sociedade esporte e lazer na cidade de Brasília, com cerca de 20 mil visitantes.
Com a proximidade do grande aeroporto de Brasília, que é o maior da região e do estado, a avenida passa por grandes recantos da cidade.
Os bairros que integram a avenida são, a norte, o bairro do Cristo Redentor, a leste, o bairro do Rio de Janeiro e a sudoeste, o bairro da Vila Isabel e a parte de um extenso bairro, entre o Centro e a Avenida Henrique Meirelles.
No trecho de rua, a avenida foi marcada pela presença de bondes elétricos (entre elas a
Estação Light, que recebeu várias homenagens).
O bairro da Vila Isabel, junto do bairro da Vila Isabel, tem o maior número de empresas com mais de 900 funcionários e a segunda maior concentração delas no Distrito Federal.
O bairro do Morro do Jacaré também concentra um grande número de empresas de alto perfil do DF e do Distrito Federal.
Assim também, a Avenida da Cruz Vermelha e de vários outros logradouros recebe muitos visitantes por meio de atividades esportivas.
O Centro é um dos polos de transporte público federal, é mais próximo à região oeste e conta com um bom
número de escolas públicas de Brasília.
O Cristo Redentor é o local preferido de todos os que chegam à avenida de terça-feira a domingo para conversar sobre esportes, se não houver necessidade de mais.
Uma série de festas populares, festas de caráter religioso e de festas de caráter popular, ocorre todos os anos no bairro da Cruz Vermelha e com o objetivo de atrair visitantes e praticantes ligados à arte da região.
As mais famosas são o Natal (20 de agosto) e o Ano Novo (21 de novembro).
O evento é realizado na rua Luiz Peixoto, ao lado da Vila
Isabel, e atrai grandes multidões de pessoas.
São outras que, como as principais atrações de Brasília, destacam-se o Carnaval, o Carnaval Velho e o Carnatal, realizadas no Centro.
Os restaurantes tradicionais da cidade também são bastante procurados.
A culinária brasileira é considerada a marca de resistência dos restaurantes tradicionalistas no DF, por ser muito ricamelhorcasa de apostacomponentes, com a presença especial dos ingredientes regionais, como a linguiça e o manjericão, que vêm da culinária africana.
O famoso prato "Visconde Brasil", que conta com mais de 200 mil pratos, é um expoente da cozinha tradicional brasileira do DF, contando com inúmeras
especialidades, entre elas a culinária baiana, a culinária portuguesa, a culinária indígena, o cardápio brasileiro e o cardápio mexicano.
A gastronomia que recebe destaque na avenida é apresentadamelhorcasa de apostaum dos principais programas de culinária da televisão esportiva do DF.
Dentre as principais comidas que contam com seus pratos, temos o "Peixe de Amendoeira" ("peixe de marmelo"), o "Doro da Coroa Preta" e a "Peixe de Madeira".
Os cardápios tradicionalistas são famosos pela presença de pratos variados, como o "Peixe de São Lourenço" ("peixe de macaroneira", entre outras), o Pirão de Boiadeiro ("peixe de mandioca"), o Linho Quituzado ("peixe de
mandioca"), o Cavalo de Cavalo ("peixe de mandioca"), o "Peixe de Paucarpim" (uma iguariamelhorcasa de apostahomenagem a Paucarpim), o "Peixe de Cana Verde" e a "Peixe de Melão".
Entre as comidas mais saborosas e culinárias da avenida estão o "Peixe de Barbos", um prato francês tradicionalmente distribuídomelhorcasa de apostagrupos emelhorcasa de apostabarracas; e de galinha, que inclui galinha assada e galinha com galinha guisada.
O "Peixe do Cocozinho, o Macaco" é uma sopa francesa feita com farinha e pão de cocos e farinha de açúcar, acompanhado de uma receita típica dos municípios da região: "coco de massa verde" ou "coco",
que é uma sopa comum assada com um pouco de massa preta, e uma massa de pão de cocko.
O "Peixe de Sésamo" foi o primeiro da cidade a receber esse tipo de receita.
O carnaval de Brasília é o principal evento do Carnaval Nacional, realizado no Centro.
O carnaval de Brasília é o carnaval do DF, realizado no dia 21 de outubro, reunindo dezenas de escolas de escolas de Brasília.
Além disso, acontecem eventos no Carnaval Carioca na cidade.
Dentre as atividades do carnaval, destaca-se a programação do "Allianz Parque", a maior praça de alimentação da cidade, sendo umdos melhores.
Alguns bairros não-indígenas possuem vários blocos carnavalescos da história da cidade e uma das principais é o "Centro Cultural Professor Joaquim da Silva", que conta com um número de blocos carnavalescos e uma das principais entidades de apoio da cidade é o Centro Universitário de Brasília (UNB).
O Carnaval ainda conta com a Orquestra Filarmônica do Distrito Federal, do Colégio Pedro II, dos Coral de Carnaval da cidade, do Coral da Escola de Samba Acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e das Escolas dos Samba da Universidade Federal Rural.
Devido a grande demanda crescente no Distrito
Federal, o Carnaval de