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Em 2015, a TCS lançou melhor horário para jogar aviator estrela bet segunda temporada, intitulada "The TCS Season 2", devido ao sucesso na temporada anterior.

No entanto, 🧾 em março de 2016, o grupo assinou com a Netflix, estreando um novo formato de reality show chamado de "I 🧾 Don't Wanna Be Your Man", que seria dirigido por Chris Evans.

O formato foi descrito como mais "talent e irreverente que 🧾 o The TCS original".

O canal também estreou dois "spin-offs" da franquia, o show "Serenity" e o "The City of London".

Em 🧾 abril de 2016, o TCS retornou com a série

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Por Soraya Barreto Januário

Este texto começou a ser escrito em dias muito dolorosos, dias que se seguiram a eliminação precoce 😗 da seleção brasileira de mulheres da Copa do Mundo de 2023, durante a fase de grupos, na Austrália e Nova 😗 Zelândia.

Um resultado que ninguém esperava, nem nos piores pesadelos.

Diante da infinidade de assuntos que poderia debater neste momento, uma fala 😗 sobre a eliminação que ecoou nas redes sociais digitais e na mídia hegemônica me chamou a atenção: segundo o tribunal 😗 da internet e da mídia esportiva, hegemonicamente masculina, a seleção feminina não podia, justamente agora, que tem "alguma" estrutura, decepcionar 😗 dessa forma.

É interessante notar a misoginia que empacota este pensamento travestido de opinião.

O deboche e o discurso de ódio é 😗 , de forma evidente, fruto da estrutura machista que a nossa sociedade ostenta, somado ao discurso neofascista no qual este 😗 país foi parcialmente tomado.

Caso estrutura ganhasse Copa, a nossa seleção de homens tinha a obrigação de ter muito mais estrelas 😗 que as cinco que ostentam no peito – e devo lembrar que a história do futebol das mulheres no Brasil 😗 é recente, começa profissionalmente quando a modalidade masculina já era tricampeã mundial.

Finalmente assistimos a mídia abraçar e publicizar este percurso, 😗 contando o histórico de proibições, seja por força de lei, como o Decreto-lei 3.

199 de 14 de abril de 1941, 😗 seja pelas invisibilidades pautadas em premissas patriarcais.

Essa história vem sendo escrita e contada ao longo dos anos por pesquisadoras e 😗 ativistas do futebol das mulheres, como exemplos ressalto os trabalhos de Silvana Goellner (2003; 2005; 2021), Ludmilla Mourão e Marcial 😗 Morel (2005), Leda Costa (2017), Aira Bonfim (2019), Lu Castro e Darcio Ricca (2021) e meu último livro organizado em 😗 parceria com o Jorge Knijinik (2022).

As motivações do afastamento, invisibilidade e proibições para que as mulheres participassem da construção da 😗 cultura futebolística brasileira estão claramente associadas a premissas biologizantes, pautadas numa ideia de que a "condição de mulher" e a 😗 "natureza feminina" seriam impeditivas de certas práticas, dentre elas o futebol.

Um claro mecanismo biopolítico de coerção e vigilância do corpo 😗 feminino.

Retomo essa história aqui devido à grande influência que este fato histórico tem na falta de desenvolvimento e no apagamento 😗 das mulheres no mundo clubístico e futebolístico, bem como nas dificuldades enfrentadas pela modalidade até os dias atuais (Barreto Januário; 😗 Knijnik, 2022).

Se formos traçar um paralelo histórico mais recente, devemos lembrar que a Copa de 2015, no Canadá, pouco ecoou 😗 na mídia hegemônica, seja noticiosa ou publicitária, como demonstrei com outras pesquisadoras, em trabalhos realizados no OBMIDIA UFPE (Barreto Januário; 😗 Veloso, Cardoso, 2016).

Assistimos ao inegável crescimento, com aumento em 533% de peças jornalísticas veiculadas sobre a competição (Barreto Januário; Lima; 😗 Leal, 2020), da Copa do Mundo de Futebol de 2019, na França.

Além disso, foi a primeira em que todos os 😗 jogos da seleção foram televisionados.

Lá em 2019 ouvimos também o Guaraná Antárctica, que já patrocinava a seleção masculina e feminina 😗 há anos, ativar o patrocínio com a seleção das mulheres de forma efetiva.

Até aquele momento, essa havia sido a competição 😗 com maior visibilidade da história da modalidade e que permitiu o fortalecimento do debate em torno do futebol de mulheres 😗 no Brasil.

Devo ressaltar que essa ascensão não ocorreu do dia para a noite, e se deve a muita luta, persistência 😗 e insistência de muitas mulheres, jogadoras, técnicas, jornalistas e ativistas do futebol de mulheres e ainda, dos feminismos.

Somado a isso, 😗 o fenômeno conhecido como "primavera feminista" que observou o aumento do agendamento midiático de pautas e bandeiras feministas, permitiu também 😗 uma maior abertura da visibilidade da modalidade.

O mau desempenho da seleção brasileira masculina em 2018 também foi um fator que 😗 despertou o debate e gerou interesse de uma parte da população sobre a seleção de mulheres.

A Copa do Mundo de 😗 2023, sem sombra de dúvida, está sendo ainda maior que o divisor de águas que foi a edição de 2019.

Alguns 😗 pontos merecem ser ressaltados, como a cobertura para além dos jogos da seleção, com apresentação e biografia das principais atletas 😗 brasileiras e estrangeiras, acompanhamento das famílias das jogadoras nacionais e abordagem de tópicos da vida delas; cobertura dos jogos das 😗 outras seleções; publicidade de diversas marcas nacionais e internacionais; e claro, a ajuda inestimável do consumo on demand, streamings e 😗 plataformas digitais, como o canal no Youtube Cazé TV, que comprou o direito de transmissão de todos os jogos e 😗 montou um time respeitável de comentaristas, narradoras e repórteres, além de uma equipe que produziu conteúdo e entretenimento in loco.

Tudo 😗 isso reforça a maturação de uma possível mudança significativa na cobertura midiática hegemônica e independente.

Esse fato dialoga com a melhora 😗 significativa da cobertura esportiva entre as edições de 2019 e 2023 que, mesmo com uma pandemia no meio, parece ter 😗 diminuído substancialmente o chamado "movimento sanfona" – Ludmila Mourão e Márcia Morel (2005) defenderam a existência desse movimento em referência 😗 ao interesse sobre o futebol de mulheres na mídia, e observaram que a modalidade não teria encontrado um espaço permanente 😗 na sociedade e no jornalismo esportivo.

As autoras pontuam ainda que este interesse tinha o comportamento de ondas, oscilando de acordo 😗 com a visibilidade de certas competições, como é exemplo as Olimpíadas e a própria Copa do Mundo.

Leda Costa (2017) observa 😗 o mesmo movimento, afirmando haver alguns booms de pautas do futebol de mulheres na mídia de massa, que acabam se 😗 dissipando quando as competições finalizam.

Com efeito, posso dizer sem medo, que a Copa de 2023 marca um período de continuidade 😗 significativo.

Como exemplos, posso citar que a maior rede de TV nacional agora apresenta os melhores momentos e gols do brasileirão 😗 feminino e a "equipe" de cavalinhos, mascote lúdico que apresenta a corrida entre os times na disputa do campeonato brasileiro, 😗 personagem do programa dominical Fantástico da Rede Globo, conta agora com uma "eguinha" para falar do futebol de mulheres.

Outro ponto 😗 de destaque é o aumento significativo de mulheres jornalistas cobrindo, comentando e narrando a Copa.

Na própria TV Globo, que em 😗 2019 tinha apenas Ana Thaís Matos comentando os jogos, compôs uma equipe com 11 profissionais entre narradoras, comentarista e a 😗 jornalista Bárbara Coelho que cobriu a Copa na Austrália (Sá, 2023).

É um momento de consolidação do espaço da mulher, inclusive 😗 no jornalismo esportivo.

São processos mediaticamente pedagógicos que começam a fomentar uma continuidade com consistência.

Outro tópico a destacar é o aumento 😗 de perfis em redes sociais digitais, sites e blogs, que além de ativistas produzem conteúdo especializado, como Dibradoras, Miga Esporte 😗 Clube, Passa no DM, futebolfeminino.

e-arte, futebolporelas, paginafutebolfeminino, planetafutebolfeminino, entre outros.

Somado a isso, importa ressaltar que a ampla cobertura da mídia 😗 de massa em torno da eliminação, com comentários, análises e críticas embasadas e duras é sinal de avanço também, já 😗 que por muito tempo a eliminação da seleção rendia no máximo uma chamada e notas menores, para além de comentários 😗 condescendentes, tratando a modalidade como café com leite, ao que finalmente a modalidade é vista de forma mais profissional com 😗 as cobranças devidas.

E voltando a falar em estrutura, o fato de que a seleção finalmente teve voo fretado, camisa com 😗 escudo próprio, linha de uniformes feitos para elas, a maior delegação da história do futebol de mulheres do Brasil com 😗 31 integrantes e dentre eles, 18 eram mulheres (em 2019 foram apenas 4), devo dizer que ainda é o mínimo.

Assistimos 😗 com alegria ao despertar de um novo cenário, fruto de muita luta, ativismo, briga e talento.

Todavia, o momento é de 😗 cobrança, seja pelo futebol desastroso apresentado contra a Jamaica, seja por uma técnica inerte ao que ao mundo estava assistindo 😗 nas duas últimas partidas ou ainda pela apatia apresentada no jogo de eliminação.

Cobrar e criticar é respeitar o futebol das 😗 mulheres, lamentar é respeitar a dor de ver uma saída precoce num momento histórico tão importante para a modalidade nacional.

Marta 😗 merecia um final de carreira mais coerente com melhor horário para jogar aviator estrela bet trajetória, não necessariamente precisava ser o título, mas um último ato 😗 digno de melhor horário para jogar aviator estrela bet grandiosidade e este é um dos meus maiores lamentos.

Por fim, resta dizer que foram muitas conquistas sim, 😗 é preciso celebrá-las.

Tivemos um número recorde de seleções disputando a Copa, pulamos de 24, em 2019, para 32, em 2023.

Ampliamos 😗 o número de técnicas a frente das seleções, foram 12 contra nove na última copa.

O futebol das mulheres segue vivo 😗 e precisa continuar lutando.

São muitas lutas que precisam ser travadas ainda, como nos disse a rainha, "tem que chorar antes 😗 para sorrir depois".

Enxuguemos as lágrimas e sigamos!Referências:

BARRETO JANUÁRIO, Soraya.; LIMA, Cecília.; LEAL, Daniel.

Futebol de mulheres na agenda da grande mídia: 😗 uma análise temática da cobertura da Copa do Mundo de 2019.

Observatório (OBS*), v.14, n.4, December, 2020.

BARRETO JANUÁRIO, Soraya; KNIJNIK, Jorge 😗 D.

Novos rumos para as mulheres no futebol brasileiro.

Futebol das mulheres no Brasil: emancipação, resistências e equidade, p.434-458, 2022.Bomfim, Aira.F.

Football Feminino 😗 entre festas esportivas, circos e campos suburbanos: uma história social do futebol praticado por mulheres da introdução à proibição (1915-1941).

2019, 😗 Dissertação – Mestrado em História, Política e Bens Culturais, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), 😗 Rio de janeiro.

CASTRO, Luciana; RICCA, Darcio.

Futebol feminista: ensaios, 2021.COSTA, Leda.

O futebol feminino nas décadas de 1940 a 1980.

Revista do Arquivo 😗 Geral da Cidade do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro, n.13, p.493-507, 2017.GOELLNER, Silvana.

Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na 😗 Revista Educação Physica.

Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.GOELLNER, Silvana.V.

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades.

Revista Brasileira de Educação Física e 😗 Esporte, 19(2), 143-151, 2005

GOELLNER, Silvana Vilodre.

Mulheres e futebol no Brasil: descontinuidades, resistências e resiliências.Movimento, v.27, 2021.

MOURÃO, Ludmila; MOREL, Marcia.

As narrativas 😗 sobre o futebol feminino: o discurso da mídia impressa em campo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.26, n.2, p.73-86, 2005.SÁ, 😗 Luiza.

Globo aposta em diversidade e quer bater recordes na Copa feminina.UOL, 2023.

Disponível em: //www.uol.com.

br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/07/12/globo-aposta-em-diversidade-e-quer-bater-recordes-na-copa-feminina.htm Acesso: 02 ago.2023.

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A moeda de 5 centavos no Brasil, comumente chamada de "cinco centavos" ou simplesmente "cinco", é uma pequena peça de 🧲 metal que tem a efígie de uma estrela de cinco pontas no seu anverso. Essa estrela é conhecida como "Estrela 🧲 de Salomão" ou "Estrela de David", um símbolo importante em muitas tradições religiosas, incluindo o judaísmo.

A moeda de 5 centavos 🧲 é uma das menores denominações da moeda corrente no Brasil e é frequentemente vista como uma peça sem muito valor 🧲 prático. No entanto, ela tem um valor histórico e simbólico significativo. A moeda foi introduzida pela primeira vez em 1942 🧲 e tem sido um elemento constante do cênico brasileiro desde então.

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Em resumo, a moeda 🧲 de 5 centavos com a estrela de cinco pontas no Brasil pode parecer insignificante para alguns, mas ela tem um 🧲 valor histórico e cultural importante. Além disso, ela tem sido usada de maneiras criativas e inesperadas ao longo dos anos, 🧲 demonstrando que mesmo as peças de moeda mais pequenas podem ter um impacto significativo.

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