Sugerimos a produção de bolinhas de papel e bolinhas de meia para que os estudantes possam realizar as atividades propostas.
Sabemos 🛡 que essa produção e adaptação de materiais desenvolve a aprendizagem criativa e colaborativa, então, a seguir trazemos alguns vídeos para 🛡 ajudar nessa produção.
Peça aos estudantes que construam bolas de papel e bolas de meia, além do taco e do disco, 🛡 que podem servir como objetos a serem lançados, golpeados e/ou projetados.
Observação Bola: é interessante que os estudantes produzam bolas de 🛡 papel e de meia de tamanhos variados.
Para finalizar essas bolas pode-se usar sacolinhas para revestimento e fitas adesivas para uma 🛡 maior fixação.
Tacos: os tacos podem ser construídos com garrafas pet e cabo de vassoura, canos de PVC, caixa de leite, 🛡 entre outros materiais.
Disco: pode ser construído a partir de tampas de produtos de limpeza e rodelas de madeira e rodelas 🛡 de papelão agrupadas com fita adesiva.
Alvo: pode ser feito de giz no chão ou por meio de cartolina, com canetinhas 🛡 coloridas, ou pode-se utilizar um objeto como alvo, não há formato específico, deixe a imaginação dos estudantes fluir.
A seguir sugerimos 🛡 alguns vídeos para uma melhor visualização dessa produção.
Bolas de meia e de papel (de 0'30 a 3'57): Tacos construção (do 🛡 início até 2100): o vídeo aborda a construção de um taco de floorball mas esse taco também serve para trabalhar 🛡 o golfe ou outro esporte de precisão que utilize tacos.
Inicie propondo a seguinte atividade: Vivenciando a precisão e reconhecendo os 🛡 alvos Comente com os estudantes que eles irão vivenciar dois tipos de situações que acontecem nos esportes de precisão, o 🛡 alvo localizado no chão e o alvo localizado no alto.
Organize o espaço disponível em duas estações: em uma ficará o 🛡 alvo no chão e na outra o alvo no alto (sugerimos amarrar um bambolê).
Como na imagem a seguir: Peça aos 🛡 estudantes que ajudem nessa organização, após as estações prontas, separe a turma em grupos.
De acordo com a quantidade de estudantes, 🛡 aumente o número de alvos e proponha a experimentação da precisão.
Explique que eles estão livres para tentar acertar o alvo 🛡 da maneira que acharem melhor.
No alvo do alto, os estudantes devem tentar acertar a bola dentro do bambolê, e no 🛡 alvo que está no chão devem tentar aproximar a bola ou o disco do círculo central.
Para isso, disponibilize bolas de 🛡 diferentes tamanhos e pesos, tacos para golpear a bola, discos, se tiver a oportunidade, peça para que em uma aula 🛡 anterior eles construam bolas de meias, bolas de papel.
Para saber como será essa construção dos materiais, verifique o Para saber 🛡 mais.
Caso necessite, passe o vídeo para os estudantes, ajudando, assim, na confecção desses materiais.
Importante Antes de iniciar comente com os 🛡 estudantes que eles podem experimentar a precisão de diferentes formas nessas estações e o objetivo é acertar o alvo, para 🛡 isso eles podem recorrer a diferentes formas: lançando com as duas mãos, com uma só, com os pés, de perto 🛡 ou de longe, com bola, disco ou taco, com bolas de diferentes pesos e tamanhos ou formas, parados ou se 🛡 movimentando.
E peça para que eles prestem atenção em como realizam o movimento, se utilizam força, percebam a velocidade do objeto 🛡 a ser lançado, golpeado ou projetado, como é acertar um alvo no chão e como é acertar um alvo que 🛡 está no alto.
Nesse momento circule pelas duas estações e instigue os estudantes a tentarem acertar o alvo de diferentes maneiras.
A 🛡 seguir listamos algumas possibilidades: Deixe os estudantes experimentarem, faça anotações e registros para ganhe 50 reais para apostar avaliação, elencando a participação e o 🛡 engajamento da turma, a criatividade.
Perceba a organização e a ajuda mútua na superação do desafio, caracterizando o trabalho em equipe.
Possibilite 🛡 o tempo que ache mais adequado para a vivência.
Para possibilitar a participação de todos, identifique os estudantes que tenham mais 🛡 dificuldades e proponha um trabalho colaborativo em que este possa ser ajudado por um colega.
Propicie momentos de interação, faça o 🛡 reconhecimento do local; para isso você pode desenhar o local em um papelão com cola quente em relevo e dar 🛡 para o estudante tatear.
Depois leve o estudante ao local real e mostre onde estão os alvos que ele tateou no 🛡 papelão em relevo, use bolinhas com guizo, caso tenha alguma.
Peça que os estudantes ajudem caso vejam algum amigo que está 🛡 com dificuldade de deslocamento para ir buscar ganhe 50 reais para apostar bola ou disco.
Mostre o alvo, use o tato e trabalhe a localização 🛡 do espaço oralmente para os estudantes que necessitam dessa ajuda.
Atividade 2 - Relação potência x precisão Nesta atividade vamos trabalhar 🛡 a Lei de Fitts.
Não precisamos falar o nome da lei, o importante é pedir que eles observem a relação da 🛡 potência do movimento e da precisão do objeto lançado, ou seja, se estiver longe do alvo, a potência do lançamento 🛡 deve ser maior, o que acaba diminuindo a precisão, já se o alvo estiver perto, a potência do movimento é 🛡 menor e, com isso, a precisão é maior.
Para saber mais sobre a Lei de Fitts, verifique o Para saber mais.
Para 🛡 essa atividade, proponha uma atividade onde os estudantes tentam acertar o mesmo alvo a distâncias diferentes.
Como sugestão, descrevemos a seguir 🛡 uma atividade chamada triângulo.
Para isso, desenhe um triângulo no chão e dentro dele mais dois menores.
Como a imagem a seguir.
À 🛡 frente desse triângulo, desenhe uma linha a uns 2 metros de distância e outra a 4 metros de distância.
Explique que 🛡 a dinâmica do jogo é acertar o disco ou a bola nas pontas do triângulo e que, para isso, cada 🛡 estudante terá cinco chances.
Explique que mesmo acertando de primeira é importante que o estudante tente as cinco vezes para que 🛡 ele perceba a diferença entre as formas de jogar de perto e de longe, e, assim, compreenda a relação entre 🛡 potência e precisão.
Aqui, o importante não será marcar os pontos, mas sim perceber a diferença na hora de lançar um 🛡 disco ou bola.
Para isso, colocamos duas linhas de frente ao alvo, uma mais próxima, a uns 2 metros, e outra 🛡 a 4 metros.
Peça aos estudantes que iniciem suas tentativas realizando a primeira e dando vez ao outro colega, e assim 🛡 por diante, até que tenham realizado as cinco tentativas.
Peça para eles prestarem atenção na potência que colocam no lançamento desse 🛡 objeto e a relação entre a distância desse alvo e a precisão.
Pensem como podem fazer para que acertem as pontas 🛡 com maior facilidade.
Não há jeito certo para lançar esse disco ou bola.
Deixe os estudantes à vontade para perceberem e criarem 🛡 soluções para conseguir alcançar o objetivo final: acertar as pontas do triângulo.
O importante é que eles podem trocar dicas entre 🛡 si durante a realização da atividade.
Para facilitar, essa atividade pode ser desenvolvida em dois lugares, na quadra ou no ambiente 🛡 que estiver disponível, para que, assim, os estudantes sejam divididos e a atividade seja realizada em um tempo menor.
Para realizar 🛡 a inclusão de todos, pense em desenhar esse alvo em relevo com cola quente em um papelão e realizar a 🛡 leitura dessa imagem pelo estudante que necessitar.
Depois, conduza esse mesmo estudante e apresente o local, mostrando onde está o alvo.
Pode 🛡 permitir que esse estudante tateie o chão e perceba a distância das linhas de lançamento.
Outra possibilidade para incluir todos e, 🛡 em caso de pouca mobilidade permitir que o estudante realize esse lançamento de um lugar que ele ache mais adequado, 🛡 sempre peça para que os estudantes trabalhem em grupos ou em pares para facilitar as trocas e possibilitar que, juntos, 🛡 eles pensem em soluções aos desafios apresentados.
Ao final, comunique que agora eles irão criar um esporte de precisão.
Atividade 3 - 🛡 Criando meu esporte de precisão Inicie a atividade propondo aos estudantes que eles irão criar um jogo de precisão, em 🛡 que deverão decidir como será esse alvo, como será o objeto a ser lançado, com que parte do corpo eles 🛡 vão lançar, chutar, golpear esse objeto, como ele será jogado pelo grupo.
Para isso, divida-os em grupos de até cinco estudantes 🛡 e peça para que eles procurem criar um jogo diferente dos colegas.
Deixe vários materiais à disposição, como cones, bolas, tacos, 🛡 bolinhas de gude, latas, giz, cartolinas, canetinhas coloridas, fitas adesivas, entre outros materiais que a escola tenha à disposição, para 🛡 que eles possam criar seus jogos de precisão.
Para isso, auxilie-os nesse momento, dando dicas, mostrando as possibilidades.
Caso eles tenham dificuldades, 🛡 dê exemplos, como: o jogo de bolinha de gude que é precisão, o boliche também, a brincadeira da boca do 🛡 palhaço, ou o chute no pneu tão clássico nas festas juninas.
Diga que eles podem criar esses alvos no chão, no 🛡 alto.
O alvo pode ser um objeto, eles podem usar bola, taco, pé ou mão para acertar esse alvo.
Dê dicas caso 🛡 eles encontrem dificuldade nesse processo, mas primeiro dê tempo para que eles tentem.
Só intervenha se necessário.
Possibilite que o grupo vivencie 🛡 o jogo criado por eles.
Peça, depois, para que cada grupo apresente o seu jogo e deixe que todos experimentem.
Pergunte aos 🛡 estudantes como eles poderiam adaptar esses jogos possibilitando a participação de todos, priorizando-os como atividade de lazer.
Decidam, juntos, as adaptações 🛡 e realizem mais uma vez o jogo escolhido, agora pensando na perspectiva de jogo, de inclusão e de atividade de 🛡 lazer.