Space Jam (bra: Space Jam: O Jogo do Século[1][2]) é um filme estadunidense de 1996 dos gêneros comédia, aventura, fantasia 🤶 e esportivo dirigido por Joe Pytka e escrito por Leo Benvenuti, Steve Rudnick, Timothy Harris e Herschel Weingrod.
O filme é 🤶 estrelado pelo jogador de basquete Michael Jordan como uma versão fictícia de si mesmo; o filme mistura elementos de live-action 🤶 com animação, contando também com Wayne Knight, Theresa Randle e participações especiais de Bill Murray e vários jogadores da NBA 🤶 nos papéis de pessoas reais, enquanto Billy West, Dee Bradley Baker, Kath Soucie e Danny DeVito compõem o elenco de 🤶 dublagem dos personagens animados.
O filme segue Jordan, quando ele se retira das quadras para se aposentar, conhecendo os personagens de 🤶 Looney Tunes como Pernalonga, Patolino e Frajola para ajudá-los a vencer uma partida de basquete contra alienígenas invasores que têm 🤶 a intenção de escravizá-los como atrações de um parque de diversões em outro planeta.
Space Jam foi o primeiro filme em 🤶 longa metragem a ser produzido pelos Warner Bros.
Feature Animation e foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 15 de 🤶 novembro de 1996, pela Warner Bros Pictures sob o rótulo da marca Family Entertainment.
[3] Foi recebido com resenhas mistas dos 🤶 críticos, que ficaram divididos sobre melhor jogo de ganhar dinheiro premissa de combinar Jordan e melhor jogo de ganhar dinheiro profissão com os personagens dos Looney Tunes, enquanto 🤶 as realizações técnicas de seu entrelaçamento do live-action com animação foram elogiadas.
[4] Se tornou um sucesso de bilheteria, arrecadando mais 🤶 de US$ 230 milhões em todo o mundo, se tornando o filme de basquete de maior bilheteria de todos os 🤶 tempos e o décimo filme de maior bilheteria de 1996.
Uma sequência independente, Space Jam: A New Legacy, foi lançada em 🤶 2021, com LeBron James no papel principal.
Após alcançar o auge da melhor jogo de ganhar dinheiro carreira de jogador de basquetebol, Michael Jordan decide 🤶 encerrar melhor jogo de ganhar dinheiro história no esporte que o consagrou e migrar para a carreira de jogador de beisebol.
Enquanto isso, num lugar 🤶 no espaço, em um planeta chamado "Montanha Bobolândia", que na verdade é um parque de diversões espacial, o ganancioso chefe 🤶 do planeta, Sr.
Swackhammer, discute com seus minúsculos empregados, os "Nerdlucks" (nome não mencionado durante a dublagem brasileira), que necessitam de 🤶 idéias para criar novas atrações para o antiquado lugar.
Num painel de vídeo ele vê vários desenhos animados dos Looney Tunes, 🤶 contendo várias animações de Pernalonga e seus amigos; ele deduz que seria uma boa ideia tê-los como a atração de 🤶 seu parque de diversões e ordena que seus servos viajem até a Terra e capturem os divertidos personagens.
No planeta Terra, 🤶 após os extraterrestres encontrarem Pernalonga no mundo dos desenhos, é feito um acordo a qual será realizada uma disputa entre 🤶 os Looney Tunes e os Nerdlucks para decidir o destino dos personagens terrestres.
Então em uma reunião, Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Hortelino 🤶 e Frajola, a julgar pela pequena altura dos invasores, deduzem que a disputa seria facilmente resolvida em uma partida de 🤶 basquetebol.
Em desvantagem, os Nerdlucks vão assistir a partidas de basquetebol e, com poderes estranhos, roubam e absorvem as habilidades de 🤶 cinco grandes jogadores da NBA: Charles Barkley, Patrick Ewing, Muggsy Bogues, Larry Johnson e Shawn Bradley.
Após absorverem tais habilidades, se 🤶 tornam monstros gigantes e a partir de então são chamados de "Monstars", e passam a desvantagem para os Looney Tunes.
Os 🤶 Looney Tunes desafiam os Nerdlucks para um jogo de basquetebol.
Depois disto, os Tunes capturam Michael Jordan e explicam a ele 🤶 toda a situação.
Michael decide ajudá-los na partida.
Além disso, os Tunes recebem a ajuda de uma bela e talentosa coelhinha chamada 🤶 Lola Bunny, que também decide participar da partida.
Assim, sob o comando de Michael Jordan, forma-se o time intitulado "TuneSquad", que 🤶 decidirá em um jogo de basquete o destino dos Looney Tunes.
Mais tarde, o atrapalhado publicitário Stan Podolak (o mais novo 🤶 ajudante de Jordan) que também fora sugado para o mundo dos Looney Tunes, aparece para reforçar o time.
Após algum tempo, 🤶 o jogo entre o TuneSquad e os Monstars começa e, embora conte com a ajuda do talentoso Michael Jordan, os 🤶 Looney Tunes são massacrados pela agressividade dos monstruosos adversários, e o time dos heróis termina o primeiro tempo da partida 🤶 com uma grande desvantagem no placar.
No intervalo, Jordan tenta animar melhor jogo de ganhar dinheiro equipe e Pernalonga os convence a tomarem a fórmula 🤶 secreta de Michael Jordan (que era na verdade uma garrafa plástica com água comum) e assim os heróis, agora psicologicamente 🤶 motivados, usam todo o seu talento para superar os inimigos e têm sucesso, diminuindo bastante a desvantagem no placar da 🤶 partida.
Furioso com o desempenho do adversário, o malvado Swackhammer (que é agora treinador dos Monstars) aceita uma aposta feita por 🤶 Michael Jordan, que consistia na devolução dos poderes dos jogadores da NBA caso o TuneSquad vencesse, e tornar Michael Jordan 🤶 escravo e principal atração da Montanha Bobolândia, caso os vilões vencessem.
Após isso, os Looney Tunes são mais uma vez espancados 🤶 pelo estilo de jogo brutal dos Monstars até que apenas Jordan, Pernalonga, Lola e Patolino são deixados em pé fazendo 🤶 um número curto de jogadores.
Então Bill Murray é capaz de entrar no mundo dos Looney Tunes e integrar a equipe, 🤶 evitando assim a perda por W.O.
Atingindo o clímax da partida, o TuneSquad encontra-se perdendo por uma diferença de apenas um 🤶 ponto, e cabe à Jordan marcar a última cesta que decidiria a partida.
Nos últimos segundos do jogo, estendendo seu braço 🤶 como se fosse um desenho animado, Jordan consegue fazer a cesta e ganha o jogo.
Após Swackhammer repreender os Monstars por 🤶 seu fracasso, Jordan os ajuda a perceber que eles só são servos dele pois eles eram menores; aproveitando que ainda 🤶 estão com alta estatura (por conta de possuírem as habilidades dos jogadores da NBA) eles inserem Swackhammer dentro de um 🤶 míssil que o envia para a Lua.
Depois de devolverem as habilidades roubadas, os Nerdlucks decidem se juntar aos Looney Tunes.
Depois 🤶 disso, os personagens retornam Jordan de volta ao mundo real, onde ele traz as habilidades roubadas de volta aos seus 🤶 respectivos jogadores.
Após uma sugestão dos próprios jogadores, Jordan decide regressar com melhor jogo de ganhar dinheiro carreira e volta à NBA, espelhando o seu 🤶 retorno da vida real.
Elenco e personagens [ editar | editar código-fonte ]
As vozes dos Nerdlucks são fornecidos por Jocelyn Blue 🤶 (Pound), James Caridad (Blanko), June Melby (Bang), Catherine Reitman (Bupkus) e Wainwright Colleen (Nawt e Sniffles); as vozes dos Monstars 🤶 são fornecidos por Darnell Suttles (Pound), Steve Kehela (Blanko), Joey Camen (Bang), Dorian Harewood (Bupkus) e T.K.Carter (Nawt).
Dan Castellaneta e 🤶 Patricia Heaton também fizeram aparições rápidas como um casal que os Nerdlucks (disfarçados) sentam ao lado em um jogo de 🤶 basquete.
Jogadores da NBA [ editar | editar código-fonte ]
Muitas estrelas da NBA apareceram no filme como eles mesmos Michael Jordan 🤶 foi o protagonista do filme.
Embora aposentado no momento, Bird apareceu como um dos amigos de Michael.
Charles Barkley foi um dos 🤶 jogadores cujo talento é roubado pelos Monstars.
Shawn Bradley foi um dos jogadores cujo talento é roubado pelos Monstars.
Patrick Ewing foi 🤶 um dos jogadores cujo talento é roubado pelos Monstars.
Além de Jordan, um número de jogadores e treinadores da NBA apareceram 🤶 no filme.
Larry Bird interpreta um amigo de Jordan, que se junta a ele para um jogo de golfe.
Quando os Monstars 🤶 roubam o talento dos jogadores da NBA, eles invadem um jogo entre o Phoenix Suns e o New York Knicks, 🤶 fazendo com que Patrick Ewing, que joga no Knicks, e Charles Barkley, que joga no Suns, cometam erros durante o 🤶 jogo.
Nessas cenas, os jogadores dos Knicks, Charles Oakley e Derek Harper e dos Suns A.C.
Green, Danny Ainge, e Paul Westphal 🤶 (técnico) também são vistos em campo.
Mais tarde no filme, Ewing e Barkley são unidos pelos que agora "estão extremamente sem 🤶 talento" Larry Johnson, Muggsy Bogues e Shawn Bradley.
Além disso, quando o time do Los Angeles Lakers está em uma tentavia 🤶 para evitar que jogam basquetebol com medo de serem "infectados", os Lakers Vlade Divac, Cedric Ceballos, Anthony Miller, e o 🤶 técnico Del Harris fazem uma curta aparição rápida.
Aparições rápidas semelhantes também foram feitas por Jeff Malone, Alonzo Mourning, Sharone Wright, 🤶 o comentarista de TV Jim Rome e Ahmad Rashad.
Durante a parte final do filme, quando Jordan retorna para o Chicago 🤶 Bulls, eles jogam no Orlando Magic onde Shaquille O'Neal pode ser visto correndo atrás da bola.
O produtor de Space Jam, 🤶 Ivan Reitman, em 2011.
Uma conversa entre ele e um executivo da Nike despertou a ideia de um filme estrelado por 🤶 Michael Jordan e Pernalonga.
Em 1992 e 1993, dois comerciais da Nike durante o Super Bowl intitulados "Hare Jordan" e "Aerospace 🤶 Jordan", foram ao ar, respectivamente, na televisão e apresentavam o jogador de basquete Michael Jordan interagindo com o personagem Pernalonga.
[6] 🤶 O diretor criativo da produtora Wieden+Kennedy, Jim Riswold, concebeu a campanha "Hare Jordan" seguindo a popularidade dos anúncios onde Jordan 🤶 interagia com Mars Blackmon (interpretado por Spike Lee), um personagem do filme She's Gotta Have It (1986); ele escolheu Pernalonga 🤶 para melhor jogo de ganhar dinheiro próxima campanha porque o personagem era seu "herói de infância".
[6] Dirigido por Joe Pytka, "Hare Jordan" levou seis 🤶 meses e teve um orçamento de US$ 1 milhão para ser produzido.
[6] Inicialmente, o projeto de um filme ficou parado 🤶 pela relutância da Warner Bros.
em permitir que a Nike modernizasse o personagem de Pernalonga; no entanto, o sucesso comercial de 🤶 ambos os anúncios "foi uma boa pesquisa para a Warner Bros.
entender que o personagem 'Perna' ainda tinha relevância e relacioná-lo 🤶 com Michael", explicou Pytka.
[8] Isso levou a Warner a finalmente aprovar a produção de um filme com Pernalonga e Jordan, 🤶 que saiu de uma reunião dentro de um avião entre um executivo da Nike e o produtor Ivan Reitman.
[6] Jordan 🤶 já havia recebido ofertas para realizar filmes anteriormente, mas seu empresário, David Falk, recusou todas porque sentia que o atleta 🤶 só poderia atuar no cinema interpretando ele mesmo.[6]
Entretanto, o projeto foi engavetado em 1993 quando Jordan se aposentou do basquete, 🤶 só sendo reaberto em 1995, após o atleta decidir retornar ao desporto.
Antes da Warner Bros.
ser consultada novamente, Falk lançou a 🤶 ideia para vários grandes estúdios;[6] a Warner queria elaborar um "material adulto e sofisticado" que se desviasse da fórmula estabelecida 🤶 pela Disney no mercado de filmes de animação.
[10] Depois que o estúdio inicialmente rejeitou a proposta de Falk, ele ligou 🤶 para o líder da divisão de produtos de consumo da empresa, Dan Romanelli, que reagiu com surpresa sobre o fato 🤶 da Warner recusar um projeto com potencial de venda de mercadorias.[6]
Joe Pytka foi informado sobre o projeto apenas alguns meses 🤶 antes do início das filmagens; além de ser contratado como diretor, ele também revisou o roteiro, inclusive escrevendo uma cena 🤶 em que Jordan faz um home run após retornar ao mundo real, mas que nunca foi usada.
[8] Spike Lee também 🤶 estava interessado em ajudar Pytka com o roteiro, mas a Warner Bros.
o vetou do projeto por conta de uma insatisfação 🤶 com a forma como ele financiou Malcolm X (1992).[8]
Escolha de elenco [ editar | editar código-fonte ]
De acordo com Pytka, 🤶 foi difícil encontrar a maioria dos atores de Space Jam devido à melhor jogo de ganhar dinheiro estranha premissa: "Quero dizer, eles vão trabalhar 🤶 com um personagem animado e um atleta...
Você está falando sério? Eles simplesmente não queriam fazer isso".
[8] Antes de Wayne Knight 🤶 ser escalado como Stan, suas escolhas iniciais foram Michael J.
Fox e Chevy Chase, com quem ele havia trabalhado em comerciais 🤶 da Doritos; a Warner Bros.
rejeitou os dois atores.
[8] Jason Alexander também recusou o papel.
[11] Também houve tentativas de substituir o 🤶 personagem de Jordan por um ator mais experiente, mas segundo os produtores: "não conseguimos encontrar ninguém melhor".
[8] Os atores mais 🤶 fáceis de obter foram os jogadores da NBA, exceto Gheorghe Mureşan.
[8] A aparição de Bill Murray estava presente no roteiro 🤶 desde o início, mas os cineastas não conseguiram contratá-lo até o início das filmagens; há rumores de que Jordan implorou 🤶 a Murray para participar do filme.[12]
O produtor Ivan Reitman afirmou que priorizou uma busca por dubladores que conseguissem ser bastante 🤶 fiéis ao estilo pioneiro dos dubladores originais dos desenhos antigos dos Looney Tunes para o filme.
Joe Alaskey, um dos sucessores 🤶 de Mel Blanc (dublador do Pernalonga nos desenhos antigos) desde a morte deste, foi submetido por Reitman a uma série 🤶 de audições, que duraram meses até que Alaskey se cansou e desistiu do projeto.
[14] Billy West soube da produção de 🤶 Space Jam através de Reitman no programa radiofônico The Howard Stern Show; Reitman estava produzindo o filme Private Parts de 🤶 Howard Stern.
Reitman ficou impressionado com o talento vocal de West e perguntou se ele poderia fazer um teste para Space 🤶 Jam; West aceitou e, após fazer um teste, conseguiu os papéis de Pernalonga e Hortelino.
[15] Os diretores de elenco originalmente 🤶 planejaram várias participações especiais no elenco de dublagem; no entanto, isso não deu certo, e Danny DeVito acabou sendo o 🤶 único "dublador celebridade" no filme, dando melhor jogo de ganhar dinheiro voz para o Sr.
Swackhammer, que foi originalmente planejado para ser dublado por Jack 🤶 Palance.
Swackhammer também foi planejado para ser um personagem em carne-e-osso até os últimos dias de desenvolvimento, com Dennis Hopper sendo 🤶 cogitado para o papel devido à melhor jogo de ganhar dinheiro amizade com Pytka.[10]
Who Framed Roger Rabbit e perguntou: "Você tem algum conselho sobre 🤶 o que devemos fazer para realizar um filme como este?" E ele disse: "Não faça, isso quase me matou".
Uma coisa 🤶 que ouvi foi que Ivan Reitman, quando eles estavam pensando em prosseguir com este filme, ligou para Robert Zemeckis dee 🤶 perguntou: "Você tem algum conselho sobre o que devemos fazer para realizar um filme como este?" E ele disse: "Não 🤶 faça, isso quase me matou".
[ 10 ] - Neil Boyle, supervisor de animação
Os animadores veteranos da Warner Bros.
que trabalhavam na 🤶 Classic Animation localizada em Sherman Oaks, Los Angeles foram originalmente planejados para serem os únicos responsáveis pela parte animada do 🤶 filme.
Porém, depois de apenas uma semana, o trabalho de animação ficou tão complicado que a Warner Bros.
contatou mais estúdios, inclusive 🤶 realocando a melhor jogo de ganhar dinheiro divisão de animação Feature Animation localizada em Glendale, que estava produzindo Quest for Camelot (1998), para trabalhar 🤶 em Space Jam.
Dez membros da Classic Animation, incluindo o diretor de animação da produção, Tony Cervone, foram retirados do estúdio 🤶 para se envolverem mais profundamente durante toda a produção, e os artistas de desenvolvimento foram realocados para trabalhos de animação, 🤶 incluindo o supervisor de animação Bruce Woodside, que tinha pouca fé no projeto: "Como tantos outros animadores, adoro os personagens 🤶 clássicos da Warner Bros.
, mas eu realmente tinha pouca esperança de que amarrá-los à enorme âncora de um esquema de 🤶 marketing aparentemente condenado pudesse realmente dar a eles uma segunda vida bem-sucedida em recursos".[10]
Depois que Cervone foi contratado como diretor 🤶 de animação, Jerry Rees contatou Bruce W.
Smith sobre ser outro diretor de animação do filme; Rees foi demitido quando Smith 🤶 entrou e Pykta contratou Smith para dirigir as sequências de animação ao lado de Cervone.
[10] Antes de janeiro de 1996, 🤶 quando a produção de animação estava em alta, nenhum dos rascunhos ou conceitos dos animadores de como o filme deveria 🤶 parecer recebeu a aprovação de Reitman; Bill Perkins ingressou naquele mês como diretor de arte de animação: "tínhamos apenas cerca 🤶 de oito meses para fazer cerca de 52 minutos de animação", declarou Perkins; "éramos apenas uma pequena equipe reduzida", complementou.
[10] 🤶 Cervone destacou o papel de Reitman como supervisor: "Começou como uma série de piadas sem estrutura e ele ajudou muito 🤶 nisso".
O processo de escrita envolveu os animadores e artistas usando os desenhos originais como referências.
Por fim, eles optaram pelo estilo 🤶 de animação de Bob Clampett por ser mais selvagem do que o estilo de Chuck Jones.
A produção de Space Jam 🤶 totalizou cerca de dezenove meses, com filmagens ocupando dez deles;[10] isso foi metade do tempo de qualquer outro filme desse 🤶 tipo, de acordo com Smith.
A animação foi feita em um ritmo muito rápido por mais de setecentos trabalhadores de dezoito 🤶 estúdios em Londres, Canadá, Califórnia e Ohio[10] a partir de janeiro de 1996 pelos produtores recentemente contratados Ron Tippe e 🤶 Allison Abbate.
Na tentativa de rastrear a enorme quantidade de trabalho feito nos dezoito estúdios, Tippe pendurou fotos de todas as 🤶 tomadas nos corredores dos estúdios da Feature Animation, com as concluídas marcadas em vermelho.[21]
Recursos sobre a produção do filme enfatizavam 🤶 melhor jogo de ganhar dinheiro tecnologia de computador de ponta quando se tratava de melhor jogo de ganhar dinheiro técnica híbrida live-action/animação; "este filme não poderia ter sido 🤶 feito há dois anos", afirmou Cervone em 1996.
Devido à melhor jogo de ganhar dinheiro mistura de vários meios de arte, bem como ao "amplo 🤶 senso de humor e entretenimento" exclusivo dos Looney Tunes, Smith considerou Space Jam uma parte importante da diversificação da indústria 🤶 da animação.
Space Jam quebrou o recorde de quantidade de tomadas compostas em um longa-metragem,[23] "aproximadamente 1.
043" de acordo com Tippe, 🤶 bem como um número recorde de tomadas FX, com cerca de 1.
100 em um único filme de 90 minutos; Independence 🤶 Day, lançado no mesmo ano, teve 700 fotos FX em duas horas de exibição.
Tippe afirmou que o filme teria, no 🤶 máximo, "múltiplos personagens, múltiplos níveis de efeitos e, em alguns casos, até setenta elementos" em uma tomada.
Space Jam foi uma 🤶 das primeiras produções a serem filmadas em um estúdio virtual.
[10] Jordan filmou em uma sala de tela verde de 360 🤶 graus com rastreadores de movimento; ao seu redor estavam jogadores da NBA de terno verde e atores de improvisação do 🤶 Groundlings Theatre and School, servindo como identificadores de posicionamento para os personagens animados, com uma réplica de fundo em CGI 🤶 de um cenário da vida real com chroma key.
[10] Embora Bill Murray inicialmente tenha vindo apenas para participar da cena 🤶 no campo de golfe, ele quis estar no clímax do jogo de basquete depois que Pytka mostrou a ele o 🤶 processo de como ele dirigia as cenas de ação em live-action/animação.[8]
Desenhos conceituais e discussões entre os animadores e Pytka sobre 🤶 como a animação seria incorporada às cenas de ação ao vivo ocorreram no set durante as filmagens, com várias reescritas 🤶 do roteiro sendo feitas diariamente.
[10] Como um experiente diretor de comerciais e videoclipes trabalhando em um filme de esportes, Pytka 🤶 assumiu movimentos de câmera rápidos e ilimitados e ângulos holandeses;[10] isso tornou a integração dos personagens nas tomadas um desafio 🤶 para os animadores.
Para conectar os mundos real e animado, foram usadas imagens em tela azul de miniaturas fornecidas pela empresa 🤶 de efeitos visuais Vision Crew Unlimited.[26]
As vendagens da trilha sonora do filme foram certificadas com seis discos de platina.
[27] O 🤶 álbum também serviu como ápice para o músico R.
Kelly, cuja canção "I Believe I Can Fly" não só foi um 🤶 sucesso, como também lhe rendeu dois prêmios Grammy.
[28] Outras faixas incluíam um cover de "Fly Like an Eagle" da banda 🤶 Steve Miller Band (interpretada por Seal), "Hit 'Em High (The Monstars' Anthem)" (de B-Real, Busta Rhymes, Coolio, LL Cool J 🤶 e Method Man), "Basketball Jones (Barry White e Chris Rock), "Pump Up the Jam" (por Technotronic), "I Turn to You" 🤶 (All-4-One) e "For You I Will" (Monica).
A música-título do filme foi tocada pelos Quad City DJ's.
O filme contou com uma 🤶 trilha sonora original composta por James Newton Howard para o filme.
Lançamento e recepção [ editar | editar código-fonte ]A Warner 🤶 Bros.
distribuiu Space Jam por meio de melhor jogo de ganhar dinheiro divisão Family Entertainment, lançando o filme para os cinemas estadunidenses em 15 de 🤶 novembro de 1996.
O filme chegou no Brasil durante o Natal daquele ano, estreando nos cinemas em 25 de dezembro.
Em Portugal, 🤶 o filme chegou aos cinemas em 7 de fevereiro de 1997.
Space Jam se tornou um sucesso de bilheteria.
No final de 🤶 seu circuito mundial, o filme havia acumulado US$ 90,594,962 de dólares nos Estados Unidos e mais de US$ 230 milhões 🤶 de dólares internacionalmente (contra um orçamento estimado em US$ 80 milhões), tornando-se o filme de basquetebol de maior bilheteria da 🤶 história.[29]
Resposta da crítica [ editar | editar código-fonte ]
No agregador de resenhas Rotten Tomatoes, Space Jam detém um índice de 🤶 aprovação de 43% com base em 86 resenhas, com nota média de 5,3/10; o consenso dos críticos do site diz: 🤶 "Embora não seja um "slam dunk" [gíria em inglês oriunda do basquete que significa "vitória garantida"], Space Jam se salva 🤶 com melhor jogo de ganhar dinheiro palhaçada carregada dos Looney Toons e melhor jogo de ganhar dinheiro animação vívida deixará os espectadores mais jovens satisfeitos, embora os adultos 🤶 acompanhantes possam ficar mais aborrecidos do que entretidos".
[30] No Metacritic, outro agregador, é atribuído ao filme uma pontuação 59/100, baseado 🤶 em 22 resenhas, indicando "comentários mistos ou médios".
[31] As audiências do CinemaScore deram ao filme uma nota média "A-", em 🤶 uma escala de "A+" a "F".[32]
Os críticos Roger Ebert e Gene Siskel, do Chicago Sun-Times e do Chicago Tribune respectivamente, 🤶 aprovaram Space Jam,[33] embora os elogios de Siskel tenham sido mais reservados.
[34] Em melhor jogo de ganhar dinheiro crítica, Ebert deu ao filme três 🤶 estrelas e meia e observou: "Space Jam é um casamento feliz de boas ideias.
Três filmes pelo preço de um, dando-nos 🤶 um tratamento cômico das aventuras da carreira de Michael Jordan, cruzado com um personagem do aclamado desenho animado Looney Tunes 🤶 [...
] o resultado é delicioso, um filme familiar no melhor sentido (o que significa que os adultos também vão gostar)".
[33] 🤶 Siskel concentrou muitos de seus elogios no desempenho de Jordan, dizendo: "Ele sabiamente aceitou como seu primeiro filme um roteiro 🤶 que se baseia muito bem em melhor jogo de ganhar dinheiro personalidade genial em uma variedade de anúncios de TV.
As frases de efeito são 🤶 um pouco mais longas".
[34] Leonard Maltin também deu ao filme uma crítica positiva (três estrelas), afirmando que "Jordan é muito 🤶 envolvente, os personagens têm um desempenho admirável [...
] e os efeitos especiais gerados por computador são um nocaute coletivo".
[35] Todd 🤶 McCarthy, comentarista de cinema da revista Variety, elogiou o filme por seu humor, bem como pelas travessuras dos Looney Tunes 🤶 e pela atuação de Jordan.[36]
Embora Janet Maslin, do jornal The New York Times, tenha criticado a animação do filme, ela 🤶 mais tarde disse que Space Jam é uma "carinhosa homenagem ao passado [dos personagens de Looney Tunes]".
[37] Michael Wilmington, do 🤶 Chicago Tribune, reclamou sobre alguns aspectos do filme, afirmando: "[...
] não conseguimos as melhores coisas dos co-estrelas.
Michael não sobe o 🤶 suficiente.
Os Looney Tunes não nos pulverizam do mesmo jeito que faziam Chuck Jones, Friz Freleng ou Bob Clampett quando estavam 🤶 na ativa"; no entanto, no geral, ele também gostou do filme, dando-lhe três estrelas em melhor jogo de ganhar dinheiro crítica e dizendo: "É 🤶 fofo? Sim.
É um prazer para o público? Sim.É clássico? Não.
(Embora pudesse ter sido)".
O TV Guide deu ao filme apenas duas 🤶 estrelas, chamando-o de "tentativa cínica de lucrar com a popularidade dos personagens de desenhos animados da Warner Bros.
e do jogador 🤶 de basquete Michael Jordan, inspirado em um comercial da Nike".Margaret A.
McGurk do jornal The Cincinnati Enquirer deu ao filme duas 🤶 estrelas e meia em melhor jogo de ganhar dinheiro crítica dizendo: "o espetáculo técnico não vale nada sem uma boa história".[38]
O veterano diretor dos 🤶 desenhos animados clássicos dos Looney Tunes, Chuck Jones, criticou o filme e melhor jogo de ganhar dinheiro premissa, opinando que o Pernalonga não teria 🤶 contado com a ajuda de outras pessoas para resolver um conflito.[39]
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]
Ano Prêmio 🤶 Categoria Indicação Resultado Ref.
1997 ASCAP Film and Television Music Awards Músicas mais executadas de filmes Diane Warren - "For You 🤶 I Will" Venceu Top Box Office Films James Newton Howard Venceu Annie Awards Melhor Conquista Individual: Conquista Técnica Venceu Melhor 🤶 Animação Indicado Melhor Desempenho Individual: Direção Bruce W.
Smith e Tony Cervone Indicado Melhor Desempenho Individual: Produção Ron Tippe Indicado Grammy 🤶 Awards Melhor música escrita especificamente para cinema ou para televisão R.
Kelly - "I Believe I Can Fly" Venceu MTV Movie 🤶 Awards Melhor Canção de Filme R.
Kelly - "I Believe I Can Fly" Indicado Satellite Awards Melhor Filme de Animação Daniel 🤶 Goldberg, Joe Medjuck, Ivan Reitman Indicado World Animation Celebration Melhor uso da animação em um trailer de filme Venceu Young 🤶 Artist Awards Melhor Filme de Família - Animação ou Efeitos Especiais Indicado
Uma sequência para Space Jam foi planejada já em 🤶 1996.
Quando o desenvolvimento começou, "Space Jam 2" envolveria uma nova competição de basquete com Michael Jordan e os Looney Tunes 🤶 contra um novo vilão alienígena chamado Berserk-O!.
O artista Bob Camp foi encarregado de projetar o novo vilão e seus capangas.
Joe 🤶 Pytka iria continuar na sequência como diretor enquanto Cervone e seu parceiro criativo Spike Brandt assinaram contrato para dirigir as 🤶 sequências de animação.
No entanto, Jordan não quis retornar para o projeto e a Warner Bros.
acabou cancelando os planos para "Space 🤶 Jam 2".[40]
Várias projetos em potencial, incluindo um intitulado "Spy Jam" com Jackie Chan (que acabaria se tornando a base para 🤶 Looney Tunes: Back in Action), "Race Jam" com Jeff Gordon, "Golf Jam" com Tiger Woods,[41][42] e "Skate Jam" com Tony 🤶 Hawk foram discutidos, mas nunca saíram do papel.[43]
Em fevereiro de 2014, a Warner Bros.
anunciou oficialmente o desenvolvimento de uma sequência 🤶 que seria estrelada por LeBron James.
[44] Em julho de 2015, James e seu estúdio de cinema, SpringHill Entertainment, assinaram um 🤶 contrato com a Warner Bros.
para televisão, cinema e conteúdo digital após receber críticas positivas por seu papel em Trainwreck.
[45][46][47] Em 🤶 2016, Justin Lin assinou contrato com o projeto como diretor e co-roteirista com Andrew Dodge e Alfredo Botello.
[48] Em agosto 🤶 de 2018, Lin deixou o projeto e Terence Nance foi contratado para dirigir o filme.
[49] Em setembro de 2018, Ryan 🤶 Coogler foi anunciado como produtor do filme.
[50] As filmagens aconteceriam na Califórnia[51][52] dentro de um raio de 30 milhas de 🤶 Los Angeles.
[53] Antes da produção, o filme recebeu US$ 21,8 milhões em créditos fiscais como resultado de um novo programa 🤶 de incentivo fiscal do estado.[51][54][55]
Em fevereiro de 2019, após lançar o logotipo oficial com um pôster promocional, "Space Jam 2" 🤶 foi anunciado com lançamento agendado para 16 de julho de 2021.
[56] A fotografia principal começou em 25 de junho de 🤶 2019.
[57][58] Em 4 de março de 2021 foi confirmado que a sequência também contaria com vários personagens do arquivo de 🤶 filmes e televisão da Warner Bros.[59]
Michael Jordan foi escalado para fazer uma participação especial em Space Jam 2, já que 🤶 os seus patrocinadores provocaram os fãs em junho de 2021 dizendo que "Jordan aparecerá no filme, mas não da maneira 🤶 que você espera".
De fato, como mostrado no filme, Jordan foi mostrado na sequência em várias cenas reais de melhor jogo de ganhar dinheiro carreira 🤶 e em reutilizações de cenas do filme original.
Em uma cena, Frajola afirma ter encontrado Jordan, mas na verdade encontrou o 🤶 ator Michael B.
Jordan, que fez a participação especial no lugar do astro do basquete.
Space Jam: A New Legacy foi recebido 🤶 com críticas negativas e se tornou um fracasso de bilheteria, arrecadando US$ 163,6 milhões de dólares mundialmente contra um orçamento 🤶 de US$ 150 milhões.
Os produtores argumentaram que a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus em 2020 e 2021 foi 🤶 o fator principal pelo fiasco comercial do filme.
Entretanto, mesmo com o fracasso, um terceiro filme estaria em negociações pelo diretor 🤶 Malcolm D.
Lee com Dwayne Johnson envolvido como protagonista, fazendo a transição do gênero esportivo do basquete para wrestling profissional.[60]Referências