das 💻 equipas B) disputam uma eliminatória a uma só mão, com sorteio puro.
os clubes da II Liga (com exceção das equipas 💻 B) disputam uma eliminatória a uma só mão, com sorteio puro. 2.ª Fase: aos vencedores da 1.ª Fase juntam-se os 💻 clubes da I Liga (com exceção dos 4 primeiros classificados da I Liga na época anterior) para disputarem uma eliminatória 💻 a uma só mão, com sorteio puro.
aos vencedores da 1.ª Fase juntam-se os clubes da I Liga (com exceção dos 💻 4 primeiros classificados da I Liga na época anterior) para disputarem uma eliminatória a uma só mão, com sorteio puro. 💻 3.ª Fase: os vencedores da 2.ª Fase juntam-se aos 4 primeiros classificados da I Liga na época anterior para formarem 💻 4 grupos de 4 equipas cada, no formato todos contra todos a uma volta, com sorteio em kyc novibet que os 💻 4 clubes anteriormente isentos serão cabeças-de-série, ficando alocados um em kyc novibet cada grupo. Apenas os vencedores de cada grupo se 💻 apuram para a Fase Final.
os vencedores da 2.ª Fase juntam-se aos 4 primeiros classificados da I Liga na época anterior 💻 para formarem 4 grupos de 4 equipas cada, no formato todos contra todos a uma volta, com sorteio em kyc novibet 💻 que os 4 clubes anteriormente isentos serão cabeças-de-série, ficando alocados um em kyc novibet cada grupo. Apenas os vencedores de cada 💻 grupo se apuram para a Fase Final. Final Four: as meias-finais e a final são disputadas no mesmo estádio e 💻 na mesma semana.
Desde a kyc novibet criação em kyc novibet 2007 a Taça da Liga teve 5 troféus oficiais destinados aos clubes 💻 vencedores.
Taça Carlsberg
2007–2010
Taça Bwin
2010–2011
Taça da Liga
2011–2024
Taça CTT
2024–2024
Allianz Cup
2024–atualidade
Desde a kyc novibet criação em kyc novibet 2007–08 há registo de 6 clubes vencedores da 💻 Taça da Liga.
Quadro de Honra [ editar | editar código-fonte ]
Até ao momento somente dois clubes conseguiram vitórias consecutivas na 💻 Taça da Liga.
Nº Clube Tetras Tris Bis 1º Benfica 1 1 – 2º Sporting – – 2
Até ao momento 9 💻 treinadores venceram a Taça da Liga.
Associações de Futebol [ editar | editar código-fonte ]
Até hoje 4 Associações de Futebol têm 💻 clubes filiados como vencedores da Taça da Liga.
Com 7 Taças da Liga conquistadas o Benfica é o clube com o 💻 recorde de troféus da prova.
Com 7 troféus conquistados, Luisão, representando o Benfica, é o jogador com o recorde de troféus 💻 da prova.
Na edição de 2024–20, Rúben Amorim tornou-se no primeiro homem a vencer a Taça da Liga como jogador (5 💻 troféus pelo Benfica e 1 pelo SC Braga) e como treinador (2 pelo Sporting e 1 pelo SC Braga).
Com 8 💻 Finais disputadas o Benfica é o clube com o recorde de Finais na prova.
Com 4 Finais perdidas, o FC Porto 💻 é o clube com o recorde de finais perdidas na prova.
Em 2011–12 o Benfica tornou-se na única equipa a vencer 💻 quatro Taças da Liga de forma consecutiva.
Em 2024–16 o Benfica venceu o Marítimo por 6–2, na final mais desnivelada e 💻 com mais golos (8 no total) da história.