Jogos gacha são jogos eletrônicos que adaptam e virtualizam a mecânica gacha (máquina de venda de brinquedos em cápsulas).
A monetização ⚾️ destes videogames é similar ao conceito de loot boxes, quando se trata de induzir os jogadores a gastarem dinheiro.
[1][2] A ⚾️ maioria destes jogos é composta de jogos para celular free-to-play.
[1] Em jogos gacha, jogadores gastam moedas virtuais, porém dinheiro real ⚾️ tende a ser utilizado para obter tanto esta moeda virtual quanto as oportunidades para usá-la.
O modelo de jogos gacha começou ⚾️ a ser amplamente utilizado no início dos ano 2010, saindo-se particularmente bem no Japão.
[1][2] Quase todos os mais lucrativos jogos ⚾️ para celular do Japão utilizam este modelo, e ele tornou-se uma parte integral da cultura de jogos para celular japonesa.
[3] ⚾️ Fora do Japão, este tipo de jogo também está se tornando popular.
[3] Exemplos de jogos gacha incluem Animal Crossing: Pocket ⚾️ Camp, Final Fantasy: Brave Exvius,[1] Fire Emblem Heroes,[1][4] Puzzle & Dragons,[1] Dragon Collection,[2] Granblue Fantasy,[2][5] Girls' Frontline, Monster Strike,[6] Fate/Grand ⚾️ Order, e Kingdom Hearts Union X.
Este tipo de jogo também está sendo mais desenvolvido por empresas chinesas e coreanas; exemplos ⚾️ notáveis incluem Azur Lane (chinês), MonsterCry Eternal (coreano), Cookie Run (coreano), e League of Angels (chinês).
Nestes jogos é comum a ⚾️ existência de numerosos personagens, cartas, e outros items que os jogadores podem obter, sendo que a maioria deles pode apenas ⚾️ ser obtida utilizando um mecanismo "gacha".
[3] Esse mecanismo permitirá que os jogadores "puxem" ou "girem" a máquina gacha (similar ao ⚾️ uso de uma caça-níquel ou roleta), utilizando uma quantidade específica da moeda virtual do jogo, o que então dará ao ⚾️ jogador um personagem, carta, ou item aleatório.
[3] Às vezes, a utilização de um gacha é limitada, de modo que prêmios ⚾️ específicos só possam ser obtidos através de um evento com prazo específico.
[3] Já que algumas recompensas possuem menores chances de ⚾️ serem obtidas, normalmente os jogadores deverão girar a gacha muitas vezes antes de conseguirem o resultado desejado.[3]
Em muitos jogos, a ⚾️ utilização de gachas é essencial para que os jogadores possam progredir no jogo.
[6] Os jogadores talvez recebam gachas grátis ou ⚾️ com desconto, mas tenham que pagar para conseguir mais.
[2] Estes jogos também podem utilizar diferentes camadas de jogadas gacha, que ⚾️ darão diferentes conjuntos de recompensas.[1]
O modelo gacha já foi comparado ao de jogos de cartas colecionáveis e também ao de ⚾️ jogos de azar.[7]
"Gacha completo" (コンプリートガチャ), também abreviado "kompu gacha"[8][9] ou "compu gacha"[10] (コンプガチャ), foi um modelo de monetização popular em ⚾️ jogos para celular japoneses até 2012, quando foi considerado ilegal através de parecer jurídico.
Sob as regras do gacha completo, os ⚾️ jogadores tentam "completar" um conjunto de itens comuns pertencentes à uma seleção específica de espólios para combiná-los em um item ⚾️ de maior raridade.
[10] Os primeiros itens podem ser obtidos rapidamente, porém, conforme o número de itens em falta diminui, a ⚾️ chance de que o conjunto complete-se após a abertura de uma loot box fica cada vez mais improvável.
Isto se aplica ⚾️ particularmente para jogos com um alto número de itens comuns, já que eventualmente um único, específico item será necessário.[11]
Uma caixa ⚾️ gacha é uma caixa virtual de itens definidos com probabilidades conhecidas.
A popularidade deste tipo de gacha cresceu por volta do ⚾️ período quando a controvérsia do gacha completo estava sendo divulgada.
O modelo de caixa gacha costuma ser considerado mais justo porque ⚾️ conforme itens são retirados da caixa, as chances de receber o item desejado aumentam, já que existem menos itens dentro ⚾️ dela.
[12] Também é possível obter todos os itens de uma caixa, contanto que o jogador esteja disposto a gastar o ⚾️ suficiente.
Por esta razão, alguns jogadores calculam quanto dinheiro seria necessário para obter o item que desejam.[13]
Gacha sugoroku é similar a ⚾️ um jogo de tabuleiro.
Os mecanismos gacha são utilizados para que o jogador possa progredir de maneira geral, com maiores progressos ⚾️ acarretando em melhores recompensas.
Cada vez que o jogador roda a gacha, seu personagem jogará um dado ou rodará uma roleta ⚾️ para determinar a distância que percorrerá.[12]
O modelo de gacha redraw permite que o jogador rode a gacha novamente caso tenha ⚾️ recebido um resultado indesejável (o que também quer dizer rodar a gacha em uma conta nova repetidamente até que os ⚾️ resultados iniciais desejados para começar o jogo sejam obtidos).
Alguns jogos oferecem esta função gratuitamente.[12]
O gacha consecutivo aumenta as chances de ⚾️ que recompensas raras sejam recebidas quando um jogador gasta em lote.
Ao contrário de gastar um determinado valor da moeda virtual ⚾️ em jogadas individuais, um jogador pode gastar uma maior quantidade para rodar diversas vezes consecutivas por um preço menor.
No fim ⚾️ da jogada, o jogador recebe todos os itens de uma vez.[14]
Em uma gacha incremental, as chances de um jogador obter ⚾️ um item raro aumentam cada vez que é rodada.
Este tipo de gacha é muito popular com jogadores que gastam altos ⚾️ valores, já que com cada rodada as apostas possuem melhores chances.[14]Gacha aberto vs.
fechado [ editar | editar código-fonte ]
Um gacha ⚾️ pode revelar (aberto) ou esconder (fechado) as chances exatas de que itens raros sejam obtidos.[12]
Gacha com desconto [ editar | ⚾️ editar código-fonte ]
Os gacha com desconto tendem a envolver campanhas especiais ou eventos da empresa do jogo que permitem que ⚾️ os usuários joguem por um preço menor.[12]
Algumas desenvolvedoras de jogos já elogiaram o modelo gacha como sendo uma ótima estratégia ⚾️ de monetização free-to-play.
[7][15] A maioria das desenvolvedoras que trabalham principalmente com jogos free-to-play recomendam que o modelo seja incorporado ao ⚾️ jogo com base no conceito de potencial de monetização máxima.[15]
Já foi discutida a razão para que jogos gacha sejam tão ⚾️ viciantes para tantos jogadores.
Alguns acreditam que os gacha tirem proveito do instinto caçador-coletor inerente que as pessoas possuem de coletar ⚾️ itens, além do desejo de completar um conjunto.
[15] Outros acreditam que a simples replicação da emoção de jogos de aposta ⚾️ faz com que os jogadores voltem aos gacha.[7]
Crítica e controvérsia [ editar | editar código-fonte ]
Em maio de 2012, um ⚾️ artigo foi publicado em um jornal conservativo japonês, o Yomiuri Shimbun, que criticava jogos de redes sociais e especificamente gacha ⚾️ por explorarem a ingenuidade de crianças para lucrarem.
A maior queixa do artigo foi que o modelo gacha relembrava demais os ⚾️ jogos de aposta.
O artigo pedia por uma investigação pela Agência de Assuntos do Consumidor do Japão para prevenir o abuso ⚾️ deste sistema.
[16] Pouco depois, a investigação sugerida foi realizada e o modelo de gacha completo foi declarado ilegal pela Agência ⚾️ de Assuntos do Consumidor, mencionando a Lei de Prevenção de Extras Injustificáveis ou Benefícios Inesperados e Representações Enganosas (不当景品類及び不当表示防止法, Lei ⚾️ de Prevenção de Extras Injustificáveis ou Benefícios Inesperados e Representações Enganosas?).
"[9][10] Isto não foi executado pela introdução de uma nova ⚾️ lei, mas pela emissão de um parecer jurídico de que itens virtuais poderiam ser considerados "prêmios" sob a legislação existente ⚾️ escrita em 1977 para prevenir a prática de gacha completo no contexto de figurinhas de beisebol.
Um mês após a emissão ⚾️ do parecer, todas as principais publicadoras de jogos japonesas removeram as regras de gacha completo de seus jogos, apesar de ⚾️ muitos desenvolvedores terem encontrado maneiras de contornar estas regras.
[11][17] Desenvolvedoras de jogos para celular japoneses, incluindo a GREE e DeNA, ⚾️ trabalharam para estabelecer um grupo auto-regulável na indústria, a Associação de Jogos Sociais do Japão, que foi uma tentativa de ⚾️ reprimir desenvolvedoras que utilizassem estes modelos, mas isto não se mostrou bem sucedido, e a Associação foi dissolvida em 2015.[17]
O ⚾️ mecanismo tem sido examinado devido a fazer o jogo da lotofácil online similaridade com jogos de aposta, e alguns países exigem que as taxas de ⚾️ obtenção de itens sejam publicadas, ou têm banido certas práticas (como o gacha completo).
[18][19] Muitos jogadores tendem a se arrepender ⚾️ de terem efetuado compras nestes jogos de acordo com uma pesquisa.
[20] Este tipo de jogo também já foi criticado por ⚾️ atrair o gasto de milhares de dólares de uma vez para que jogadores recebam o item desejado,[21] e a maneira ⚾️ com que os resultados de um gacha são exibidos dentro do jogo também já foi criticada.[22]