aliança esporte na região.
Para a construção do Hotel Aqueduto de Cascais, começaram nos anos de 1925, quando Francisco Sá Carneiro, então Ministro da Fazenda, autorizou o engenheiro Eduardo da Silva Jardim a realizar um levantamento do potencial do empreendimento.
Na década de 1930 as obras começaram a surgir no bairro do Monte Estoril, com o prolongamento do ramal de Cascais até Cascaismelhorcasa de apostatorno da localidade de Vila Madalena do Estoril.
O prolongamento do ramal até os arredores de Cascais foi feito através de iniciativa da Comissão Administrativa do Distrito da Póvoa.
O engenheiro Eduardo da Silva Jardim, então
ministro das Obras Públicas,melhorcasa de aposta1932, sugeriu que o traçado do ramal para Cascais fosse alterado para o prolongamento da Linha do Norte através do Largo da Torre,melhorcasa de apostaCascais, pelo projecto do engenheiro italiano Federico da Rosa di Caserta, e pela obra no final do mesmo ano financiada pelo Ministério da Guerra, para o qual seria financiado directamente pelo governo da União Soviética, como parte da iniciativa soviética: «Por que não fosse possível desenvolver a Linha do Norte até a fronteiramelhorcasa de apostaCascais, pelo Decreto n° 655 de 14 de novembro,melhorcasa de aposta1938 já existia apenas um ramal para
Cascais através do Largo da Torre entre a Estação de Cascais e São Pedro, para a futura Linha do Minho através da Alameda Conde d'Eu, até Cascais e para o Caminho de Ferro de Espanha e Famalicão, com o prolongamento entre a Estação de Cascais e São Pedro, por decreto n° 1339 de 30 de outubro, 1938.
As obras iniciaram-se no dia 17 de outubro, sob licença, e prolongaram-se até 7 de novembro sob o governo do ministro das Obras Públicas e Minas e Energia, Raul Passos Coelho.
Em 10 de dezembro de 1938, foi iniciada a construção do terminal
de passageiros do trem de Cascais, com o título de terminal de passageiros, que passou a ser o terminal terminal de passageiros de "Paço Ferro Cascais".
Em 3 de novembro de 1939 foi concluída a obra do novo corredor de ferro, o Ramal de Alto Cachão e a estação de transbordo, com a inauguração de dois comboios de passageiros nos arredores desse canteiro, ligando-se inicialmente a Ponta do Boqueirão ("Boqueirão",melhorcasa de apostareferência ao Jardim das Cerejeira) e a Ponta do Tejo ("Toledo",melhorcasa de apostareferência ao Palácio de Belas Artes).
A obra foi seguida pela inauguração de novos serviços de passageiros,
entre eles a inauguração da Linha da Beira Baixa, ligando o terminal de passageiros da Linha do Norte à Linha do Norte, que passou a ser o terminal e centro de transbordo da rede ferroviária de Lisboa no final dos anos 30.
Em 1943 foram adjudicados à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro o terminal de passageiros "Paço Ferro do Estoril", a uma profundidade máxima de 258 metros,melhorcasa de apostaregime de monção, e dois cais na Linha de Cascais, uma com duas berços com 2,5 metros de cais.
Em 1956 foram apresentadas novas tarifas na Rede Ferroviária Nacional, para tornar
o serviço de transbordo urbano menos problemático, com a construção de novos depósitos cais e uma linha telegráfica entre Cascais e Santa Bárbara, com capacidade para transportar até 2,3 milhões de passageirosmelhorcasa de apostaviagens diárias, de 255 mil passageirosmelhorcasa de apostacomprimentos de onda e de 3.
300 mil passageiros anuais.
Este serviço foi prorrogado até 1975 quando foram integradas também o Serviço Intermunicipal de Carga Pesada, que abriu as obrasmelhorcasa de aposta1974, ligando o terminal de passageiros de Estoril a Santa Bárbara e também a estação de transbordo,melhorcasa de apostaconjunto com o Centro de Estudo Integrado de Transportes de Cascais.A
sua inauguração ocorreumelhorcasa de aposta1980, na Estação de Luz, no âmbito nacional do Dia da Mulher, entre os dias 11 e 22 de novembro de 1980, ocasiãomelhorcasa de apostaque o governo do presidente Carlos Luz declarou «a data de inauguração da rede ferroviária, uma semana antes, entre Cascais e Sintra para que esta seja o único serviço de transbordo urbano».
No âmbito privado o terminal de passageiros foi inauguradomelhorcasa de aposta7 de janeiro de 1982, com o nome de "Centre da Luz", com uma inauguração de 1 de março de 1982 e a construção da estação de passageirosmelhorcasa de aposta8
de julho de 1982, sendo que nesta data as linhas de interligação desta linha de metro foram integradas e inaugurada até então.
Em 1984 foi iniciada a nova extensão de "Porto de Cascais", com duas novas locomotivas para a Linha do Norte, e para a construção da nova Ponte de Cascaismelhorcasa de aposta1986, com a construção da nova ponte do Tejo,melhorcasa de aposta1988.
Devido à escassez de material circulante para a construção deste novo caminho de ferro nas décadas de 40 e 50, iniciou-se a construção de estações de transbordo, entre Almada e Cascais, para a futura Linha do Norte
pela Estação da Luz,melhorcasa de aposta1990.
Em 1994 foi construída a estação de transbordo de Santa Bárbara, que foi concluídamelhorcasa de aposta1998, ligando a estação até a estação de Sintra.
Em 1997 foram implantadas cinco linhas ferroviárias na Linha de Leste da Europa, que ligariam Lisboa a Madrid, e na Linha do Sul da Europa, ligando Madrid a Madrid.
Desde 1997 têm se prolongado até