John List em 2014
John August List (nascido em 25 de setembro de 1968) é um economista americano da Universidade de 💹 Chicago, onde atua como Professor Distinto Kenneth C.Griffin.
De 2012 a 2018, atuou como Presidente do Departamento de Economia.
Desde 2016, ele 💹 atua como Visiting Robert F.
Hartsook Chair em Fundraising na Indiana University Lilly Family School of Philanthropy.
[1] List é conhecido por 💹 suas contribuições pioneiras para experimentos de campo em economia, com o economista ganhador do prêmio Nobel George Akerlof e o 💹 notável professor de direito Cass Sunstein escrevendo que "List fez mais do que qualquer outra pessoa para avançar os métodos 💹 e a prática de experimentos de campo".
[2] O economista vencedor do Prêmio Nobel Gary Becker comentou que "o trabalho de 💹 John List em experimentos de campo é revolucionário".[3]
De maio de 2002 a julho de 2003, atuou como Economista Sênior do 💹 Conselho de Assessores Econômicos do Presidente dos EUA.
Em 2011, List foi eleito para a Academia Americana de Artes e Ciências.
[4] 💹 Em 2015 foi eleito Fellow da Econometric Society e, segundo o RePEc, foi o economista mais bem classificado do mundo 💹 entre os 40.
000 economistas que se formaram nos últimos 20 anos.
Em maio de 2022, o RePEc o classifica como o 💹 7º economista mais influente do mundo.[5]
John frequentou a Sun Prairie High School, graduando-se em 1987.Ele recebeu seu Ph.D.
da Universidade de 💹 Wyoming em 1996 sob a supervisão de Shelby Gerking.
Ele começou ganhadores da quina carreira na Universidade da Flórida Central como professor assistente 💹 em 1996.
Tornou-se professor associado em 2000 na Universidade do Arizona, onde trabalhou com Vernon L.
Smith na promoção de seus métodos 💹 experimentais de campo.
Em 2001 ele foi premiado com uma cátedra na Universidade de Maryland, College Park.
Ele ocupou esse cargo até 💹 2004, quando recebeu uma nomeação como professor titular no Departamento de Economia da Universidade de Chicago.
Em janeiro de 2011, List 💹 foi premiado com uma cátedra no Departamento de Economia da Universidade de Chicago por seu trabalho na área de experimentos 💹 de campo.
Além de ganhadores da quina carreira universitária, List atuou como economista-chefe da empresa de táxi Uber e, mais tarde, da competidora 💹 Lyft.[6]
Em 2015, List foi indicado ao Prêmio Nobel de economia pela Reuters (ao lado de Charles Manski e Richard Blundell).
List 💹 e Blundell foram posteriormente favoritos para ganhar nas casas de apostas.
List por seu trabalho em experimentos de campo e Blundell 💹 por economia do trabalho.
Aos 46 anos, List era a previsão mais jovem da Reuters em quase 20 anos.
Em abril de 💹 2011 List foi selecionado para a Academia Americana de Artes e Ciências.
Em 2012, List foi selecionado para receber o prêmio 💹 Yrjo Jahnsson Lecture Series, concedido pela Fundação Yrjö Jahnsson.
O prêmio, concedido a cada 2 anos pela Fundação Finlandesa, reconheceu as 💹 conquistas da List para a sociedade desde o pioneirismo no uso de experimentos de campo.
Dez dos dezenove destinatários anteriores ganharam 💹 o Prêmio Nobel de Economia.
Em agosto de 2017, List recebeu o Klein Prize da International Economic Review por seu trabalho 💹 em experimentos de campo.
Seis dos vinte destinatários ganharam o Prêmio Nobel.
Seu trabalho se concentra em questões microeconômicas e inclui mais 💹 de 250 publicações acadêmicas.
[7] Entre esses artigos estão experimentos de campo usando vários mercados diferentes para obter dados, incluindo atividades 💹 de angariação de fundos para caridade, o Chicago Board of Trade, CEOs da Costa Rica, o novo mercado de automóveis, 💹 mercados de recordações esportivas, mercados de moedas, mercados de reparo de automóveis, mercados ao ar livre localizados em todos os 💹 lugares - dos Estados Unidos ao Marrocos e à Índia, vários locais na internet, vários locais de leilão, shopping centers, 💹 vários mercados de trabalho e escolas de gramática e ensino médio.
A pesquisa de List sobre economia comportamental se concentrou em 💹 testar teorias como troca de presentes, preferências sociais e teoria da perspectiva.
Os testes tradicionais dessas teorias dependiam do recrutamento de 💹 estudantes universitários para participar de experimentos por uma pequena quantia de dinheiro.
Em vez disso, List recrutou indivíduos em mercados reais 💹 para participar de experimentos, às vezes sem o conhecimento deles.[8]
List publicou pesquisas sobre o impacto da regulamentação ambiental na produção 💹 econômica[9] e em espécies ameaçadas de extinção.[10]
Doações de caridade [ editar | editar código-fonte ]
A List também trouxe preferências sociais 💹 e valor de bens públicos para o mercado testando os determinantes da doação de caridade.
List descobriu que várias técnicas tradicionais 💹 no mundo da filantropia não são bem compreendidas.
Por exemplo, quanto maior o capital semente anunciado,[11] mais as pessoas doam.
Além disso, 💹 as concessões correspondentes[12] aumentam as doações, mas não importa se a correspondência é 1:1 ou 3:1.
[13] List também descobriu que 💹 dar é facilmente influenciado por incentivos que desconsideram a importância do altruísmo na motivação de doar.
Por exemplo, List descobriu que 💹 a beleza[14] e a pressão social[15] são motivadores importantes para doar.
Em um experimento por meio de uma solicitação enviada a 💹 300.
000 famílias no Alasca, List descobriu que as pessoas são mais propensas a doar porque querem se sentir bem, e 💹 não por puro altruísmo.[16]
A pesquisa recente de List se concentra no aumento do desempenho educacional.
Em 2008 ele trabalhou com Chicago 💹 Heights, IL para criar incentivos em dinheiro para alunos da nona série e seus pais para aumentar o desempenho acadêmico.[17]Referências