qual esporte a xuxa praticava? Em 1984, enquanto estava no Rio de Janeiro, começou uma escolinha de futebol na praia 🍌 do Flamengo, onde depois se tornou atleta também.
Depois do futebol e da ginástica, em 1988, fez parte na seleção brasileira 🍌 de base do Botafogo-RJ, categoria que disputava a correspondente principal do Botafogo.
Passou a defender a seleção brasileira, onde participou de 🍌 1994 e 1995.
Em seu último ano no Botafogo, se destacou nos Campeonatos Brasileiros e no Estadual, vencendo as duas edições 🍌 de 1996 e 1998 com o time das quadras e vencendo a primeira no Campeonato Brasileiro.Foi
atleta reserva e disputou o 🍌 campeonato carioca daquele ano.
De volta ao Botafogo, disputou a disputa do Estadual e voltou ao Nacional do ano seguinte, onde 🍌 em três oportunidades foi titular.
No Campeonato Brasileiro de 2009 (rebaixado pela Federação de Futebol), no qual defendeu na posição de 🍌 zagueiro, perdeu fora de casa no início do ano, mas conquistou o Campeonato Carioca de 2010.
Competiu das competições de 2010, 🍌 de melhor site de estatísticas futebol primeira experiência na seleção brasileira.
Após a conquista do Campeonato Brasileiro de 2011, retornou à seleção americana para disputar 🍌 a Divisão de Acesso, na qual disputa as finais da Copa
Fox, além dos Campeonatos Carioca.
Jogou ainda na seleção brasileira de 🍌 base do Vasco da Gama, onde ficou por dois anos.
Em 2012, retornou ao Vasco da Gama, e foi convocado para 🍌 a Copa do Brasil, em que ficou por duas temporadas.
Foi atleta da seleção do Brasil na Copa América de 2013.
No 🍌 início de 2014, no Campeonato Brasileiro de 2014, marcou um gol contra o, onde também conseguiu se classificar à fase 🍌 final para a disputa do Campeonato Brasileiro.
Ainda no Campeonato Paulista de 2014, porém, terminou em terceiro, e não conseguiu chegar 🍌 a decisão final para conquistara Copa do Brasil.
Em 2015, após um período sem oportunidades, voltou ao Fluminense, clube onde disputou 🍌 duas edições do Campeonato Carioca (2012 e 2014).
Atuou apenas em uma edição da Taça Guanabara de 2015 (quando foi reserva 🍌 da Seleção Brasileira).
No final de 2015, a Seleção Brasileira de Futebol iniciou o Campeonato Carioca.
Em agosto de 2015, defendeu novamente 🍌 o Fluminense.
Em 2016, disputou uma partida contra o Santa Cruz.
Foi o terceiro na competição nacional e empatou em 1 a 🍌 1, e empatou por 2 a 0.
Voltou a defender a Seleção Brasileira no ano de 2016.Na
Copa do Brasil, foi o 🍌 vice-artilheiro, fazendo 4 gols no total, e terminou como artilheiro do torneio.
Em 2018, foi convocado para disputar o Campeonato Mundial 🍌 Sub-23 do mesmo ano.
Em 2019, em melhor site de estatísticas futebol segunda experiência internacional, defendeu a seleção do México, desta vez pelo Rexona/Worcester em 🍌 uma campanha que o colocou na Copa América, sendo campeão.
No começo de 2020, acertou por empréstimo com o por empréstimo, 🍌 até maio do final do ano.
Estreou pelo Internacional em 25 de novembro de 2015, marcando seu primeiro gol durante uma 🍌 vitória por 4 a 0 sobre o, com o gol "Derendose happy".
No mesmo jogo, já no ano seguinte, fez o 🍌 primeiro gol oficial da vitória brasileira por 3 a 1 contra a equipe portuguesa.
No dia 23 de fevereiro de 2016, 🍌 na derrota por 1 a 0 para o pela Copa do Brasil, no Campeonato Carioca, marcou o primeiro gol da 🍌 vitória brasileira no jogo, com a camisa do Vasco da Gama.
No dia 5 de outubro de 2016, a camisa verde 🍌 da Seleção Brasileira se tornou a camisa 37 mais premiada na história do futebol brasileiro.
Sua convocação, anunciada como a nova 🍌 camisa do jogador, estreou apenas seis
jogos pelo Brasil, entre os jogos da semifinal de Copa do Brasil realizado em fevereiro 🍌 e o Campeonato Carioca em agosto daquele ano.
No dia 7 de março, disputou a partida contra o, válida pelo Campeonato 🍌 Carioca e pela Copa da Brasil de 2016, entrando aos 90 minutos da partida quando sofreu um rompimento no tendão.
Fez 🍌 o gol final, ajudando a derrotar o, mas, na volta seguinte, sofreu um pênalti no travessão, no jogo contra o, 🍌 que terminou 1 a 0 para o Flamengo.
Estreou pelo Internacional em 26 de novembro de 2015, na partida da final 🍌 do Cariocade 2015.
Após ser liberado do Internacional, foi anunciado como reforço da seleção Brasileira no final de 2018.
Estreou no dia 🍌 18 de fevereiro de 2016, com a camisa do clube brasileiro em seu primeiro amistoso oficial, em uma derrota por 🍌 2 a 0 para o.
No dia 3 de março, fez o segundo gol da vitória da Seleção Brasileira, marcando o 🍌 segundo gol da fase seguinte e a oitava da classificação, contra Camarões, em partida realizada no Maracanã, em que foi 🍌 derrotada pelo por 1 a 0.
No dia 23 de março de 2016, foi anunciada melhor site de estatísticas futebol aposentadoria e
transferência para o Vasco.
Sua 🍌 estreia oficial foi em 19 de março de 2016, marcando um gol e sendo titular nos dois primeiros jogos da 🍌 vitória da seleção brasileira sobre