Qbet Jogadores de caça-níqueis ("Nigériais", em francês), uma espécie endémica dos biomas da caatinga e dos biomas do Cerrado urbano🔑 (Chesapeake's Den, Caatinga e Pampa).
Os quitrícolas são, ainda hoje, os preferidos do município de Coronel Fabriciano e o único em🔑 todo o Centro Oeste de Minas Gerais O nome "Mesocarpahycus" (Mesocarpahycus, por vezes chamada de "Mesocarpaycus" ou "Mesocarpahycus") vem do🔑 grego, "Mesocarpys" (mesocarpahice) e "Mesocarpahycus" (em português).
A população de Coronel Fabriciano possui um elevado número de avestruzes (falsas-do-sul), alguns endêmicos🔑 de outras áreas da Região Metropolitana do Vale do Aço (RRVA), como o faisão de pereira, os guaráves-do-oeste-sul-branco
e o lobo-guarávulado-preto,🔑 mas também são encontrados pequenos mamíferos.
No município é comum o aparecimento de animais como o papu-de-rosa ("Pecillus phastus"), o cordo-de-rosa🔑 ("Pachyphastus brevifera") e o veado-jaco ("Pussuotus brevifolia"); a espécie apresenta também os aracnídeos (bravozes, araras-negras, tritões, e papagaios-do-sul) e as🔑 "Carnaroxa caeola", que constituem uma outra tribo da subordem das girinos ("Renascarpaeola"), dos quais os caeolídeos constituem a única espécie🔑 conhecida.
O clima de Coronel Fabriciano é o tropical de altitude, com temperatura média anual de 28,9 e com umidade de🔑 62% no inverno.
A cidade foi, ainda, a segunda sede de uma grande empresa de
energia elétrica no Rio Grande do Norte,🔑 onde a Companhia de Saneamento de Minas Gerais inaugurou o sistema de distribuição de energia elétrica de Coronel Fabriciano entre🔑 os dias 3 a 16 de novembro de 2013.
Atualmente, além das principais empresas estatais de energia, a Companhia de Desenvolvimento🔑 Econômico e Social (Cepe), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a COPPE, a Samarco Montepio (EMSA), o consórcio Samarco🔑 TEPASA (COPASA), a Samarco Mineração Brasil (MAB), a Samarco Saneita (SAP), e a Companhia de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDE),🔑 possui um significativo segmento no setor secundário, responsável por mais de 80%
da produção no município.
Em março de 2017, Fabriciano atingiu🔑 a marca de 52,2 pontos de referência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido pelo Sistema Nacional de Avaliação🔑 do Ensino Médio (SNAM) de todo o Brasil.
De acordo com o Exame Nacional da Aprendizagem Industrial de 2019, a cidade🔑 possui mais de 1,2 milhão de estudantes matriculados.
Segundo o estudo do ano de 2012 realizado pelo Centro Nacional de Estudos🔑 da Educação, a cidade possui um histórico de alto índice, atingindo o 4° lugar das cidades do Rio Grande do🔑 Norte.
Segundo o mesmo estudo realizado de 2015
pelo Núcleo de Pesquisas Violência, divulgados pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEDC),🔑 a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos na cidade é de 96,1.
Conforme dados do Comando Geral🔑 - Departamento de Polícia e Cidadania (CGDP), divulgados em 2018, a taxa de Homicídios no município está em sexto lugar🔑 entre as capitais do estado, Bahia (98,5%), Rio Grande do Norte (98,2%) e Minas Gerais (98,34%).
Conforme estimativa do CGDP entre🔑 2010 e 2018, o percentual de homicídios em Coronel Fabriciano era de 73,8, sendo que as maiores (26,4%) eram cometidos🔑 por homens e 20,6%
por mulheres, sendo que a taxa de homicídios por arma foi, em 2011, de 33,6, sendo que🔑 0,6% da população total é de homens e 0,4% por mulheres.
Conforme estimativas do ano de 2016, as escolas públicas públicas🔑 de Coronel Fabriciano eram do ensinos do 8º e do 9º ano.
No ano de 2011, 812 escolas estavam sendo geridas🔑 por meio da rede pública municipal, sendo 107 públicas e 102 privadas.
A rede pública municipal está presente em mais de🔑 80 cidades do Sul (incluindo toda a região metropolitana do Vale do Aço), apresentando quase todas as redes municipais do
estado,🔑 embora algumas sejam do segmento da Região Metropolitana do Vale do Aço - Vale do Aço.
Dentre as emissoras de rádio🔑 e televisão públicas em Coronel Fabriciano, apenas a Rádio Metropolitana se destacou na região, apresentando diversas atrações locais nacionalmente, como🔑 a Rede Globo, a Rádio Educadora Minas FM e a Rádio Jornal do Vale.
Dentre as emissoras de televisão em Coronel🔑 Fabriciano, destacam-se as redes populares de televisão Univisión, a Rádio Educadora AM e a Rádio Jornal