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Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen, chamado de Dragon Warrior IV quando inicialmente levado à América do Norte, é 🌜 um jogo de RPG, o quarto na série Dragon Quest, desenvolvida pela Chunsoft e publicada pela Enix, e é o 🌜 primeiro na trilogia Zenithian Trilogy.

Foi originalmente lançado para o Famicom em 11 de fevereiro de 1990 no Japão.

Uma versão norte-americana 🌜 para o NES foi lançada logo em seguida, em outubro de 1992, sendo o último Dragon Quest localizado e publicado 🌜 pela subsidiária americana da Enix antes de seu fechamento em novembro de 1995, bem como o último Dragon Quest a 🌜 ser localizado antes da localização de Dragon Warrior Monsters em dezembro de 1999.

O jogo foi refeito pela Heartbeat para o 🌜 Playstation, e eventualmente disponibilizado como parte dos Ultimate Hits.

O que se seguiu foi um segundo remake desenvolvido pela ArtePiazza para 🌜 o Nintendo DS, lançado no Japão em novembro de 2007 e globalmente em setembro de 2008.

Uma versão para Android e 🌜 iOS baseada no remake para Nintendo DS foi lançada em 2014.

Dragon Quest IV difere do resto da série ao quebrar 🌜 o jogo em cinco diferentes capítulos, cada um focando num protagonista ou protagonistas diferentes.

Os quatro primeiros são contados na perspectiva 🌜 dos futuros companheiros do Herói e o quinto é contado na visão do Herói, e junta todos os personagens no 🌜 início de logo casa de apostas jornada para salvar o mundo.

O remake para PlayStation adiciona um sexto capítulo, que permanece no remake para 🌜 DS.

Dragon Quest IV ofereceu uma variedade de novas características em comparação aos três primeiros títulos, enquanto manteve várias daquelas introduzidas 🌜 nos jogos anteriores.

Características similares incluídas são os ciclos de dia e noite, a possibilidade de viajar em um navio e 🌜 um veículo voador (desta vez um balão de ar quente) e os três níveis de chaves.

Sendo estes Thief, Magic e 🌜 Ultimate (originalmente localizada como Final).

Também existem portais, que possibilitam ao grupo se deslocar rapidamente através de grandes distâncias no mapa.

Ao 🌜 contrário do Herói de Dragon Warrior III, não é necessário que o Herói de Dragon Quest IV esteja no grupo 🌜 assim que a carruagem é desbloqueada.

Apesar disso, o Herói é novamente o personagem que possui os mais poderosos feitiços de 🌜 cura e ataque.

Vários feitiços, armas, armaduras e lojas (incluindo o banco) funcionam como nos jogos anteriores.

Além dos novos enredos divididos 🌜 em capítulos, um sistema de inteligência artificial chamado de "Táticas" foi implementado, possibilitando ao jogador atribuir estratégias aos membros do 🌜 grupo, como priorização de dano, cura ou economia de MP, enquanto mantém controle total do Herói.

Dragon Quest V: Hand of 🌜 the Heavenly Bride, Dragon Quest VI: Realms of Revelation e os remakes de Dragon Quest IV possibilitam que táticas sejam 🌜 atribuídas individualmente aos personagens em vez de utilizar um só modo de táticas para todos, além de incluir um modo 🌜 que possibilita o controle manual dos personagens.

Este sistema de "Táticas" é visto como o precursor do sistema de "Gambits" de 🌜 Final Fantasy XII.

A carruagem, introduzida pela primeira vez neste jogo, permite ao jogador selecionar quais personagens deseja utilizar em batalha.

A 🌜 carruagem também é encontrada em Dragon Quest V e Dragon Quest VI.

O primeiro cassino aparece nesta edição como um lugar 🌜 para jogar vários minigames (caça-níqueis, pôquer e o Monster Betting que foi introduzido em Dragon Warrior III) usando tokens que 🌜 podem ser trocados por itens especiais.

Procurar gavetas e dentro de jarros foi introduzido pela primeira vez neste jogo como um 🌜 meio de encontrar itens.

Small Medals, mais tarde chamadas de Mini Medals, foram introduzidas como um novo tipo de item que 🌜 poderia ser procurado e depois e trocado com um rei isolado por itens especiais e únicos.

Salvar o jogo ficou mais 🌜 fácil ao permitir que se salvasse um jogo em uma das igrejas, em vez de falar com um rei.

Além disso, 🌜 o comando para "salvar o jogo" ("Confession" no remake para DS) e pontos de experiência para avançar ao próximo nível 🌜 ("Divination" no remake para DS) se tornaram diferentes comandos.

Voltando ao formato do Dragon Warrior original norte-americano, os programadores permitiram que 🌜 os usuários abrissem portas usando um comando que aparece no nível superior do menu (em vez de exigir que os 🌜 usuários procurassem pela chave nos inventários de vários personagens como em alguns jogos anteriores).

Para isso, bastava que pelo menos um 🌜 personagem do grupo possuísse uma chave apropriada em seu inventário.

Depois que este comando foi adicionado, uma porta destrancada foi adicionada 🌜 ao jogo, bem como portas grandes de castelo.

Contudo, este comando foi removido em jogos futuros e no remake, no qual 🌜 portas podem ser abertas ao tentar atravessá-las.

Na versão original, o jogo é dividido em cinco capítulos .

Os quatro primeiros fornecem 🌜 a história de fundo para os membros do grupo do Herói, enquanto o quinto segue o próprio Herói enquanto ele 🌜 se encontra com os outros personagens.

O Capítulo Um segue o soldado Ragnar, que é encarregado pelo rei de Burland de 🌜 encontrar crianças que desapareceram de uma cidade próxima.

Ragnar encontra e derrota o monstro responsável pelos sequestros e devolve as crianças 🌜 para suas casas.

Ao fazer isso, ele descobre que os monstros estavam procurando o herói lendário, que supostamente ainda é uma 🌜 criança, para matá-los.

Ragnar decide deixar logo casa de apostas casa e partir em uma missão para proteger o Herói.[1]

O Capítulo Dois segue a 🌜 princesa Alena e seus dois amigos e mentores, o tutor Borya e o chanceler Kiryl, enquanto ela viaja para provar 🌜 logo casa de apostas força.

[1] No meio de logo casa de apostas jornada, o pai de Alena perde a voz depois de falar de um sonho 🌜 que teve representando o fim do mundo.

Depois de restaurar logo casa de apostas voz, ela viaja para a cidade de Endor para entrar 🌜 em um torneio de luta.

Ela derrota todos os combatentes, exceto um guerreiro chamado Psaro the Manslayer, que não comparece.

Após a 🌜 vitória, ela retorna ao seu castelo natal para descobrir que todos os habitantes desapareceram, então ela sai para descobrir o 🌜 que aconteceu.

O Capítulo Três segue o comerciante Torneko, um humilde comerciante que trabalha em uma loja de armas em logo casa de apostas 🌜 cidade natal com logo casa de apostas esposa e filho pequeno.

Seu sonho é ter logo casa de apostas própria loja e ser o maior comerciante do 🌜 mundo.

Enquanto viaja e faz favores nas cidades que visita, Torneko finalmente obtém permissão para comprar uma loja em Endor.

Torneko logo 🌜 consegue obter os fundos para comprar a loja e transferir logo casa de apostas família para Endor.

Depois de estabelecer um negócio de sucesso 🌜 com logo casa de apostas esposa, ele ouve falar de um conjunto de armas lendárias, que ele decide encontrar financiando a construção de 🌜 uma passagem subterrânea para um continente vizinho.

O Capítulo Quatro segue a dançarina Maya e a cartomante Meena, duas irmãs em 🌜 busca de vingança pelo assassinato de seu pai por seu ex-aluno Balzack.

Juntando-se a um ex-aluno de seu pai, Oojam, elas 🌜 conseguem traçar um caminho para o Palais de Léon e encontrar o homem responsável.

Elas tentam vingar o assassinato de seu 🌜 pai derrotando Balzack, mas são rapidamente derrotadas pelo mestre de Balzack, o Marquês de Léon, e são jogadas na masmorra.

Oojam 🌜 se sacrifica para permitir que as irmãs escapem do castelo.

Elas então decidem fugir do continente e seguir para Endor, onde 🌜 esperam aprender mais sobre seu novo inimigo e sobre o Herói Lendário, de quem tomaram conhecimento durante suas viagens.

O Capítulo 🌜 Cinco segue o protagonista do jogo, conhecido como "o Herói".

[1] Começa com a cidade natal do Herói sendo atacada por 🌜 monstros, liderados por Psaro, the Manslayer.

O Herói consegue escapar e é acompanhado pelos personagens principais dos capítulos anteriores.

Juntos, eles realizam 🌜 vários feitos, como derrotar o Marquês de Léon e Balzack, além de coletar várias peças da Armadura Zenithiana, equipamento que 🌜 só pode ser usado por aquele escolhido para salvar o mundo.

Mais tarde, eles espionam Psaro e descobrem que Estark, o 🌜 Soberano do Mal, foi despertado.

Eles então viajam para o palácio de Estark e o derrotam assim que os seguidores de 🌜 Psaro o descobrem.

Na cidade de Strathbaile, os heróis têm um sonho que explica o plano de Psaro.

[2] Desenvolvendo um profundo 🌜 ódio pela humanidade após a morte de logo casa de apostas namorada élfica, Rose, nas mãos de humanos, Psaro planeja se tornar o 🌜 próximo Soberano do Mal usando o poder de evolução que obteve do "Armlet of Transmutation ".

O grupo então completa o 🌜 conjunto de armadura Zenithiana para permitir a entrada no Castelo Zenithiano.

Lá, eles encontram o Zenith Dragon, que os guia para 🌜 Nadiria, onde Psaro está passando por logo casa de apostas evolução para o novo Soberano do Mal.

Lá, eles derrotam seus generais antes de 🌜 desafiá-lo.

Depois de lutar contra uma forma de Psaro em constante evolução, ele é derrotado.

Os remakes de PlayStation e DS incluem 🌜 um sexto capítulo que funciona como um final alternativo.

Este capítulo se concentra nos heróis que trabalham com Psaro para vingar 🌜 a morte de Rose e, finalmente, colocar o mundo em ordem.

Ao longo deste capítulo, Rose é revivida e o grupo 🌜 é capaz de derrotar seu verdadeiro assassino, o Dark Priest Aamon, um dos subordinados de Psaro the Manslayer, que pretendia 🌜 tomar os segredos da evolução para si e usurpá-lo, colocando em movimento todos os planos que levaram Psaro à logo casa de apostas 🌜 insanidade.

Lançamento por plataforma Plataforma JP NA EU Famicon/NES 1990 1992 - PlayStation 2001 - - Nintendo DS 2007 2008 2008 🌜 Android, iOS 2014 2014 2014

De acordo com Yuji Horii, ele queria que o jogador tivesse algo a ser coletado pelo 🌜 mapa, já que os jogos anteriores tinham brasões e orbes, respectivamente.

No entanto, ele não queria fazer a mesma coisa novamente, 🌜 forçando o jogador a coletar um certo número de itens antes de vencer o jogo; as mini medalhas, em vez 🌜 disso, não têm relação com a conclusão do jogo.

[3] As ilustrações promocionais para a versão japonesa foram desenhadas pelo famoso 🌜 artista de mangá Akira Toriyama, que forneceu a arte para os jogos anteriores da série e continuaria a fazê-lo em 🌜 todas as edições futuras.[4]

Ao contrário de todos os outros jogos até este ponto, as mudanças nesta versão não foram tão 🌜 radicais.

Entre eles estavam a habitual censura religiosa e à violência, novos gráficos para os direitos autorais de abertura e créditos 🌜 finais, e as apostas no Cassino foram ligeiramente modificadas para permitir que mais dinheiro fosse ganho durante uma aposta.

Remake do 🌜 PlayStation [ editar | editar código-fonte ]

Dragon Quest IV foi refeito para o PlayStation em 22 de novembro de 2001 🌜 no Japão.

Foi desenvolvido pela Heartbeat e publicado pela Enix.

O remake foi desenvolvido usando o motor gráfico 3D de Dragon Quest 🌜 VII .

Os personagens, cidades, mapas do mundo, som, batalhas e inimigos receberam atualizações.

As miniaturas dos personagens foram atualizadas para combinar 🌜 com a arte original dos personagens no manual e na arte original de Dragon Quest IV .

Com este remake vieram 🌜 várias novidades.

Entre esses recursos estavam um novo capítulo no qual Psaro está disponível como membro do grupo (assim como um 🌜 capítulo de prólogo), um comando de conversa intragrupo semelhante ao Dragon Quest VII e a capacidade de desligar a inteligência 🌜 artificial para os membros do grupo para permitir o controle direto de seus ataques (exceto membros do grupo não diretamente 🌜 controláveis pelo jogador).

O jogo vendeu mais de um milhão de cópias no Japão até o final de 2001.[5]

A Enix America 🌜 originalmente planejava trazer o remake para a América do Norte em 2002 e até havia anunciado este próximo lançamento na 🌜 contracapa do manual de instruções dos EUA para Dragon Warrior VII, o que foi posteriormente cancelado devido à Heartbeat fechar 🌜 suas operações de desenvolvimento de videogames antes que a localização e tradução pudessem ser concluídas.

[6][7] Mais tarde foi explicado que 🌜 o custo e o tempo que uma empresa diferente precisaria investir para concluir a tradução impediu a Enix de passar 🌜 isso para outro desenvolvedor, já que a Heartbeat era a mais familiarizada com o design de Dragon Quest.[8]

Remake do Nintendo 🌜 DS [ editar | editar código-fonte ]

Dragon Quest IV foi posteriormente relançado para o Nintendo DS no Japão em novembro 🌜 de 2007.

O jogo foi refeito em um híbrido 2D/3D, semelhante à versão PlayStation.

[9] Esta versão manteve muitos dos aprimoramentos do 🌜 PlayStation, como a cidade de imigrantes ligeiramente alterada, mas recebeu atualizações aprimoradas para melhorar ainda mais os gráficos, e som 🌜 aprimorado.

Esta versão também permite que os jogadores assumam o controle manual de todos os membros do grupo nos dois capítulos 🌜 finais.[2]

Logo após o lançamento em japonês, várias pessoas descobriram uma tradução em inglês quase completa ao editar o arquivo ROM 🌜 japonês, juntamente com traduções em espanhol, francês, alemão e italiano já dentro do jogo japonês.

[10] Em 9 de abril de 🌜 2008, a Square Enix solicitou uma marca registrada para o título "Chapters of the Chosen", e começaram as especulações de 🌜 que este era o novo subtítulo de Dragon Quest IV para um lançamento americano.[11]

Em 18 de abril de 2008, Dragon 🌜 Quest IV: Chapters of the Chosen foi classificado como E10+ pelo ESRB, para Referência ao Álcool, Sangue Animado, Violência Fantástica 🌜 Leve, Linguagem Leve, Aposta Simulada e Temas Sugestivos.

[12] Uma data de lançamento oficial de 16 de setembro de 2008 foi 🌜 finalmente estabelecida no site oficial norte-americano.

O jogo foi lançado na Europa sob o título Dragon Quest: Chapters of the Chosen, 🌜 omitindo o número IV de forma semelhante à versão europeia de Dragon Quest VIII .[13]

Esta versão do jogo contém uma 🌜 tradução inteiramente nova do script.

[2] Foi alegado na Nintendo Power que a nova tradução mudou os nomes de muitos dos 🌜 personagens principais, armas e cidades para ficarem mais próximos, ou manteve seus nomes japoneses originais, enquanto adicionou várias novas localizações,[2] 🌜 ainda uma análise da localização e os nomes dos personagens indicam que a localização original de Dragon Warrior IV estava 🌜 mais próxima do original japonês.

[14] Esta versão também usa a nova convenção de nomenclatura de feitiços usada pela primeira vez 🌜 em Dragon Quest VIII, como o feitiço Beat de Dragon Warrior IV tornando-se Whack .

[2] As traduções ocidentais foram ligeiramente 🌜 alteradas em lugares onde a versão japonesa incluía componentes sexuais, e o recurso de conversa de grupo da versão japonesa 🌜 foi completamente removido das versões ocidentais.[2]

A tradução em inglês do Nintendo DS inclui 13 dialetos regionais para várias áreas,[15] incluindo 🌜 Burland agora sendo escocês e Zamoksva sendo russo.

[2] Simon Carless, do Gamasutra, sente que o uso de dialetos pode ajudar 🌜 algumas pessoas a entender diferentes culturas, dizendo: "Tem o potencial de nutrir a compreensão entre idiomas e culturas de uma 🌜 maneira muito inteligente".[16]

Uma versão baseada no remake do Nintendo DS foi lançada no Japão em 17 de abril de 2014 🌜 para Android e iOS .

[17][18] Foi lançado internacionalmente em 7 de agosto de 2014.

[19][20] A versão Android do jogo apresenta 🌜 salvamento em nuvem, salvamento automático, um recurso de salvamento rápido e um recurso de pausa para facilitar o uso na 🌜 plataforma móvel.

Esta versão também reintroduz o recurso de conversa do grupo removido dos lançamentos internacionais do Nintendo DS, sendo traduzido 🌜 para o idioma apropriado.

Ele também substituiu a música orquestrada pela música MIDI sintetizada na tela de título, que é executada 🌜 pela Tokyo Metropolitan Symphony Orchestra .

Um mangá de cinco volumes chamado Dragon Quest: Princess Alena foi lançado.

Ele seguiu a história 🌜 do Capítulo 2, a Aventura de Alena,[21][22] mas começa a se desviar durante os eventos na Birdsong Tower.

Deste ponto em 🌜 diante, ele apresenta vários novos personagens, incluindo a vilã Evil Leather Dominatrix Woman, e novos locais, incluindo um local no 🌜 Ártico e uma casa mal-assombrada.

Esta história termina com Alena lutando contra Psaro e derrotando-o antes que ele use a Pulseira 🌜 de Ouro para aperfeiçoar o segredo da evolução.

Como em todo Dragon Quest, Koichi Sugiyama compôs a música e dirigiu todos 🌜 os spinoffs associados.

A música ouvida durante o jogo depende de vários fatores.

Uma faixa específica é sempre tocada para cidades, outra 🌜 para cavernas ou masmorras, outra enquanto o grupo está no balão de ar quente, por exemplo.

Por fim, enquanto no mundo, 🌜 cada um dos quatro primeiros atos tem logo casa de apostas própria música tema, assim como o Herói – no quinto ato, a 🌜 música tema tocada depende de quem é o primeiro personagem na formação.

O Dragon Warrior IV original foi um dos poucos 🌜 jogos de NES a apresentar um crescendo durante a música de batalha, um aumento gradual no volume de suave para 🌜 alto.

Esta técnica era rara para um jogo de NES.

No entanto, as versões PlayStation e Nintendo DS não apresentam o crescendo 🌜 na música de batalha.

Esse nível de detalhe pode ser encontrado na trilha sonora da versão NES, bem como nos lançamentos 🌜 móveis de 2014 para Android e iOS.

Dragon Quest IV -The People Are Shown the Way- Symphonic Suite é uma compilação 🌜 de músicas de Dragon Quest IV .

A primeira impressão do álbum foi em 1990, a versão London Philharmonic saiu um 🌜 ano depois, e uma reimpressão do original foi lançada em 2000.

[23] Em 1991, a Enix lançou um conjunto de vídeos 🌜 com Koichi Sugiyama conduzindo a Orquestra Filarmônica de Londres tocando a trilha sonora no Castelo de Warwick, juntamente com clipes 🌜 de atuação.

Nota Conjunta Aggregator Score DS iOS NES PS Metacritic 80/100 86/100

Reviews Publication Score DS iOS NES PS 1Up.

com B+ 🌜 AllGame 4/5 3/5 CVG 8.

1/10 Destructoid 8/10 Eurogamer 8/10 Famitsu 34/40 37/40 32/40 Game Informer 7/10 GamePro 4/5 GameSpot 8/10 🌜 GameSpy 4/5 GamesRadar+ 4.5/5 GameZone 8.

3/10 IGN 8/10 Jeuxvideo.

com 16/20 Nintendo Power 7.

5/10 Nintendo World Report 8/10 ONM 78% TouchArcade 🌜 5/5 Electronic Games 85%

Prêmios Publicação Prêmio Famitsu Best Hit Game Awards Best Game of the Year, Best RPG Nintendo Power 🌜 NES Game of the Year (2nd), Best Challenge

Após o lançamento no Japão, o jogo esgotou 1,3 milhões de cartuchos e 🌜 arrecadou 14 bilhões de ienes ( 98 milhões de dólares na época, ou 203 milhões de dólares ajustados pela inflação) 🌜 dentro de uma hora de seu lançamento.

[24] Em 1992, havia vendido 3 milhões unidades no Japão.

[25] A versão original do 🌜 Famicom vendeu 3,1 milhões de unidades, tornando-se o quarto jogo mais vendido do sistema, abaixo de seu antecessor Dragon Quest 🌜 III .

[26] O jogo original vendeu um total mundial de 3,18 milhões de cópias, incluindo 3,1 milhões no Japão e 🌜 80.

000 nos Estados Unidos,[27] arrecadando várias centenas de milhões de dólares em 1993[28] ( $620 milhões de dólares ajustados pela 🌜 inflação).

A versão para PlayStation do Dragon Quest IV foi o quarto jogo mais vendido no Japão em 2001, com mais 🌜 de 1 milhão de cópias vendidas, e vendeu quase 1,2 milhão de cópias em 26 de dezembro de 2004.

[29][30][31][32] Em 🌜 8 de agosto de 2008, o remake de DS vendeu 1,15 milhão de unidades no Japão,[33] e 1,46 milhão de 🌜 cópias em todo o mundo em 31 de maio de 2009.[34]

Recepção dos Críticos [ editar | editar código-fonte ]

Dragon Quest 🌜 IV foi premiado com o " Grande Prêmio de Melhor Jogo " e "Melhor Jogo de RPG" no Best Hit 🌜 Game Awards de 1990 da revista Famitsu .

[35] Também foi premiado como "Melhor Desafio" e 2º lugar "Melhor Jogo Geral" 🌜 (NES) em 1993 pela Nintendo Power .[36][37]

Em 1997, os editores da Electronic Gaming Monthly classificaram Dragon Warrior IV como o 🌜 58º melhor videogame de console de todos os tempos, chamando-o de "facilmente o melhor RPG já lançado para o NES 🌜 - nos EUA ou no Japão".

Eles citaram em particular a épica duração da missão do jogo.

[38] Em agosto de 2008, 🌜 a Nintendo Power classificou Dragon Quest IV como o 18º melhor videogame do Nintendo Entertainment System, descrevendo-o como o auge 🌜 da série Dragon Quest do NES e elogiando-o por logo casa de apostas inovadora história de cinco atos que o tornou um de 🌜 seus favoritos.

jogos de role-playing escolares.

[39] Os leitores da Famitsu votaram no jogo como o 14º melhor jogo de todos os 🌜 tempos em uma pesquisa de 2006.

[40] Em particular, os críticos notaram com interesse que o terceiro capítulo do jogo, Torneko's, 🌜 se diferenciou em grande parte dos RPGs padrão, fazendo o único objetivo de coletar dinheiro e permitindo que os jogadores 🌜 deixassem Torneko simplesmente trabalhar em uma loja do jogo.[1]

Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen foi indicado para Melhor RPG 🌜 no Nintendo DS nos prêmios de videogame de 2008 da IGN .

[41] Os críticos apontaram que o jogo pode parecer 🌜 desatualizado, especialmente para jogadores não acostumados a jogos de Dragon Quest, mas que alguns dos personagens, como Ragnar, fazem o 🌜 jogo se destacar dos JRPGs recentes.

"Ragnar McRyan não é de forma alguma um personagem projetado a partir de algum intenso 🌜 teste de foco demográfico de colegial japonesa", escreveu Simon Parkin, da Eurogamer, satisfeito.[42]

Dragon Quest IV é o primeiro jogo da 🌜 série a gerar spin-offs.

O comerciante Torneko (também conhecido como Taloon na versão NES) era popular o suficiente para estrelar logo casa de apostas 🌜 própria série, na qual ele se encontra em missões para expandir logo casa de apostas loja.

Esses jogos são a sub-série Torneko no Daibouken 🌜 (traduzida como Torneko's Great Adventure ), jogos roguelike e de masmorras aleatórios produzidos pela Enix (e Square Enix ) e 🌜 desenvolvidos pela Chunsoft .

O sucesso dos jogos mais tarde inspirou a criação da série Mystery Dungeon .

Ragnar, Healie e Torneko 🌜 aparecem mais tarde como aparições em Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King na Monster Arena.

Torneko mais tarde apareceu 🌜 em Dragon Quest Yangus como um comerciante.

No spin-off de Dynasty Warriors, Dragon Quest Heroes: The World Tree's Woe and the 🌜 Blight Below, Alena, Kiryl, Maya e Psaro aparecem como personagens jogáveis; eles se juntam a Torneko e Meena em Dragon 🌜 Quest Heroes II, e a porta de compilação Dragon Quest Heroes I.

II para Nintendo Switch também inclui Ragnar como um 🌜 personagem exclusivo do console para Heroes II .

A versão masculina do protagonista também apareceu como personagem jogável no jogo de 🌜 luta crossover de 2018 Super Smash Bros.

Ultimate através de conteúdo para download.

[43] Ele é totalmente dublado pela primeira vez por 🌜 Takeshi Kusao .

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Hinkle apareceu em três séries de TV, 🌻 "The Flash" (1973), "New York" (1975) e "".

Ele fez logo casa de apostas estreia na televisão naHBO em 1969.

Ele mais tarde se mudou 🌻 para a rádio e se tornou um locutor regular em "Missão Impossível" (1974–1978).