Nota: "Jogos Olímpicos de 1988" redireciona para este artigo.
Para os Jogos de Inverno sediados em Calgary, veja "Jogos Olímpicos de 🧲 1988" redireciona para este artigo.
Para os Jogos de Inverno sediados em Calgary, veja Jogos Olímpicos de Inverno de 1988
Jogos Olímpicos 🧲 de Verão de 1988 (Hangul: 서울 하계 올림픽; hanja: 서울 夏季 올림픽; Seoul Hagye Ollimpik), oficialmente denominados Jogos da XXIV 🧲 Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Seul, Coreia do Sul, entre 17 de setembro e 2 de outubro, com 🧲 a participação recorde de 159 países e 8 391 atletas.
Seul derrotou a cidade japonesa de Nagoya na disputa pelo direito 🧲 de sediar os Jogos e gastou mais de setecentos bilhões de wons no evento, investindo em obras de infraestrutura e 🧲 na construção de instalações esportivas, entre elas um Estádio Olímpico para cem mil pessoas.
Após três edições de Jogos Olímpicos com 🧲 grandes boicotes, Seul viu o enfrentamento direto das grandes potências União Soviética, Estados Unidos e Alemanha Oriental, que venceram a 🧲 maioria das competições.
Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua e Etiópia, entretanto, não enviaram delegações a Seul.
Tênis e tênis de mesa foram 🧲 incorporados ao programa dos Jogos, elevando o total de eventos a 237.
Os destaques individuais da competição foram a nadadora alemã 🧲 oriental Kristin Otto, que conquistou seis medalhas de ouro, e o também nadador Matt Biondi, dos Estados Unidos, que ganhou 🧲 sete medalhas, sendo cinco de ouro.
A tenista Steffi Graf entrou para a história como a única a conquistar o Golden 🧲 Slam real e o halterofilista turco Naim Süleymanoğlu venceu com folga lampionsbet e confiável categoria, levantando mais peso que todos os competidores 🧲 da categoria acima da sua.
Por outro lado, os Jogos de Seul ficaram marcados por escândalos de doping, o mais famoso 🧲 deles envolvendo o corredor canadense Ben Johnson, que venceu a prova dos 100 metros do atletismo e teve lampionsbet e confiável medalha 🧲 retirada dois dias depois, quando o exame antidoping deu resultado positivo.
A maioria dos casos de desclassificação ocorreu no halterofilismo, levando 🧲 as equipes da Bulgária e da Hungria a abandonarem a competição devido aos exames.
Mais de quinze mil jornalistas estiveram na 🧲 capital sul-coreana para os Jogos, que tiveram imagens transmitidas para 140 países, tornando esta edição a mais assistida da história 🧲 até aquele momento.
O evento contribuiu para o crescimento econômico da Coreia do Sul e para o reposicionamento da imagem internacional 🧲 do país, que recebeu nos anos seguintes diversos eventos de nível mundial, como a Copa do Mundo FIFA de 2002.
Processo 🧲 de candidatura [ editar | editar código-fonte ]
Resultados da eleição da cidade-sede
dos Jogos da XXIV Olimpíada Cidade CON Rodada 1 🧲 Seul KOR Coreia do Sul 52 Nagoya JPN Japão 27
A candidatura de Seul a sede dos Jogos Olímpicos foi motivada 🧲 pelo sucesso do Campeonato Mundial de Tiro Esportivo de 1978 e do Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino de 1979, juntamente 🧲 com a posterior eleição do chefe da federação sul-coreana de tiro à presidência do Comitê Olímpico do país (KOC), assim 🧲 como por fatores econômicos que colocavam a Coreia do Sul, em pleno cenário de Guerra Fria, como uma aposta segura.
Após 🧲 vários estudos de impacto, que envolveram análises dos efeitos dos Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio, o Comitê 🧲 e o governo nacional oficializaram a candidatura em outubro de 1979.[1].
Dentre os eventos que também ajudaram foi a organização do 🧲 Miss Universo 1981, que teve grande sucesso.[2]
O assassinato do presidente da república Park Chung-hee, apenas dezoito dias após o lançamento 🧲 da candidatura, forçou o KOC a repensar o projeto, que voltou ao patamar inicial.
Apenas em dezembro de 1980 Seul foi 🧲 confirmada como cidade candidata, ao lado de Melbourne, na Austrália, Atenas, na Grécia, e Nagoya, no Japão.
As duas primeiras, porém, 🧲 retiraram suas candidaturas ainda no início do processo.
O projeto de Seul estava abalado por discrepâncias entre as análises iniciais e 🧲 o relatório enviado ao COI, principalmente na questão financeira, mas o Ministro da Educação, um dos principais entusiastas da candidatura, 🧲 adotou uma posição firme, declarando que a retirada de Seul da corrida acabaria com a reputação da Coreia do Sul 🧲 no cenário internacional.[1]
A situação política da Coreia era vista como um ponto negativo da candidatura, favorecendo a adversária Nagoya, mas 🧲 o governo confiava que o projeto esportivo e a oportunidade de desenvolvimento do país ajudariam a campanha.
Na 84ª Sessão do 🧲 Comitê Olímpico Internacional, realizada em Baden-Baden, Alemanha, a delegação sul-coreana promoveu uma campanha maciça de convencimento dos membros do COI, 🧲 que teve seu ápice no dia 29 de setembro, com uma apresentação segura e convincente; juntamente a isso, Seul já 🧲 se preparava para sediar os Jogos Asiáticos de 1986, o que poderia ser uma segurança a mais para a organização 🧲 dos Jogos, já que a cidade oferecia uma infraestrutura que não seria especificamente para os Jogos.
A delegação japonesa, em oposição, 🧲 apresentou a candidatura de forma fria, extremamente confiante de que sairia vencedora.
No dia seguinte, os oitenta membros do COI se 🧲 reuniram para eleger a cidade sede.
52 deles votaram na capital sul-coreana e 27 escolheram a adversária japonesa.
Apesar do medo de 🧲 boicote, o presidente do COI Juan Antonio Samaranch declarou que a vitória de Seul era uma vitória do espírito olímpico.[1]
Orçamento 🧲 e obras [ editar | editar código-fonte ]
O orçamento inicial dos Jogos de Seul era de 747,7 bilhões de wons.
As 🧲 principais fontes de renda foram a venda dos direitos de transmissão e de moedas comemorativas e uma loteria criada pelo 🧲 governo especialmente para o evento.
Os patrocinadores (classificados em "patrocinadores oficiais", "fornecedores oficiais" e "licenciados") injetaram mais de cem bilhões de 🧲 wons na organização do evento.[1]
O governo sul-coreano contribuiu para o projeto desde os estágios iniciais, com a criação do Ministério 🧲 do Esporte (que se tornou desvinculado do Ministério da Educação) e de vários grupos de trabalho que atuaram em diversas 🧲 frentes.
A população do país também se envolveu com a organização, através de comitês locais de promoção dos Jogos Olímpicos.
A cidade 🧲 se preocupou com o meio ambiente e com o reflorestamento de diversas áreas, implantação de jardins em diversos pontos da 🧲 cidade e revitalização da orla do rio Han.[1]
Duas novas linhas de metrô foram construídas, a sinalização de trânsito foi renovada 🧲 e um sistema de rodízio de veículos foi implantado durante o evento para evitar congestionamentos.
O Aeroporto Internacional de Gimpo foi 🧲 reformado, quase dobrando lampionsbet e confiável capacidade anual de passageiros.
Diversos espaços públicos com potencial turístico também foram reformados.[1]
Locais de competição [ editar 🧲 | editar código-fonte ]
Seul utilizou vinte e uma instalações já existentes (muitas previamente usadas nos Jogos Asiáticos de 1986 e 🧲 em diversos eventos anteriores) e algumas instalações construídas especificamente para o evento.
Os locais de competição estavam centralizados no distrito de 🧲 Songpa, onde se localizavam o Complexo Esportivo de Seul e o Parque Olímpico de Seul, mas existiam instalações espalhadas por 🧲 toda a cidade, juntamente com outras cidades da lampionsbet e confiável região metropolitana.
No Complexo Esportivo de Seul, localizado no bairro de Jamsil, 🧲 estavam o Estádio Olímpico, com capacidade para cem mil pessoas, o Ginásio Jamsil, sede do basquetebol, o Parque Aquático de 🧲 Seul, onde foram realizados os esportes aquáticos, e o Ginásio dos Estudantes, local do boxe.[1]
No Parque Olímpico de Seul foram 🧲 construídos a Arena de Ginástica Olímpica, o Ginásio da Esgrima, o Ginásio do Halterofilismo (que depois foi convertido em um 🧲 teatro), o complexo das quadras de tênis e o velódromo, bem como a Vila Olímpica e diversas áreas de convivência 🧲 entre os atletas.[1]
Além dessas duas regiões, novas instalações específicas foram construídas ou reformadas dentro da Região Metropolitana de Seul, como 🧲 a raia de remo e canoagem no Rio Han, o Saemaul Sports Hall e o Ginásio da Universidade Hanyang, que 🧲 sediaram as preliminares dos torneios de voleibol.
Já em condições de uso estavam o Ginásio da Universidade Nacional de Seul, que 🧲 sediou o primeiro torneio olímpico de tênis de mesa da história, e o Ginásio de Jangchung, que sediou o torneio 🧲 de judô.
O campo de Tiro com Arco de Hwarang foi reformado, juntamente com o Dongdaemun Stadium, que era até então 🧲 a mais antiga praça desportiva da cidade.[1]
Fora da Região Metropolitana de Seul, sete subsedes sediaram eventos: Busan foi a subsede 🧲 da vela e também do torneio de futebol.
A cidade de Seongnam sediou as competições de lutas e hóquei sobre a 🧲 grama.
As cidades de Daejeon, Daegu, Gwangju e Suwon foram também subsedes do torneio de futebol.
As provas de ciclismo de pista 🧲 foram disputadas em Munsan, localizada no limite da Zona Desmilitarizada da Coreia.[1]
Marketing e design [ editar | editar código-fonte ]
O 🧲 logotipo dos Jogos foi escolhido pelo Comitê Organizador entre vinte e seis trabalhos inscritos, e é um samtaeguk, tradicional figura 🧲 sul-coreana, reconhecida internacionalmente.
O símbolo, com três cores, representa ao mesmo tempo a chegada de pessoas de todas as partes do 🧲 mundo à Coreia do Sul e a busca humana por felicidade e prosperidade.[3]
Outro concurso escolheu o mascote do evento.
Entre 4 🧲 344 candidatos, o escolhido foi um tigre, animal que representa o vigor e o espírito de luta do povo coreano 🧲 e está presente no folclore do país.
Hodori (cujo nome significa "tigre menino"[4]) usava um colar com os anéis olímpicos e 🧲 um sangmo, tradicional chapéu coreano.[3]
O pôster oficial dos Jogos foi feito com técnicas de computação gráfica e trazia uma pessoa 🧲 conduzindo uma tocha abaixo dos anéis olímpicos, representando os ideais olímpicos iluminando o progresso da humanidade.
Foram ainda elaboradas duas séries 🧲 de pôsteres: uma para cada um dos esportes disputados em Seul e outros com elementos da cultura do país.[3]
Pela primeira 🧲 vez desde os Jogos de Montreal 1976 os países dos blocos socialista, liderados pela União Soviética, e capitalista, liderados pelos 🧲 Estados Unidos, participaram juntos dos Jogos, após os boicotes às edições de Moscou 1980 e Los Angeles 1984.
O evento, entretanto, 🧲 não ficou livre dos boicotes.
Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua e Etiópia não enviaram delegações a Seul.
Seychelles e Albânia também não 🧲 responderam ao convite do comitê organizador e não enviaram atletas, mas o COI não considera que esses países tenham boicotado 🧲 o evento.[1][5]
Revezamento da tocha [ editar | editar código-fonte ]
Tocha dos Jogos de Seul.
Seul elaborou vários projetos para o revezamento 🧲 da tocha, entre eles a passagem do símbolo por todos os países do mundo ou por cidades símbolos de cada 🧲 cultura.
Os altos custos e o risco de um retorno publicitário duvidoso fizeram o comitê organizador optar por um revezamento mais 🧲 simples, passando apenas por cidades gregas e sul-coreanas, com uma parada técnica na Tailândia.[6]
As tochas foram produzidas pela Korea Explosives 🧲 Ltd.
e seu design foi semelhante ao da tocha usada no revezamento dos Jogos Asiáticos de 1986.
Com o desenho de dois 🧲 dragões simbolizando a harmonia entre leste e oeste, cada tocha, feita com latão e plástico, tinha 55 centímetros de altura 🧲 e pesava cerca de um quilograma.
A chama podia chegar a uma altura de 40 centímetros e era resistente a água, 🧲 areia e a ventos de até 72 quilômetros por hora.[6]
A chama foi acesa no dia 23 de agosto em Olímpia, 🧲 seguindo o ritual da Carta Olímpica.
O grego Thanassis Kaloyannia, que competiria nos 400 metros do atletismo em Seul, foi o 🧲 primeiro a conduzir a tocha, iniciando um trajeto de 374 quilômetros até Atenas, que foi concluído na noite do dia 🧲 25.
Após uma cerimônia no Estádio Panathinaiko e outra no Partenon, a chama foi guardada em uma lamparina e o voo 🧲 levando a delegação coreana decolou no fim da noite.[6]
A delegação fez uma escala técnica no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi em 🧲 Bangkok, Tailândia, onde a tocha foi acesa pelo prefeito da cidade e conduzida pelas dependências do aeroporto por Porntip Nakhirunkanok, 🧲 Miss Universo 1988, e por outros dois tailandeses.
No dia seguinte, a comitiva seguiu viagem, chegando à ilha de Jeju na 🧲 manhã do dia 27, dando início ao revezamento doméstico, que durou vinte e dois dias e teve um trajeto em 🧲 zigue-zague, que, segundo os organizadores, simbolizava a harmonia e o progresso.[6]
O revezamento passou pelas principais cidades do país: Busan, Suncheon, 🧲 Daegu, Daejeon, Cheongju, Suwon e Incheon, além de várias outras até chegar a Seul algumas horas antes da cerimônia de 🧲 abertura em 16 de setembro.[6]
Mapa dos países participantes dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 (em verde, com os estreantes 🧲 em azul).
Atletas de 159 países participaram dos Jogos de Seul.
Aruba, Guam, Iêmen do Sul, Ilhas Cook, Maldivas, Samoa Americana, São 🧲 Vicente e Granadinas e Vanuatu fizeram suas primeiras participações nos Jogos.
Brunei participou das cerimônias de abertura e encerramento, mas a 🧲 delegação era formada por apenas um árbitro e nenhum atleta.[7]
Entre parêntesis o número de atletas de cada país.[8]
O programa dos 🧲 Jogos de Seul foi decidido em 1979, na mesma sessão do COI que elegeu a capital sul-coreana sede da edição.
A 🧲 entidade incluiu o tênis e o tênis de mesa como esportes oficiais (em Los Angeles 1984 ambos seriam disputados como 🧲 esportes de demonstração).
Em relação ao programa dos Jogos de quatro anos antes, dezessete novos eventos foram adicionados e um foi 🧲 retirado, levando o total de 221 a 237.
As mudanças foram as seguintes:[1]
Atletismo: inclusão da prova feminina dos 10 000 metros;
Ciclismo: 🧲 adição da prova de velocidade individual feminina entre os eventos de pista;
Judô: retirada da categoria aberta;
Natação: inclusão das provas de 🧲 50 metros nado livre masculino e feminino;
Tênis: inclusão dos torneios de simples masculino e feminino e duplas masculinas e femininas;
Tênis 🧲 de mesa: inclusão dos torneios de simples masculino e feminino e duplas masculinas e femininas;
Tiro: adição das provas de pistola 🧲 de ar comprimido masculino e pistola feminino;
Tiro com arco: inclusão das competições por equipes masculinas e femininas
Vela: inclusão da classe 🧲 470 feminina.
As vinte e seis modalidades disputadas foram (entre parêntesis o número de finais):[1]