Comprando rifas de restaurante no Our Community Place Lawn Jam em Harrisonburg, Virgínia (28 de junho de 2008).
Rifa é um 🛡 método tradicional de jogo de apostas onde o organizador da campanha de arrecadação oferece um brinde para ser sorteado entre 🛡 os apoiadores em retribuição ao apoio recebido.
A rifa é popular na América do Sul, especialmente no Brasil, além de ser 🛡 conhecida e utilizada em Portugal e na Itália.
Apesar da ausência de documentação histórica sobre a rifa, acredita-se que ela tenha 🛡 surgido em um restaurante no sul da Itália.
O dono do restaurante, que estava em grave crise financeira, resolveu solicitar ajuda 🛡 aos amigos e clientes para manter o estabelecimento aberto.
Assim, ele pediu 30 contribuições (registradas sequencialmente em papel, de 1 a 🛡 30).
Como agradecimento pelo apoio recebido, realizou um sorteio onde um dos doadores recebeu um prato de macarrão.
Com o sucesso dessa 🛡 campanha de arrecadação, os moradores da região passaram também a utilizar esse tipo de campanha, que logo se espalhou pelo 🛡 resto da Itália e outros países.
A rifa chegou ao Brasil provavelmente com a imigração italiana, que teve seu ápice no 🛡 período entre 1880 e 1930.
Distinção entre rifa e sorteio como jogo de azar [ editar | editar código-fonte ]
Há muita 🛡 confusão entre rifa e sorteio como jogo de azar.
Mas o que diferencia a rifa do sorteio como jogo de azar 🛡 é a motivação e o objetivo.
A motivação da rifa é beneficente e seu objetivo não lucrativo.
Desde mais milionaria loteria origem, a rifa 🛡 tem sido utilizada como um modo de angariar apoio financeiro dos amigos e conhecidos para superar um momento difícil[1], ou 🛡 para manter um projeto ou ação sem fins lucrativos em curso.
Outra configuração de financiamento coletivo na vida social é a 🛡 ação entre amigos, a famosa rifa.
O sistema em geral é o mesmo: diversos números são vendidos e alguns prêmios são 🛡 sorteados no final.
Porém o que move as pessoas a participar da rifa não é apenas o sorteio de uma recompensa 🛡 material (ainda que seja um importante incentivo), mas sim a participação na construção de algo coletivo, na solução de um 🛡 problema ou na realização de um sonho.[2]
Porém, não são todos que se sentem confortáveis em pedir sem dar nada em 🛡 troca.
Esse constrangimento em pedir e receber ajuda pode ter relação com cultura de voluntariado pouco desenvolvida em países latinos, assim 🛡 como o baixo capital social.
Por isso, as pessoas se sentem mais confortáveis em pedir ajuda quando podem oferecer algo em 🛡 troca, mesmo com valor simbólico.
Sendo a motivação beneficente, as pessoas apoiam uma campanha de arrecadação por meio de rifa não 🛡 por causa do brinde, mas para poder ajudar um amigo, conhecido ou causa social.
O que move os doadores é a 🛡 solidariedade, sendo o brinde uma característica lúdica da campanha de arrecadação.
Já o sorteio como jogo de azar, a motivação é 🛡 o ganho e o objetivo é o lucro.
Jogos de azar tem objetivo lucrativo, e muitas vezes estão organizados como atividade 🛡 econômica/comercial contínua, como loterias.
O que leva as pessoas a participarem de um sorteio é a possibilidade de ganhar algo, independente 🛡 do que está por detrás da realização do sorteio.
As pessoas que participam de loterias e jogos de azar não estão 🛡 preocupadas com o destino do valor arrecadado pela venda de bilhetes.
Para elas, a única motivação e interesse é a possibilidade 🛡 aleatória do ganho.
Nos jogos de azar o brinde é o ponto central da motivação, não havendo sentimento de solidariedade ou 🛡 responsabilidade social.
Referências